Ir para conteúdo

A idade mínima para dirigir deveria ser reduzida para 16 anos?

DucadorCH

Recommended Posts

Postado

"De um lado, os jovens p... da vida por não poder pegar um carango; de outro, a maioria dos pais e o amparo da lei - para obter a carta de motorista no Brasil é preciso ter atingido a maioridade penal, ou seja, 18 anos. Enquanto isso, no Congresso há cinco propostas de reduzir a idade mínima para dirigir para 16 anos. Qual é a sua opinião?"

Revista Mundo Estranho.

Postado

Eu sou contra.

Eu era a favor quando tinha menos de 18. Agora que já tenho minha CNH há anos não preciso de mudança de lei. :D

Um adolescente que sai por aí dirigindo embriagado não pode responder criminalmente por seu ato da mesma forma que um maior. Dirigir é uma grande responsabilidade, acho adequado que seja só para maiores de 18 mesmo.

Postado

Só se fazerem que nem no Reino Unido: lá as pessoas com 16 anos já são maiores de idade.

Postado

Sou a favor da maioridade penal em 16 anos, para carteira de motorista acho melhor esperar até os 18. O trânsito nas grandes cidades já é um caos, e tende a piorar com mais motoristas habilitados.

Postado

Acho que deveriam reduzir a maioridade penal logo para 10. Em muitos países desenvolvidos, as pessoas com 10 anos já pegam prisão, e com 12 já são condenadas à morte.

Postado

Sou contra, já tem muitos marmanjos irresponsáveis no transito, os pivetes só iriam aumentar as estatísticas de acidentes. Claro que tem menores de 16 anos que são mais responsáveis que muitos marmanjos, mas não dá para confiar na maioria.

Postado

Eu acho que uma pessoa com 16 já é capaz de dirigir, porém aqui no Brasil a grande maioria dos jovens com 16 anos são muito imaturos ainda em relação a paises como E.U.A, Inglaterra entre outros, é claro que toda regra tem sua exceção, portanto aqui pra nós no Brasil o melhor é deixar para os 18 anos mesmo, mas a maioridade penal no Brasil sou a favor de reduzir para 16 anos.

Postado (editado)
Sou a favor da maioridade penal em 16 anos, para carteira de motorista acho melhor esperar até os 18. O trânsito nas grandes cidades já é um caos, e tende a piorar com mais motoristas habilitados.

Vc citou um ponto importante, isso iria só aumentar o trânsito! Mas esse problema poderia ser resolvido se tivesse menos violência na rua, muita gente tem medo de pegar ônibus e metrô!

Hoje, carro não é mais luxo!!! :joinha:

Editado por DucadorCH
Postado

Vc citou um ponto importante, isso iria só aumentar o trânsito! Mas esse problema poderia ser resolvido se tivesse menos violência na rua, muita gente tem medo de pegar ônibus e metrô!

Hoje carro não é mais luxo mesmo, é lixo :P

Eu já peguei ônibus e metrô várias vezes, e nunca aconteceu nada comigo. Estou inteirinho.

Postado

Ou então com uma política de transportes com mais qualidade, investindo no incentivo ao uso de coletivos, construção de linhas de metrô, além de utilização de combustíveis renováveis para abastecer essa frota. Fora que as cidades precisam cada vez mais de obras viárias.

Quanto à questão do tópico, sou contra.

• 1 mês depois...
Postado

Eu sou a favor, sim. Mas a idade penal aqui no Brasil deveria ser diminuída para 16 anos. Aliás, para tudo : alistamento no exército, carteira de motorista, direito a voto, poder ver filmes mais violentos ou com conotação sexual. E óbvio, responder por seus atos, como infrações a leis com ameaça de cumprir penas alternativas ou, em casos mais graves, a detenção.

18 anos é uma idade muito crucial na vida de uma pessoa porque é quando ela está saindo do colégio e indo para a faculdade. Acho que com a antecipação de uma série de direitos e deveres em dois anos (com 16 anos) , serviria para um amadurecimento maior de uma certa camada da população, o que pode ser benéfico. Acho que as crianças, já a partir dos 10 ou 11 anos devem parar de ser mimadas e tratadas com carinho, mas com direitos e deveres. A internet tá aí, o acesso às informações e as coisas tá muito mais fácil, é natural que as experiências da vida sejam vividas com uma antecedência maior.

Postado

Certa vez ouvi dizer que queriam diminuir a maioridade penal para 16 anos, portanto, se isso fosse aplicado mesmo, e se uma pessoa poderia ser presa por seus atos nesta idade, por que então não ter a sua liberdade de dirigir?

É aquela coisa, se a Justiça acha que os maiores de 16 anos já sabem o que fazem e tem idade suficiente para encarar e se responsabilizar sobre a sua vida, então isso não é nada... -_-

Postado

Não!

Com todo o respeito á quem tem 16 anos ou menos (e já que tenho 28 e meio, posso falar com toda a propriedade desse universo!) e sem querer ofender os mesmos, mas nessa idade (e até um pouco depois disso) só se faz mer**!

Postado
Não!

Com todo o respeito á quem tem 16 anos ou menos (e já que tenho 28 e meio, posso falar com toda a propriedade desse universo!) e sem querer ofender os mesmos, mas nessa idade (e até um pouco depois disso) só se faz mer**!

Não se esqueça do mijo Concordo, sem falar que muitos acidentes de carro na primeira vez que dirige ocorrem mais ou menos com essa idade.

EDIT: EU ainda acho que deveriam diminuir a maioridade penal para 16 anos: Na Inglaterra é assim, nos EUA a maioridade penal é 12 anos, e na Índia é 7!!! Porque ainda ficamos com essa po*** de "18 anos é que deve se responsabilizar pelos seus atos, e dããã..."...

Postado
Não!

Não se esqueça do mijo Concordo, sem falar que muitos acidentes de carro na primeira vez que dirige ocorrem mais ou menos com essa idade.

Claro. É a faixa-etária em que a pessoa se acha invencível... :sono:

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

1. RenatoCS
      255

Teleamazonas (Equador) - Chaves e Chapolin

2. E.R
      8220

QUADRINHOS & GIBIS

3. E.R
      4

007

4. E.R
      2027

NOVELAS

5. E.R
      437

Amistosos e notícias da seleção brasileira

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...