Ir para conteúdo

Dica - Festim Diabólico

2 votos

  1. 1. O que você achou de "Festim Diabólico"?

    • Excelente (5/5)
      1
    • Muito bom (4/5)
      1
    • Bom (3/5)
      0
    • Regular (2/5)
      0
    • Ruim (1/5)
      0
    • Péssimo (0/5)
      0

Por favor entre ou registre-se para votar na enquete.

Featured Replies

Postado

Festim Diabólico (Rope)

02-1402031361T.jpg

Para compreender essa supremacia tão comentada em cima do cinema hitchcockiano, não é necessário muito esforço, pelo contrário. Basta apreciar algumas de suas grandes obras, como por exemplo: "Disque M para Matar", "Psicose", "Janela Indiscreta", e claro, o próprio "Festim Diabólico", considerado por muitos, sua obra-prima máxima. Compreender seu cinema é uma tarefa muito fácil ao comparar com a missão de eleger seu melhor filme. Ainda visto como um dos grandes ícones do cinema mundial, Alfred Hitchcock fez jus à todas as intitulações até então designadas para ele. Seu cinema magistral e peculiar, é um marco de refêrencia no mundo da sétima arte, e esta grande produção, como eu havia dito anteriormente, é uma das muitas que justificam todos esses elogios. Sente em seu sofá e deixe que o diretor o conduza numa das melhores tramas que o cinema já prestigiou.

O mestre sempre demonstrou sua dominância em certos gêneros. O suspense não seria o que é hoje, sem todos os feitos do grande Alfred Hitchcock. Dono de técnicas miraculosas, o inglês conduz um dos melhores suspenses da história do cinema com um trabalho de câmera espetacular. Partindo de uma premissa adaptada de um caso real, o diretor nos mostra dois amigos que assassinam um terceiro, a fim de demonstrar sua superioridade mental meio aos seres inferiores. A intenção é de realizar um crime perfeito sem que ninguém descubra o que aconteceu. No entanto, para alimentar mais esse divertimento mórbido, os dois amigos realizam uma festa, onde a mesa de jantar é um baú onde se encontra o falecido. Agora, veremos, verdadeiramente, quem são os seres superiores. Uma das grandes marcas registradas de seus trabalhos, é o empenho na personalidade do elenco. Nenhum personagem está escalado apenas para cumprir roteiro sem exercer um peso significativo, muito pelo contrário. Cada um tem seu espaço e serve como pista para a solução dos mistérios. Veremos isso mais adiante.

02-1402052055T.jpg

Como foi dito anteriormente, um dos grandes charmes de suas obras, é a filmagem. Isso não se mostra diferente nessa obra-prima. Utilizando as técnicas sensacionais já vistas em suas outras obras, o inglês conduz a câmera de forma incomparável. Na primeira cena do filme, já notamos suas peculiaridades quando a câmera foca num determinado ponto, esperando o suspense do espectador crescer gradativamente, principalmente quando o mesmo ouve um grito, sem ao menos saber de onde veio. Como é possível não se apaixonar por um cinema que te desafia e que te coloca como c*mplice? Com uma introdução de câmera que já demonstra como vai ser o banquete cinematográfico, Hitchcock atinge seu ápice no quesíto, ao decorrer do filme. As tomadas longas e bem editadas, causam a impressão de que o filme é feito num take só, sem quebrar o ritmo do suspense enclausurado em um único ambiente, e sem cair num clima monótono. Devido à sua genialidade com a câmera, o espectador fica em dúvida na hora de escolhar o grande atrativo do filme. No entanto, isso não é necessário. No cinema de Hitchcock, o conjunto é o prato principal. Genial, sem mais.

Para acompanhar esse ritmo sublime das filmagens, nada melhor do que um elenco que consegue transmitir ao espectador, toda a atmosfera que circunda aquele local. Donos de personalidades fortes, soberbas e memoráveis, os personagens do inglês marcam seus filmes, onde dependendo da situação, todos podem ser os grandes protagonistas. Em "Festim Diabólico", notamos que a câmera alterna frequentemente de foco, cada momento em um personagem, cada vez ilustrando para o espectador, a intenção do mesmo estar escalado no filme. Os diálogos irônicos e bem construídos acabam aprimorando o trabalho dos atores, além de dar pistas sobre o mistério que testemunhamos. Em outras palavras, o espectador acaba se tornando uma peça do filme por saber de tudo, mas não consegue se expressar, mesmo vendo que o diretor induz os personagens com maestria.

02-1402029781T.jpg

Obra-prima do mestre Hitchcock. Maldita redundância. Seu cinema influenciou e ainda influencia diversas obras contemporâneas, mas dificilmente vemos alguma produção que consegue dar toques extremamente semelhantes aos que eram dados pelo mestre. Além das técnicas que marcavam suas produções, Hitchcock buscava o perfeccionismo em todos os quesítos cinematográficos e por incrível que pareça, quando não conseguia, ficava muito perto disso. Devido à sua singularidade, seu cinema jamais terá um adversário no mesmo nível, jamais. Muitos profissionais podem tentar, entretanto, o patamar que o inglês se encontra é inalcançável. Pelo menos para nós humanos, afinal, como Nietzsche dizia, existe uma raça superior a nossa. A raça dos Super-Homens. A raça de Hitchcock.

Nota: 5/5

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

  1. TIO JOÃO
    TIO JOÃO respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Tomara que apareça no SBT Brasília a saga do Juleu e Romieta de 1975 e do Alfaiatezinho Valente porque as exibições daqui estão meio tristes
  2. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Todos Atentos Olhando pra TV
    O médico Marcelo foi o quinto participante eliminado no paredão do Big Brother Brasil 26.
  3. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Pavi em Parque de Diversões
    Katherine Heigl (atriz) Giovanna Kiill (jornalista e comentarista esportiva)
  4. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Pitron272 em Exibições Internacionais
  5. Cleberson
    Cleberson respondeu ao tópico de Cleberson em Fórum Social
    Sigo internado com dores, e vou ter mesmo que operar a vesícula, porém como a saúde aqui tá uma vergonha e as dores com medicação anda abaixando um pouco, acho que até o fim de semana vou ter alta, vou ter que operar mesmo, porém eles querem ver se conseguem marcar pelo ame, pq tão deixando santa casa pra coisas mais de urgência mesmo, enfim uma burocracia do cão. O bom é que devido a isso minha alimentação mudou, já tô 2 semanas sem coca (e a base de remédios né, desde remédio pra ansiedade como os pra dores) e bom tbm que não deu nada de câncer que era meu medo tbm já que minha família do lado da minha mãe é quase toda cancerigena, e o fígado que eles tavam com medo de ter alguma hepatite ou algo só tá fudido mesmo por causa da infecção da vesícula. Minha Vakinha parece que tá dando certo tbm, hoje chegou a 371,00 com desconto da plataforma 341,00. Acho que com fé talvez as coisas vão dar certo, tô tentando tbm negociar e pedir pro agiota esperar que vou mandar pra ele o que ir juntando na Vakinha, ele quer ao menos metade né que dá 1.350,00 já tem 370,00 aí com descontos da plataforma tá em 343,00 líquido, vamos ver se consigo ir chegando né, e o que eu consigo até a alta. E caso vocês puderem seguir me ajudando com doações ou divulgando a Vakinha agradeço, segue o link abaixo, pq sigo sem trabalhar esses dias, e com essa última dívida pra pagar, sobre a herança, a advogada mandou outro email pro juiz explicando o caso que tô internado, precisando do dinheiro que falta só ele homologar já que tudo foi pago, porém como veio carnaval até agora nada, amanhã ou quinta se ele não responder ela vai tentar uma reunião virtual com ele (acho que se chama despachar junto, sei lá o nome, vamos ver e torcer, pq isso saindo 80% dos meus problemas tão resolvidos). Enfim o link da Vakinha, ah e mais uma vez quero agradecer todo o fórum e equipe pela ajuda desde que entrei nessa crise primeiro com aquele golpe que cai, depois a psoríase, até chegar nesse ponto, desde o começo me deixaram ter esse espaço pra ir desabafando e ir pedindo ajuda, e membros da equipe como José Antônio, Homessa, e tantos outros que sempre me ajudaram, muito obrigado mesmo, sei que nunca fui um user exemplar e que já tive e dei muitos problemas a esse fórum, mas sou muito grato por tudo e pela ajuda que vcs me dão até mesmo sem eu merecer. Enfim segue o link da Vakinha: https://www.vakinha.com.br/5949190

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.