Ir para conteúdo

QUADRINHOS & GIBIS

Featured Replies

Postado

Nossa, nem queria ter 50% das HQ's do Don Rosa. Esse cara é fera. :yes:

Parabéns pela coleção Victor. ;)

Postado

Muito legal Victor, gostaria de saber fazer isso com a minha também. :lol:

Postado

Muito legal sua coleção :joinha:

Postado

Eu tenho esse "Almanaque do Mickey e Pateta". Acredito que esse do Mário é raro sim, nem sabia que ele já teve um gibi.

--------------------------------------------

Aproveitei a hora ganha com a volta do relógio (e a próxima, hehe) para cadastrar minha coleção de gibis (que já está cadastrada no Guia dos Quadrinhos), no COA Inducks, a plataforma completa dos quadrinhos Disney.

Tenho conta no Inducks desde 2005 (aliás, fui o primeiro que peguei o nick Victor por lá), mas nunca tinha cadastrado meus gibis lá (porque só adicionam Disney e o no Guia vale qualquer título).

Contudo, como Disney é a prioridade da minha coleção, passei os dados pra lá também. Achei bem mais fácil e prático cadastrar no Inducks do que no Guia dos Quadrinhos. É só selecionar o título e abre uma tabela tipo de votar enquete com todas as edições, você marca todos os números que tem e salva de uma vez. Em segundos, sem travar e já vem com todas as capas e HQs da edição cadastradas. Isso é que banco de dados! Sem desmerecer o Guia dos Quadrinhos, que tem seus pontos positivos: a exportação para Bloco de Notas e o valor da coleção em reais.

Agora que acabei o serviço, tenho acesso a algumas estatísticas, como (entenda HQ como uma história e gibi como uma edição inteira):

» tenho 1.104 gibis da Disney

» tenho 6.928 HQs da Disney diferentes

» algumas delas se repetem na minha coleção até 3 vezes

» a HQ "Nos tempos de D. João Charuto", do Zé Carioca, aparece em 4 gibis que tenho.

» a maioria das HQs que eu tenho na coleção foram produzidas em 1995 e 2000 (210 de cada ano)

» tenho 4,1% das HQs Disney já produzidas no mundo todo

» tenho 32,6% das HQs Disney já produzidas no Brasil (e 13% dos gibis Disney brasileiros)

» 80% das HQs produzidas pelo Fernando Ventura estão na minha coleção, e também

» 62,7% de todas as HQs do saudoso Renato Canini

» 42,9% das HQs do Don Rosa

» 30,2% das histórias do Ivan Saidenberg

» 25,4% das HQs produzidas por Carl Barks

» o título que mais tenho edições é Zé Carioca, com 360 edições (28% do total já publicado)

» tenho completos os seguintes títulos (excluindo os de edição única): Peninha (2s), Os Sobrinhos do Donald, Pato Donald Férias, Tio Patinhas Extra!, Tio Patinhas Férias, Pateta Férias, Mega Disney, Natal de Ouro Disney (2s), Disney Gol, O mistério dos signos, Zé Carioca Férias, Donald Super, Mickey X, Tio Patinhas 50 anos da revista e Zé Carioca 70 anos.

» sou o 1.123º colecionador cadastrado com mais coisas na coleção (e você lendo aí achou que era muita coisa né, rs).

Aqui vocês podem conferir cada item da minha coleção: http://coa.inducks.org/browsecollec.php?sortbycode=1&user=Victor

*atenção: os primeiros números de PD e ZC são republicações do Anos de Ouro.

Já são 12 anos colecionando gibis. Vendo essas estatísticas, fiquei até orgulhoso de conseguir manter uma coleção tão bacana e organizada, durante tanto tempo. E, por mim, que dure toda a vida, nunca deixei de ler quadrinhos.

Muito legal Victor.

Não sabia que o Inducks era tão bom pra organizar a coleção, essas informações sobre a mesma são muito legais, da pra ter uma ideia do tamanho da sua coleção.

Me animasse até a eu cadastrar a minha lá. Atualmente, tenho cadastro dela só no Excel e uns 70% no GdQ.

Postado
  • Autor

Depois de entrar na lista do título é só selecionar "Galeria de capas" e depois clicar em "Adicionar na sua coleção". Aparece um quadradinho ao lado da cada edição, a gente marca os números que tem e então clica no botão "Adicionar", que adiciona todos os números marcados de uma vez só. E se clicar no quadradinho ao lado do botão "Adicionar" marca a coleção inteira.

Isso seria bem útil quando fiquei buscando número por número na busca avançada, acho que demorei uns dias para cadastrar. Obrigado pela explicação.

Não sabia que o Inducks era tão bom pra organizar a coleção, essas informações sobre a mesma são muito legais, da pra ter uma ideia do tamanho da sua coleção. Me animasse até a eu cadastrar a minha lá. Atualmente, tenho cadastro dela só no Excel e uns 70% no GdQ.

Porque não cadastrou tudo no Guia dos Quadrinhos?

O meu primeiro cadastro também foi no Excel, mas isso lá pra 2004, faz muito tempo.

Se eu fosse você, cadastraria no Inducks também depois mande uma carta para a Abril contando sobre a experiência do cadastro e ganhe um especial Disney.

Muito legal Victor, gostaria de saber fazer isso com a minha também. :lol:

O cadastro? É fácil, contanto que seus gibis estejam organizados em ordem, aí é só ir marcando no site.

Obrigado a todos pelos comentários, este é um dos melhores tópicos do FUCH.

Editado por Victor235

Postado

Porque não cadastrou tudo no Guia dos Quadrinhos?

O meu primeiro cadastro também foi no Excel, mas isso lá pra 2004, faz muito tempo.

Se eu fosse você, cadastraria no Inducks também depois mande uma carta para a Abril contando sobre a experiência do cadastro e ganhe um especial Disney.

Por pura preguiça. Sempre que compro, deixo na minha estante e quando vou no notebook, cadastro rapidamente no Excel. As vezes adiciono do GdQ também porque vou pesquisar a data da edição e já aproveito, mas é bem difícil. Além de que eu não sabia desse modo mais fácil que o Monchito citou.

Meu primeiro cadastro era no papel mesmo, daí passei pro word e depois que fiquei bom no Excel resolvi cadastra-la nele. Principalmente porque no mesmo arquivo (mas em abas diferentes) também tenho os meus livros e revistas, e assim fica tudo junto e independo da internet.

O "Controle" é assim:

9zRCXtO.png

Vou cadastrar sim, pelo Excel da pra filtrar só os quadrinhos Disney e por ordem de edição como mostrei na print.

Quem sabe eu mande, até é bom, proque to meio sem assunto :lol:

Postado
  • Autor

Muito organizado. Quando eu cadastrava em planilha, nem tinha essas informações de estado de conservação e preço.

O "Almanaque do Zorro" te saiu de graça, hein :D.

Postado

Organização é comigo. :D

Saiu mesmo, meu pai pegou "emprestado pra sempre" de uma casa onde ele trabalhava :P

Isso de quanto eu paguei acho interessante pra ter uma ideia do quanto já foi gasto com a coleção.

Postado

Que coincidência, eu também organizo minha coleção pelo Excel, mas por enquanto estou organizando as

edições que tenho mais na coleção, depois faço para o restante.

Ficou desse jeito:

9XTUplg.jpg

Postado

Ficou bem legal, @Pancho.

Gosto muito do Excel, é uma ferramenta muito prática e simples de usar, mas mesmo assim é possível obter resultados muito satisfatórios.

Postado
  • Autor

Nem tão simples. Fui aprender calcular médias lá por causa do jogo das emissoras (FUCH também é cultura :P ).

--------------------------------------

Interessante esta edição do "Gibi", de 1949, um ano antes do Pato Donald ganhar edição própria pela Editora Abril.

br_gibi_1565a_001.jpg

http://coa.inducks.org/issue.php?c=br/GIBI%201565

Queria muito ter um gibi Disney pré-Editora Abril.

Tipo aquele "Seleções Coloridas" da EBAL, mas ah ta que eu tenho tenho 15 mil reais :vamp:.

Postado

Depois de um tempinho tu pega fácil as fórmulas do Excel. Só é importante continuar usando elas, se não você esquece fácil também...

Sobre a edição do Gibi:

Nem sabia da existência de HQs Disney, nem mesmo do Pato antes da Ed. Abril. Mas como você disse, se quiser comprar uma dessa tem que ser muito obcecado e/ou ter muito dinheiro no bolso, porque o que eles pedem em uma única edição é uma fortuna.

Postado
  • Autor

Teve um título chamado "Seleções Coloridas", da Editora EBAL.

Foram 17 edições, publicadas se eu não me engano entre 1945 e 1947.

As primeiras HQs do Barks no Brasil foram publicadas neste título.

Hoje em dia é muito raro encontrar, tinha uma loja vendendo a coleção completa por 17 mil e 500 reais. E está esgotado, pelo jeito alguém comprou!

Apesar de não ter graça nenhuma ler na tela, você acha esse título completo pela internet.

Postado

As publicações antigas da EBAL me encantam. Eram HQs muito boas, mesmo as em preto e branco, então essas coloridas deviam ser melhores ainda e um luxo sem tamanho, em plena década de 1940.

Também não gosto de ler no computador ou tablet. Acho que nada substitui o papel e sendo assim, prefiro ler uma republicação da história mesmo (quando republicadas, claro).

Postado
  • Autor

Pois é, nada substitui os gibis originais, em papel.

Você vê que coisa, um negócio que era um grande luxo na década de 40 custava 80 centavos, e hoje vale milhares de reais.

Crie uma conta ou entre para comentar

Atividades

1. João H. Saraiva
    João H. Saraiva respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Será que se a gente fizer um barulho na internet pro Jefferson será que rola ou não? Pelo menos pra gente ter alguma atualização oficial do SBT
  2. Pitron272
  3. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Todos Atentos Olhando pra TV
    Samira é gaúcha e está na casa de vidro do BBB 26.
  4. Green Jerry
    Green Jerry respondeu ao tópico de Andy em Fórum Único Chespirito
    Olha meu jogo aí, ele tem ficado famoso, já tem alguns canais famosos que postaram vídeo do jogo, incluindo o Jazzghost!
  5. Raphael
    Raphael respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Atualmente o Cinema em Casa é um tapa buraco com filmes super repetidos, não custava nada exibir Aventuras em Marte e El Chanfle como filmes ali. Mas sobre isso voltamos ao Chaves na página anterior, "Eu não quero !!!".

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.