É difícil generalizar as duas séries, até mesmo por causa da memória afetiva. Os episódios com dublagem de 92 do Chapolin estrearam muito mais tarde e me causam uma certa estranheza até hoje. Por outro lado os de 92 de Chaves são maravilhosos e divertidíssimos.
Isso também acontece com os episódios do lote de 1984... Os comuns pra mim são maravilhosos, já os semelhantes que estrearam (ou retornaram) em 2012 causam uma certa estranheza. Enfim, a memória afetiva pesa demais no julgamento. Meu ranking fica assim:
Chaves:
92: Excelente e divertido. Melhorou demais episódios que tinham tudo para serem chatos e sonolentos, como "O Castigo vem à Cavalo", "O Concurso de Beleza", "A Escolinha do Professor Girafales" e "Os Penetras". Acho que as claques de 92 também induzem mais ao riso do que as clássicas "risadas de cachorro". As BGMs também são tão boas que nem parecem tão repetitivas.
84: Dispensa mais comentários, a Maga fez um excelente trabalho na grande maioria dos episódios. Dá pra dizer que "salvou" a monótona temporada de 79.
90: Sim, é arrastada, podia ser melhor. Mas a tradução e as BGMs mais clássicas colocam ela como superior à dublagem de 88. Destaco aqui também o Carlos Seidl, que me parece mais afiado com os bordões e os trejeitos do Ramón, a voz parece mesmo ser a voz do ator.
88: Aqui a única coisa que se salva são as BGMs mais animadas. Tirando isso, só temos claques descontroladas, traduções piores do que o lote beta de 84 e dubladores berrando nos microfones. A voz da Sandra Mara chega a ser irritante.
Chapolin:
84: Aqui o Gastaldi é rei. A fase Polegar Vermelho é a melhor de todas e a interpretação do Maga casa perfeitamente com a interpretação do Roberto nos primeiros episódios, a de herói canastrão. As claques também, embora vazando o tempo inteiro, não atrapalham como no lote de 88, deixando as cenas mais engraçadas ao meu ver.
90: Talvez aqui a memória afetiva mais pese, mas eu gosto do lote de 90 do Chapolin. Todos os bordões estão bem consolidados, as BGMs mais clássicas imperam e os ruídos toscos de quedas e isopor se quebrando são a cereja do bolo.
92: Me causa uma certa estranheza, mas novamente as claques de 92 ajudam e tornam os episódios mais divertidos. Felizmente Dom Juan Tenório veio nesse lote.
88: Inferior aos demais, talvez pela falta de costume ou pelos mesmos problemas apontados em Chaves.
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora