Ir para conteúdo

Diferenças de imagem e cenário em Chaves

Featured Replies

Postado

Olhando o Tinha que ser o Chaves lá no archive.org, encontrei esse artigo bem interessante:

1973

don9_8.jpg

1973

chavo_baloes73.jpg

A imagem e o cenário já melhoram em relação a 1972, primeiros episódios gravados depois da fusão da TV Tim com o Telesistema Mexicano.

Nesta época, Chaves torna-se um programa. As câmeras são da marca GE. (Verdade! A GE até hoje fabrica muitas coisas, até turbinas de avião, embora não esteja mais no ramo de câmeras de TV, e eles mesmos são donos da emissora NBC, nos Estados Unidos.)

1974

chavo_kikodoente74.jpg

Dona Clotilde diz que não é nenhuma bruxa do 71. Quico pergunta: "Bruxa do 72? 73? Do último tipo? Não deu..." Nessa época se nota também que duas câmeras (as principais, infelizmente) estão mal reguladas e esticam a imagem na horizontal. São desta época a maior parte dos episódios cancelados - e a maior parte das falhas técnicas também...

1977

chavo_torneira77.jpg

Mudam figurinos e cenário, são introduzidas câmeras da Sony que finalmente colocam no programa a qualidade que ele sempre mereceu

1979

chavo_hector79.jpg

Nesta época acabam os problemas com o cenário que tornaram a série famosa aqui no Brasil tanto quanto por suas piadas. A qualidade da imagem, curiosamente, piora um pouco nesta época, com as câmeras da RCA, que não são tão boas quanto as Sony.

Por Igor C. Barros

Postado

Interessante, mas achei muito curto. Podia extender mais as ideias (eu sei que não foi você que escreveu).

Postado

Então é por isso que os episódios de 77 tem uma imagem excelente.

Postado

A GE citada ali é essa aqui?

ge-logo-300x299.jpg

Se for, ela também fabrica lavadoras. E meu pai, que é técnico em lavadoras, me disse que essa é a pior marca que existe. Dá defeitos com menos de 1 ano. Mas as câmeras de 1973 não eram tão ruins, talvez a GE tenha mudado sua qualidade com o tempo

Postado

interessante, e eu sempre achei os episodios de 77 com uma qualidade exelente '-'

Postado
  • Autor

A GE citada ali é essa aqui?

ge-logo-300x299.jpg

Se for, ela também fabrica lavadoras. E meu pai, que é técnico em lavadoras, me disse que essa é a pior marca que existe. Dá defeitos com menos de 1 ano. Mas as câmeras de 1973 não eram tão ruins, talvez a GE tenha mudado sua qualidade com o tempo

Sim, é essa GE das máquinas de lavar. Mas eles fazem muitas outras coisas, como por exemplo, máquinas de raio-x.

Postado

Interessante, apesar de eu já saber disso rsrs :P

Interessante, mas achei muito curto. Podia extender mais as ideias (eu sei que não foi você que escreveu).

[2].

Postado

Como vocês conseguiram saber a marca das câmeras que foram usadas?

Postado

A qualidade melhorou consideravelmente de 75 pra cima.

Postado
  • Autor

Como vocês conseguiram saber a marca das câmeras que foram usadas?

O Igor C. Barros é também editor de imagens e sabe tudo sobre o operacional da televisão. :joinha:

Recomendo que leiam o blog dele, que aborda o assunto (e outras coisas também) de uma forma bem escrita: http://igorcbarros.wordpress.com

Postado

1974

chavo_kikodoente74.jpg

Dona Clotilde diz que não é nenhuma bruxa do 71. Quico pergunta: "Bruxa do 72? 73? Do último tipo? Não deu..." Nessa época se nota também que duas câmeras (as principais, infelizmente) estão mal reguladas e esticam a imagem na horizontal. São desta época a maior parte dos episódios cancelados - e a maior parte das falhas técnicas também...

1974??? Eu sempre notei mais irregularidades nos posicionamentos das câmeras nos episódios de 1973. Olhem as screens e vejam cenas que dão a impressão de uma "imagem esticada", tanto horizontalmente quando verticalmente, é pouca coisa mas dão impressão:

escadaria1.jpg

banda.jpg

Postado
  • Autor

1974??? Eu sempre notei mais irregularidades nos posicionamentos das câmeras nos episódios de 1973. Olhem as screens e vejam cenas que dão a impressão de uma "imagem esticada", tanto horizontalmente quando verticalmente, é pouca coisa mas dão impressão:

escadaria1.jpg

banda.jpg

Eu imagino que eles quis dizer esse período. As imagens em 1973 e 1974 são de baixa qualidade.

Postado

Mas pelo meio de 1974 começa a dar uma melhoradinha, em 1977 melhora absurdamente

Postado

Eu já percebi isso... Foi lamentável essa troca das câmeras da Sony para a antiga.... A Sony era INFINITAMENTE melhor que as antigas.

Postado

É incrivel a mudança no ano de 1977.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

1. Aether
    Aether respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Brasília voltou para 2019/2020, sempre exibindo o "Nós e os fantasmas" junto do "Tripas de Cera" EDIT: Tripas de Cera foi gerado com lote velho
  2. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Chapolin: Brasília - Terça-feira, 14 de outubro de 2025 13:15 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 13:15 - Nós e os fantasmas (1978) 13:38 - Tripas de cera (1978) 14:00 - Encerramento: Chapolin (2024) ——————————————————————————————— Chapolin: RS - Terça-feira, 14 de outubro de 2025 13:39 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 13:39 - Sai de baixo que lá vem pedra! (1975) 14:00 - Encerramento: Chapolin (2024)
  3. Marcelo J.
    Marcelo J. respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Sinop podia exibir a esquete inédita do bandido ferido só para gente ver um negócio aqui.
  4. Eu acho...
    Eu acho... respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Sinop tá arrasando essa semana, só geração nova.
  5. BruchaLia
    BruchaLia respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    São as alucinações das 900 mil reprises da versão de 75

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.