Ir para conteúdo

Chaves e Chapolin no Brasil: 28 anos de história e sucesso

Featured Replies

Postado
  • Este é um post popular.

28anos.png

Há 28 anos estreavam os programas que iriam cair no gosto do brasileiro. Criados, protagonizados e imortalizados por Roberto Gómez Bolaños, Chaves e Chapolin são uma grande referência do humor em nossa terra, conquistando cada dia mais o amor e o respeito que tanto merecem.

Em 24 de agosto de 1984, na ainda chamada TVS (hoje SBT), entravam pela primeira vez no ar, no extinto programa infantil “Bozo”, as séries mexicanas que já faziam sucesso em quase toda a América Latina. Por sua simplicidade, a direção da emissora chegou a crer que não iria vingar. Mal sabiam eles que era exatamente esta característica que mais chamaria atenção em seu enorme sucesso nos anos seguintes.

Uma das principais âncoras deste sucesso sem dúvida foi a brilhante dublagem da extinta cooperativa Maga, inicialmente realizada na própria emissora, e anos mais tarde nos estúdios da Marshmallow. Dubladores, como o saudoso Marcelo Gastaldi, deram o toque que faltava para deixar as séries ao gosto do brasileiro.

Não levou muito tempo para caírem na graça do público, tornaram-se conhecidas em todo o país, cativando cada vez mais o coração dos brasileiros, tanto crianças quanto adultos. Disco de Vinil, Óculos personalizados, Fitas VHS, Bonecos e muitos outros produtos começaram a ser comercializados.

Em meado dos anos 2000, no exórdio da Era digital, nasciam os primeiros sites de Chaves e Chapolin no Brasil, entre eles, o Fórum Único Chespirito. Finalmente os fãs teriam uma grande fonte de informação, tirariam suas dúvidas, e formariam o que é conhecido hoje como Meio CH. Graças a este meio, pudemos ver (ou rever) os tão polêmicos episódios perdidos na tela do SBT através do movimento “Volta-Perdidos” liderado por Eduardo Gouvêa, o Valette Negro. Com esta grande força pudemos também receber as ilustres visitas de alguns atores, como Edgar Vivar, Carlos Villagrán e Maria Antonieta de Las Nieves.

Nosso país é reconhecido por milhares de fãs em todo o mundo, sendo considerado pelos próprios atores como o lugar que reúne a maior quantidade de fãs CH. E este fato certamente não ficará apenas na lembrança das futuras gerações. Será um fenômeno cada vez maior, uma realidade: Chaves e Chapolin são um sucesso!

Texto: Lucas Fernando

Postado

Parabéns pelo texto criativo e super elaborado Lucas.

Bem que o Sbt poderia falar sobre isso em alguma matéria especial hoje ou amanhã ao invés de exibirem tantos tapa buracos na programação. :(

E que tenhamos muito mais anos de CH no Brasil ! ! ! :joia:

Postado

Bonito texto, Lucas.

Chaves e Chapolin foram dois grandes marcos em minha vida, conquistaram o Brasil com sua simplicidade e jamais serão esquecidos.

Postado

Belo Texto Lucas.

Muito além de séries, Chaves e Chapolin trouxeram alegria a milhões de pessoas no mundo, especialmente no nosso querido Brasil, onde ninguém acreditava na série além de Sílvio Santos, Marcelo Gastaldi e José Salathiel (Consultor de comunicação na época), Chaves e Chapolin alegra milhões de pessoas ao longa desse brasil todos os dias, um humor que não precisa ser apelativo para ser engraçado, um humor universal que já dura mais de 40 anos em todo o mundo, um humor inocente sem qualquer pretensão, uma série humilde de cenário tão pobres, mais que traz o mais importante; uma mensagem, tem um grande mensagem em cada episódios, sem dúvida, nenhum seriado estrangeiro será mais brasileiro que Chaves e Chapolin, que sempre estará no coração de cada um dos Brasileiros.

Creio que grande responsável por o sucesso foi o mestre MAGA, simplesmente ele escolheu a dedo todos os dubladores e fez um trabalho perfeito de adaptação, se CH faz sucesso no Brasil como em nenhum outro país, se deve a Marcelo Gastaldi, tanto que tivemos inúmeras dublagens CH pós MAGA e nenhuma obtiveram o mesmo sucesso da MAGA, então nas dublagens de Chaves e Chapolin tivemos um Chespirito Brasileiro, Marcelo Gastaldi.

Parabéns Chaves e Chapolin, e espero morrer velhinho vendo Chaves e Chapolin na TV.

Postado

Parabéns pelo texto, MF, e que venham mais 30 anos de CH no Brasil :joia:

Postado

Excelente texto, Lucas :joia:

Postei ele lá no blog, junto com a notícia do "aniversário" das séries, é claro, dando créditos a você: http://vizinhancadochaves.wordpress.com/2012/08/24/hoje-24-de-agosto-chaves-e-chapolin-completam-28-anos-no-brasil/

Postado

Muito legal o texto Lucas, afinal são 28 anos de história. :D

Postado

Parabéns Lucas, o texto ficou excelente :D

Postado

Parabéns pelo seu texto super explícito.

Espero que venha mais e mais anos de CH no SBT, com muitas novidades!

Postado

Texto excelente Lucas. Desses 28 anos de sucesso de Chaves e Chapolin eu tive o prazer de vivenciar aproximadamente metade deles. Nunca vou esquecer daqueles ótimos anos em que eu brigava pra almoçar na sala pra poder ver aqueles dois seriados, um seguido do outro. Em outra época, também saída correndo do colégio, pois no final da tarde eles estariam la pra me fazer rir, mesmo já tendo decorado todas as falas. Chaves e Chapolin são um fenômeno inexplicável, fizeram sucesso há 28 anos, são sucesso hoje, e serão sucesso daqui a vários anos. São programas que atravessam gerações, por possuírem um humor universal e atemporal.

Postado

Ótimo texto, e chaves vai chegar aos 100 anos no sbt! Chapolin, se o sbt quiser, talvez né...

Postado

Ficou muito bom Lucas Fernando!!!!

Merece um like.

Postado

Parabéns pelo texto MF, você tem de voltar a escrever colunas, rapaz! :)

E viva ao meio CH!!

Postado

Ótimo texto MF.

Chaves e Chapolin sempre será um sucesso. Mesmo que passe de 50 anos, ainda haverá gente assistindo essas séries, incluindo eu.

Postado

Texto sensacional, Lucas, meus parabéns! :aplausos:

Já até imagino, eu com a idade do grande ''Chespir'' (e bota grande nisso :P), assistindo Chaves & Chapolin no SBT com meus netos. :legal_tv:

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

  1. E.R

    SBT

    E.R respondeu ao tópico de Raphael em Todos Atentos Olhando pra TV
    O SBT decidiu encerrar o Arena, apresentado por Benjamin Back e no ar desde outubro de 2020, para dar espaço a um novo programa semanal comandado por Galvão Bueno. A decisão faz parte da estratégia do SBT de incorporar Galvão Bueno à grade fixa, aproveitando-o para além de sua atuação pontual na cobertura da Copa do Mundo de 2026. A nova atração de Galvão será exibida nas noites de segunda-feira, logo após o Programa do Ratinho. A estreia está prevista para o fim de fevereiro, depois do Carnaval. Há a intenção de que Benjamin Back participe como debatedor, mesmo depois de perder o Arena. Fonte : https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/sbt-cancela-programa-de-benja-para-ter-galvao-bueno-no-ar-alem-da-copa-146253
  2. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Valette em Exibições Internacionais
    Chaves: México - Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 Horário de Brasília 17:30 - O sonho que deu bolo (1979) OBS: O episódio acima já havia sido apresentado pelo canal três vezes desde o retorno da série, uma em 14/01/2025, outra em 28/04/2025, e a mais recente em 24/09/2025. 18:08 - Eu sou a mosca que caiu na sua sopa! (1979) OBS: O episódio acima já havia sido apresentado pelo canal três vezes desde o retorno da série, uma em 14/01/2025, outra em 28/04/2025, e a mais recente em 24/09/2025.
  3. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Pitron272 em Exibições Internacionais
  4. Ruan Fonseca
    Ruan Fonseca respondeu ao tópico de Andy em Todos Atentos Olhando pra TV
    A Cinecastro dublou tudo que a United Arts/Turner International (Chamada anteriormente de A.A.P) distribuiu no passado. Basicamente tudo da serie Merrie Melodies produzidos até 1° de agosto de 1948 (exceto alguns em PB de 1933-1934) e somente os curtas em cores dos Looney Tunes, produzidos também até 1948. Então tudo que foi produzido em preto e branco dessa fase inicial da serie Merrie Melodies (exceto 1933-1934) a Cinecastro dublou, mas... acho muito difícil terem dublado algo do Gaguinho, ainda dessa fase em preto e Branco, pois era outra distribuidora que detinha os direitos desses curtas, além do Bosko e de outros da década de 30 da série Looney Tunes produzidos em PB. Quando a Warner readquiriu os direitos, ela mandou colorizar esses curtas do Gaguinho pra exibir na TV, foi ai que houve a dublagem dos anos 80 da Herbert que conhecemos. Ah, os curtas pós 1948 sempre foram propriedade da Warner e distribuídos diretamente por ela. https://looneytunes.fandom.com/wiki/Associated_Artists_Productions
  5. Jaciinto
    Jaciinto respondeu ao tópico de Andy em Todos Atentos Olhando pra TV
    @Raphael Outra coisa curiosa, é que aqueles episódios temáticos do Pernalonga dublados pela Herbert Richers já foram exibidos anteriormente pela Globo entre o final dos anos 90 e início de 2000, como podemos ver num dos registros do Adriano que eu postei, que tem um especial de Natal do Pernalonga, junto a vários desenhos Natalinos da Globo, de 1999. Tem outro arquivo aqui que vou postar mais tarde, que tem o especial de Páscoa também, gravado da Globo em 2000,mais ou menos. EDIT: Acabei de conferir, e no mesmo vídeo tem o especial de Páscoa do Patolino, de 1980 também😮😱 Nem lembrava desse e que tinha sido dublado, ainda mais na Herbert Richers. Capaz do SBT ter exibido alguns do Patolino também, tenho vaga lembrança de ver o da Ilha Mágica por volta de 2005/2006 no SBT.

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.