Ir para conteúdo

Olhe para o céu esta noite - Lua Azul

Featured Replies

Postado

Fenômeno raro, Lua Azul ocorrerá na noite desta sexta-feira

1240951-0102-atm17.jpg

Um fenômeno raro no céu ocorrerá na noite desta sexta-feira, chamado de Lua Azul. Segundo definição popular, uma Lua Azul é a segunda lua cheia em um mesmo mês, que acontece com a frequência de uma vez a cada dois ou três anos. De acordo com o físico do Observatório Astronômico do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) Jorge Honel, agosto terá a segunda lua cheia por que a primeira ocorreu no primeiro dia do mês, dando uma diferença de 29,53 dias entre uma e outra, ideal para o fenômeno ocorrer.

Segundo ele, por causa dessa diferença de tempo para o fenômeno acontecer, fevereiro é o único mês do ano que não tem possibilidade de ocorrer a Lua Azul. Esse nome surgiu a partir do anuário astronômico americano do século XIX, quando um astrônomo deu o nome de Blue Moon para a segunda lua cheia que aconteceria em um mesmo mês. O nome, portanto, não está relacionado diretamente à cor do corpo celeste. Na língua inglesa, a expressão "a cada Lua Azul" é utilizada para indicar eventos possivelmente raros.

Diferente do que o nome indica, o fenômeno não apresenta um brilho mais intenso, não tem uma coloração azulada e não sofrerá nenhuma mudança de fato. Para o astrônomo da Fundação Planetário do Rio de Janeiro Naelton Mendes de Araújo, o fenômeno é mais cultural do que astronômico. Ela poderá ser vista de qualquer lugar do mundo e é uma lua cheia normal. A próxima Lua Azul está prevista para ocorrer em julho de 2015.

A última vez que o fenômeno apareceu no céu foi no dia 31 de dezembro de 2009, o tipo mais raro de ocorrência. Segundo Honel, o dia é considerado difícil de ocorrer por coincidir com a véspera de Ano Novo. "Todos os meses que têm 31 dias estão sujeitos a ter a Lua Azul, e por causa do período lunissolar (calendário baseado nos movimentos da Lua e do Sol), em determinados meses o fenômeno pode ocorrer mais facilmente", explica.

Moderação, por favor edite o título de ''ceu'' para ''céu''.

Postado

Eu também não consegui abrir o spoiler.

Postado

Legal, realmente é a segunda cheia do mês, lembro que no inicio teve outra igualzinha. Adoro esses fenômenos.

Postado

Idem, amo demais tudo que os fenômenos da natureza nós trás, é simplesmente magnífico!

Postado

Curto demais esses fenômenos naturais, sou fascinado pelo estudo do espaço.

Postado
  • Autor

A lua está ficando quase azul por aqui, está bem branca. :)

Postado

Aqui também está normal.

Postado

Aqui esta normal

Postado

Aqui nem sei como tá.Infelizmente,está frio demais para ir lá fora ver.

Postado

Também tá normal aqui.

Postado

Eu também vi a Lua e está normal.

Postado

Lua azul fail :lol:

Postado

Aqui também está normal :)

Postado

Nem a lua eu tô vendo, quanto mais ela azul. :lol: -q

Fui lá fora, e ela está bem branca mesmo.

Postado

Fui ver agora, está normal, se isso for pegadinha do Mallandro, eu vou arrebentar tudo isso que vocês chamam de cara :mad:

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

  1. Medeiros CH
    Medeiros CH respondeu ao tópico de sPiDeR em Todos Atentos Olhando pra TV
    Pior que poucas vezes os utilizei, comecei a usar mais quando comecei a fazer integrais dessas temporadas iniciais e me deparei que tinham as interações no meio dos compilados, mas como não tem dublagem não ligava muito, e aí me deparei que o compilado 27 "inteiro" com a imagem sem logo só tinha lá depois que ele já havia saído do ar, tem uma gravação lá do Paraguai desse, mas só
  2. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Todos Atentos Olhando pra TV
    Marcelo atendeu o Big Fone e está imune ao paredão. Marcelo indicou Aline Campos para o paredão. Aline deu um contragolpe e indicou Ana Paula Renault para o paredão.
  3. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Terreno Baldio
    Andrew (goleiro / Flamengo)
  4. MichaelJackson
    MichaelJackson respondeu ao tópico de Andy em Todos Atentos Olhando pra TV
    Se tu soubesse de Mickey e suas 15 dublagens....... (e não estou exagerando)
  5. RenatoCS
    RenatoCS respondeu ao tópico de Seu Furtado em Exibições Internacionais
    Jueves 15 de enero: Teleamazonas Nacional Chapulín Colorado Episodio 25 (1973): La cuenta del hotel El Chavo Episodio 86 (1975): Las solteronas / La escopeta Teleamazonas Guayaquil Chapulín Colorado Episodio 169 (1977): En la sala de emergencia / Cachando sin guante El Chavo Episodio 223 (1978 R.1977): Vacaciones en Acapulco pt.2

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.