Ir para conteúdo

Os gêneros em Chaves

Featured Replies

Postado
  • Este é um post popular.

Todos sabemos que o cinema tem diversos tipos de filmes, que são os chamados gêneros. Drama, comédia, romance... enfim, uma enorme gama de assuntos que são tratados em um filme. Em outros veículos acontece o mesmo, na televisão, por exemplo. Chaves tem episódios que podemos classificar de 'generalistas', pois se assemelham muito a determinados tipos de filmes. Vejamos:

- Drama:

O LADRÃO DA VILA: Neste episódio, Chaves é acusado por toda a vizinhança de roubar os pertences dos vizinhos. Na realidade, o ladrão era o misterioso Senhor Furtado, que em breve iria se mudar da vila. Depois, se descobre que haviam acusado injustamente o garoto. Ainda assim, ele vai embora da vila com sua trouxinha pela madrugada, despertando a preocupação dos moradores. Na manhã seguinte, Chaves volta, para a alegria de todos.

Em "O Ladrão da Vila", claramente podemos perceber o enredo dramático do episódio. A narração do título por Gastaldi evidencia isso. O episódio tem um aspecto pesado, nota-se que há algo ruim acontecendo. Se assemelha aos filmes e novelas melodramáticas, por exemplo, a cena em que acusam Chaves de ladrão, é frequentemente usada neste gênero. E depois vem o arrependimento, desempenhado por Seu Furtado, que também ocorre nos filmes e novelas.

- Suspense:

O FANTASMA DO SENHOR BARRIGA: Após levar vários golpes de Chaves, o Senhor Barriga finge que está morto após receber mais uma pancada, despertando o medo de Chaves e das demais crianças. O menino se mostra arrependido. À noite, Barriga se veste de fantasma para assustar Chaves, porém nada dá certo e o Professor Girafales acaba caindo em armadilhas feitas pelos moradores para caçar o fantasma.

Neste episódio, há um clima de suspense. "Será que o Senhor Barriga realmente morreu?" - todos pensam, inclusive o menino Chaves. Ele também fica assustado, pois além de sentir remorso, também acha que o "fantasma" irá pegar ele a noite. Esse enredo é usado muito em filmes infantis, gerando suspense nas crianças. Novamente, Chespirito se baseia no gênero para o episódio.

- Romance:

O DIA DOS NAMORADOS - PARTE 1: O episódio enfoca a comemoração do Dia de São Valentim, data festiva em que os namorados/apaixonados/casados escrevem cartas e dão presentes aos seus amados. Chiquinha escreve um cartão para Chaves, porém ele pensa que é da Paty. Depois, Chiquinha descobre o engano e fica muito triste com Chaves. Os dois fazem as pases e é tocado o clipe "Isso, isso, isso é o amor" no final do episódio.

O episódio mostra os pequenos romances da vila, e que não são correspondidos. Clotilde é apaixonada por Madruga, Chiquinha é apaixonada por Chaves, porém ambos não correspondem o amor. Chaves na verdade gosta de Paty, a sobrinha de Glória. E Seu Madruga por sua vez, gosta de Glória. Assim como nos filmes românticos, há o amor e também o amor não correspondido. O clipe "Isso, isso, isso" evidencia mais ainda este sentimento.

- Terror:

A CASA DA BRUXA: Seu Madruga pede que as crianças da vila coloquem o jornal de Dona Clotilde dentro de sua casa, pois ela não está. Como Clotilde tem fama de bruxa entre as crianças, Chaves, Quico e Chiquinha começam a imaginar como é a casa da "bruxa", onde há caldeirões, poções e animais estranhos. No final, tudo não passou de uma ilusão e Clotilde traz pirulitos para os três, mostrando assim que não se deve julgar pelas aparências.

Aqui há uma mistura de suspense e terror. Na primeira metade do episódio, todos estão com medo de entrar na casa da bruxa. Na segunda metade, os três imaginam como é, aí sim entra o terror, já que Clotilde faz poções, levita objetos e animais. Assim como nos filmes clássicos de terror. E depois, ela "descobre" que há pessoas na casa, gerando o cômico diálogo "Quem está aí? Outro gato!". As crianças haviam ficado aterrorizadas.

Essa análise mostrou a versatilidade de Chespirito em transitar por diversos gêneros, do Terror à Comédia, lembrando filmes e programas de televisão.

Postado

A serie é muito universal. Se procurarmos analisa-la profundamente, perceberemos que existem até mesmo temas socio-politicos. O que é mais visivel ainda em Chapolin.

Uma grande analise, Furtado. Destaco que o gênero de ação não pode ser tão visto na série, porque será ? Há também o genero educativo, usado em muitos episódios.

Chaves tem um espaço "perfeito" para qualquer trama e genero.

Postado

Gostei muito do seu texto, Seu Furtado. Chespirito realmente aborda vários temas em suas séries, essa é outra parte genial do humor que encantou a todos nós

Postado

O texto ficou ótimo,parabéns,um assunto interessante para se discutir.

Postado

Embora eu prefira "Chespirito" por ter mais variaçoes de genero, "Chaves" tambem me encantou por isso, alem das piadas geniais.

Postado

Também adorei o texto.

Bem que podia citar os de Chapolin que tem mais episódios de Terror cômico ehehehhe.Além do gênero mistério q é também presente em alguns episódios.

Eu devo estar enganada mas não sei pq não vejo "O fantasma do senhor barriga" como gênero suspense,pq o seu madruga sabe que não era um fantasma,acho q a graça do suspense é ninguém saber do que se trata assim também não imaginar o que vai acontecer e isso ser revelado no final,ou algo assim.

Talvez nesse gênero podemos citar "A venda da vila".

Também tem episódios que os gêneros se misturam ao humor,como em "A briga dos pombinhos" é mais drama romantico q só humor.

Postado
  • Autor

Eu devo estar enganada mas não sei pq não vejo "O fantasma do senhor barriga" como gênero suspense,pq o seu madruga sabe que não era um fantasma,acho q a graça do suspense é ninguém saber do que se trata assim também não imaginar o que vai acontecer e isso ser revelado no final,ou algo assim.

Talvez nesse gênero podemos citar "A venda da vila".

As crianças ficam com o suspense do fantasma, por isso é de suspense. "A venda da vila" se encaixaria mais no drama, penso eu.

Postado

"A briga dos pombinhos" também se encaixa no gênero de romance

Postado

Acho que "um banho para o chaves" se encaixaria no gênero educativo pelo final.

Postado

"A briga dos pombinhos" também se encaixa no gênero de romance

As sagas da novas vizinhas também.Eu acho que a briga dos pombinhos é um romance mais dramatico.

Postado

Acho que o episódio do Juleu e Romieta do Chapolin se entraria no gênero romance.

Postado

Sem se esquecer da saga dos espiritos zombeteiros de 1974 e 1977 que se encaixa no gênero suspense ou terror, sei lá.

Postado

Sim, principalmente na 2ª parte (ou na 3ª parte, na versão de 1977)

Postado

E tbem a saga "Alfaiatezinho Valente", romance e ação.

Postado

"O Lobisomem" e "O Abominável homem das neves" poderiam se encaixar no gênero suspense. Se bem que alguns podem considerar Terror...

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

1. Jaciinto
    Jaciinto respondeu ao tópico de Andy em Todos Atentos Olhando pra TV
    Pois é pessoal, relíquia!😮 OK.RU : https://ok.ru/profile/586037574497 @Raphael Nesse vídeo 120218, é curioso como esse curta do Gaguinho foi dublado pela Cine Castro, sendo que é daqueles bem antigoes, pela aparência do Gaguinho e estilo da animação, sendo que esses foram dublados pela Herbert Richers🤔 Inclusive com a abertura do Gaguinho com chapéu de fazendeiro, que são desses mais novos dublados pela Cine Castro. Esse deve ter sido o único curta antigao dublado na Cine Castro🤔 Postei mais uns durante a madrugada.
  2. Professor Inventivo
    Professor Inventivo respondeu ao tópico de Andy em Todos Atentos Olhando pra TV
    Sim, é verdade. Eu assisti isso, até estranhei na época porque o SBT só exibia conteúdo da Disney dentro do Disney Club. Com exceção do Duck Tales, que já exibiam desde o fim dos anos 80. Pelas minhas lembranças, foi realmente no final de 1999. Dado ao local onde a TV estava na sala.
  3. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Victor235 em Venda da Esquina
  4. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Terreno Baldio
    Lucas Halter (zagueiro / Houston Dynamo)
  5. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Games
    "Resident Evil Requiem" ganhará um showcase com detalhes exclusivos no dia 15 de janeiro de 2026, às 15h. Fonte : https://meups.com.br/noticias/novidades-de-resident-evil-requiem-showcase/

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.