Ir para conteúdo

Como explicar o sucesso de Chaves?

Featured Replies

Postado
  • Este é um post popular.

Bom galera, minha primeira coluna no Portal FUCH. Nela abortei sobre o que fez com que Chaves fosse esse sucesso mundial. Espero que levem em conta que é minha primeira coluna, então dêem um descontinho. :P

Espero que gostem. :D

NOTÍCIAS
Como explicar o sucesso de Chaves?

images_q_tbn_ANd9_Gc_Qe_QZz7_Wh2wh_WEG39

Várias pessoas tentam explicar ao que deve o sucesso de Chaves em todo o mundo. Ao pesquisar e observar os mínimos detalhes e características da série, fica um pouco difícil determinar apenas um fator predominante.

Como uma série dos anos 70, produção e verbas minimas, com edições e efeitos de produções ultrapassados, com um humor simples e não apelativo, pode ficar mais de 40 anos no ar? essa é a pergunta que muitos se fazem, porém, não se observar os detalhes mínimos que fizeram o sucesso da série em todo o mundo. Eu acrescentaria o elemento principal do sucesso da série ao roteiro simples e ao mesmo tempo genial de Roberto Gómez Bolaños. São rotinas diversas, que apesar de ter inúmeras piadas repetidas, não deixa ser cansativa, pois é aplicada geniosamente em situações diversas. Se observamos apenas o relato do contexto de Chaves, poderíamos deduzir que não se trataria de uma série de comédia. Um menino órfão, que come poucos vezes, que mora em uma vila e que apanha de um senhor várias vezes, e que sempre é tido como culpado de tudo, como imaginar que isso seria uma comédia? apenas com essa pequena sinopse, já poderíamos ter um idéia de que não se trataria de uma história agradável de se ver. Mas Bolaños pegou justamente esses fatores da nossa sociedade, e os transformou em humor. Não um humor apelativo, com bundas, piadas de duplo sentido, sempre relacionado a sexo. Mas sim, em um humor inocente, que ao mesmo tempo que faz rir milhares de pessoas, prega a mensagem da alegria, de que à felicidade não tem fronteiras, estado social, idade ou limitações. A série transmite um humor que pode ser visto nos anos 70 ou nos 3000, da infância a velhice, pois é um humor universal, que abrange todas às classes sociais de um forma geral. Uma prova de que Bolaños teve exito em sua criação, é a aceitação que a série teve em todo mundo, sendo ele admirado e considerado um gênio por muitos. Mas, seria esses mesmos os fatores predominantes para o sucesso de Chaves no mundo? Eu acredito que isso é relativo. Acho que a série passa inúmeras mensagens, e tem pessoas que se identificam com uma características especificamente relativo ao seu cotidiano, ou por inúmeros fatores que nem percebemos na série. Logo, concluo que não se pode limitar Chaves a apenas um fator por todo o sucesso que teve e tem, é possível dar inúmeros adjetivos a série, porém o conjunto de todos eles, fazem ela uma das séries de mais êxitos da história da TV.

Chaves é e sempre será uma série única, em que dificilmente alguma outra chegará perto do que a série foi e é. Principalmente na sociedade atual em que vivemos, em que Chaves transmitia a união, e hoje se transmite a individualidade, em que Chaves semeava a esperança, o amor com seu próximo, e hoje cada vez mais raro se ganhar um boa dia verdadeiro. Às obras do senhor Roberto Gómez Bolaños são e sempre serão únicas, são uma fuga da sociedade capitalista que temos, uma alternativa que podemos desfrutar. Nos resta apenas aprecia-las como uma raridade, em que não se vê nos dias atuais.

Por Marcos Alexandre.

Portal FUCH

E pra vocês, o que se deve todo o sucesso de Chaves? deixem suas opiniões.

Postado

É isso mesmo: série simples, humor que todos entendem e se igualam aos personagens. Sucesso sobretudo nos paises de 3º mundo, onde a situação é semelhante. Sempre fará sucesso!

O mesmo é com o Chapolin: heroi do terceiro mundo, sem as frescuras dos herois dos EUA, e nos mostra que todos podemos ser herois sem poderes.

Uma coisa em especial são as lições do velho lobo do mar: levando tudo da vida numa boa!

Humor com bundas? :lol:

Postado

Gostei da coluna Marcos, parabéns!

Sem dúvida o sucesso do Chaves se deveu à genialidade que Bolaños desenvolveu em coisas aparentemente simples!

Postado

Também gostei da coluna.

Não vou nem dizer se tem erro de português pq não tenho moral para dizer isso :assubiando: :D

Ah e eu acho q tudo mundo já disse o pq dessa série fazer sucesso.

Mas acho q não tem como explicar o sucesso.

Eu acho q não existe realmente uma formula certa para uma série fazer sucesso.As vezes o publico alvo acaba não gostando do programa q foi feito diretamente para ele.

E acho q o que me faz continuar vendo CH não é só o humor inteligente e bom,também não é só a simplicidade do sériado,mas também por me causar uma certa nostalgia,eu cresci vendo essa série e ela é uma das fontes da juventude.

As vezes vc vendo se sente jovem ainda.:D

Editado por Pópis-Iara

Postado

Parabens pela coluna Marcos

se essa foi a primeira e ja foi otima, quero ver as outras que virão

Postado

Muito boa a Coluna! Parabéns Marcos Alexandre!

Eu acho que boa parte do sucesso do Chaves está em seu humor limpo e em sua simplicidade.

Postado

Eu desenvolvo um estudo científico na universidade sobre o sucesso de chaves como seriado de TV.

Pelo ponto de vista sócio-econômico e cultural, tendo como base ideologias de weber e alguns toques Marxistas...

Quem sabe um dia passe para que tu leia =)

Postado
  • Autor

Eu desenvolvo um estudo científico na universidade sobre o sucesso de chaves como seriado de TV.

Pelo ponto de vista sócio-econômico e cultural, tendo como base ideologias de weber e alguns toques Marxistas...

Quem sabe um dia passe para que tu leia =)

Será um prazer. :D

Postado

assino embaixo, Marcus Alexandre

Parabéns pela primeira coluna!

Postado

Muito boa sua coluna! Pela produção original do programa, foi essa mesma a fórmula do sucesso.

Agora, no Brasil, a cereja do bolo para que o sucesso ser visivelmente maior do que muitos outros países da América Latina, foi o excelente trabalho de dublagem realizado pela Maga/Marshmellow. Na minha opinião, a adaptação feita pelo estúdio não só traduziu, mas "complementou" e "aperfeiçoou" a obra do Chespirito.

Exemplifico: criação de novos roteiros (aulas de "história do Brasil" no lugar do México), novos nomes ("Seu Madruga"), reedição das músicas (Que bonita sua roupa, Jovem Ainda...), inserção de BGMs (trilhas incedentais mais cativantes que as originais), novos bordões ("Seria melhor ver o filme do Pelé"), enfim. O trabalho transformou a versão brasileira de Chaves numa versão sui generis.

Eu fico imaginando se o Chaves fosse dublado pela primeira vez hoje, em 2013, e o estúdio que coordenasse a dublagem fizesse tudo no "procedimento padrão". Teríamos todas as músicas em espanhol legendadas, o Seu Madruga chamaria "Seu Ramón", talvez o Chaves chamaria o "Menino do Barril" ou "Garoto", as BGMs seriam as mesmas que as originais (mais fracas e apagadas), não teríamos a música tema "Aí Vem o Chaves, Chaves, Chaves...", mas sim a original "The Elephant Never Forgets".

Agora imaginem nós, usuários desse fórum, quando assistimos Chaves pela primeira vez, se nos deparássemos com uma versão como a que acabo de descrever. Garanto que não acharíamos a mesma graça e talvez não teríamos nos transformado em tão fãs como somos hoje.

Tanto que, a regra padrão, numa dublagem ou adaptação é "ser fiel à obra original". No Chaves, as novas dublagens esquecem a obra original e tentam "ser fiel à dublagem da Maga".

Por isso, vale a reflexão.

• 6 anos depois...
Postado

Primeiramente, ótima coluna :joinha:

E o sucesso sim, obviamente foi pelo humor simples, mas inteligente.

Postado
10 minutos atrás, Gabriel CH disse:

Primeiramente, ótima coluna :joinha:

E o sucesso sim, obviamente foi pelo humor simples, mas inteligente.

Mais Denovo meu consagrado. Kkkkk merece o cargo de viver tópicos :P

Crie uma conta ou entre para comentar

Atividades

1. RenatoCS
    RenatoCS respondeu ao tópico de Seu Furtado em Exibições Internacionais
    Martes 11 de noviembre: Teleamazonas Nacional Chapulín Colorado Episodio 204 (1978): La mansión de los fantasmas El Chavo Episodio 24 (1973): La sobrina de Doña Clotilde Teleamazonas Guayaquil Chapulín Colorado Episodio 124 (1976): No se vale mano negra El Chavo Episodio 179 (1977): La pancita
  2. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Raphael em Games
  3. claudioch
    claudioch respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    O Grupo Chespirito e a Televisa demoraram mais de 4 anos para conseguirem um acordo de Chaves/Chapolin. Uma hipótese que eu penso é que a "solução" encontrada por eles para viabilizar o negócio foi eliminar "Chespirito" da jogada, diminuindo assim os valores, já que só de "Chespirito" são mais de 600 episódios. Televisa ficou satisfeita, pois conseguiu por um valor mais baixo as 2 séries que mais interessavam e o Roberto Gómez Fernández também, já que com Chaves/Chapolin de volta aumentaria a visibilidade da série biográfica e dos novos projetos com desenhos animados. É óbvio que nesse meio a parte financeira é fundamental, porém a impressão que eu tenho é que o Roberto Gómez Fernández poderia fazer mais pelo legado do pai. Ele sempre pareceu bem confortável com essa situação, diferentemente da própria Florinda, que está sempre se mostrando incomodada no Instagram com a ausência de "Los Caquitos", "Chifladitos"... Ainda sobre a Florinda, eu concordo totalmente quando ela diz que se Chespirito estivesse vivo não estaria satisfeito com essa situação, temos até o exemplo do final dos anos 90, que ele recusou uma proposta da Globo (muito mais vantajosa financeiramente) para renovar com a Televisa, o que permitiu que suas séries continuassem se difundindo para as novas gerações. Falando por mim, em 2023 eu quase já não tinha esperanças que as séries regressassem, por isso quando veio a notícia em setembro de 2024 foi uma empolgação tremenda, mas hoje, após mais de um ano, a sensação que eu tenho é a de um "banho de água fria", pois criei muita expectativa pensando que teríamos a oportunidade de finalmente conseguir o programa Chespirito em alta qualidade (igual temos de Chaves/Chapolin) e montarmos uma coleção sem marcas d'água de emissoras. Isso sem contar "Supergenios" e "La Chicharra" que já estavam esquecidas antes mesmo do apagão em 2020. Eu tento evitar ser pessimista, mas tudo indica que o futuro das séries CH é triste. Já não bastavam os episódios perdidos, agora temos séries inteiras perdidas (mais da metade da obra de Chespirito está no limbo).
  4. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Todos Atentos Olhando pra TV
    A jornalista Michelle Barros e o ator Shia Phoenix foram eliminados do reality show "A Fazenda 17".
  5. gustavo lins
    gustavo lins respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Nem Maria Antonieta impediu nada mesmo sendo a atual dona da Chiquinha, a verdade é que o grupo Chespirito deve ter pedido um valor muito alto por todos os personagens e a Televisa não quis pagar...

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.