Ir para conteúdo

Corinthians: suspeita de manipulação de resultados em 2006

Featured Replies

Postado

STJD vai investigar possível manipulação a favor do Corinthians

Uol Esporte

As escutas telefônicas feitas após denúncia dos procuradores Sílvio Luís Martins de Oliveira e Rodrigo de Grandis, do Ministério Público Federal, e acatada pelo juiz Fausto Martin de Sanctis, podem complicar o Corinthians dentro de campo.

Nas gravações, segundo decisão do juiz, foi verificado conversas entre os envolvidos para acertos de resultados, que evitassem o rebaixamento do clube. [Nota: em 2006]

Ao ser questionado sobre o assunto pelo UOL Esporte, o procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Paulo Marcos Schmitt, se mostrou surpreso, mas já afirmou que vai designar uma pessoa para cuidar do assunto.

"Estava voltando do Rio de Janeiro agora, pois tivemos uma audiência ontem [quinta], e ainda não tinha conhecimento disso. É algo grave, que pode ter desdobramentos na esfera desportiva também", afirmou Schmitt ao UOL Esporte.

"Já designei dois procuradores [Caio Medauar e Leonardo Serafim] para colher detalhes sobre o assunto. Precisamos ver se os dirigentes do clube estão envolvidos diretamente. Se isso realmente aconteceu, eles podem ser denunciados no art. 238 e derivações", completou.

O artigo citado fala em "receber ou solicitar, para si ou para outrem, vantagem indevida em razão de cargo ou função, remunerados ou não, em qualquer entidade desportiva ou Órgão da Justiça Desportiva, para praticar, omitir ou retardar ato de ofício, ou, ainda, para fazê-lo contra disposição expressa de norma desportiva".

"Mas ainda é prematuro falar qualquer coisa. Vou me interar do assunto, procurar o Ministério Público para ter acesso ao que foi dito nas gravações, mas é algo que interessa, e, muito, ao STJD", finalizou Schmitt.

O possível favorecimento para evitar o rebaixamento do Corinthians veio à tona na quinta, quando os procuradores do Ministério Público revelarem parte da denúncia que fizeram sobre uma quadrilha, encabeçada por Boris Berezovski, para lavagem de dinheiro no Brasil, utilizando o clube como porta de entrada.

Nas gravações, interceptadas nos últimos 14 meses, aparecem conversas no sentido de favorecer o Corinthians. "Temos indícios de que realmente houve manipulação de resultados. São muitas horas de gravações e há conversas sobre isso", afirmou Sílvio Luís Martins de Oliveira, responsável pela investigação ao lado de Rodrigo de Grandis.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

  1. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Victor235 em Venda da Esquina
    Prefeito do Rio de Janeiro defende 15 escolas de samba no Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro em 2027. Em 2026, tivemos 12 escolas de samba no Grupo Especial.
  2. Raphael
    Raphael respondeu ao tópico de sPiDeR em Todos Atentos Olhando pra TV
    Dublar 4 falas é para o Sbt, emissora que não está nem aí para nada. Legal então, a partir de hoje quando quisermos falar da Elenco vamos nos dirigir ao nome como "Razão Social Elenco", super sofisticado. Você conseguiu entrevistar o cara sem querer ter mais razão do que ele que viveu toda a história?! Ah, já sei, senão a entrevista duraria umas 24 horas em vídeo, imagina o peso do arquivo para subir no YouTube. Aguardando sua entrevista ao estúdio da Universal, falando diretamente com os responsáveis pelo lançamento do DVD onde foi lançado o episódio do Supermercado para que eles expliquem por quê fizeram a redublagem brasileira dele.
  3. gustavo lins
    gustavo lins respondeu ao tópico de sPiDeR em Todos Atentos Olhando pra TV
    Demanda nenhuma da emissora é sem importância meu caro 👍. A entrevista é essa: Ainda tem esse trecho desse podcast onde o Carlos Seidl e Sandra Mara deixam claro que o Felipe e o Marcelo eram os intermediários entre os dubladores e o SBT, a emissora que tinha os estúdios de dublagens dublavam aquilo que a emissora demandava em video-tape... E o Nelson respondendo que chamou a Maga de "estúdio" explicando justamente que não era...
  4. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Valette em Exibições Internacionais
    Chaves: México - Sexta-feira, 20 de março de 2026 Horário de Brasília 17:30 - Quem com catapora fere, com catapora será ferido (1975) 17:58 - Os insetos do Chaves (1975)
  5. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Pitron272 em Exibições Internacionais

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.