Ir para conteúdo

29 anos de CH no Brasil: Não contavam com sua astúcia

Featured Replies

Postado

Muito bom o texto MF. :joia:

Aguardo novidades com relação as séries quando completarem os 30 anos.

De minha parte, nem espero tanto pela nova dublagem, mas sim que exibam tudo o que resta com a dublagem Maga. Espero que aconteça isso ano que vem. :D

Ou daqui 20 anos... :unsure:

Postado

Muito bom o texto MF. :joia:

Aguardo novidades com relação as séries quando completarem os 30 anos.

De minha parte, nem espero tanto pela nova dublagem, mas sim que exibam tudo o que resta com a dublagem Maga. Espero que aconteça isso ano que vem. :D

Ou daqui 20 anos... :unsure:

Sabe,tenho a esperança que o resto da MAGA volte aos 30 anos de CH. As dublagens novas devem também vir aos 30 anos.

Postado

Há 29 anos as séries começavam a ser tratada como lixo e isso é até hoje.

Postado

Hoje em vi textos sobre o assunto em vários sites (inclusive em um falava que hoje completava 28 anos :lol:) e sinceramente nenhum chega aos pés desse, isso sem querer puxar o saco do patrão administrador. :P

Será que hoje no SBT falaram (ou irão falar) alguma coisa à respeito desses 29 de CH no Brasil?

Postado

Há 29 anos as séries começavam a ser tratada como lixo e isso é até hoje.

Até 1988 as séries eram tratadas com respeito. A partir de 1988 tiveram EP.

Postado
  • Autor

Até 1988 as séries eram tratadas com respeito. A partir de 1988 tiveram EP.

Na verdade, antes de 88 já haviam indícios de episódios perdidos. Os episódios "De Caçador e de Louco, Todos nós Temos um Pouco" e "Pedintes em Família" foram exibidos uma única vez em 84, retornando 19 anos depois. Em 86 também desapareceram alguns episódios de Chaves, que voltaram mais tarde.

Mas claro, o comentário do amigo @Rodrigo Alves é um tanto exagerado. Tirando a situação dos episódios perdidos, até 2000 as exibições eram quase perfeitas. Um episódio por dia, de cada série, sem saturação.

Postado

Teremos a arte 3? Se sim,fala sobre as exibições na CN e TLN,não sei nada sobre elas.

Postado
  • Autor

Não haverá uma parte 3. Realmente deveria ter falado mais sobre as exibições da TLN e CN na primeira parte, mas acabou passando batido.

Mas em breve, irei reescrever este texto em uma série especial para o Portal FUCH, e aí incluirei mais detalhes.

Postado
  • Este é um post popular.

Está de parabéns por esta elaboração Lucas, sempre gostei de fazer textos e listas, realmente é um trabalho demorado mas também é ótimo para exercitar a mente.

Já que é um tópico retrospectiva, vou registrar algumas coisas dos anos 2000, quando pioraram as exibições das séries CH:

Sobre o Chapolin realmente é triste, a partir de 2000 praticamente girava igual pião, saía e voltava demais, eram períodos muito curtos e poucos episódios disponíveis contando com as misturébas que faziam do tipo "O Vampiro (1972) / Morte ao Chapolin (1975)".

Neste milênio, o maior período que ele permaneceu foi de 12/11/2005 a 10/03/2007, contudo era só aos Sábados e vários episódios comuns nem chegaram a ser exibidos, todavia foi a primeira fase de surpresas com um aumento significante de episódios. Depois disso, por coincidência Chapolin começou a se manter em períodos maiores, os próximos seriam de 30/08/2008 a 02/05/2009 (quase 1 ano) e de 03/01/2011 a 30/12/2011 (raspou 1 ano). Já este ano a frescura recomeçou, só três semanas no ar e já era de novo (que por sinal foram três semanas mágicas de exibições surpreendentes).

Sobre o Chaves, adorava as exibições das noites de Sábados de 2002 a 2004, era uma boa opção da TV aberta pra se assistir na hora da janta, o único inconveniente é que em 2002/2003 detonavam demais os episódios.

Para se ter uma idéia, eu tinha em fita uma gravação de 2003 da saga dos Refrescos de 77 que passou próximo às 22h, em que a Parte 1 durou 8 minutos e a 2 durou uns 12, ou seja, arregaçaram com os episódios e inclusive me lembro os pontos dos cortes. Eu também tinha uma da saga da Independência de 78 em que a Parte 1 durou 12 minutos e a 2 ficou com cerca de 13.

Depois que saiu do ar e inventaram o "Chaves Especial" melhorou, porém em Março de 2004 quando voltaram a exibir ás 21h30, várias vezes a novela que antecedia acabava atrasada em 10 minutos e Chaves começava com 1 bloco inteiro cortado.

Aproveito pra registrar aqui exibições que eu tinha em um papel que guardei junto com minhas fitas VHS que constavam as duas últimas exibições de Chaves em 2004 e também a primeira semana após voltar ao ar no mesmo ano:

08/05/2004 (Sábado) - 21h40, penúltima exibição: Lavando o Carro (1975) / O Parque de Diversões (1979) (ambos com o 2º bloco cortado)

15/05/2004 (Sábado) - 21h40, última exibição após 20 anos sem sair do ar: Os Penetras Parte 1 (1979) (com duração 17 minutos) / Dona Florinda Abre um Restauranre Parte 2 (1979) (com duração 10 minutos)

Em 22/05/2004 o "Programa do Ratinho" ocupa o lugar de Chaves.

08/11/2004 (Segunda Feira) - 17h30, primeira exibição voltando ao ar: Três Partes da Saga de "Acapulco", com cortes nas falas de "Guarujá".

09/11/2004 (Terça Feira) - 17h30: Três Partes da saga do "Festival da Boa Vizinhança".

10/11/2004 (Quarta Feira) - 17h30: Três Partes da saga "Seu Madruga Sapateiro".

11/11/2004 (Quinta Feira) - 17h30: Três Partes da saga do "Velho do Saco" de 1978.

12/11/2004 (Sexta Feira) - 17h30: Três Partes da saga "A Sociedade".

15/11/2004 Feriado (Segunda Feira) 17h30: O Aniversário do Quico / O Gato Parte 1 / O Tribunal Parte 2 (1975)

Enfim... pelo que já assisti de gravações dos anos 90, de fato as exibições eram melhores em relação ao respeito (mesmo que já começavam os sumiços pelo menos os episódios eram completos), mas notem como há muitos anos já começaram a aparecer com mais de um horário para CH. Nunca exibiam dois episódios grudados num mesmo horário... porém mais de uma vez por dia.

Postado

Eu me lembro quando passava Chaves as 21h30, adorava assistir naquele horário, pra mim era o melhor, mas nem fazia ideia de que faziam tantos cortes assim, até porque eu tinha 8 anos ( :P), mas 8 e 12 minutos é sacanagem, é melhor nem exibir então.

Postado
  • Autor

Sacanagem feia mesmo faziam em 2003, quando Chaves era exibido à tarde, com apenas um episódio mutilado. Aquela edição picotada do episódio "Os Campeões de iô-iô" veio daquela época. Foi um terrível pesadelo...

Postado

Sacanagem feia mesmo faziam em 2003, quando Chaves era exibido à tarde, com apenas um episódio mutilado. Aquela edição picotada do episódio "Os Campeões de iô-iô" veio daquela época. Foi um terrível pesadelo...

Não era uma das versões de "Seu Madruga Fotógrafo" que tinha dez minutos?

Postado
  • Autor

Sim, a parte 2, que foi exibida assim até 2006 ou 2007.

Postado

Vejam só: Essa saga dos Refrescos que eu tinha, a Parte 1 durou 8 e a 2 durou 12, contando os segundos... a saga durou uns 21 minutos com um bloco comercial.

A Parte 1 começou sem o 1º bloco, já com o Chaves vendendo na rua, ou seja, não passou tudo aquilo dele comprar leite pra Bruxa e a Chiquinha pensando com ele sobre abrir um negócio. Depois quando acabou o bloco do Seu Barriga dizendo "... Era bom demais para ser verdade" a imagem escureceu e voltou com o Chaves indo pra rua e encontrando a Chiquinha bebendo seus refrescos quando ele diz "O que está fazendo?", depois passou até o final com o Quico competindo e tals.

Na Parte 2 cortaram todo o segundo bloco, do Quico dizendo que se não tem troco ele toma o resto, escureceu e passou para o Seu Barriga encontrando o Nhonho bebendo refrescos na rua.

Não era mais fácil ter exibido um episódio inteiro do que dois cortados?! :duh:

Bem podre isso.

Tinha 15 minutos, começava com Seu Madruga tirando a foto do Godinez, daí até quando o Chaves acertava a câmera com a bola, escurecia e voltava com Seu Madruga chegando triste da rua (sem mostrar o Professor saindo após Chaves dizer "carne de burro não é transparente").

Eu tinha várias dessas edições gravadas em fita, depois eu não quis mais afinal além de estarem um lixo as fitas ficaram ruins com o tempo.

Postado

A última exibição dela foi em 2008.

Crie uma conta ou entre para comentar

Atividades

1. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Terreno Baldio
    QUARTA (10 de dezembro de 2025) 21:30 Cruzeiro x Corinthians - Globo QUINTA (11 de dezembro de 2025) 20:00 Vasco x Fluminense - Amazon Prime Video e SporTV DOMINGO (14 de dezembro de 2025) 18:00 Corinthians x Cruzeiro - Globo 20:30 Fluminense x Vasco - Amazon Prime Video e SporTV
  2. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Terreno Baldio
    Tabela da Copa Intercontinental 2025 : QUARTA (10 de dezembro de 2025) Flamengo x Cruz Azul SÁBADO (13 de dezembro de 2025) Pyramids x vencedor das quartas de final QUARTA (17 de dezembro de 2025) Paris Saint Germain x vencedor da semifinal
  3. marujita
    marujita respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Social
    Novo avatar para a chegada de dezembro.
  4. Eu acho...
    Eu acho... respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Eles exibiram uma parte solta de Acapulco quando o Clube começou, talvez acharam ruim e mudaram a estratégia.
  5. Professor Inventivo
    Professor Inventivo respondeu ao tópico de Clark Kent em Fórum Único Chespirito
    Pelo jeito quer saber só de gente lá da alta. Não quer se misturar com a gentalha de jeito nenhum.

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.