Ir para conteúdo

[Julho-2007] Avião da TAM explode em São Paulo

Rapha

Recommended Posts

Postado

Olha, a primeira vez que vi aquela imagem do avião tentando pousar, ali já ficou claro que o erro foi do piloto a velocidade que ele toca a pista é absurda pq ele já tinha consciência realmente que a pista de Congonhas é uma vergonha.

Pra mim falha humana, infelizmente triste demais esse acidente.

Postado

Ele tocou na pista em velocidade normal ;)

Postado

Não tocou não.

Tá louco ?

Foi erro do Piloto, infelizmente.

Postado

eu não sei explicar, mas foi coisa do avião, não do piloto, nem da pista, no caso desse avião que bateu a culpa foi do avião mesmo que estava ruim, um avião não pode voar sem o tal do reverso que estava ruim no caso.

meu tio me disse que aconteceu a mesma coisa que aconteceu com o avião da TAM a 10 anos atrás cair, mas eu não sie explicar vo rolar um papo com ele dps posto aki

Postado

Se a pista tivesse mais uns 500 metros daria para ter parado, ou pelo menos arremetido, essa pista é uma vergonha, com essa extensão, não dá para aviões de grande porte pousarem com segurança.

Postado

bZwE3Bph7DE

Reportagem do "Jornal Nacional" do último sábado - hipótese : erro do piloto
Postado
eu não sei explicar, mas foi coisa do avião, não do piloto, nem da pista, no caso desse avião que bateu a culpa foi do avião mesmo que estava ruim, um avião não pode voar sem o tal do reverso que estava ruim no caso.

meu tio me disse que aconteceu a mesma coisa que aconteceu com o avião da TAM a 10 anos atrás cair, mas eu não sie explicar vo rolar um papo com ele dps posto aki

Nada haver, já foi explicado por tudo mundo que pode voar sim sem problemas e pousar com 1 reverso apenas.

Postado

Como eu disse antes, a falha foi mesmo do piloto. Mais uma prova:

Caixa-preta aponta falha do piloto, diz jornal

Os dados da caixa-preta do Airbus A320 da TAM, que chegou ontem ao Congresso, apontariam que houve erro do piloto na operação da alavanca de aceleração das turbinas. O equipamento teria captado ainda o desespero dos pilotos em tentar frear o avião. As informações, divulgadas na edição de hoje do jornal Folha de S.Paulo, confirmariam denúncia feita pela revista Veja desta semana.

» Veja lista de vítimas

» Veja: falha humana originou tragédia

» vc repórter: mande fotos e relatos

A falha teria acontecido pouco antes do pouso, quando o manete de controle do motor direito teria ficado em uma posição de aceleração. O equipamento deveria estar em ponto morto, assim como o outro manete.

Com isso, os sistemas eletrônicos teriam interpretado o procedimento como uma ordem para acelerar. As turbinas começaram a acelerar e os freios aerodinâmicos não foram acionados. O freio automático dos pneus também não teria funcionado.

Redação Terra

--------------------------

"Caixa-preta é um filme de terror", diz deputado

Maria Clara Cabral

Direto de Brasília

O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) disse, na tarde desta terça-feira, que, segundo relatos de um comandante que teve acesso à caixa-preta do Airbus A320, o conteúdo das gravações "é um filme de terror". O deputado afirmou, ainda de acordo com o comandante, que os pilotos perceberam que iam colidir com o prédio da TAM Express e que as gravações de voz mostram o desespero do momento.

» CPI quer divulgar gravações de voz

» CPI recebe transcrição completa

» Veja lista de vítimas

» vc repórter: mande fotos e relatos

Na opinião do deputado, se isso realmente for verdade, não seria apropriado divulgar essa parte das informações. "Em respeito às famílias, se tiver realmente esse desespero, nem vale a pena divulgar. Tenho restrições quanto a isso", disse Fruet.

O presidente em exercício da comissão, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no entanto, defende que o conteúdo das caixas-pretas seja divulgado.

A CPI do Apagão Aéreo na Câmara dos Deputados já recebeu o material das caixas-pretas. As informações ficarão guardadas em sigilo e só serão entregue aos parlamentares às 9h desta quarta-feira.

O chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), brigadeiro Jorge Kersul, comprometeu-se a participar de reunião secreta para explicar os dados técnicos do equipamento.

Postado
62yfj86.jpg
Postado

Tomara que não liberem o áudio das caixas-pretas, deve ser terrível.

Seja ou não falha do piloto, é sempre mais viável condenar quem já não pode mais se defender, não?

Postado

. É terrível demais, espero que eles não tenham sofrido muito.

E.R pq o seu diálogo é diferente desse?

Torre: "Eu acabei de informá-los".

Cabine: "Eu não ouvi".

Torre: "Mas ela ouviu. É Congonhas".

Cabine: "É Congonhas? Que ótimo".

Cabine: "Lembre-se, nos temos apenas um reverso. Nós só temos o esquerdo".

Cabine: "Torre de São Paulo aqui é TAM 3054".

Torre: "TAM 3054 reduza a velocidade mínima para a aproximação".

Torre: "Autorizado".

Cabine: "Reduzindo para o mínimo possível. Velocidade checada".

Um sinal externo é ouvido no canal dois. Em seguida é feita a verificação final.

A transcrição mostra que o sistema de checagem foi feito de forma completa e, em seguida, o comandante afirma que a pista foi avistada e pede as condições da pista.

Cabine: "Checando condições da pista".

Torre: "Está molhada e ainda escorregadia. Autorizado para pousar".

Cabine: "o pouso está liberado? Pouso verde, som manual".

Torre: "Liberado".

Ouve-se o som do movimento do acelerador e do aumento do barulho do motor.

Ouve-se um som similar a um toque na pista e em seguida segue o diálogo.

Cabine: "Olhe isso, desacelera, eu não consigo, oh meu Deus, oh meu Deus, vira, vira".

Há som de gritos e ouve-se vozes femininas. E há um barulho de batida em seguida.

Postado

A culpa é da pista sim senhor. Se ele tá em velocidade alta, daria para pousar se tivesse uma pista maior. Sem contar, eu já disse, sou terminantemente contra a um aeroporto no meio de uma cidade grande sem área de escape. Se fosse no RJ, o avião teria como arremeter, e mesmo que não o tivesse, ele iria cair na água, e quem sabe muitas vidas poderiam ser salvas.

O erro é somente um: Congonhas!

Fechem essa porcaria!

Postado
A culpa é da pista sim senhor. Se ele tá em velocidade alta, daria para pousar se tivesse uma pista maior. Sem contar, eu já disse, sou terminantemente contra a um aeroporto no meio de uma cidade grande sem área de escape. Se fosse no RJ, o avião teria como arremeter, e mesmo que não o tivesse, ele iria cair na água, e quem sabe muitas vidas poderiam ser salvas.

Isso é verdade, é bem melhor morrer afogado do que queimado. ;)

Postado

Isso é verdade, é bem melhor morrer afogado do que queimado. ;)

Como vc sabe? Eu hen...

Postado

Fabão, morte por morte, na água teria muito mais chance de alguém sobreviver, ora essa. O resgate seria mais rápido, pois não teria fogo em volta de modo que impedisse a passagem dos bombeiros e socorristas e nem escombros para afastar.

E quanto a morrer, não sei. Eu nunca morri na minha vida.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

1. Jaciinto
      21

Sbt estréia esquetes "Ciências Naturais" e "O Ioiôs e o Relógio" de 1988 do Programa Chespirito em 28/07/2025

2. Marcelo J.
      271

Bolão CH - 4ª Edição (Julho/2025)

3. marujita
      23

Repretel 6 (Costa Rica) - Chaves e Chapolin

4. E.R
      5126

Exibições de Chaves no SBT

5. Doutor Chimoltrúfio
      5126

Exibições de Chaves no SBT

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...