Ir para conteúdo

Morre aos 90 anos a apresentadora Inezita Barroso

Featured Replies

Postado

NOTÍCIAS

Morre em SP a cantora Inezita Barroso

Ela tinha 90 anos e apresentou por mais de 30 o 'Viola, minha viola'.
Cantora estava internada no Hospital Sírio-Libanês desde 19 fevereiro.


7.jpg


A cantora e apresentadora Inezita Barroso morreu na noite deste domingo (8), aos 90 anos, informou a assessoria do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Inezita estava internada desde 19 fevereiro e completou 90 anos no último dia 4 de março. Ela deixa uma filha, Marta Barroso, três netas e cinco bisnetos.

Em dezembro, a cantora foi hospitalizada após cair dentro da casa em que estava hospedada em Campos do Jordão, no interior de São Paulo. Na ocasião, de acordo com o hospital, ela teria caído da cama e apresentava dores nas costas.
O velório da cantora será realizado nesta segunda-feira (9) na Assembleia Legislativa de São Paulo, a partir das 6h, inicialmente apenas para a família. Posteriormente, o velório deve ser aberto ao público. O sepultamento está previsto, inicialmente, apra as 17h, no Cemitério Gethsêmani, no Bairro do Morumbi, Zona Sul da capital.
Inezita Barroso é considerada uma das principais cantoras da música sertaneja brasileira. É reconhecida como a mais antiga e mais importante expressão artística da música caipira no País. Ela nasceu em São Paulo e fez carreira no rádio e na televisão, além de passagens pelo cinema e teatro, onde atuou e produziu espetáculos musicais. Em novembro de 2014, ela foi eleita para ocupar uma das cadeiras na Academia Paulista de Letras.

Ignez Magdalena Aranha de Lima nasceu em 4 de março de 1925, em São Paulo. Ela começou a cantar aos sete anos e, aos onze, passou a estudar piano. A carreira ganhou força já durante os anos 40, quando cantava músicas folclóricas compiladas por Mário de Andrade, na Rádio Clube do Recife. Em 1950, começou a atuar na Rádio Bandeirantes.
O primeiro disco veio em 1951, com músicas como "Funeral de um Rei Nagô" e "Curupira”.
Mas foi dois anos depois que vieram dois de seus maiores sucessos. Ela gravou "Marvada pinga", de Cunha Jr; e "Ronda", de Paulo Vanzolini. Em 1954, passou a apresentar programas sobre folclore. O ano de 1958 foi o da gravação de "Lampião de gás". Ao todo, lançou 80 discos, com mais de 900 músicas.

1.jpg


Inezita estreou como atriz no filme "Angela", de Tom Payne e Abílio Pereira de Almeida, em 1950. Três anos depois, participou dos filmes "Destino em apuros", de Ernesto Remani; e "Mulher de verdade", de Alberto Cavalcanti. Esteve também em "É proibido beijar", de Ugo Lombardi e "O craque", de José Carlos Burle. Outra produção em sua filmografia foi "Carnaval em lá maior", de Adhemar Gonzaga.
Além da música e das artes cênicas, Inezita se graduou em Biblioteconomia e, de 1982 a 1996, deu aulas de Folclore na Universidade de Mogi das Cruzes. A partir de 1983, ela se tornou professora na Faculdade Capital de São Paulo. Em 1956, publicou o livro "Roteiro de um violão".
Ela continuou gravando programas de TV e lançando músicas. Para as novas gerações, era mais conhecida como a apresentadora do programa "Viola, minha viola", no ar na TV Cultura desde 1980. Os primeiros apresentadores foram Moraes Sarmento e Nonô Basílio, mas logo ela começou a participar. Depois, passou a apresentar sozinha.


6.jpg


Fonte: G1

Postado

:non:

Deixa a filha, netos, bisnetos e uma carreira marcante, está com Deus.

Postado

Poxa :(

Postado

Se não me engano ela ia lançar (ou já lançou) um livro falando da vida dela. Descanse em paz. :cry2:

Postado
  • Autor

E morreu em pleno 8 de março... :(

Que esteja com Deus!

Postado

Que descanse em paz. :triste:

Postado

Infelizmente, mais um ídolo da musica sertaneja e moda de viola que se vai.

Postado

A moda viola chora.

Mas ela viveu bastante e deu seu recado, a moda viola não pode morrer por causa de modinha de sertanejo universitário.

Será lembrada eternamente,fez um ótimo trabalho. Descanse em paz. Estás num bom lugar.

Editado por Usagi chan

Postado

Verdade, ela viveu bastante e fez um lindo trabalho. Descanse em paz. :triste:

Postado

Que descanse em paz.

Postado

Com certeza, a moda de viola chora, dois ídolos que se vai em tão pouco tempo um do outro. :( Felizmente, ficam seus trabalhos para os fãs sertanejos.

Descanse em paz, Inezita.

Editado por SâmaraSG

Postado

Aposto um doce que a música dela "Marvada Pinga" é a favorita do @Rodrigo370 :P

Os fodas estão indo gente!!! :cry2: Essa é a lei da vida ,né??? Vá com Deus Inezita :tchau:

Editado por Joao Vitor Vieira

Postado

Desacnse em paz.

Ela nem soube da morte do Zé, pra não preocuparem ela.

Postado

Vá com Deus, Inezita :byecry:

Postado

Meu pai que gostava de assistir Viola Minha Viola.

Descanse em paz.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

  1. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Valette em Exibições Internacionais
    Chaves: México - Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 Horário de Brasília 17:30 - A louca da escadaria - parte 1 (1973) OBS: O episódio acima já havia sido apresentado pelo canal três vezes desde o retorno da série, uma em 04/02/2025, outra em 05/05/2025, e a mais recente em 01/10/2025. 17:56 - Bebês versus compras (1973) OBS: O episódio acima já havia sido apresentado pelo canal três vezes desde o retorno da série, uma em 04/02/2025, outra em 05/05/2025, e a mais recente em 02/10/2025. ——————————————————————————————— Chaves: México - Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 Horário de Brasília 17:30 - As festas de Independência (1973) OBS: O episódio acima já havia sido apresentado pelo canal outras duas vezes desde o retorno da série, uma em 05/02/2025, e a mais recente em 06/05/2025. 18:00 - Caçando insetos (1973) OBS: O episódio acima já havia sido apresentado pelo canal três vezes desde o retorno da série, uma em 05/02/2025, outra em 06/05/2025, e a mais recente em 02/10/2025.
  2. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Pitron272 em Exibições Internacionais
  3. Professor Inventivo
    Professor Inventivo respondeu ao tópico de Aether em Fórum Único Chespirito
    Essas rimas e trocadilhos são comum em títulos de comédia. Já tinha nos programas/filmes americanos, Chespirito também fez em espanhol e a MAGA seguiu o serviço dele. O problema é quando fazem uns títulos forçados tipo esses aí...
  4. Pedro Ramos
    Pedro Ramos respondeu ao tópico de Pedro Ramos em Sites e Podcasts CH
  5. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Andy em Venda da Esquina

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.