Ir para conteúdo

Lembranças das Copas do Mundo passadas

Featured Replies

Postado

- Uma coisa que eu lembro na Copa de 2002 é que no jogo do Brasil x Bélgica teve um gol anulado da Bélgica por impedimento. É a lembrança mais antiga que tenho de ter ouvido a palavra, e obviamente, o seu significado.

- Quando a Itália foi eliminada na Copa de 2002 passou uma cena no jornal de Buffon chorando já em Roma. Lembro que me deu uma pena dele. :triste:

- Teve um jogo na fase de grupos que a Alemanha meteu 8 a 0 (na Arábia Saudita, se não me engano). Cara, eu fiquei com muito medo da seleção alemã depois desse jogo, inclusive, achei que eles ganhariam a final pro Brasil por conta disso.

Postado

Essa eliminação da Itália também foi um assalto. Na prorrogação anularam um gol legítimo da Itália. E ainda o autor do gol da classificação coreana foi demitido do Perugia, time da Itália onde ele jogava :P

Postado
  • Este é um post popular.

Eu tenho lembrança das copas de 1994, 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014. Já que eu nasci em 1988 porém não lembro de muita coisa, já que eu não assisto os jogos das outras seleções (só do Brasil mesmo), aí vai algumas:

Em 1994 eu tinha apenas 6 anos eu nem sabia direito do que se tratava a Copa do Mundo, mas achava estranho ver meu pais assistindo (já que eles não são amantes de futebol).

Lembro que eu saía mais cedo da escolinha quando o Brasil ia jogar, foi só no 1º jogo (Brasil x Rússia) dias depois eu saí de férias, tenho apenas uma vaga lembrança deste dia, estava frio com tempo nublado, o jogo foi por volta das 4 da tarde, vi meu pai assistindo na única TV que tinha na sala, e lembro de uma imagem rápida do uniforme azul e branco dos russos naquela TV.

Brasil x Camarões (3x0), esse tenho uma lembrança melhor. Meu pai tinha ido trabalhar nesse dia e pegou um radinho de pilha emprestado da minha avó para ouvir o jogo no trabalho, o jogo foi a noite (nem teve a novela das 7 na Globo), minha mãe estava na cozinha fazendo a janta e a TV com o volume alto lá na Sala, cada gol que saía ela corria lá pra ver, eu não entendia o que Bebeto e Romário queriam dizer com aquele gesto de embalar uma criança a cada gol (essa cena ficou famosa no mundo todo na época, vim entender muito tempo depois). Mas fiquei com dó do outro time, já que minha mãe dizia que os camaroneses eram muito pobres e estavam perdendo o jogo.

De todos os outros jogos eu não lembro, a não ser meu pai comentando com meu tio que o Brasil tinha ganhado dos EUA e que jogar contra a Holanda era perigoso.

As lembranças que restam desta Copa são da Final épica Brasil x Itália, estava a maior festa naquele dia, meu pai comprou rojões, filme para a máquina fotográfica, fita de video K7 para gravar o jogo e minha mãe tinha comprado um saquinho de milho de pipoca.

Toda a nossa família estava reunida na casa da minha avó, e eu pequeno ainda sentado no tapete da sala bem próximo a TV. O jogo foi tenso, aquela bola ia de um lado pro outro e nada de gol, todo mundo tava ficando nervoso e o Galvão Bueno tava ficando com a voz meio embargada já.

A gente só suspirava quando ele dizia "Vai que é sua Tafarel". No intervalo, meu pai e meu tio foram lá soltar os rojões (mesmo sem nenhuma droga de gol) e ainda por cima quase queimaram a mão.

Volta o jogo e minha mãe aparece com as pipocas, dizendo que é pra gente acalmar os nervos e a bola continua rola pra lá e pra cá e nada... Entra a prorrogação e continua na mesma, o negócio parecia que não tinha fim e eu mesmo sem entender muita coisa tava lá a um metro da TV.

Entra os Pênaltis, e o pessoal nem tava botando fé mais. Já que o primeiro da Itália foi pra fora, e o primeiro do Brasil o goleiro defendeu, a coisa só melhorou quando Romário, Branco, Dunga acertaram os seus.

Uma coisa que não esqueço, é que todo mundo tava secando o Roberto Baggio, todo mundo querendo a bola fora, torcendo pro Taffarel pegar e eis que vai por cima do Gol e daí em diante foi só festa, Galvão grita ACABOOOOOOU, É TETRA, É TETRA e aparece ele pulando abraçando o Pelé, todo mundo gritando, rojões, carros buzinando nas ruas, aquela coisa toda.

Isso é o que lembro da primeira Copa do Mundo que pude assistir, como eu era criança ainda eu lembro mais coisas acontecendo a minha volta do que dos jogos em si, de 2002 em diante foi diferente, já que com 14 anos fica mais fácil lembrar dos jogos.

Outro dia eu volto pra comentar as Copas seguintes.

Postado
  • Autor

Muito legal o professor e o Chapolin relatando suas lembranças da copa.

Chapolin,foi muito engraçado e maneiro vc contando sua torcida,e tudo mais. :lol:

E lote, como eu queria me lembrar da copa de 1994,segundo meus pais eu estava ao lado deles naquela final emocionante entre Brasil e Itália. Eu só sei sobre isso pelas "sessões nostálgicas" na TV e meu pai relatando como era. 

Eu tive a ideia desse tópico pq eu estava assistindo um video sobre o ano de 1994 e que os caras diziam que foi o ano em que tudo aconteceu, aí um deles falou que a copa de 1994 havia o emocionado muito mais do que o penta de 2002. 

E nesse canal eu ouvi falar de uma teoria de que o Brasil tinha entregado a copa de 1990. 

Uma coisa que me lembro bem é das sátiras do casseta e planeta com os jogadores. Foi por eles que eu soube essa cena do jogador arrumando a meia. O triste é que em 2006 o Bussunda morreu. 

Outra coisa marcante que acho que muita gente esqueceu foi aquela cabeçada do Zidane, eu me lembro do Globo Esporte exibindo uma matéria sobre isso. A cena repercutiu tanto quanto a mordida do Suares na copa de 2014.

Editado por Usagi chan

Postado

Alias sobre a morte do bussunda, eu me lembro que eu so fiquei sabendo no outro dia, ele morreu no sábado mas so vim saber antes do jogo do Brasil no domingo, me lembro que quem deu a noticia foi o Galvão Bueno, e logo depois do jogo, mostraram uma reportagem sobre a morte dele.

Postado
  • Autor

Eu me lembro da minha colega de sala,na escola,comentando que a mãe dela foi dar a noticia mas ela demorou para associar o nome a pessoa,aí a mãe teve que falar da sátira da novela Belíssima que o programa fazia, que se chamava Baleissima. :P Isso eu não me esqueço XD

Postado

É mesmo esqueci da cabeçada do Zidane na final da Copa de 2006  :lol: Ah, mais tem tanta coisa que eu devo ter esquecido de contar também.

Sobre esse negócio de entregar, o que eu já tinha ouvido dizer, era que o Brasil entregou para a França em 98 e depois ganhou em 2002 e a Itália ganhou em 2006 porque em 2002 tinha sido prejudicada. Agora se isso é verdade, aí já é outra coisa.

Que bom que gostou Usagi :):lol:

Postado
  • Autor

Sobre a de 98 eu também ouvi dizer,mas a de 90 nunca,só agora. Essas "teorias da conspiração". 

Mas também são muitas copas do mundo. Aos poucos a gente vai lembrando de algo,especialmente se vermos cenas delas na TV. Mas também realmente não dá para lembrar de tudo.

Postado

Essa copa de 98, embora eu não tenha visto, ate porque foi o ano que nasci, sempre destaco o uniforme da seleção brasileira, na minha opinião foi o melhor que ja produziram, muito bonito mesmo.

Postado

Me recordo um pouco das 3 últimas copas, eu ajudando meus primos e primas menores a fazer bandeirinhas de papel, pintando o rosto, pintava as unhas e colocava adesivos do Brasil, vestia blusas verde e amarelo. Era uma festa! Todo mundo na torcida. :)

Também preenchia aqueles cartões de tabela dos jogos. Acho que até tenho guardado um aqui em casa, depois vejo e mostro uma foto aqui. ^_^

Postado
  • Autor

Editado por E.R

Postado
  • Este é um post popular.

Costumo dizer que época de copa do mundo é a melhor época do ano. Só é uma pena que isso ocorra apenas de 4 em 4 anos. Antes de começar, queria dar uma sugestão: Já que temos um tópico sobre lembranças da copa, por que não um tópico sobre lembranças das olimpíadas?

Enfim, vamos lá:

Copa de 98: Ano que eu nasci, sendo assim, não me lembro de nada (mas tenho fotografias vestido com o uniforme da seleção).

Copa de 2002: Tinha apenas 4 anos, me lembro apenas da minha mãe me acordando de madrugada ou as vezes de manhã bem cedo pra ver os jogos. Também me lembro da final daquele ano, onde o Brasil venceu a Alemanha. Meu avô soltando fogos e chorando de alegria, minha mãe gritando junto com a minha avó, e eu soltando bombinhas. :P

Copa de 2006: Dessa eu tenho mais lembranças. Lembro do pessoal enfeitando a rua com bandeirinhas e minha mãe ajudando, da gente pintando o meio-fio de verde e amarelo, das mini-pizzas que minha avó fazia em dia de jogo do Brasil, dos dias em que a gente saía mais cedo da escola pra assistir os jogos, do bolão que a família fazia (minha bisavó acabou acertando o placar de maior parte dos jogos)... Foi um excelente ano. Dos jogos eu me lembro de Brasil x Croácia, de um jogo que a Argentina, se não me engano, fez 6x0 em cima de outro time (Esse foi inesquecível pra mim), Brasil x Austrália (lembro que esse foi num domingo, foi o dia que vieram uns parentes pra assistir o jogo com a gente), Brasil x França (o jogo da eliminação), e da final França x Itália. Lembro que nesse jogo da final só eu e o meu avô que assistimos. 

Copa de 2010: Por incrível que pareça, dessa copa eu só lembro dos jogos da semifinal e da final. Mas, lembro que eu tinha ganho o álbum de figurinhas daquela copa, e fui completando em casa mesmo. Lembro que a gincana da escola daquele ano foi uma das mais épicas daquela escola, lembro que eu ia escutando os jogos pelo rádio da van enquanto voltava pra casa, lembro que meu avô fazia churrasco toda semana... Enfim, não tenho muito o que recordar dessa copa.

Copa de 2014: Essa sim eu posso dizer que foi a melhor da história! Não só por ter sido no nosso país, mas por eu ter acompanhado quase todos os jogos e por ter sido a melhor época da minha vida. Só fiquei chateado por ter perdido os 2 primeiros jogos do grupo D (Uruguai x Costa Rica e Itália x Inglaterra), eram os que eu mais esperava. Minha rotina era completamente interligada aos jogos. Assistia os jogos que tinham no dia, depois eu ficava no PC até 3, 4 da manhã, e ia dormir. Acordava no outro dia umas 12:00, já colocava o almoço, ligava a televisão e assistia o jogo que estivesse passando. O melhor de tudo foi ter ficado 1 mês inteiro sem aula só por conta da copa, foi uma época muito feliz. Naquele ano, só enfeitaram parte da rua, então nós mesmos enfeitamos aqui em casa. Fizemos bandeirinhas, uma bandeira do Brasil toda de bolinhas de papel crepom, pintamos o nosso muro, ficou tudo muito bonito. Em compensação, a rua da minha avó foi uma das mais bem enfeitadas. Lembro de ter assistido alguns jogos com o meu avô, e com certeza o mais emocionante foi Suíça x França. Assistíamos aquele jogo como se fosse a final, com certeza foi um dos melhores. O famigerado 7x1 foi meio decepcionante pro pessoal aqui de casa, mas não foi tanto pra mim. Essa foi a primeira copa desde 2002 em que todos nós assistimos a final contra a Argentina. Bons tempos de uma época que nunca mais vai voltar. Pode até ter outras copas, mas igual a essa... Impossível. Agora tudo que me resta são lembranças, e aquela vinheta que até hoje ecoa minha cabeça todos os dias antes de dormir...

Postado

Que sorte a sua Mike, nascemos no mesmo ano, porem não tenho nenhuma lembrança da copa de 2002, alias minhas lembranças sobre este ano são bem vagas (na realidade so lembro das novelas mesmo hehehe), porem esta e uma das copas que eu sempre quis ver, pelo fato dos jogos serem de madrugada.

Postado
  • Autor

Mike vc me fez lembrar da vinheta da copa de 2014, também adorava e foi marcante. Gostava de quando aparecia uma parte dela nos comerciais do jogos do Brasil e logo depois dava aquele eco "Brasil sil sil!" :D

Alias,dessa copa de 2014, acho que o jogo mais tenso foi a do Chile, tinha algumas pessoas da minha família vendo aqui. E o pior foi isso,eles botavam mais tensão nas coisas. E lembro que no final do jogo eu me senti esgotada de tanta emoção. 

Postado

Incrível como em quase toda copa recente tem Brasil e Chile, geralmente nas oitavas. Lembro de 98, 2010 e 2014.

Editado por Professor Inventivo

Crie uma conta ou entre para comentar

Atividades

1. Cleberson
    Cleberson respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Eu pretendo em breve fazer um A CHemana falando mais sobre ontem, porém da pra ver que ela gosta sim de CH, porém tem alguem la dentro do SBT jogando contra a emissora que vaza as coisas, e até inventa fake news pra poder gerar odio em fas clubes e atrapalhar a emissora, ela disse que vao seguir fazendo ajustes na grade, até acertarem e SBT voltar ser aquela emissora alegre, que Chaves nao é queima filme, que isso é fake e que esta nos planos, ela lamentou só conseguir ter 1h de Bom dia na grade pelos fatores que conhecemos, mas que ela vai sim trabalhar pra esse publico nem que seja no digital, pq quer formar novos publicos na emissora desde criança assim como nós somos, pra que eles tenham memorias com a emissora.
  2. Aether
    Aether respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Tá mais pra lote inferno com essa imagem avermelhada ai
  3. marujita
    marujita respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Pode não ser, mas parece que a Daniela não sabe o que acontece dentro da emissora. Ainda assim, acredito que ela não tenha nada contra as séries, e sim os executivos do canal.
  4. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
  5. Eu acho...
    Eu acho... respondeu ao tópico de Ventilador Cego em Exibições Internacionais
    Chaves na TVN - Domingo, 19 de outubro de 2025: 11h37 - Peixe cru faz bem pra memória (1979) - áudio original 12h02 - Um banho para o Chaves (1979) - áudio original 12h30 - Barquinhos de papel (1973) - áudio editado

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.