Ir para conteúdo

Chespirito poderia ter vindo mais vezes ao Brasil

Featured Replies

Postado
  • Este é um post popular.

Chespirito veio ao Brasil somente uma vez, lá nos anos 1970 ou 1980, quando ele fazia turnês com o elenco dos seriados. Ele passou pelo Brasil à caminho do Paraguai e esteve em Foz do Iguaçu. Mas eu estava revendo algumas notícias antigas e notei que, depois disso, ele ainda teve várias chances para vir ao Brasil. Só que, em todas, acabou não vindo.

Essas foram as chances em que ele poderia ter vindo:

1ª - Turnê nos anos 1990

Segundo uma reportagem da Revista Veja de 1989, uma empresa de São Paulo quis trazer todo o elenco de Chaves para uma turnê no Brasil. A turnê, segundo a reportagem, começaria no final de abril de 1990 e passaria por 10 cidades. Mas acabou não sendo realizada.

Essa é a reportagem da Veja:

Revista Veja 1989 Turnê de Chaves página 1.jpg 

Revista Veja 1989 Turnê de Chaves página 2.jpg

Em 2006, Chespirito deu uma entrevista à Folha de São Paulo. Nela, ele disse que a turnê não aconteceu por causa da situação política no Brasil. A parte que ele fala isso é essa:

Folha - Por que não visitou o país?
Bolaños -
Tínhamos contrato para apresentações com nosso grupo de teatro. Até aprendi coisas em português. Mas houve um problema político no Brasil. Ocuparam alguns lugares em protesto, entre eles onde íamos nos apresentar. O problema foi com Collor [manifestações pró-impeachment]. As pessoas que haviam nos contratado cancelaram a apresentação por causa disso. Iríamos a São Paulo e talvez ao Rio. Se fosse hoje, não iria caracterizado como Chaves nem Chapolim, porque sou muito velho e as pessoas ficariam desiludidas. Iria como alguém normal, porque tenho vontade de conhecer o país e agradecer a boa acolhida que tiveram meus programas.

Entrevista completa: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2903200606.htm

Na turnê que fez ao Brasil este ano, Edgar Vivar falou que eles também não fizeram turnês no Brasil porque Chespirito queria que todos os atores aprendessem a falar português antes de virem. Para Chespirito, causaria estranheza nos fãs brasileiros ver os personagens falando espanhol.

2ª - Entrevista no Falando Francamente

Sônia Abrão e Edgar Vivar.jpg

Em 2002, Sônia Abrão quis trazer Chespirito para dar uma entrevista no programa "Falando Francamente", do SBT, mas a vinda dele acabou sendo cancelada. No ano seguinte, Sônia conseguiu trazer Edgar Vivar, quando ele visitou o Brasil pela primeira vez.

3ª - Livro "O Diário do Chaves"

Em 2005, Chespirito lançou no México o livro "O Diário do Chaves". Em janeiro de 2006, ele disse, numa entrevista para a revista Flashback ,que queria vir ao Brasil naquele ano para lançar o livro aqui.

Revista Flashback de janeiro de 2006.jpg

Eis a parte da entrevista que ele fala da vinda ao Brasil:

Pretende visitar o Brasil um dia?

Espero que em 2006 tenha a oportunidade de visitar esse país maravilhoso e lançar aí o meu novo livro ["El Diário del Chavo del Ocho"]

Vai encontrar com seus fãs?

O quanto antes! Esse contato com as pessoas que seguem meu trabalho é o que retroalimenta, me mantém ativo, criativo e feliz. É sempre um momento mágico.

E o livro foi lançado no Brasil, mas Chespirito não veio, por motivo desconhecido.

4ª - Livro "Sem Querer Querendo - Memórias"

Sem Querer Querendo Biografia de Chespirito.jpg

Em março de 2007, a Rede TV! anunciou que Chespirito deveria vir ao Brasil no mês seguinte para lançar a sua autobiografia. O anúncio foi feito no programa "Bom Dia Mulher", apresentado por Olga Bongiovanni. E Chespirito não veio, mas a reportagem avisou que a sua vinda dependeria de seu estado de saúde. Nessa época, Chespirito tinha começado a sofrer problemas respiratórios e, em janeiro, chegou a ficar cinco dias internado por causa de uma pneumonia. Ele deve não ter vindo por motivos de saúde. O livro não foi lançado no Brasil.

5ª - Peça "11 e 12"

Chespirito peça 11 y 12 cartaz.jpg

Em 2008, Chespirito estava em cartaz com a sua peça "11 e 12". Ele anunciou que faria uma turnê com a peça em vários países e, entre eles, estava o Brasil. Nas palavras dele:

Iremos à Argentina, ao Chile, ao Brasil, à Colômbia, e se Deus quiser, concluiremos os trabalhos na Cidade do México.

A turnê com a peça foi realizada mas, curiosamente, não vieram para o Brasil, mesmo com o anúncio.

Pois é, ele poderia ter vindo mais!

Editado por JoãoB

Postado

Justo um dos países que tem mais fãs de CH, e ele não conseguiu visitar :sunglasses_unhappy:

Claro, não estou contando essa única vez que ele veio nos anos 70/80, até porque foi meio que uma passagem rápida praticamente.

Postado

Sempre me perguntei sobre isso, mas não tinha dados o suficientes para fazer mais questionamentos sobre o assunto, agora tenho mais informações. :D Bela pesquisa. 

Postado
  • Autor
6 horas atrás, Chapolin disse:

Justo um dos países que tem mais fãs de CH, e ele não conseguiu visitar :sunglasses_unhappy:

Claro, não estou contando essa única vez que ele veio nos anos 70/80, até porque foi meio que uma passagem rápida praticamente.

Na entrevista que ele deu para a Rede TV! em 2001, ele disse que ficou apenas dois dias no Brasil. Foi rápido mesmo. 

5 horas atrás, Usagi chan disse:

Sempre me perguntei sobre isso, mas não tinha dados o suficientes para fazer mais questionamentos sobre o assunto, agora tenho mais informações. :D Bela pesquisa. 

Obrigado Usagi :joinha:

Aqui vai um pequeno vídeo da peça "11 e 12". Acho que, se tivessem apresentado essa peça no Brasil, teria sido um sucesso, mesmo ele não estando como Chaves.

• 4 meses depois...
Postado
  • Autor

Eu estava olhando a internet e encontrei essa notícia de 2004:

O ator e comediante Roberto Gómez Bolaños, intérprete e criador do seriado "Chaves", pretende visitar o Brasil em breve para participar da apresentação do livro "Chaves: foi sem querer querendo", escrito pelos jornalistas Luis Joly, Fernando Thuler e Paulo Franco, admiradores do trabalho do artista mexicano:
"No Brasil, o programa ainda é considerado um fenômeno de audiência, depois de 20 anos, e isso me faz muito feliz. Fico contente que a nova geração conheça esse tipo de humor que usávamos no 'El Chavo del 8' (em português, O garoto do canal 8, no Brasil, 'Chaves'), porque, hoje em dia, os programas de humor estão usando muito duplo sentido e não considero nada apropriado para as crianças", explicou o ator, em entrevista à agência latina Famapress.

Pelo que vi, esse livro estava inicialmente previsto para ser lançado no final de 2004, mas foi lançado apenas em agosto de 2005. Talvez pelo adiamento Chespirito não veio :ponder:

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

1. Raphael
    Raphael respondeu ao tópico de sPiDeR em Todos Atentos Olhando pra TV
    Aquela chatice do "politicamente correto" impede o Pica Pau de ser exibido também, podem notar que o Sbt só passa desenhos nutella, Tom e Jerry Clássico é outro que perdeu a vez com isso, pela frescura de chamarem os desenhos antigos de violentos e por terem a imagem antiga em 4:3.
  2. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Chapolin: Brasília - Quinta-feira, 09 de outubro de 2025 13:15 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 13:15 - Tem uma mosca no meu café! / Fantasma da pele vermelha (1977) 13:38 - De médico, Chapolin e louco, todo mundo tem um pouco (1975) ——————————————————————————————— Chapolin: RS - Quinta-feira, 09 de outubro de 2025 13:38 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 13:39 - A ameaça de morte (1979)
  3. Marcelo J.
    Marcelo J. respondeu ao tópico de sPiDeR em Todos Atentos Olhando pra TV
    Se o Pica-Pau voltasse para o SBT, poderia ter potencial para ficar no Sábado Animado. Mas como eles estão exibido desenhos mais novos creio que não teria espaço para ele dentro do programa.
  4. Jaciinto
    Jaciinto respondeu ao tópico de sPiDeR em Todos Atentos Olhando pra TV
    Ainda me pergunto como o desenho ainda ficou em posse dessa Recopia durante todo esse tempo😶
  5. Marcelo J.
    Marcelo J. respondeu ao tópico de sPiDeR em Todos Atentos Olhando pra TV
    O desenho não merece a Record, isso sim. Comprar direito de exibição para deixar na gaveta é uma prática que não faz sentido nenhum. Mas eu aposto que quando chegar perto de terminar o contrato vão renovar de novo.

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.