Postado 28 de Outubro de 2024 1 ano Este é um post popular. Esse assunto já estava sendo debatido em outros tópicos aqui no FUCH, porém acho que é melhor criar um tópico para comentar essa VERGONHA que tanto a Televisa como o SBT estão fazendo com as séries de Chespirito. No dia 18 de setembro, Chaves e Chapolin retornaram de forma oficial após um hiato de 4 anos fora do ar. As séries foram disponibilizadas no streaming ViX, do grupo TelevisaUnivision, mas os fãs tiveram uma grande surpresa nesse retorno: os episódios do Chapolin "O retorno da corneta paralisadora" (1974) e "Quer apostar como nunca mais eu entro em uma aposta?" (1975) passaram por uma nova "remasterização" utilizando um filtro de IA (Inteligência Artificial) para dar um "upscale" (deixar a imagem mais nítida). O que era para ser uma grande "melhoria" acabou virando um completo DESASTRE, com a imagem dos episódios parecendo uma pintura a óleo. Vejam abaixo uma comparação da imagem dos episódios após passarem por esse processo de "remasterização barata". As imagens da esquerda são do Lote de 2006 da Protele (denominado pelos fãs como Lote Novo) e a direita é a nova edição (observem que a Televisa reutilizou a fonte anterior passando um filtro por cima, nem ao menos fizeram uma digitalização nova das fitas ) Spoiler O retorno da corneta paralisadora (1974) Quer apostar como nunca mais eu entro em uma aposta? (1975) Muitos fãs reclamaram da edição feita pela Televisa, apontando algumas falhas como a IA criando elementos que não existem na imagem original, além de não conseguir reconhecer letras e números de forma correta (como pode ser visto na comparação do episódio da aposta de 1975, onde em uma das imagens é possível ver que o cartaz que está escrito "A comer" virou "A comor"). A grande esperança de fãs brasileiros era que o SBT não adquirisse essas novas edições da Televisa, mas para decepção de muitos, no dia 12 de outubro, tanto Chaves e Chapolin retornaram a emissora com filtro IA na imagem, dessa vez aplicado pela emissora brasileira. Se o resultado da Televisa foi péssimo, o SBT conseguiu superar utilizando um filtro MUITO PORCO. Vejam os defeitos: Spoiler O abominável homem das neves (1976) Nessa imagem, é possível ver o Carlos com três olhos no fundo: Aqui o Chapolin parece quase um boneco de cera, além de pequenos detalhes criados no CH, algo inexistente na imagem original: Aqui o Chapolin ficou sem rosto: E nesse vídeo é possível ver que a fumaça e as anteninhas do Chapolin ficam lentas e travadas, como se tivesse com "delay", além da câmera balançando: História de bruxas (1976) Os mesmos problemas, principalmente da imagem balançando. Os personagens ficaram bem estranhos nessa cena: Vamos todos a Acapulco! - Parte 1 (1977) Se Chapolin sofreu "pouco", Chaves sofreu HORRORES. Nessa imagem parece que o gorro do Chaves ficou "colado" com o queixo: O que aconteceu com o rosto da Dona Florinda aqui? Quico na hora de fazer "Gentalha, gentalha!" ficou todo bizarro: Os números das portas ficaram com um contorno estranho, como por exemplo na casa do Seu Madruga: E esses olhos, Quico? Já nesse vídeo é possível ver a câmera travando em uma cena, algo que não acontece originalmente: Os Farofeiros - Parte 2 (1977) A partir daqui começa o maior SHOW DE HORRORES já visto pelos fãs de Chaves. O que dizer da grade frontal da Kombi mudando? Já nessa cena é possível ver novamente o defeito da IA balançando a imagem do episódio: E o que dizer desses mamilos derretidos e peitos enrugados do Seu Madruga? O livro que a Dona Florinda lê em Acapulco ficou todo distorcido com a câmera de longe, mostrando como a IA tem uma dificuldade absurda em reconhecer letras e números: Detalhes no fundo bonitos, detalhes no fundo bem feitos, detalhes no fundo HORROROSOS! E que contorno estranho é esse nas letras do logo da piscina do hotel? Os Farofeiros, segunda parte - Parte 3 (1977) Que raios aconteceu com o corpo do Seu Madruga quando ele está caindo na piscina? E para fechar esse circo, fica o clipe "Boa noite vizinhança" destruído pela IA, que transformou a chama da fogueira em uma geleia: O uso de IA pelo SBT teve uma grande repercussão, deixando a comunidade bastante dividida: muitos elogiaram, dizendo que a imagem ficou linda e nítida, enquanto outros acharam que ficou tenebroso, com muitos defeitos. A reclamação dos fãs acabou fazendo o SBT se pronunciar, divulgando a seguinte nota ao site Canaltech: O uso de IA, visando a melhoria da qualidade de vídeo nos episódios de Chaves e Chapolin, tomou o cuidado de não alterar as características originais dos episódios, para melhorar a experiência da audiência. Foram utilizados recursos que permitem corrigir distorções provenientes do registro analógico em fitas, era normal na ocasião utilizar vídeo tapes que degradavam, adicionando ruídos, rotação de fase e outras instabilidades. Estamos, através de IA, retirando os ruídos, recompondo as texturas, porém tomando o cuidado de não repintar os episódios. Porém, recebemos vários feedbacks com sugestões de melhorias no processo que serão levadas em consideração, sempre objetivando a reprodução tal como foi captada. Promessa é dívida, e o SBT não cumpriu ela. Neste domingo (27), Chaves e Chapolin chegaram ao streaming +SBT, com 10 episódios de cada série. O que prometeram melhorar acabaram PIORANDO AINDA MAIS, vejam QUE LIXO ficou: Spoiler O Bandido (1973) Esse foi disparado o PIOR episódio do Chapolin com esse filtro NOJENTO. Se fosse para postar todos os defeitos da IA daria só umas 20 páginas para vocês terem ideia, então vou postar apenas algumas imagens para vocês verem a aberração. Chapolin sem nariz. Que idioma é esse do cartaz? O Chapolin virou o CORINGA HAHAHAHAHAHAHAHAHA Cadê o rosto do Racha Cuca? Que rosto é esse da Florinda? Os olhos do Chapolin... O cartaz do Racha Cuca parece normal, não é mesmo? Deixa a câmera se distanciar e veja o que acontece com as letras: Esse rosto do Chapolin tá difícil de focar né? Chapolin não vai mais viajar para Disneylândia, com esse rosto ele tá querendo ir para Chernobyl Os piratas - parte 1 (1975) E essas franjas do Chapolin? Quantos olhos o Chapolin tem nessa cena? Alguém sabe me dizer? Não sabia que durante as gravações desse episódio uma parte do rosto do Chapolin ficou desfigurada: E esses detalhes na roupa do Carlos? E essas sardas do Chapolin? Os piratas, segunda parte (1975) Haja "detalhes" nessa sujeira do Chapolin hein... O anúncio para terceira parte (que é atualmente cortado pela Televisa) deixou a Florinda parecendo um boneco de cera... O Louco (1975) E novamente o mesmo problema do episódio do bandido, com as letras todas distorcidas: Ser pequeno tem as suas vantagens (1976) Nem a câmera escapa dos problemas das letras e números: Que quadrinho é essa que o Seu Madruga está lendo? Os olhos da Dona Florinda, meu pai! Um show de borrões! Detalhes horríveis no gorro do Chaves: Essa cara da Chiquinha KKKKKKKKKKKKKKK Quico com catarata no olho: As plantas tem mais detalhes que o Chaves: Chaves com 4 olhos e 2 bocas: O menino que jogava os seus brinquedos - parte 1 (1977) A imagem desse episódio até certo ponto ainda dá pra assistir, até começar o clipe do Chaves "A brincar". A partir daí começa uma PORQUICE que nem tenho como descrever, só vejam: O menino que jogou fora os brinquedos - parte 2 (1977) Nem o clipe "Os Astronautas" escapou... Doutor Chapatin e as melancias / A volta do Super Sam (1978) Chapolin agora tem dois olhos nas bochechas! E o que está escrito na camisa do Ramon? A briga dos pombinhos (1974) Um desastre. Só digo isso. Já viram o Seu Madruga com um tênis estiloso? Pois vejam! A casa da bruxa (1975) Só o rosto da Florinda resume a obra de arte que é esse filtro IA. O festival da boa vizinhança, última parte - Parte 4 (1976) O PIOR episódio das séries com esse filtro IA. A imagem desse episódio já é um LIXO no Lote novo da Televisa com filtro sharpness, que deixa a imagem toda contornada, ai o SBT vai lá e... Sem comentários. O despejo do Seu Madruga - Parte 1 (1977) Outro desastre. Olhem os detalhes dos pratos e do álbum: E esse braço do Seu Madruga? E quais são os principais problemas do filtro IA nos episódios? O usuário @B r u n o S a m p p a chegou a detalhar no fórum vizinho: Alguns Problemas: º Efeito "Wax" (Boneco de cera), conhecido também como "pintura a óleo" ou "efeito plástico". As texturas originais e naturais são perdidas e um efeito artificial é perceptível. º Texturas artificiais causadas por incoerência temporal. Texturas e detalhes artificiais são criadas e recriadas pela I.A. a cada frame de vídeo de maneira totalmente instável. Detalhes aparecem e desaparecem num mesmo take, como em uma parede, um tecido, ou qualquer outro detalhe na imagem, incluindo faces, criando verdadeiros zumbis digitais. A I.A. também não reconhece letras em baixa resolução como o olho humano e as recria como caracteres inexistentes, lembra até um tipo de alfabeto do mundo "Star Wars". Outro artefato bizarro é o efeito de entalhe nas definições de contornos simples e complexos. º Estabilizador de imagem causando "tombo" de tela a cada take diferente e falta de fluidez nas cenas onde a câmera faz planos panorâmicos. E vocês, o que tem a comentar dessa utilização da Inteligência Artificial para "melhorar" as imagens das séries? Na minha opinião, se for para continuar essas aberrações sou contra a utilização da IA. E se quiserem postar aqui no tópico mais exemplos de defeitos do filtro aplicado tanto pelo SBT como pela Televisa, fiquem a vontade (inclusive até agradeceria).
Postado 28 de Outubro de 2024 1 ano Este é um post popular. Não acredito que vou dizer isso mas comparado com o trabalho do SBT a IA da Televisa está perfeita...
Postado 28 de Outubro de 2024 1 ano Este é um post popular. Os caras realmente acham que remasterizar é selecionar um preset em um programa e aplicar a tudo. Um trabalho desse teria que ser feito individualmente pra cada corte de cena e ainda assim com a tecnologia atual não ficaria bom, porque a IA ainda não chegou no nível de conseguir criar detalhes que não existem com cenas em movimento. A melhor maneira de conseguir uma qualidade melhor para as séries seria um esforço conjunto com a Televisa para que as fitas originais fossem re-escaneadas, pois as imagens que temos atualmente são cópias das cópias analógicas, então a digitalização foi feita sobre um material com qualidade inferior as masters originais.
Postado 28 de Outubro de 2024 1 ano Este é um post popular. E serei até sincero: a IA no episódio da corneta na fazenda não ficou TÃO ruim (obviamente eu prefiro os originais, né). No spoiler abaixo tem ele como está no Vix Spoiler 1/5 2/5 3/5 4/5 5/5 Sobre os episódios no +SBT, além do uso da I.A., se forem utilizar qualquer material de lá, vocês devem se atentar ao fato de que cada episódio está numa resolução diferente. A resolução certa de Full HD 4:3 é 1440x1080. Chaves: Uma lição de boxe: 1496x1080 A briga dos pombinhos: 1500x1080 A morte do Seu Madruga: 1496x1080 A casa da bruxa: 1500x1080 Eu não creio em fantasmas, mas que existem...: 1500x1080 O festival da boa vizinhança, última parte: 1496x1080 Vamos todos a Acapulco: 1504x1080 Os farofeiros: 1436x1080 Os farofeiros, segunda parte: 1436x1080 O despejo do Seu Madruga: 1496x1080 Chapolin: O bandido: 1534x1080 Os piratas: 1480x1080 Os piratas, segunda parte: 1480x1080 O louco: 1540x1080 O abominável homem das neves: 1482x1080 História de bruxas: 1534x1080 Ser pequeno tem as suas vantagens: 1540x1080 O menino que jogava os seus brinquedos: 1486x1080 O menino que jogou fora os brinquedos: 1482x1080 Doutor Chapatin e as melancias / A volta do Super Sam: 1540x1080 Os dois de Chaves confirmam minha suspeita: passaram IA de novo no episódio de Acapulco, não é a mesma que foi ao ar na TV.
Postado 29 de Outubro de 2024 1 ano Este é um post popular. Rapaz, se eu colocasse todos os momentos que ficaram horríveis com esse filtro, com certeza daria um longo documentário. Aqui vão algumas prints que tirei no fim de semana: Spoiler Minha opinião sincera sobre o assunto:
Postado 29 de Outubro de 2024 1 ano Meio off, mas no lote quico, a cópia da última parte do festival está melhor do que o lote novo (2006)?
Postado 29 de Outubro de 2024 1 ano Autor 1 hora atrás, Chispirito - by Tatá Guarnieri disse: Meio off, mas no lote quico, a cópia da última parte do festival está melhor do que o lote novo (2006)? Na minha opinião, sim. Não acho que o Lote Quico esteja aquela coisa que se diga "MINHA NOSSA QUE OBRA DE ARTE!", mas isso também vai da opinião de cada um se está melhor ou não. Se quiser dar uma olhada, fica uma comparação:
Postado 29 de Outubro de 2024 1 ano Esse episódio no Lote Quico está melhor sim, sabe porque?, dá pra ver o nº 14 ali na porta com mais nitidez comparada às edições do Lote Novo (2006) e Lote IA by SBT (2024). Editado 29 de Outubro de 2024 1 ano por Chispirito - by Tatá Guarnieri
Postado 29 de Outubro de 2024 1 ano Só de não estar com os contornos MEGA exagerados e com a imagem cheia de fantasmas e cores estouradas, o Lote Quico já pisa
Postado 29 de Outubro de 2024 1 ano Pior é sbtista dizendo que os episódios vieram assim da Televisa. 🤣
Postado 29 de Outubro de 2024 1 ano 15 minutos atrás, William Murdoch disse: Pior é sbtista dizendo que os episódios vieram assim da Televisa. 🤣 Hoje em dia, é complicado as coisas... Pois nos vídeos, as pessoas dizem as coisas de maneira clara, convincente, mas sempre vem um nos comentários responder com absurdos...
Postado 30 de Outubro de 2024 1 ano 1 hora atrás, Professor Inventivo disse: Pois nos vídeos, as pessoas dizem as coisas de maneira clara, convincente, mas sempre vem um nos comentários responder com absurdos... Só que o povo não conhece a Clara, nem o Vicente, e muito menos esse surdo que ficam falando por aí.
Postado 31 de Outubro de 2024 1 ano Em 29/10/2024 às 01:13, Quico Irônico disse: Na minha opinião, sim. Não acho que o Lote Quico esteja aquela coisa que se diga "MINHA NOSSA QUE OBRA DE ARTE!", mas isso também vai da opinião de cada um se está melhor ou não. Se quiser dar uma olhada, fica uma comparação: Esse episódio aí no lote Quico tá melhor mesmo, e eu diria que este não é o único E pra piorar ainda mais as coisas, o SBT usou a IA na imagem do lote novo que já não tava boa, ou seja, só piorou as coisas
Postado 2 de Novembro de 2024 1 ano Autor 22 minutos atrás, E.R disse: O episódio da casa da bruxa hoje no SBT tá sem I.A. Mentira sua, a imagem estava com IA sim. Inclusive até aquele rosto distorcido da Dona Florinda na janela permaneceu.
Crie uma conta ou entre para comentar