Ir para conteúdo

Fim da fila: 30 anos da maior festa alvinegra

Willianch

Recommended Posts

Postado

77ie9.jpg

Foram necessários 22 anos, 8 meses e 7 dias para que a bola, relutante, beijasse caprichosamente os pés de Basílio. Aos 38 minutos do segundo tempo, na noite de 13 de outubro de 1977, os mais de 86 mil fiéis fizeram tremer o Morumbi ao ver cair por terra o jejum de títulos com a conquista do Campeonato Paulista de 1977. O 1 a 0 em cima da Ponte Preta, que valeu como goleada e entrou para a história do clube.

Resultado sofrido, como corintiano gosta. Antes de invadir a rede, um bate-e-rebate na pequena área fez com que os torcedores segurassem a respiração por alguns bons segundos antes de soltar a voz. Basílio, o domador da bola, lembra que os jogadores estavam tranqüilos, mas os torcedores:

- Tínhamos um time experiente. Mas acabou o segundo jogo, perdemos o jogo e fomos embora de kombi. Os caras (torcedores) batiam nos vidros, no carro, quase viraram. Eram 22 anos. Mas lá dentro estávamos tranqüilos. Sabíamos que tinha outro jogo - conta o ex-atleta.

772fz6.jpg

Reprodução

Torcedor comemora ajoelhado no gramadoOs placares de 1 a 0 para o Corinthians e 2 a 1 para a Ponte Preta nas duas primeiras partidas forçaram a realização de um terceiro jogo. Era preciso apenas um empate para sagrar-se campeão (com prorrogação), mas o Corinthians entrou em campo disposto a buscar mais para sua torcida.

A equipe lutou agressivo os 45 primeiros minutos de jogo. Agora era mais time. E a Ponte Preta não se mostrava equilibrada como nas duas primeiras partidas das finais. Indicador disso foram as reclamações de Ruy Rei que levaram à expulsão do pontepretano, ainda aos 15 minutos da primeira etapa. Naquele Paulistão, o Corinthians jogou 48 vezes, com 30 vitórias, seis empates e 12 derrotas. Fez 72 gols e sofreu 38. O artilheiro foi Geraldão, com 23 tentos.

O último grito de campeão tinha acontecido em 1954, na conquista do Paulistão daquele ano, o título do Quarto-Centenário (da fundação da cidade de São Paulo). Desde então, uma nova geração atravessou o faz-me-rir, a passagem de Rivellino, a invasão no Maracanã, deboches e gozações dos adversários na espera de um título. Até o 13 de outubro.

Tobias. Zé Maria. Moisés Ademir e Wladimir. Ruço e Luciano. Vaguinho. Geraldão. Basilio e Romeu. Há 30 anos, eles entraram para a história.

CORINTHIANS 1 X 0 PONTE PRETA

Tobias

Zé Maria

Moisés

Ademir

Wladimir

Ruço

Basílio

Luciano

Vaguinho

Geraldão

Romeu

T: Oswaldo Brandão

Carlos

Jair

Oscar

Polozzi

Angelo

Vanderlei

Marco Aurélio

Dicá

Lucio

Rui Rey

Tuta (Parraga)

T: Zé Duarte Gol: Basílio, aos 36 minutos do segundo tempo.

Cartões vermelhos: Rui Rey e Oscar (P) e Geraldão ©

Árbitro: Dulcidio Wanderley Boschillia

Data: 13/10/1977

Estádio: Morumbi, em São Paulo (SP)

Público: 86.677 presentes

Postado

Graças a Deus meu time não ficou 23 anos de jejum de títulos, ficou apenas 13 anos pela construção do Morumba, que levava todo o $$$ do clube :D B)

Enfim, não sei pq comemoram taaaaaanto um título Paulista, mas é o Korintia, que ficou 70 anos ganhando esse torneiozinho... B)

Postado

quem não tem título melhor, tem q comemorar isso aí mesmo...

se orgulham de terem ficado na fila por mais de 20 anos... dá dó... -_-

Postado

Num tem 1 Corinthiano aqui fora eu, pra mi ajudar? hehe

______

Esse titulo é importante pra nós pelo fato de ter cido conquistado da forma mais Corinthiana possivel, um gol no finzinho, um gol chorado. E claro acabo com o Jejum de titulos do alvinegro. Eu nem pensava em nascer nesse ano ainda, mas sei q mesmo se o Corinthians ficar mais 40 anos sem titulo eu não vou deixar de vestir esse manto sagrado e sempre me orgulhar de ser Corinthiano. E meu maior sonho eh: Jogar no Corinthians e Conhecer Chespirito.

Postado

Ué, em 77 meu time era "apenas" campeão Brasileiro...

Eu tenho dó dos Korintianos, comemoram isso...Pffff...E a Globo (que vai ajudar essa porcaria a se livrar da Segundona ¬¬) fez uma página especial...

http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/...71-7170,00.html

Espero que façam uma dos 15 anos do primeiro Mundial contra o Barcelona ganho pelo melhor do mundo :D

Postado

corinthianos querem falar mal do palmeiras que não conquista titulos importantes a 8 anos e olha o caso deles:22 anos sem ganhar titulos e quando ganha é um titulo estadual com um gol de ultima hora

dispensa comentarios

Postado
corinthianos querem falar mal do palmeiras que não conquista titulos importantes a 8 anos e olha o caso deles:22 anos sem ganhar titulos e quando ganha é um titulo estadual com um gol de ultima hora

dispensa comentarios

Sim. Mas era outros tempos, agora o Palmeiras não ganha titulos e ainda por cima cai pra segundona.

Até o Paulista ganho titulos nesses anos eo Palmeiras nada. Lamentavel.

Reverendo Majo Jojo
Postado

Todo time tem seus anos de fila. Os do Corinthians duraram tempo demais, e foram quebrados numa partida dramática. Foi um momento de muita alegria que, pelas proporções que tomou, não dá pra ser esquecido. Como tal, sempre que é relembrado desperta novamente essas emoções. Daí ser sempre comemorado.

Nem o Título Mundial de 2000 ofusca esse momento.

E vale lembrar que nesses anos de fila a torcida só cresceu.

Postado
Todo time tem seus anos de fila. Os do Corinthians duraram tempo demais, e foram quebrados numa partida dramática. Foi um momento de muita alegria que, pelas proporções que tomou, não dá pra ser esquecido. Como tal, sempre que é relembrado desperta novamente essas emoções. Daí ser sempre comemorado.

Nem o Título Mundial de 2000 ofusca esse momento.

E vale lembrar que nesses anos de fila a torcida só cresceu.

Exatamente Reverendo, e se o São paulo entrar em crise a torcida só vai cair, e se ficar uns 20 anos sem titulos até a torcida do Santos passa.

Barril do Chavinho
Postado

Isso que eu não entendo.

Um time que se diz ser o maior do país, ter como maior titulo da sua história um campeonato regional, ganhado depois de 22 anos sem nada contra uma Ponte Preta (que nunca ganhou um titulo) com um jogador a menos... ;)

Imagina só se o Corinthians tivesse os titulos do São Paulo, o que eles não iriam comemorar hein...

Reverendo Majo Jojo
Postado

Mas esse não é o maior título da história do Corinthians.

E outra, nem sempre a glória de uma conquista se mede pelo título em si, mas pelos significados por trás.

Postado

Depois ainda tem gente que vem dizer que a imprensa não é corinthiana... Ontem o Santos comemorou 45 anos da conquista do Mundial de 62. Foi um título importantíssimo, o primeiro mundial conquistado por um clube brasileiro. Quem se lembrou disso? Só o blog do Juca que eu saiba...

Mídia gambá é assim, dá mais importância a um paulistinha do Corinthians do que a um mundial do Santos.

Exatamente Reverendo, e se o São paulo entrar em crise a torcida só vai cair, e se ficar uns 20 anos sem titulos até a torcida do Santos passa.

Isso pelo jeito nunca saberemos... :assobiando:

Mas no último período de poucas conquistas do time (94 a 2004) houve pouca variação no percentual de torcedores, e, quando houve, foi variação para mais. Portanto, acho que vc falou bobagem.

Postado

quando quebramos um tabu de 33 jogos sem ganhar das leoas, comemoramos e tudo, mas já deve ter passado os 10 anos do acontecimento (ocorreu em 1997) e nem lembramos disso

mediocridade demais

Postado

"se"... "se"... "se"... -_-

quando quebramos um tabu de 33 jogos sem ganhar das leoas, comemoramos e tudo, mas já deve ter passado os 10 anos do acontecimento (ocorreu em 1997) e nem lembramos disso

mediocridade demais

vcs ficaram 33 jogos sem ganhar do Remo??? :o

Postado

33 jogos porque na decada de 90 era uns 8 rexpa por ano mais ou menos, ficamos uns 4 ou 5 anos sem ganhar da coisa

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

1. O Pirata Alma Negra
      238

Bolão CH - 3ª Edição (Junho/2025)

2. Doutor Chimoltrúfio
      238

Bolão CH - 3ª Edição (Junho/2025)

3. Helenaldo
      4155

Exibições de Chaves no SBT

4. E.R
      87

RedeTV!

5. E.R
      107

Donkey Kong

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...