Ir para conteúdo

Jornalista é espancada e intimidada antes das legislativas na Rússia

Featured Replies

Postado

Jornalista é espancada e intimidada antes das legislativas na Rússia

MOSCOU, 25 Out 2007 (AFP) - A jornalista Natalia Petrova foi espancada por três homens em Kazan, a 800 km de Moscou, "em nome de uma política deliberada de limpeza dos resquícios de democracia na Rússia", afirmou nesta quinta-feira a organização de defesa dos direitos humanos Memorial.

Em telefonema com a AFP, ela contou que os agressores ameaçaram levá-la para um hospital psiquiátrico se não se calasse antes das eleições legislativas de dezembro.

Os fatos aconteceram em 6 de setembro, mas a jornalista os revelou há alguns dias à Memorial.

Autora de documentários sobre o Cáucaso e principalmente sobre a Chechênia, ela foi agredida primeiro por dois homens na manhã do dia 6 de setembro nos corredores da escola de suas filhas, em Kazan.

Depois de conseguir escapar, voltou para casa e tentou telefonar para a polícia. "Eu havia notado na manhã daquele dia que o telefone não estava funcionando. Quando cheguei em casa depois da agressão, o telefone ainda não estava funcionando", declarou.

Mais tarde, ela pediu para que seu pai de 74 anos fosse buscar suas duas filhas gêmeas, de nove anos. Quando os três voltaram, os dois homens que a haviam atacado e um terceiro aproveitaram para entrar no apartamento e espancá-la novamente, assim como sua mãe e suas filhas, que tentavam impedi-los. Uma das meninas teve um dente quebrado.

Em seguida, os agressores pisaram forte em suas duas mãos dizendo: "assim você não vai mais escrever".

Um dos homens tinha "um daqueles telefones usados por policiais e falava com um certo Slava, que parecia lhe dar ordens", relatou a jornalista, afirmando ter então reconhecido a voz de um policial de Kazan que conheceu em 2005 e cujo nome correspondia ao diminutivo Slava.

"Vinte e quatro horas depois, recebi ameaças por telefone. Eles me disseram que minhas filhas não seriam poupadas", acrescentou a jornalista.

Na semana passada, Natalia Petrova foi acusada de "resistir às forças da ordem", informou Andrei Mironov, membro da ONG Memorial.

"Estamos assistindo a uma limpeza dos resquícios de democracia na Rússia. A imprensa livre está sendo destruída de forma sistemática, e a sociedade civil, sufocada por todos os meios possíveis", alertou Mironov à AFP.

"Eles estão ameaçando até agora matar suas filhas. Trata-se da mesma tática que a utilizada na Chechênia", explicou.

"Eu temo por sua segurança. Seria melhor que ela saísse do país", declarou a presidente da ONG Comitê de assistência cívica, Sveltana Gannushkina, que também integra a Memorial.

O advogado de Petrova, Fizuli Balafendiev, se encontrou com Gannushkina em Moscou depois de ter visto a jornalista em Kazan. Natalia Petrova ainda está "muito mal", e as seqüelas da agressão "ainda são visíveis", disse Gannushkina, destacando que uma das filhas da jornalista "tem um traumatismo na coluna vertebral".

"Exigimos que uma investigação seja aberta e que os responsáveis sejam identificados e punidos. Já não dá mais para as autoridades ignorarem o que aconteceu, e se Natalia Petrova ou sua família sofressem novamente esse tipo de agressão, consideraríamos o governo como cúmplice", afirmou, por sua vez, a organização de defesa dos jornalistas Repórteres Sem fronteiras, num comunicado publicado nesta quinta-feira.

Fonte: UOL

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mas que absurdo, isso sim é um atentado contra a liberdade!!

Vladimir Putin e sua escória de governantes!!

Postado

A Rússia segue a linha da antiga URSS...-_-

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

  1. Green Jerry
    Só tirar o "dhttps//" do link, aí ele abre normalmente, deve ter sido um erro na hora de colar o link
  2. Eu acho...
    O link não tá abrindo
  3. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Todos Atentos Olhando pra TV
    Uma coisa que o Babu pode se perder é o lado militante dele, ele perdeu o BBB 20 também porque fez aliança com a Thelma de um jeito que acabou com ele indo para o paredão porque a Thelma deu preferência para a Rafa e para a Manu. Se ele continuar com essa linha de raciocínio no BBB 26, ele pode votar em algumas participantes só porque elas são brancas e não votar em algumas meninas só porque são negras ou tem a pele mais escura, mesmo que essas participantes sejam menos populares aqui fora. E o Babu é o cara que prefere perder, mas manter uma coerência, do que ser estratégico.
  4. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Todos Atentos Olhando pra TV
    O ex-jogador de futebol Edilson, está no BBB 26.
  5. João Rusconi
    João Rusconi respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    O SBT está em uma insignificância assustadora. Com uma única exceção (domingos do meio-dia à meia-noite, ou seja, Celso, Rebeca e Patrícia), todo o resto da grade tá na lama. Os programas custam pra marcar 3.0 exatos de audiência e mais do que isso, é pra soltar fogos (e na prática, só o Ratinho e a Praça conseguem). Rubi infelizmente não emplacou, o Bacci com 3 horas de jornal fica cansativo e a audiência vem mostrando isso, o Fofocando depende muito, e só consegue uns picos devido aos comerciais seguidos do Cidade Alerta das 16h30 às 16h45, o tal Aqui Agora só prejudica a grade, mesmo recebendo em alta da novela Coração Indomável, sábado preciso nem dizer. SBT Notícias desnecessariamente com 4 horas, sendo que o Clube poderia estar ali na faixa das 13h, alavancando toda a tarde, o Cinema em Casa também não tá nada bem... A Daniela vai ter que dar um UP geral nessa grade, de segunda a sábado, e aceitar que certos programas não dão certo. E pensar que Chaves e Chapolin davam de 3.5 a 5 pontos nos horários de 20h45 e 22h, mas preferiram mudar tudo, insistir nesses Tá na Hora/Aqui Agora... e o resultado está aí.

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.