Ir para conteúdo

[Tutorial] Criando DVDs

Featured Replies

Postado

Quando comprei meu gravador de DVD, achei que era só dar uma fuçada no Nero que ele fazia de tudo, mas aos poucos fui descobrindo que o Nero tem muitas limitações e que é impossível querer fazer diferentes tipos de DVDs legais usando somente ele.

Nesse tutorial vou ensinar várias coisas, as lições são as seguintes:

. Entendendo os formatos de vídeo e gravando com o Nero

O formato padrão dos vídeos gravados em DVD é os de extensão .VOB, essa extensão nada mais é que o MPEG com algumas informações a mais, portanto a conversão de arquivos MPEG pra .VOB é muito rápida, já a conversão de arquivos .AVI para MPEG ou .VOB é bem mais lenta, o tempo que a conversão vai levar depende da configuração do computador usado, mas eu diria que a média é um pouco mais do tempo total do vídeo, se o vídeo tem 1 hora, levará cerca de 1 hora e 15 minutos pra converter. Se você adicionar arquivos .AVI no Nero, primeiro o vídeo será convertido e depois gravado, então pode esperar um bom tempo pra ter seu DVD pronto.

Por quê isso acontece?

O senso feito entre as fabricantes de DVDs Players estabeleceu que o formato padrão utilizado seria o MPEG-2, mas existem alguns modelos de DVD Player que podem ler MPEG-4, ou seja, podem ler .AVI gravados diretamente no DVD como disco de dados se estiverem usando o codec DivX, isso é uma grande vantagem, pois você poderá ter umas 10 horas de vídeo em altíssima qualidade em um só disco.

Somente por curiosidade, vou colocar algumas informações dos formatos:

MPEG-1 (extensão .mpg ou .mp1): Formato de vídeo, normalmente usado em VCDs.

MPEG-2 (extensão .mpg, .mp2, .mpeg ou .mpeg2): Formato de vídeo, normalmente usado em DVDs.

MPEG-3 (extensão .mp3): Formato de áudio, altamente comprimido, pode armazenar um áudio de alta qualidade em poucos Megabytes.

MPEG-4 (extensão .avi ou .mp4): Formato de vídeo, normalmente são os AVIs.

Se você tem um MP3 Player, sabe que ele toca músicas, o nome mostra que o aparelho é um Tocador de MPEG-3, o mesmo acontece com o MP4 Player, que é o tocador de MPEG-4 que pode ler vídeos no formato AVI.

Se você já viu o MP5 Player, saiba que esse nome é uma invenção sem nexo, uma bobagem inventada por marcas genéricas.

Agora que você já sabe um pouco sobre os formatos de vídeo e DVD, vou explicar como gravar um DVD no Nero:

Imagine que você tenha 3 arquivos AVI no seu PC e queira fazer um DVD com eles, você já sabe que a conversão vai demorar, então certifique-se que tenha um bom tempo livre e que é preferível que o computador não seja usado durante o processo para evitar problemas.

O Nero que vou usar é o Nero 6 que vêm com um pacote de programas, para essa tarefa usaremos o NeroVisionExpress 3, caso você tenha outra versão poderá usar também, mas é possível que algum passo seja diferente.

ss1oc9.jpg

Essa é a tela inicial do NeroVisionExpress 3

1- Vamos iniciar no menu Criar DVD -> DVD-Vídeo.

A tela seguinte é essa:

ss2yt5.jpg

2- Vamos clicar em "Adicionar ficheiros de vídeo" e escolher nossos arquivos AVI (lembrando que esta parte do tutorial é para arquivos AVI, outros formatos vou explicar mais adiante), após escolher os vídeos eles serão adicionados na lista:

ss3bp7.jpg

Assim ficará a tela após a escolha dos vídeos.

Na imagem, está indicado:

A: É a lista dos vídeos escolhidos, contendo:

- O nome do vídeo (pode ser alterado, clicando com o botão direito sobre o vídeo na lista e indo na opção "Mudar o nome...")

- O tempo do vídeo

- A resolução atual do vídeo (será convertida depois para a resolução padrão do DVD que é 720x576)

- O formato de tela:

Os formatos de tela mais comuns são:

4:3 - Uma proporção entre largura e altura de 4 pra 3, é o formato que estamos acostumados na nossa TV Aberta.

16:9 - Uma proporção entre largura e altura de 16 pra 9, também conhecido como Wide, em uma TV comum, usar esse formato, causa aquelas barras pretas em cima e em baixo do vídeo, esse formato é proporcional à tela do cinema.

B: Mostra a barra com a informação de quanto do DVD está sendo usado, essa barra não pode passar da linha vermelha pontilhada vertical.

Caso você queira padronizar o formato de tela para todos os vídeos, ou diminuir o bitrate dos vídeos (e conseqüentemente reduzir sua qualidade), ou até mudar a resolução, clica no botão Mais >> -> Opções de vídeo -> Aba DVD-Vídeo:

ss4er6.jpg

Em "Relação altura/largura" você pode alterar o formato de tela;

Se quiser reduzir a qualidade do vídeo para caber mais, mude a opção "Definição de qualidade" para Personalizar e reduza o número na taxa de bits até onde você quiser, mas há um limite e eu não recomendo reduzir exageradamente, ou terá uma qualidade de imagem e som muito ruim no resultado final;

Em "Resolução", pode ser mudada a resolução de tela, o que eu também não recomendo.

Se quiser dividir o vídeo em capítulos, clique com o botão direito no vídeo na lista do Nero e vá na opção "Criar capítulos...", aparecerá uma tela com o vídeo e uma barra, onde você posiciona a paleta onde quer criar o capítulo e clica no botão "Adicionar capítulo".

No próximo passo, vamos criar o menu do DVD:

ss5ci4.jpg

Há alguns menus pré-fabricados, mas eu não gosto de nenhum, prefiro clicar no botão "Menu Editar..." e personalizar do jeito que eu quero, mas isso vai do seu gosto.

Menu Editar...:

ss6qh3.jpg

Aqui temos uma miniatura de exemplo do menu na esquerda e uma lista com menus de opções na direita.

Opções de edição:

- Esquema: Aqui se define a disposição das miniaturas no menu, não é preciso colocar todos os vídeos em uma só tela, o menu pode ter várias páginas.

- Fundo: Pode escolher uma imagem de fundo ou uma cor sólida, ou até mesmo colocar um fundo musical no menu, outra opção interessante é colocar um vídeo de fundo, mas isso ocupará um espaço maior no DVD.

- Botões: Nesse menu você pode escolher a moldura das miniaturas e como o título será mostrado.

- Tipo de Letra: Cor, fonte, estilo dos títulos no menu.

- Texto do cabeçalho/rodapé: Altera o título do cabeçalho e do rodapé no menu, pode ser deixado em branco.

- Sombra: Altera a sombra do texto e das miniaturas.

- Automatização: Escolhe como os vídeos vão se comportar, se vai iniciar direto ou se vai usar o menu, etc...

- Cores de interacção: Escolhe cores e transparência da seleção dos vídeos e dos capítulos.

Você também pode alterar a disposição e a posição dos objetos através da miniatura da esquerda, basta clicar e arrastar. Se der duplo-clique na miniatura, você pode alterar a imagem que ela mostrará no menu.

No geral, o menu será criado a seu gosto, os recursos pra criar menu no Nero são um pocuo limitados mas com criatividade dá pra fazer menus bem legais.

Clique em Seguinte e aparecerá um controle remoto e um exemplo de como o menu irá se comportar na TV, se estiver tudo nos conformes clique em Seguinte, se não, clique em Anterior e faça as alterações que quiser.

A próxima tela é a tela final antes da conversão e gravação dos vídeos:

ss7ez1.jpg

Aqui é mostrado quanto do disco vai ser utilizado, o modo de cores, a quantida de títulos e menus, etc...

Há um menu na direita para definir as opções de gravação:

Gravar no... - Escolha seu drive gravador de DVD

Nome do volume - Escolha o nome do DVD

Definições de gravação - Marque Gravar e escolha a velocidade de gravação, eu recomendo escolhar a velocidade mínima de gravação, levará poucos minutos a mais pra gravar mas terá um resultado melhor e mais confiável no final.

Tudo pronto! Clique em Gravar.

Será iniciado o processo de conversão e gravação do disco, agora é só esperar.

Lembre-se de que esse processo é usado para gravar vídeos no formato AVI, para gravar outros formatos de vídeos que não sejam MPEG, utilize um programa conversor de vídeo para converter pra MPEG, eu recomendo o Total Video Converter.

. Gravando vídeos com legenda

Em breve

. Fazendo cópias de DVDs originais com proteção

Em breve

  • 3 anos depois...
Postado

Movido e ressuscitado para Games & Informática.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

  1. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    O desespero tomou conta do SBT! O que era para ser uma manhã de nostalgia e alegria se transformou em um verdadeiro enterro de audiência no último domingo, dia 08/02. A aposta da emissora em episódios do "Clube do Chaves" produzidos nos anos 90 — aquela fase que muitos fãs torcem o nariz por não ter o elenco original completo — provou ser um tiro no pé histórico que fez o canal de Silvio Santos amargar o fundo do poço. O público não perdoou a ausência do frescor dos anos 70 e simplesmente desligou a TV ou mudou de canal. Com uma média pífia de apenas 1,5 ponto, o "Clube do Chaves" registrou sua pior audiência em toda a história, um número que parecia impossível para um seriado que já foi o "coringa" da programação. O vexame foi tão grande que o SBT se viu obrigado a dividir o segundo lugar com a Record, ficando em um empate técnico que acende o sinal vermelho nos bastidores. Nem mesmo os episódios "Tirando a sorte grande", "Objetos emprestados" e "Pior a emenda que o solado", Quase todos de 1991, foram capazes de segurar o telespectador, que parece ter cansado das versões mais recentes (e menos inspiradas) da vila mais famosa do mundo. Fonte : https://www.trambicast.com.br/2026/02/sbt-insiste-em-erro-e-chaves-empata-com.html No mês passado, o autor desse texto estava falando que o público queria ver o Chaves dos anos 90 e que não queria mais ver os episódios dos anos 70. Estou feliz que domingo que vêm finalmente vão exibir o "Aventuras em Vênus". Depois, deviam mesclar os HR com episódios com dublagem MAGA, para ver o que acontece na audiência.
  2. MichaelJackson
    MichaelJackson respondeu ao tópico de Andy em Todos Atentos Olhando pra TV
    https://youtu.be/10MTTCcwXo
  3. Pavi
    Tópico interessante e didático, parabéns. Creio que, com tudo isso, não resta mais dúvida quanto ao real motivo da saída do Carlos Villagrán das séries CH.
  4. Raphael
    Raphael respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Seu Madruga Sapateiro de 1973 é episódio de duração mais longa.
  5. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Na minha opinião, a partir de março desse ano, quando o SBT for exibir um dos 5 episódios de 40 minutos do Chaves no programa Chespirito (faltam apenas 5 episódios), junto tinha que vir um episódio do Chaves dos anos 70 com dublagem MAGA com esse episódio precisando ter 19 minutos ou menos para caber no período de 1h de exibição ou menos. Entre os episódios, poderiam vir : . Seu Madruga sapateiro (1973) - tem cerca de 19 minutos - ainda não foi exibido no ciclo de exibições 2024/2025/2026 . Uma aula de canto 2 - a bandinha na vila (1973) - sem a esquete, exibição de cerca de 16 minutos, necessária para cobrir o buraco, já que viria junto com um HR do Chaves dos anos 90 de 40 minutos . Quem canta seus males espanca (1972) - sem a esquete, exibição de cerca de 15 minutos, necessária para cobrir o buraco, já que viria junto com um HR do Chaves dos anos 90 de 40 minutos . A casinha do Chaves (1974) - sem a esquete, exibição de cerca de 15 minutos, necessária para cobrir o buraco, já que viria junto com um HR do Chaves dos anos 90 de 40 minutos . Isto merece um prêmio (1974) - sem a esquete, exibição de cerca de 17 minutos, necessária para cobrir o buraco, já que viria junto com um HR do Chaves dos anos 90 de 40 minutos Depois que o SBT exibir todos os HR de 40 minutos, vai ficar mais fácil para mesclar mais episódios dos anos 70 com os episódios dos anos 90. E, sim, quando Chaves entrou na Netflix, caiu a audiência na TV aberta, mas é preciso ver que muita gente não tem dinheiro ou não tem cartão de crédito para assinar a Netflix e que só o SBT tem alguns materiais (com os episódios com dublagem Herbert Richers e os episódios perdidos mundiais de Chapolin e de Chaves). Bom deixar claro que dessa lista que fiz, o único que gostaria de ver no SBT é o "Seu Madruga Sapateiro" (1973), os demais, não, mas como quero ver os episódios de 40 minutos da HR o quanto antes, acredito que ficaria mais fácil se fossem exibidos juntos com episódios comuns de Chaves de curta duração e que isso amenizaria um pouco a queda da audiência do que simplesmente exibir tudo de HR que nem aconteceu ontem. Depois que os 5 episódios de 40 minutos do Chaves com dublagem Herbert Richers forem exibidos, vão sobrar 10 episódios Herbert Richers para serem exibidos, que serão episódios entre 8 minutos de duração até 12 minutos de duração, ficando mais fácil para uma exibição com 1 episódio de Chaves (dos anos 70), 1 episódio do Chapolin (dos anos 70) e uma esquete do Chaves com dublagem Herbert Richers dos anos 90. Tem que ver também se existe a possibilidade do SBT exibir Chapolin dos anos 90 com dublagem Gota Mágica, por exemplo, o episódio "Uma festa joinha, joinha" (1990), que tem mais de 43 minutos.

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.