Ir para conteúdo

Minha teoria sobre a criação do restaurante da Dona Florinda

Featured Replies

Postado

restaurjp7.jpg

Como sabem, foi um irmão de Chespirito, Francisco Gómez Bolaños, que deu escreveu o script de "Os penetras".

-------

Reparem na falta de criatividade de Chespirito, a maioria dos outros episódios do restaurante seguintes são remakes :

. Uma mosca caiu na minha sopa - remake de um episódio inédito do Dr.Chapatin, da temporada de 1977(exibido junto com Chapolin)

. Lancherrose(remake de um episódio perdido do Dr.Chapatin, em que uma pessoa passa mal em um restaurante, com algumas mudanças)

. Bilhete de loteria(remake de episódios sobre loteria, com o Seu Madruga)

. Dar leite para os gatos(remake de Seu Madruga Leiteiro, com algumas mudanças)

. O bolo que deu bolo(remake de Mal Entendido, com algumas mudanças)

Mais da metade dos episódios do restaurante foram remakes de episódios com o Dr.Chapatin que se passavam em restaurantes, entendem ? Ou seja, Chespirito pode ter criado o restaurante para aproveitar scripts e piadas que ele tinha criado para outros quadros(como Chompiras e Dr.Chapatin) e reutilizá-los no Chaves. Mais uma prova da preguiça de Chespirito para criar novas piadas.

--

Curiosidade

Ao contrário do que muitos pensam, no episódio "Os sonhos no restaurante", Chaves ainda não tinha se tornado garçom, ele apenas ajudava Dona Florinda a varrer o restaurante.

No episódio "Se Solicita Mesero", mais antigo, pois o sapato da Chiquinha ainda era branco, ele também era ajudante.

Ele só foi tornar-se garçom mesmo no episódio "Eu sou a mosca que caiu na sua sopa"(O restaurante de Dona Florinda)

jaimito.jpg

Jaiminho, em sua primeira participação no restaurante.

EPISÓDIOS DE 1979 ONDE CHAVES JÁ É GARÇOM NO RESTAURANTE

. Chaves se torna garçom(Uma mosca caiu na minha sopa)

. Os ratos no restaurante, parte 1

. Os ratos no restaurante, parte 2

. Dar leite para os gatos no restaurante

. O bolo no restaurante

. Um salário para o Chaves(U.T.P.J)

. Os hóspedes do Seu Barriga

Postado

A teoria é válida sim, mas para mim foi por causa dos "buracos" no elenco que fizeram essa saga...Só Acho isso ;)

Postado

Eu acho q criou o restaurante pra dar uma função à Dona Florinda, pois sem Kiko e Seu Madruga ela ficou mto apagada, e não só nela mas na série em geral.

Discordo sobre a criatividade de Chespirito na série Chaves (nos quadros de chapolin e chaves no prog. Chespirito sim, faltou muuuita criatividade), lá os episódios não ficavam reprisando como agora, então era uma boa idéia fazer remakes.

Postado

De fato o restaurante foi uma boa oportunidade de aproveitar as histórias de Chapatin neste ambiente, além de mudar, por algum tempo, o cenário das histórias, já que a vila ainda estava muito marcada pelos personagens que saíram.

Só não considero uma simples "pregüiça" de Chespirito. Acho que foi mais uma questão de unir o útil ao agradável: trazer bons roteiros (de outros quadros, em boa parte) para a série CH mais popular e descansar após décadas de criação intensa.

Postado

Eduardo, você se enganou.

O episódio da mosca se chama "Tem uma mosca no meu café", e é remake de um EX-INÉDITO. Lembre-se que passou no ano passado, em Chapolin, junto com o episódio do Riacho Molhado. ;)

Postado
A teoria é válida sim, mas para mim foi por causa dos "buracos" no elenco que fizeram essa saga...Só Acho isso ;)

(2)

Postado
  • Autor

Thomas, o episódio da mosca na sopa é outro, tem o Jaiminho, inclusive. ;)

É aquele em que a comida deve ser servida por um lado e retirada por outro.

Postado

Eu já penso que depois da saida de Ramón e Carlos chespirito ficou meio que desnorteado....tentou mudar o ambiente "vila" pra desvincular o programa da imagem de 2 figuras tão importantes como Quico e Madruga. Nessa passagem tentou dar novas caracteristicas e funcionalidades a certos personagens mas não foi muito feliz, tendo em vista a volta, em 1980, de Chaves aos quadros do programa CHespirito

Postado

Como todos disseram, ele precisava dar um up na série e fez isso. Aproveitou os antigos roteiros e mandou bala! :D

Postado
Como todos disseram, ele precisava dar um up na série e fez isso. Aproveitou os antigos roteiros e mandou bala! :D

Sim.

Na minha teoria,Chespirito quis mudar o ambiente da série,para que certos personagens começassem a aparecer mais,sem ficar com aquela mudança brusca sem sentido.E não tirar a graça do seriado,de certa forma,ele conseguiu. ;)

OBS.: Teoria criada agora. :rolleyes::P

Postado

É, não é porque a série estava em baixa, que Chespirito iria deixar de lado os remakes. Desde o primeiro ano da série, 1973, Chespirito já havia feito o remake do Festival da Boa Vizinhança, de 1972.

Ele tinha de achar um jeito de encaixar esses remakes. Podem ver que outros remakes de 1979, sem o restaurante, não deram tão certo (por exemplo, Dona Florinda doente, Ajuda para a cruz vermelha e O chiclete no paletó). Estes dois últimos, em 1982, ganharam versões no restaurante, que foram regravadas nos anos 90 e exibidas no Clube do Chaves. E não são piores que as versões de 1979, fora do restaurante.

Mesmo em episódios com enredos inéditos, ele colocava pedaços de episódios antigos, por exemplo: Dona Florinda abre um Restaurante, com um pedaço de Girafales carpinteiro; Nasce uma bisavó, com uma parte de Nascas de Bacana; e Parque parte 1, que tem cenas como Dona Florinda e Dona Neves brigando na hora de varrer o pátio, e Chiquinha e Pópis brincando de soco mais fraco.

Se continuasse só a vila e a escola, pra mim a série não chegava até a primeira semana de 1980. :D

Postado

Preguiça de criar novas piadas? Ae eu te pergunto:

O que mais falta para Chespirito criar?

Eu adoro a saga do restaurante, está entre os episódios que mais me fazem rir "É isso aí professor Lingüiçaaaaaaaa" , "Não tem biscoitooo"! :lol:

Eu acho que Chespirito fez bem, se o restaurante não existisse, teríamos milhares de "Matando Aula no Domingo" por aí , mesmo eu gostando desse, afinal, a maioria não gosta ;)

Postado

Na verdade eu acho que foi um conjunto de fatores, como os já citados anteriormente: Buraco causado pela saída de 2 personagens, querer aproveitar scripts que já tinha feito, mudar um pouco a série, mas pra mim o que mais contou foi o NAMORO COM A FLORINDA porque nenhum personagem foi mais beneficiado do que a Dona Florinda com essa mudança, porque não talvez o Restaurante de Dona Clotilde, já que ela vive fazendo bolos, frangos e não sabemos se ela tem dinheiro ou não, já a Dona Florinda a gente sabe que não tem muito, até estava fazendo churros para se manter.

Tanto que em 79 percebe-se uma nítida aproximação entre Chaves e Dona Florinda, mesmo antes do restaurante, Chaves já fazia mais favores para ela e já era um pouco melhor tratado, até foi ao cinema por conta da velha carcumida.

Essa é a minha opinião.

Postado

Só sei que foi uma boa sacada. Os remakes de 79 que se passam na vila são, em sua maioria, extremamente fracos. Alguns episódios do restaurante são melhores, como o dos ratos, o do protesto, o da mosca na sopa, o dos penetras, etc. Só o "Dona Florinda abre um Restaurante" e o "Sonhos no Restaurante" que são ruins demais...

Postado

Realmente foi uma conjunção de fatores: aproveitar roteiros, dar um novo ritmo à série, mais destaque a outros personagens. Mas o fundamental foi deixar um pouco a vila de lado, já que os "fantasmas" de Quico e Seu Madruga eram muito fortes ali. Fazendo mais episódios na escola e no restaurante, a ausência de ambos não era tão sentida.

Crie uma conta ou entre para comentar

Atividades

1. RenatoCS
    RenatoCS respondeu ao tópico de Seu Furtado em Exibições Internacionais
    Martes 7 de octubre: En la madrugada Teleamazonas Nacional (incluido Guayaquil) Chapulín Colorado Episodio 141 (1976): Los valientes mueren pandeados El Chavo Episodio 148 (1977): Ramoncito pt.1 En la tarde Teleamazonas Nacional Chapulín Colorado Episodio 172 (1977): No es lo mismo las bombas de agua que aguas con la bomba! El Chavo Episodio 149 (1977): El ratón de Quico pt.3 Teleamazonas Guayaquil Chapulín Colorado Episodio 73 (1974): No es lo mismo la casa se cae de vieja que la vieja se cae de la casa El Chavo Episodio 142 (1976): Don Ramón loco Bueno, tal parece que sí será recurrente que repitan en la madrugada lo de la tarde anterior (de la transmisión nacional). Creo que en estas circunstancias es inútil y hasta repetitivo seguir anunciando lo de la madrugada, así que desde ahora solo informaré lo de la tarde, a menos que en la madrugada haya algo raro o vuelvan a cambiar la modalidad. Lo que me intriga es saber qué va a pasar cuando no haya transmisión en la tarde, aunque supongo que la respuesta es que van a hacer cuenta que los episodios sí fueron transmitidos Por cierto, mañana mismo no habrá transmisión en la tarde por el partido de fútbol que se suspendió el miércoles anterior y finalmente se jugará mañana, así que el jueves veremos qué ocurre en este caso.
  2. Eu acho...
    Eu acho... respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    SBT Pará logo deve deixar de exibir Chapolin no começo da noite.
  3. E.R
    Curioso que o SBT só tem gasto com CH quando é exibição nacional, enquanto isso a exibição regional diária de Chapolin continua. Dá sim para voltar com uma exibição nacional de Chaves por semana se for do interesse do SBT. Como falei, o horário da madrugada é bem interessante, até pela concorrência mais fraca e a garantia de vice-liderança no horário.
  4. E.R
    E.R respondeu ao tópico de William Murdoch em Todos Atentos Olhando pra TV
    Pelos acontecimentos das últimas semanas de "Vale Tudo", tem grande chance do Afonso e da Heleninha nomearem a Consuelo como próxima presidente da TCA. A Consuelo é quem vai denunciar os crimes que o Marco Aurélio cometeu dentro da empresa e nada mais natural do que ela acabar assumindo a presidência da empresa.
  5. Professor Inventivo
    Professor Inventivo respondeu ao tópico de William Murdoch em Todos Atentos Olhando pra TV
    Parece a dona Florinda criticando a carne do açougue lá da esquina!

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.