Ir para conteúdo

Oscar Niemeyer - 100 anos

Featured Replies

Postado

aeons-brasilia-collage.jpg

"Um dia a vida será mais justa", diz Niemeyer

Uma permanência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no poder em um terceiro mandato foi defendida pelo arquiteto Oscar Niemeyer em entrevista concedida à Folha por e-mail. Para ele, Lula deve continuar porque governa "a favor do povo" e "contra o intervencionismo norte-americano".

Com brevidade, o arquiteto faz o que chama de "balanço realista" de seus cem anos. Diz preferir não "falar da vida com o desprezo que ela merece", mas, por outro lado, cita o "futuro sem solução que o destino nos impõe". Mas demonstra otimismo com a possibilidade de uma vida "mais justa", quando, "com especial prazer", um cidadão "procurará ajudar o outro".

Folha - O sr. imaginava que chegaria aos cem anos? Quais as vantagens e desvantagens de viver tanto tempo?

Oscar Niemeyer- Não. Meu balanço dessa trajetória é realista. Não sou pessimista, mas sim realista. Não quero me fazer incômodo e falar da vida com o desprezo que ela merece.

Lembrar a miséria, a violência, que crescem por toda parte, e esse futuro sem solução que o destino nos impõe. Prefiro pensar que um dia a vida será mais justa, que os homens não se olharão a procurar defeitos uns nos outros, como tantas vezes acontece. Que, ao contrário, haverá sempre a idéia de que em todos há um lado bom, uma dada qualidade a destacar (Lênin dizia que 10% de qualidades já seriam suficientes).

Nesse dia, será com prazer que um procurará ajudar o outro. É a solidariedade -que ainda não existe, de um modo geral- a prevalecer.

52_nota_niemeyer_h.jpg

Folha- Em que o Brasil de hoje difere daquele que o sr. imaginava quando tinha, digamos, 30 anos?

Niemeyer- Trata-se de um Brasil que talvez esteja mais consciente da urgência de se combaterem, com maior vigor, as mais graves disparidades sociais.

Folha- Que opinião o sr. tem a respeito da arquitetura moderna de profissionais como Frank O. Gehry e Santiago Calatrava?

Niemeyer- É claro que admiro o talento desses colegas. Evito julgar os trabalhos de outros arquitetos. Cada um tem a sua arquitetura -deve fazer sempre o que gosta, e não aquilo que os outros gostariam que fizesse.

Folha- O que o surpreende na arquitetura hoje?

Niemeyer- O que me espanta, isso em termos negativos, é um certo gosto de exibição de materiais construtivos mais caros.

Folha- Qual projeto o sr. considera que seja o melhor de sua autoria?

Niemeyer- Não sei... Todos os meus projetos foram feitos com o maior interesse. Mas o projeto que estou desenhando para Avilés [Centro Cultural Oscar Niemeyer, na Espanha], talvez seja um dos que mais me agradam.

Folha- Que avaliação faz da possibilidade de um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva? O sr. é favorável à tese?

Niemeyer- Eu sou, porque o governo dele tem se mostrado a favor do povo, contra a miséria, a violência e, principalmente, contra o intervencionismo norte-americano neste país.

Folha- Os governos de Chávez e Morales têm sido questionados internamente. O primeiro acaba de sofrer sua primeira grande derrota em nove anos, e Morales enfrentou grandes protestos nas ruas. São chamados de populistas e combatidos pelas camadas sociais mais abastadas. O sr. acredita na possibilidade de derrocada desse tipo de administração no continente, mesmo respaldada pela maioria da população?

Niemeyer- Acho difícil que isso ocorra, porque nesses países o povo vem sentindo que pode ser mais apoiado contra essa pobreza e essa discriminação injustificáveis que o capitalismo espalhou por toda parte.

catedraldebrasilia.jpg

Folha- Já temos presidentes do sexo feminino no Chile e na Argentina. Nos EUA, Hillary Clinton está cotada para a Presidência. No Brasil, Dilma Rousseff é citada como possível candidata à sucessão de Lula. O que o sr. acha da presença cada vez maior da mulher em cargos do Executivo?

Niemeyer- Julgo perfeitamente natural e justo que a mulher esteja à frente de qualquer governo. Não deve haver nenhum tipo de discriminação.

Folha- Além de arquiteto, o sr. é escritor e escultor. De que mais gosta na literatura e nas artes plásticas da atualidade?

Niemeyer- Na literatura, é o predomínio de uma linguagem simples, quase oral. Já nas artes plásticas... O que deve caracterizar uma obra de arte é o espanto, a emoção que ela provoca, e isso eu encontro em muitos artistas contemporâneos.

Oscar-Niemeyer_img.jpg

Postado

. Melhor arquiteto do Brasil de todos os tempos, só o que ele fez em Brasília, Belo Horizonte e Niterói, é pra enaltecer o cara pra sempre.

Ele é mais velho que a Dercy ? :ponder:

Postado

Museu Oscar Niemeyer aki em Curitiba

novomuseu555.jpg

Postado
  • Autor

Realmente esse cara foi um gênio da arquitetura. Ele colocou a capital do Brasil como uma cidade moderna, mesmo que tenha passado 47 anos, a cidade de Brasília é moderna e sempre será.

A maneira que ele utilizava as curvas eram brilhantes, vide o Palácio do Planalto, a bienal de São Paulo e tantos outros lugares não só do Brasil, como do mundo. Tem uma frase muito legal dele, vejam:

"Não é o angulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexivel, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos dois rios, na onda do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein".

Ele é mais velho que a Dercy ? :ponder:

Não, não. A Dercy fez 100 anos no meio do ano, mais precisamente em 23/07/1907, como consta no Google...

Postado

Pode ser um gênio da arquitetura, mas é um babaca politicamente falando...

Postado

Ele conseguiu transformar a arquitetura em uma arte, coisa q eu admiro

Só tem o mal de ser comunista....

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

1. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Valette em Exibições Internacionais
    Chaves: México - Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 Horário de Brasília 17:30 - O fotógrafo - parte 2 (1977) OBS: O episódio acima já havia sido apresentado pelo canal três vezes desde o retorno da série, uma em 11/12/2024, outra em 26/03/2025, e a mais recente em 14/07/2025. 17:59 - Amarelinhas e balões (1977) OBS: O episódio acima já havia sido apresentado pelo canal três vezes desde o retorno da série, uma em 12/12/2024, outra em 26/03/2025, e a mais recente em 15/07/2025.
  2. TIO JOÃO
    TIO JOÃO respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Sim
  3. E.R

SBT

E.R respondeu ao tópico de Raphael em Todos Atentos Olhando pra TV
    O cantor Zezé di Camargo pediu desculpas para as filhas de Silvio Santos. "Sobre o vídeo que publiquei na madrugada de ontem, esclareço que publiquei a expressão 'prostituindo' em sentido figurado, sem qualquer intenção ofensiva ou de cunho de gênero. Apesar disso, a expressão foi mal interpretada. Em nenhum momento houve a intenção de desrespeitar as mulheres da família Abravanel ou qualquer mulher. Ainda assim, minhas palavras causaram desconforto e, por isso, peço desculpas", escreveu o artista. Fonte : https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/celebridades/o-pedido-de-desculpa-de-zeze-di-camargo-para-as-filhas-de-silvio-santos-145208
  4. Chavo Arachán
    Chavo Arachán respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Sem dúvida. Que mandem os 250 episódios do pacote atual e exibam ele em ordem. Pelo menos tem mais episódios novos.
  5. leloedi
    leloedi respondeu ao tópico de Andy em Fórum Único Chespirito
    Só tem um pequeno detalhe aí, que desde a volta das series o SBT já exibiu dublagens que estão fora do atual pacote da Televisa (os redublados pela RioSound em 2012, a dublagem original de "O Banho do Chaves" e uns outros aí). Até o Globoplay/Multishow tá com o "Como Sujar uma Roupa de Festa" com a dublagem da SDVC (tudo bem que esse aí provavelmente é erro deles). Só se essa clausula contratual foi feita só quando a Televisa começou a vender esse pacote atual pros streamings.

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.