Ir para conteúdo

Pesquisa revela que as pessoas estão assistindo menos TV

E.R

Recommended Posts

Postado (editado)

DANIEL CASTRO - FOLHA DE S.PAULO

. O brasileiro das classes A e B viu menos TV em 2007 do que em 2006, revela estudo inédito do Ibope.

A audiência da TV sofreu redução entre crianças de 4 a 11 anos (menos 1min58s por dia) e adolescentes de 12 a 17 anos (menos 3min35s) .

Cresceu espantosos 17min35s entre jovens de 18 a 24 anos, mas caiu entre os adultos de 25 a 34 anos (menos 5min09s) e de 35 a 49 anos (menos 5min31s). E aumentou 5min47s entre as pessoas com mais de 50 anos.

A queda entre os mais ricos e entre crianças e adolescentes indica que as pessoas estão desligando seus televisores para se dedicarem exclusivamente à internet ou a outras atividades. Nos últimos anos, segundo o Ibope, as pessoas consumiram simultaneamente TV e internet, porque ambas cresceram.

Na soma geral da população, o consumo de TV aumentou em 2007. Na média, cada brasileiro permaneceu 5 horas, 5 minutos e 52 segundos com o televisor ligado, apenas 1min06s a mais do que em 2006.

Os dados são da amostra nacional do Ibope, que em 2007 representou 56,067 milhões de pessoas. Não refletem, exatamente, a audiência dos programas, mas sim o tempo em que cada indivíduo permaneceu com o televisor ligado, seja na TV aberta, seja na TV paga, seja com DVD ou videogame.

As classes A e B (31% da amostra) consumiram 4h40min08s de TV por dia, 3min46s a menos do que em 2006.

Na classe C (41%), foram 5h10min13s, aumento de 57s.

Nas D e E (28%), o consumo foi de 5h28min10s - 9min13s a mais.

Crianças, adolescentes e adultos de até 34 anos ligaram a TV de 4h50min a 4h55min por dia.

Já as pessoas com mais de 50 anos atingiram 5h40min14s à frente do televisor.

Editado por E.R
Postado

Claro que as crianças vão ver menos TV. Xuxa, Priscila, Yudi, Maísa são bons motivos pra desligar a TV...

Postado

Com o nível da programação da Tv aberta de hoje não me surpreendi com essa notícia.

Postado

é,não é nenhuma surpresa,com essa triste programação de todas as tvs,são poucas exceções que a Tv merece ficar ligada.

Postado

E nem sei como eu consigo ver 6/7 horas por dia. Ou até mais

Postado

Tudo balela isso ai...

Qm me garante isso?

E oq o Antonio Felipe disse éa pura verdade haushausha

Postado

Atualmente só vejo TV pela parte da manhã (pouco) e pela parte de noite (pouco também).

Postado

Até 2001 eu era viciado em tevelisão, só no domingo eu assistia todos os programas do Sílvio Santos.

A partir de 2002 eu decidi passar o meu fds na net, quando ainda usava discada, vendo televisão só durante a semana.

Em 2003 eu tive banda larga, desde então só estava assistindo o Chaves e os noticiários. Filmes eu só tenho visto nos canais fechado, o resto eu passo no pc ^_^

Postado

Tirando futebol, eu não assisto TV mais que uma hora por dia em média

internet rox...

• 8 meses depois...
Postado (editado)
NOTÍCIAS
DANIEL CASTRO - FOLHA DE S.PAULO

. O número de assinantes de TV paga cresceu 16% de março de 2007 a março de 2008. Mas, paradoxalmente, a audiência dos canais pagos está em queda, o que já preocupa o setor.

Segundo o Ibope, a média nacional de audiência dos canais pagos no horário entre 7h e 24h oscilou de 5,45% em maio de 2007 para 4,53% em maio último, uma queda de 17%. Pela projeção da PTS, empresa que monitora o mercado, há um ano os canais pagos eram vistos por 906.537 telespectadores por minuto. Hoje, são 871.542, -4% a menos.

Todas as TVs abertas, à exceção do SBT, cresceram entre os assinantes. A Globo, sozinha, tem mais audiência do que todos os canais pagos juntos. Dos cinco canais pagos mais vistos, só um cresceu no último ano.

Há três anos, o assinante passava duas horas e nove minutos por dia vendo TV paga. Hoje, passa dez minutos a menos. Enquanto isso, o consumo de internet cresceu de 55 minutos para uma hora e 15 minutos.

A queda divide o setor. Alguns avaliam que a TV paga perdeu qualidade e carece de identidade nacional. Outros, como Marcela Dória, gerente de pesquisa dos canais Discovery, acreditam que a venda de pacotes de TV paga com internet e telefone ajudou a aumentar os assinantes, mas trouxe novos usuários que não têm o hábito de ver canais pagos. Para ela, isso aumenta o potencial de crescimento da TV paga.

O acesso a internet vai ser cada vez maior (proporcionalmente inverso ao acesso a TV) graças a menor imposição de conteúdos (que a TV impõe) e principalmente : pela falta de tempo das pessoas (que pela internet, conseguem ver o que precisam num espaço de tempo bem mais reduzido, Youtube e portais contribuem muito pra isso) , pela interação cada vez maior proporcionada pela internet (Orkut, fóruns), pelo material cada vez mais extenso e raro na internet (músicas, vídeos, etc.) e pela internet também poder ser uma forma de divulgação e aperfeiçoamento profissional (além das ferramentas tradicionais, agora também com o Youtube, pra quem é ator, por exemplo).

Esse caráter "às vezes anárquico" da internet (embora nosso acesso - por banda larga e acesso discado - continue sendo dominado por grandes corporações) seduz cada vez mais as pessoas, enquanto as novelas (mesmo as que pretendem inovar a princípio, como "A Favorita") acabem sempre na mesmice, sem contar o conteúdo da maioria dos programas que passam na TV (desenhos repetitivos, programas de auditório e de entrevistas maçantes, etc.)

--

E olha que a banda larga no Brasil é muito ruim, em recente pesquisa ficou em trigésimo oitavo lugar entre quarenta e dois países pesquisados.

Quando o serviço de internet melhorar aqui no país, com maior inclusão digital, sai de baixo, as TVs vão sofrer uma queda muito grande de poder e faturamento. Editado por E.R
Postado

Sobre o tópico, as pessoas finalmente estão se ocupando. :)

Mas sempre existe exceção, e maioria está aqui...

Postado

A tv está com programação cada fez piores por isso muitos vão para internet hehe.

Postado (editado)

Diversas coisas atualmente contribuíram...

Levando em conta que a qualidade da programação das TV's é baixa, realmente o pessoal prefere trocar a TV pelo bom e velho radinho ou pelo Computador.

Se até para as TV's pagas a qualidade é baixa imagina pra TV aberta... Até o Horário Político tá menos engraçado!

Como o Rubem havia dito, as pessoas andam se ocupando mais! :P

Editado por João
The Eleventh Doctor
Postado

E pensar que há uns 4 ou 3 anos atrás eu assistia mais de 7 horas por dia de TV, agora, nem 4 direito! Estou me dedicando cada vez mais a leitura e a Net. Já houveram programas bons recentemente, mas as TV's não sabem controlar, e acabam estragando tudo! O último programa ótimo que eu vi foi o "The Amazing Race - A Corrida Milionária" da Rede TV! no ano passado...

Postado

Já fui mais viciado pela televisão. Agora, dificilmente assisto ao Chaves ou Chapolin (não fico em casa, gravo). Estou mais alienado, não acompanho as novelas (a última foi Páginas da Vida), a vinda da internet em minha vida foi crucial para minha mudança de atitude. Mas não excluirei a TV tão facilmente: ela me educou, me divertiu, me fez ter vícios (saudáveis), moldou minha rotina...não é a toa que luto arduamente por um lugar na sala de Jornalismo de alguma boa faculdade.

Sobre a TV paga, haja programação pro dia todo. O excesso de reprises faz o telespectador não mais "perder tempo". A TV paga ainda é sinônimo de status, eu não tenho, mas a acessibilidade cresceu, principalmente entre as classes menos favorecidas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...