Ir para conteúdo

Líder rebelde do Timor que planejou atentado contra Ramos-Horta se entrega

Featured Replies

Postado

Líder rebelde do Timor que planejou atentado contra Ramos-Horta se entrega

O tenente Gastão Salsinha entregou as armas no palácio presidencial de Dili.

Ele era o homem mais procurado do país depois dos atentados de 11 de fevereiro

O líder rebelde timorense que em fevereiro tentou matar o presidente do Timor Leste, José Ramos-Horta, que ficou à beira da morte, se entregou nesta terça-feira (29) ao próprio presidente durante uma cerimônia considerada histórica.

O tenente Gastão Salsinha entregou as armas no palácio presidencial de Dili. Ele era o homem mais procurado do país depois dos atentados de 11 de fevereiro contra o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, que escapou ileso, e Ramos-Horta, que ficou gravemente ferido e permaneceu hospitalizado dois meses na Austrália.

Salsinha apareceu ao lado de 11 simpatizantes, todos uniformizados e com fuzis descarregados, que entregaram a um militar, diante do olhar de Ramos-Horta.

Também estavam presentes o vice-premier, José Luis Guterres, o presidente do Parlamento, Fernando "Lasama" de Araújo, e o representante da ONU, Atul Khare. O único ausente foi o primeiro-ministro, atualmente em visita à Indonésia.

Perdão

Ramos-Horta, prêmio Nobel da Paz, disse que perdoava o ex-militar por ter atentado contra sua vida e afirmou estar satisfeito com a rendição, que levará o rebelde a enfrentar os tribunais.

"Como ser humano, como cristão, o perdôo, mas como presidente, como cidadão, terá que enfrentar a justiça", afirmou Ramos-Horta ao expressar a esperança de que a rendição estabeleça um marco na curta, mas violenta, história de Timor Leste. O país se tornou independente da Indonésia em 2002.

O militar rebelde havia aceitado se render na sexta-feira no distrito de Ermera (no sudoeste de Dili), seu reduto, e durante o fim de semana negociou os termos da rendição.

Salsinha e seus homens chegaram à cerimônia em meio a uma foerte escolta policial e militar. O golpista também era acompanhado pela mulher.

Gastão Salsinha era o braço direito do major Alfredo Reinado, o militar rebelde que coordenou os atentados de fevereiro e foi morto durante os mesmos.

As autoridades do pequeno país asiático prenderam 23 pessoas depois dos atentados. Outros quatro suspeitos foram detidos na Indonésia, mas ainda não foram extraditados a Dili.

O Timor hoje

O Timor Leste, um país de 600.000 habitantes, enfrenta a violência desde sua independência da Indonésia há seis anos. Uma força internacional se encontra no país desde 2006, depois que que Salsinha liderou uma deserção em massa no Exército que gerou diversos atos violência, com saldo de pelo menos 37 mortos.

Um terço dos oficiais do Exército, 600 homens, desertaram por se considerarem vítimas de discriminações e foram posteriormente expulsos. A reinserção na sociedade dos militares rebelados é um tema delicado no país.

Fonte: G1

=========================================

Eu sinceramente não acreditei quando li essa notícia, fiquei muito feliz pelo Timor Leste, que é membro também da CPLP (Comunidade dos países de Língua Portuguesa). Depois de anos de guerra civil, ao que parece é que os conflitos dessa vez realmente vão cessar, notícia muito boa :)

Eu ainda to procurando o vídeo da cerimônia, se alguem achar, poste aqui. ^_^

Postado

Acho que ninguém aqui do Fuch entendeu essa Notícia.

Postado

Com certeza, um ato pacifíco (apesar do atentado e de toda a história do país) importante na história do Timor. Mas ainda há muita coisa a ser resolvida, como os altíssimos índices de mortalidade e fome.

;)

Postado
  • Autor
Acho que ninguém aqui do Fuch entendeu essa Notícia.

Quem leu ou viu jornal nos ultimos meses ou leu o texto postado, vai entender ;)

Postado

É que esse Alienados só sabem Falar de Tv, e quando Pinta um Novo Assunto não dão a Mínima.

Postado

é cara,

Visões da Raven e Fantasia é o que há !

__________________

mano, achei uma atitude muito altruísta (quem vai lutar com o turista ?) da parte do presidente,

se é comigo, eu metia-lhe a faca no pâncreas

Postado
Acho que ninguém aqui do Fuch entendeu essa Notícia.

O problema é que o CV do FUCH só sabe viver à base de programas ridículos de televisão e não dão a mínima pra realidade. Bem típico de brasileiro mesmo.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

  1. MichaelJackson
    MichaelJackson respondeu ao tópico de Andy em Todos Atentos Olhando pra TV
    Looney Tunes é uma bagunça. CineCastro foram vários pacotes e Herbert Richers também. Da redublagem conhecida, tem os episódios dublados em 96-97, 98 e alguns de 2003-2005
  2. MichaelJackson
    MichaelJackson respondeu ao tópico de sPiDeR em Todos Atentos Olhando pra TV
    Infelizmente nunca me interessei muito nesses compilados.
  3. Green Jerry
    Green Jerry respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Brasília: 13:16 Foi pênalti ou não? / O lobisomem (1978) 13:38 Aristocratas vemos, gatunos não sabemos (1978) RS: 13:39 História de bruxas (1976)
  4. HOMESSA
    HOMESSA respondeu ao tópico de E.R em Venda da Esquina
    Leandra Leal na novela ''Coração Acelerado''. E o cara ainda precisa de afrodisíaco com uma gostosa dessa.
  5. Green Jerry
    Green Jerry respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Cuiabá: Sem exibição hoje Nova Mutum: 11:04 A troca de radiografias / O fotógrafo (1976) Sem marca d'água TV Alterosa Centro-Oeste: Sem exibição hoje TV Sim: Créditos ao SpykingX no Fórum Chaves 11:00 Quem me dá uma mão? (1976) 11:20 O ventrilouco (1976)

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.