Postado 25 de Junho de 2008 17 anos NOTÍCIAS A ex-primeira-dama Ruth Cardoso, 77 anos, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, morreu na noite desta terça (24), vítima de infarto, no apartamento onde morava, no bairro Higienópolis, em São Paulo.A assessoria do Instituto Fernando Henrique Cardoso informou que o corpo será levado para o Hospital do Rim, em São Paulo, para ser preparado para o velório, na Sala São Paulo, espaço de concertos de música erudita.Nota assinada pelos médicos Arthur Ribeiro, Walter Lima e Edson Stefanini, divulgada às 22h50, informou que a ex-primeira-dama "faleceu subitamente hoje [terça] às 20h40 em sua residência".De acordo com a nota, dona Ruth foi submetida na segunda (23) a um cateterismo cardíaco que "revelou doença coronariana de extensão similar à doença já revelada em dois cateterismos anteriores, feitos em 2004 e 2006".Na nota, os médicos atribuíram a morte a uma "arritmia grave decorrente da doença coronariana".O professor Leôncio Martins Rodrigues, amigo da família, disse que Ruth Cardoso morreu na companhia de um dos filhos. Segundo ele, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não estava em casa no momento em que a mulher sofreu o infarto. Rodrigues foi ao apartamento da família na noite desta terça e desceu para dar as informações aos jornalistas que se encontravam na portaria.Além de Rodrigues, chegaram ao apartamento da família na noite desta terça o governador José Serra (PSDB), a primeira-dama de São Paulo, Mônica Serra, o coordenador das subprefeituras da Prefeitura de São Paulo, Andrea Matarazzo (PSDB), e o ex-ministro das Relações Exteriores no governo FHC Celso Lafer.
Postado 25 de Junho de 2008 17 anos Fiquei triste com essa notícia, foi a única primeira-dama de nosso país a ter responsabilidade social e não virar só um adorno do marido. Era tão culta quanto o FHC.
Postado 26 de Junho de 2008 17 anos Também fiquei triste. Como disse Lula, foi uma grande perda par o país!
Postado 27 de Junho de 2008 17 anos Demorei a compreender, mas penso que exageraram na dose, como esta opinião ilustra uma das possiblilidades para isso. E ontem, na TV Cultura, "do Zé Serra" (não acho que o governador tenha interferido, mas porque tanto caso?)... Ah, já satirizei a notícia na Desciclopédia.
Postado 27 de Junho de 2008 17 anos E? Mas é a verdade, a Ruth Cardoso não era só mera primeira-dama! Melhor que a D. Marisa, cujo grande feito foi plantar a estrela vermelha no gramado do Alvorada.
Postado 30 de Junho de 2008 17 anos Concordo, Antonio, mas desenterrar uma ex-primeira-dama de um presidente que saiu com baixa popularidade, embora injusta, e exaltar qualidades "como nunca", é de se estranhar.