Ir para conteúdo

Édson Cury, o "Bolinha"

Featured Replies

Postado

Há 10 anos, Édson Cury, mais conhecido como Bolinha foi uma das figuras mais marcantes da TV brasileira. Ele morreu aos 62 anos, vítima de câncer no aparelho digestivo. Bolinha estava internado há duas semanas no Hospital Nove de Julho, em São Paulo, para tratamento do câncer, que havia sido descoberto há três anos. Nos últimos seis meses, a doença do apresentador agravou-se.. O apresentador será enterrado no cemitério Areia Branca, em Santos, cidade onde vivia atualmente.

Afastado da TV desde 1994, quando a TV Bandeirantes tirou do ar o programa Clube do Bolinha, que ocupava as tardes de sábado, Bolinha pensava em voltar à TV. Segundo o genro do apresentador, Henrique Bueno de Prado, Bolinha vinha recebendo algumas propostas para voltar a trabalhar.

Bolinha era famoso principalmente com um estilo irreverente, marcado pelo visual de camisas de seda coloridas. O Clube do Bolinha ficou no ar por trinta anos na TV Bandeirantes, alcançou 8 pontos no ibope e era um dos líderes de audiência da emissora.

Curi, que na verdade chamava-se Édson Cabariti (mas, segundo ele, o nome não soava bem no rádio), nasceu em Araçatuba, no interior de São Paulo, em 1936. Filho de imigrantes sírios, Bolinha começou a carreira como locutor esportivo, depois de fazer bicos como feirante, engraxate e balconista. Na TV Excelsior, Bolinha começou como o responsável pelos flashes esportivos do programa Últimas Notícias.

A estréia como apresentador de programa de auditório aconteceu quase por acaso: em janeiro de 1967, Bolinha foi convocado a substituir ninguém menos do que o apresentador Chacrinha, que havia se desentendido com os diretores da emissora. Bolinha não apenas levou o programa adiante, como aumentou o seu ibope.

Outra marca do programa animado por Bolinha eram as bailarinhas, chamadas carinhosamente de "boletes". Segundo o apresentador, o critério na seleção das candidatas era unicamente a beleza. "O telespectador quer mesmo é ver mulher boazuda na TV", resumiu. Vários artistas como Leandro & Leonardo, João Paulo & Daniel e Arnaldo Arnaldo Antunes, mesmo depois de famosos, foram ao seu programa agradecer o apoio ao início de suas carreiras.

Arquivo:

UU1eJgQ4pDc

Postado

Já dez anos, como passa rápido o tempo.

Parece que foi ontem que eu via o programa. A musiquinha, de autoria do Raul Gil, gruda nos ouvidos:

"Bolinha, Bolinha

Está na hora de você entrar na linha"

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

  1. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Terreno Baldio
    Santos 1 x 1 Corinthians
  2. E.R
    Tite não é mais treinador do Cruzeiro. Ele não resistiu à pressão pelo início ruim no Campeonato Brasileiro e chegou a um acordo para o fim do vínculo com o time mineiro. Fonte : https://ge.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2026/03/15/cruzeiro-demite-tite.ghtml
  3. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Andy em Venda da Esquina
    OSCAR 2026 . Melhor Filme -Uma Batalha Após a Outra . Melhor Diretor - Paul Thomas Anderson (Uma Batalha Após a Outra) . Melhor Ator - Michael B.Jordan (Pecadores) . Melhor Atriz - Jessie Buckley (Hamnet: A Vida Antes de Hamlet) . Melhor Ator Coadjuvante - Sean Penn (Uma Batalha Após a Outra) . Melhor Atriz Coadjuvante - Amy Madigan (A Hora do Mal) . Melhor Filme Internacional - Valor Sentimental (Noruega) . Melhor Animação - Guerreiras do K-Pop . Melhores Efeitos Visuais - Avatar : Fogo e Cinzas . Melhor Canção Original - Golden (Guerreiras do K-Pop)
  4. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Professor Inventivo em Parque de Diversões
  5. MichaelJackson
    MichaelJackson respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    1997, alguns episódios tem menos zoom que o lote novo

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.