Ir para conteúdo

Ilusão Auditiva

Featured Replies

Postado

Leia o texto antes de passar para os videos

Técnicas de áudio vêm sendo criadas desde 1900 e bolinha e vêm sendo usadas em alguns ramos do entreterimento, principalmente filmes.

Nas salas de cinema, e em algumas casas também, temos o chamado Home Theater, um sistema de 6 ou mais caixas de som que juntas, dão a sensação de que o ouvinte está rodeado pelo som, ou até mesmo dentro da cena do filme, com sons de balas ricocheteando ao fundo entre outros.

O que poucos sabem, é que existe uma técnica capaz de muito mais do que isso, e o mais incrivel é que não usa 3, nem 4, nem 5 ou 6 caixas... Utiliza um canal estéreo, SOMENTE 2 caixas de som... Entretanto, o efeito só é conseguido com fones de ouvido ou headphones.

Tudo porque temos dois ouvidos separados por determinada distância, e como o som tem certa velocidade, as ondas sonoras que chegam em um ouvido demoram certo tempo até chegar no outro, e também chegam ligeiramente diferentes. O som escutado em um ouvido nunca é igual ao do outro. Sendo assim, o cérebro é capaz de calcular as minimas diferenças entre os sons de ambos os ouvidos e isso permite escutar em "3D", ou seja, mesmo sendo somente 2 ouvidos, um de cada lado da cabeça, conseguimos saber de onde que vem o som (360º ao redor, acima ou abaixo), bem como sua distancia aproximada.

Sendo assim, foi criado o sistema de gravação de som Holofônico. Trata-se de gravar o som de qualquer coisa utilizando 2 microfones, um de cada lado de um dispositivo que simula uma cabeça humana. Os 2 microfones ficam separados entre si por distâncias aproximadas do ouvido humano. Dessa forma, ao gravar um som qualquer, o canal esquerdo age como o ouvido esquerdo, e o direito igualmente, age como o ouvido direito.

Quando ouvimos a gravação utilizando fones de ouvido bons, é como se estivéssemos no mesmo local da gravação, ouvindo o som do mesmo local dos microfones, pois iremos receber as ondas sonoras diferentemente em cada ouvido, e nosso cerebro será capaz de calcular as minimas diferenças entre o som e nos dar um som 3D, superior ao som sourround do Home Theater , e muito superior ao som "estéreo" que também utiliza 2 canais de áudio.

Para exemplificar, abaixo alguns sons gravados pela técnica "Holophonic"...

USEM FONES DE OUVIDO, feche os olhos e botem o volume um pouco alto também para uma melhor ilusão, não precisam se preocupar, nao tera ninguem gritando e tal... não sou de fazer graça... u.u

---

Tempestade virtual

YlOJr1csOR4

---

Barbearia virtual

IUDTlvagjJA

---

Pilotando uma moto Honda

gBK4aDfjbRY

---

outros exemplos

wT1XuB95qMk

---

fogos de artifício ← parece nao sair estereo para quem usa internet explorer... so firefox

bAQVx8DqHNA&fmt=18

By Comunidade "Astronomia" do Orkut

-----------

Muito interessante isso, e prova que nem tudo que está no orkut é porcaria.

Postado

vou esperar alguem fazer o teste pra ver se não vai aparecer um zumbizão gritando! :assobiando:

Postado
vou esperar alguem fazer o teste pra ver se não vai aparecer um zumbizão gritando! :assobiando:

Tbm vou esperar, ja tomei muito susto com esse tipo de videos no youtube.

Postado
  • Autor

Pow, acham que eu me daria ao trabalho de criar um tópico destes só pra fazer brincadeiras de mau gosto com os outros? Francamente... <_<

Postado

Não tava afim de ler o texto e vi os vídeos logo direto. Qual a moral?

Postado

Gostei , apesar do meu fone não ser muito bom , é impressionate a qualidade dos audios e a sensação que eles causam

Muito legal

Postado

Realmente é bem interessante, parabéns pelo tópico Rubem Neto, e desculpa por desconfiar que era algumas daquelas brincadeiras.

Meu fone tbm não ta muito bom, mais realmente assim como disse dedédiadema é impressionante o barulho e a sensação que causam, é como se a gente tivesse lá.

Postado
Pow, acham que eu me daria ao trabalho de criar um tópico destes só pra fazer brincadeiras de mau gosto com os outros? Francamente... <_<

Acho.

:rolleyes:

Mas o da Honda eu já tinha ouvido, é o da CB 1300, não? Achei bem legal =)

Realmente com fone de ouvido a gente consegue distingüir bem melhor o áudio do canal esquerdo e do direito. Na tv a gente nem percebe...

Postado

eu já tinha ouvido o da barbearia virtual... interessante...

Postado

Achei bem legal o da barbearia e o de outros exemplos. É interessante a sensação mesmo. Até quase tomei um susto pequeno, e me deu uns calos frios em algumas partes...

Muito bom..gostei

Postado

O barulho de msn aqui estragou a ilusão. :assobiando:

Postado

Muito legal esse negocio de ilusao auditiva. Realmente parece que voce esta no lugar.

Postado

eu ja conhecia esse tipo de audio ... Eu tina um que era uma pessoa cortando cabelo

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

1. marujita
    marujita respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    E Cleópatra não deu as caras nas afiliadas e nem na Rede.
  2. Jaciinto
    Jaciinto respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    E se encerra toda a ordem de 1984 que o SBT exibiu nessa leva. Tomara que exibam Guerra de Secessão, semana que vem.
  3. MichaelJackson
    MichaelJackson respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Tinha achado que era Lote Novo, aí comparei com uma imagem que tenho aqui e pareceu Velho, mas era novo mesmo "Pedindo"
  4. Eu acho...
    Eu acho... respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Na época do bolão eu não acertava assim
  5. Aether
    Aether respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Foi não, foi lote novo. Aliás, lote novo em aspas, já que boa parte da leva de 77-79 do Chapolin é tudo lote de 97.

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.