Ir para conteúdo

Obina é 'primo' de Eto'o, diz DNA

Featured Replies

Postado

A brincadeira da torcida do Flamengo - "Ôôô, Obina melhor que Eto'o" - foi quase clarividente. É claro que não dá para provar por A mais B que o atacante brasileiro é melhor que sua contraparte camaronesa, mas parece haver uma ligação insuspeita entre a dupla. Segundo testes de ancestralidade feitos a partir do DNA, tanto Eto'o quanto Obina podem ser 'primos' separados há alguns milhares de anos, descendentes do mesmo grupo étnico que dominou a África Ocidental após a invenção da agricultura no continente negro.

Ao longo da última semana, a equipe de Pena divulgou os resultados sobre os testes de ancestralidade feitos com nove negros brasileiros famosos (Milton Nascimento, Djavan, Seu Jorge, Sandra de Sá, Daiane dos Santos, Ildi Silva, Neguinho da Beija Flor, Obina e Frei David Santos). As análises foram feitas a pedido da rede BBC Brasil.

Como era de esperar, o DNA do flamenguista é uma geléia geral, tal como o dos demais brasileiros negros. Embora a maior parte de seu material genético seja de origem africana - 61,4%, para ser mais exato -, ele também tem proporções significativas de sangue índio (25,4%) e europeu (13,2%).

No entanto, essas proporções deixam de lado as linhagens materna e paterna do jogador, e aí é que as coisas ficam interessantes. Pena também conduziu a análise do mtDNA ou DNA mitocondrial, oriundo das mitocôndrias, as usinas de energia das células. Esse tipo de material genético só é passado de mãe para filho ou filha. Pois bem: a única seqüência de mtDNA idêntica à de Obina é de um indivíduo da etnia iorubá, comum na Nigéria e em outros países da África Ocidental. (Foram eles que trouxeram o candomblé para a Bahia e outras regiões das Américas.)

É aqui que entra o "primo" Eto'o: originalmente, a família do craque camaronês pertence a uma etnia "aparentada" aos iorubás, os bamuns. Tanto iorubás quanto bamuns pertencem à família étnica nígero-congolesa, que surgiu justamente na fronteira entre a Nigéria e Camarões e se espalhou por boa parte do continente a partir do ano 2000 a.C. Assim, é quase certo que eles compartilhem grande parte de sua herança genética.

Ambos os atacantes deveriam estar orgulhosos dos ancestrais africanos: afinal, os nígero-congoleses foram um dos grupos responsáveis por dominar a agricultura tropical, formaram grandes impérios com guerreiros armados de lanças de ferro e montados em cavalos e conquistaram vastas regiões ao sul de sua terra original. Essa expansão foi feita em grande parte por um subgrupo dos nígero-congoleses, os bantos

Postado

Não é o Obina que é primo do Eto´o. O Eto´o é que é primo do Obina. :lol:

Postado

isso nao deve mudar nada entre eles, nem devem se conhecer

Postado

Obina é primo do Eto'o e eu sou filho do Arnold Schwarzenegger.

Postado

Ou seja, Arnold Schwarzenegger Junior :D

AHAUHAUAHAHUA

KIKO!oisa não??

:P

Postado

Eitcha, cada uma....

Postado

será q o primo do obina é melhor q o primo do eto ´ o ???

Postado
será q o primo do obina é melhor q o primo do eto ´ o ???

Eis a questão. Se o primo do Obina for melhor que o primo do Eto'o, então o Eto'o é melhor do que o Obina. :unsure:

Postado

Pra mim, tanto faz. Acho os dois uns bostas.

Postado

Essa Notícia mudou minha vida. :assobiando:

Postado

E eu então? o.O

Ão, ão, ão; Obina é seleção!

¬¬

Postado
E eu então? o.O

Ão, ão, ão; Obina é seleção!

¬¬

Sou mais o Afonso.

Postado

E eu sou mais o Marcelo Ramos, o Luciano Henrique ou o Felipe.

Postado
E eu sou mais o Marcelo Ramos, o Luciano Henrique ou o Felipe.

Tbm não exagera.

Postado

sou mais o dimba..........

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

1. Marcelo J.
    Marcelo J. respondeu ao tópico de William Murdoch em Todos Atentos Olhando pra TV
    Eu tenho que discordar, pois vejo que ficou muito ruim e nada natural. Parece até dublagem de novela mexicana nessa cena.
  2. Eu acho...
    Eu acho... respondeu ao tópico de William Murdoch em Todos Atentos Olhando pra TV
    Pior que não achei tão ruim assim.
  3. Eu acho...
    Eu acho... respondeu ao tópico de Ventilador Cego em Exibições Internacionais
    Obrigada pela correção, então a janela dessas raridades é ainda mais antiga. E provavelmente as imagens eram desse lote muito antigo da TVN. @Raphael ou @E.R, por favor, poderiam separar em outro tópico esse papo do perdido mundial? Acho que fica meio escondido aqui no meio das exibições e muita gente pode nem ficar sabendo.
  4. Eu acho...
    Eu acho... respondeu ao tópico de Pavi em Fórum Único Chespirito
    Não é ruim, mas não deixa de ser uma SBTice:
  5. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    "Globo Rural" (de 8h30 às 10h) está dando mais audiência do que "Viver Sertanejo" (de 10h às 11h) na Globo. A concorrência acaba sendo mais fraca nesse horário das 10h do que às 8h30. Se bem que, esse ano, ainda tem uma corrida de Fórmula 1 na Band às 10h (a corrida nos Emirados Árabes, em dezembro), felizmente as outras corridas vão ser em outros horários. Em 2026, quando a Fórmula 1 voltar a ser exibida pela Globo, em alguns finais de semana, vamos ter corridas às 10h, e que deverão aumentar a audiência da Globo nessa faixa de horário.

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.