Ir para conteúdo

GRAMÁTICA

Featured Replies

Postado

Tópico para dúvidas em relação à ortografia de uma palavra ou outras relacionadas à língua portuguesa e outros idiomas. Também pode ser usado para discutir técnicas de redação, interpretação de textos e etc.

Não tenha vergonha de usar esse tópico. E não responda mandando alguém pesquisar num livro com 100000 de verbetes. Esse tópico é uma coisa da gente. Portanto, poste sua dúvida e quem souber responda rapidamente, sem muitos formalismos.

Pra começar, uma dúvida sobre as formas "de" e "do" em certas frases. Por exemplo, qual é o certo:

"O SBT está exibindo os episódio semelhantes de Chaves"

"O SBT está exibindo os episódio semelhantes do Chaves"

A dúvida ocorre porque Chaves é o protagonista, mas também o nome da série. Então falando "do Chaves", fica "do menino do barril que participa da série". Já "de Chaves", fica melhor para apontar o seriado.

Qual é o certo? Os dois?

Editado por E.R

Postado

Informalmente, os dois estão corretos.

Mas, gramaticalmene, o correto é "de Chaves".

Postado

Os dois mas para se referir a série usa o "de''

Editado por Marcos Alexandre

Postado
  • Autor

Então eu achei certo. Embora escrevia "de Chaves" sem ter certeza.

E sobre "a" e "há" para falar de uma época, o correto é sempre utilizar o "há" né?

Por exemplo: Há dez anos.

Postado

Então eu achei certo. Embora escrevia "de Chaves" sem ter certeza.

E sobre "a" e "há" para falar de uma época, o correto é sempre utilizar o "há" né?

Por exemplo: Há dez anos.

Nesse caso, sim.

Postado
  • Autor

Nesse caso, sim.

E quando se usa o "a" pra se referir a uma época?

Postado

E quando se usa o "a" pra se referir a uma época?

"Daqui a cinco anos".

Postado
  • Autor

"Daqui a cinco anos".

Ah sim, mas no passado é sempre "há"?

Assim que se escreve "demolir" no passado?

"Nesse momento, Gugu demole casa no Construindo um Sonho"

*coloquei um exemplo qualquer :P

Postado

Ah sim, mas no passado é sempre "há"?

Assim que se escreve "demolir" no passado?

"Nesse momento, Gugu demole casa no Construindo um Sonho"

*coloquei um exemplo qualquer :P

Sim, ou "atrás".

No passado? Demoliu. :mellow:

Postado

"Há" se usa no sentido de existir exemplo: "Há um tempo atrás"

"A" se usa quando não está relacionado a existir e mais usado como preposição exemplo: "Daqui a pouco tem semelhante no Sbt" :legal_tv:

Postado

"Há" se usa no sentido de existir exemplo: "Há um tempo atrás"

Marcos Alexandre, isso o que o senhor está dizendo é um pleonasmo. PLE - O - NAS - MO.

:P

Postado

Marcos Alexandre, isso o que o senhor está dizendo é um pleonasmo. PLE - O - NAS - MO.

:P

E isso em portugûes o que quer dizer? digo... digo... não foi minha intenção

Editado por Marcos Alexandre

Postado
  • Autor

E isso em portugûes o que quer dizer?

Pleonasmo é uma repetição (ou complementação) desnecessária de uma palavra.

Exemplo: Desci lá embaixo. Se desceu, claro que foi pra baixo. Então é um caso de pleonasmo ou redundância.

Eu sei que no passado é "demoliu". Perguntei se "demole" está certo.

Postado

E isso em portugûes o que quer dizer?

Era pra você dizer "mas o senhor não tava aqui quando o pleonasmo começou". -qqq Chimoltrúfia rulez. :P

Pleonasmo é o mesmo que redundância. É quando tu usa uma palavra desnecessária na frase por já ter outra com o mesmo significado. :joinha:

Postado

Pleonasmo é uma repetição (ou complementação) desnecessária de uma palavra.

Exemplo: Desci lá embaixo. Se desceu, claro que foi pra baixo. Então é um caso de pleonasmo ou redundância.

Eu sei que no passado é "demoliu". Perguntei se "demole" está certo.

Ah... tá foi mal :blush: olha o tópico ajudando

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

  1. Raphael
    Raphael respondeu ao tópico de E.R em Terreno Baldio
    23/06/2026 14h00 - 16h00 🇵🇹 Portugal 5 x 0 Uzbequistão 🇺🇿 Hoje foi um show de Portugal para compensar o jogo de estréia, Cristiano Ronaldo voltou das sombras após a semana passada e já começou a deixar suas impressões nesta Copa. E o Uzbequistão só pela misericórdia, além do gol contra eu ví pelo menos umas três vezes errando em saída de bola, que é isso.
  2. E.R
    E.R respondeu ao tópico de muTano em Todos Atentos Olhando pra TV
    ALESSANDRO LO BIANCO A Globo tem a intenção de colocar o programa de Eliana a partir das 12h na grade de domingo. A emissora também tem a intenção de que o programa da apresentadora seja ao vivo.
  3. Marcelo J.
    Marcelo J. respondeu ao tópico de sPiDeR em Todos Atentos Olhando pra TV
    Isso é exibição digna de TikTok, shorts, reels, enfim. Ou seja, somente pequenos trechos da série sendo exibidos na TV. Basicamente é uma exibição feita para a nova geração.
  4. Raphael
    Raphael respondeu ao tópico de sPiDeR em Todos Atentos Olhando pra TV
    Bem que não falam nada sobre a maneira imunda como exibiram: https://entretenimento.r7.com/audiencias/volta-de-pica-pau-garante-o-segundo-lugar-isolado-com-mais-de-3-pontos-em-sao-paulo-22062026/ Deveriam respeitar o público que concedeu a vice liderança à eles oferecendo uma exibição no mínimo assistível, nem passam mais episódios, podemos dizer que passam apenas trechos de episódios.
  5. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Terreno Baldio
    Que legal ver o Cristiano Ronaldo voltar a fazer gols em uma Copa do Mundo !

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.