E.R 2,322 Posted April 29 Share Posted April 29 NOTÍCIAS https://www.metropoles.com/entretenimento/televisao/chico-pinheiro-deixa-a-rede-globo O jornalista Chico Pinheiro deixou a Rede Globo nesta sexta-feira (29/4). A notícia foi divulgada por meio de um comunicado interno enviado aos funcionários da emissora. A mensagem, assinada pelo diretor-geral de jornalismo da Rede Globo, Ali Kamel, diz que o jornalista deixa a emissora após 32 anos em “comum acordo” com a Globo. Link to post
E.R 2,322 Posted May 13 Share Posted May 13 NOTÍCIAS FLÁVIO RICCO - R7 Globo e Disney são as novas detentoras dos direitos da UEFA Nations League, que no passado pertenceram a Turner e HBO. Anúncio da UEFA. Os jogos começam agora em junho. Link to post
E.R 2,322 Posted May 16 Share Posted May 16 NOTÍCIAS https://www.metropoles.com/entretenimento/televisao/novela-xica-da-silva-deve-ganhar-remake-na-globo-em-2025 O remake de Pantanal, no ar na Globo, está fazendo sucesso com o público e rendendo alta audiência para a emissora. No mesmo caminho, outras novelas clássicas devem ganhar uma nova produção, com destaque para Xica da Silva. O folhetim que foi ao ar no fim da década de 1990 na Manchete deve ganhar um remake para 2025. Porém, informações iniciais apontam para uma produção exclusiva para o Globoplay. Link to post
E.R 2,322 Posted May 25 Share Posted May 25 NOTÍCIAS https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2022/05/25/globo-reformula-manhas-e-inverte-horarios-de-mais-voce-e-encontro.html A TV Globo promoverá uma reorganização em sua grade matinal de programação de segunda à sexta-feira. A partir de 4 de julho de 2022 , os programas Mais Você e Encontro terão seus horáriso de exibição invertidos : a atração que há dez anos é comandada por Fátima Bernardes – e que ganhará um novo time de apresentadores – passa a ser exibida logo após o Bom Dia Brasil. Na sequência do Encontro, entrará no ar o Mais Você, que desde 1999 é apresentado por Ana Maria Braga. A inversão das duas atrações matinais atende, segundo à emissora, o objetivo de dar mais fluidez à combinação dos dois gêneros que, há anos, compõem a grade da Globo : jornalismo e entretenimento. Diretor da TV Globo, Amauri Soares explicou ao Meio & Mensagem que a audiência das manhãs da emissora é composta por basicamente dois grupos: as pessoas que estão em busca das notícias do dia e aquelas que desejam consumir conteúdos de variedades. “Vamos mexer na grade para dar mais fluidez a esse movimento. O programa que entrega mais atualidade e que dialoga mais com o noticiário do dia é o Encontro. E, agora, ele virá após o Bom Dia Brasil porque é uma extensão do noticiário do dia. O Encontro não é um programa de hard news, mas ele fala sobre atualidades. É o espaço que temos para tirar dúvidas sobre os assuntos do dia e, portanto, há fluidez ao colocá-lo após o Bom Dia Brasil e passando a grade ao Mais Você, que conta com a Ana Maria, o Louro e faz uma transição para o entretenimento, com assuntos mais de variedades e o destaque para a cozinha e as receitas, já puxando para o horário de almoço”, explicou o diretor. Além da inversão das atrações, Amauri Soares também revela que os telejornais locais, que são exibidos pela Globo no horário de almoço, como SP1 e TJ1, ganharão 15 minutos adicionais. Em todo o Brasil, essa faixa de noticiário local entrará no ar às 11h45, após o término do Mais Você. Com isso, o Encontro e o Mais Você terão cerca pouco mais de uma hora de exibição cada. Nesta quarta-feira, o departamento comercial da TV Globo já começa a distribuir o plano comercial da nova faixa matinal, com a revelação da inversão do Mais Você com o Encontro. 1 Link to post
E.R 2,322 Posted May 30 Share Posted May 30 NOTÍCIAS O ator e apresentador André Marques está de saída da TV Globo. Ele fez o anúncio em uma rede social e avisou que, a partir de agosto, vai se dedicar a projetos pessoais. Fonte : https://entretenimento.r7.com/prisma/flavio-ricco/andre-marques-deixa-a-globo-apos-quase-30-anos-30052022 Link to post
E.R 2,322 Posted June 1 Share Posted June 1 NOTÍCIAS O Ministério Público do Trabalho ajuizou uma ação civil pública contra a TV Globo por causa das denúncias de assédio sexual que envolveram o ex-diretor do departamento de humor da emissora Marcius Melhem. A empresa terá que responder por suposta omissão em relação às denúncias Treze artistas, entre atrizes, e roteiristas do núcleo de humor da Globo, participaram da denúncia coletiva que deu origem a uma investigação no Ministério Público do Trabalho (MPT). Depois de colher depoimentos, o inquérito foi encerrado e deu origem à ação agora apresentada ao Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. O caso corre em segredo de Justiça. A TV Globo afirma desconhecer a ação. E diz que não comenta processos que estejam sob judice. O MPT também não quis se manifestar. Fonte : https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2022/05/ministerio-publico-do-trabalho-ajuiza-acao-contra-a-globo-por-assedio-sexual-de-marcius-melhem.shtml Link to post
Usagi White 3,284 Posted June 3 Share Posted June 3 Sequencias de reportagens sobre o sequestro e assassinato de TIM LOPES. Link to post
E.R 2,322 Posted June 5 Share Posted June 5 NOTÍCIAS Em novo horário desde abril, o "Altas Horas" cresceu 39% no Ibope de acordo com números levantados pelo NaTelinha. Nos cinco últimos programas apresentados no horário antigo, a atração comandada por Serginho Groisman conseguiu fazer apenas 12,1 pontos de média indo ao ar após o BBB 22, número este que era seu normal até então. Já na média dos primeiros cinco apresentados depois de Pantanal, a audiência do "Altas Horas" subiu para 16,8. Serginho Groisman tinha o desejo, há muitos anos, de colocar seu programa mais cedo. A mudança foi sendo gradual. Primeiro, em 2013, conseguiu fazer com que a direção invertesse seu horário com o do Supercine. Quase 10 anos depois, conseguiu fazer com que o Altas Horas entrasse depois da novela das 9 da Globo. Fonte : https://natelinha.uol.com.br/televisao/2022/06/04/sonho-de-serginho-groisman-altas-horas-em-novo-horario-cresce-quase-40-no-ibope-182605.php Link to post
Usagi White 3,284 Posted June 10 Share Posted June 10 FILMES DO ANO DE ESTREIA DA TELA QUENTE: Link to post
E.R 2,322 Posted June 20 Share Posted June 20 NOTÍCIAS https://www.uol.com.br/splash/colunas/guilherme-ravache/2022/06/19/por-que-a-globo-cortou-seu-elenco-fixo-e-os-riscos-dessa-estrategia.htm Dias atrás, Ricardo Waddington, diretor de entretenimento da Globo, reuniu o elenco da emissora para compartilhar com os talentos da casa os novos rumos da dramaturgia.[ Ricardo Waddington falou sobre o novo contexto da Globo e por que os contratos de boa parte dos presentes na reunião passariam a ser por obra à medida que vencessem. Os contratos fixos não serão extintos, mas reduzidos consideravelmente. O salário fixo será mantido somente para os talentos que estiverem no ar. Os apresentadores seguem com contrato fixo se tiverem programas permanentes na grade da emissora, como Luciano Huck e Marcos Mion. No caso dos atores, será assim se seguirem emendando projetos e atuando constantemente. A medida já era esperada, mesmo assim alguns profissionais presentes não gostaram. Eles acharam que o encontro foi uma espécie de demissão coletiva (o que não foi, já que todos os contratos serão cumpridos até seus vencimentos). Além disso, segundo apurou a coluna, a intenção de Ricardo Waddington ao fazer a reunião foi dar visibilidade aos profissionais da Globo da nova fase da emissora, que planeja engatar a quinta marcha no pós-pandemia e aumentar o volume de produções para atender à crescente demanda do Globoplay. Ricardo Waddington citou como exemplo o fato de a Globo realizar boa parte de sua comunicação por meio do e-mail corporativo da companhia e a maioria dos atores não ter o e-mail da empresa. Tornar a comunicação mais clara e direta é uma meta da área. Independentemente do que Ricardo Waddington afirme, para muitos a iniciativa pode parecer uma simples redução de custos. Mas o sucesso de Pantanal e o rápido crescimento do streaming ajudam a explicar o que mudou e por que os contratos fixos estão acabando e os acordos por obra são uma tendência. O fim dos contratos fixos na Globo começou em meio a um duro processo de reestruturação da emissora, que buscava cortar gastos na TV para investir no digital, principalmente no Globoplay. Em 2017 e 2018, os custos da Globo já eram maiores que suas receitas, e a emissora só não teve prejuízo por causa dos ganhos com aplicações financeiras de lucros bilionários de exercícios anteriores. Depois, vieram os prejuízos e começaram os boatos de que a emissora iria quebrar (o que nunca esteve nem perto de acontecer, a Globo conseguiu defender seu caixa, que hoje já é superior a R$ 15 bilhões). Mas salários milionários de estrelas da casa passaram a ser avaliados internamente em função do custo e do retorno. Muita gente ganhava salário fixo sem nem mesmo produzir. Havia casos de atores recebendo mensalmente mesmo depois de quatro anos fora do ar. Em 2021, quando o movimento de saída de estrelas acelerou e a Globo cortou R$ 281 milhões em salários apenas no primeiro semestre, as críticas à empresa aumentaram. Mas os acontecimentos dos meses seguintes surpreenderam até os mais otimistas. Mesmo sem estrelas fixas, a Globo não apenas ampliou a liderança da audiência na TV como acelerou o crescimento no streaming. Este ano, o Globoplay aumentou mais de 15% sua base de assinantes em comparação a 2021. Já a Netflix perdeu 350 mil assinantes no primeiro trimestre na América Latina. A estimativa é que o Brasil represente cerca de 50% da base de usuários da Netflix na região. Além disso, é difícil apontar uma estrela da Globo que tenha migrado para o streaming e alcançado maior projeção do que na emissora carioca. Em conversas com dois editores de sites de entretenimento, ouvi que as produções nacionais dentro de streamings como Netflix, HBO Max e Amazon Prime não decolam. Boa parte do público nem sabe que essas atrações existem. Ou se sabem, não se importam a ponto de clicar para ler notícias sobre elas. Por outro lado, a novela Pantanal é o assunto que mais gera tráfego consistentemente para os sites de entretenimento, e isso desde seu lançamento. "A TV ainda tem muita força no Brasil, fala com todo mundo, do rico ao pobre. O fato de acontecer ao mesmo, todo mundo descobrir ao mesmo tempo o resultado do jogo ou as cenas da novela também é essencial, TV é uma experiência social compartilhada. E a Globo tem mais pessoas assistindo, então é ainda mais forte", diz um executivo. O executivo lembra ainda que o crescimento do TikTok e plataformas digitais em geral é um risco, mas menor no caso da Globo. "O Globoplay é competitivo e ainda deu à Globo a chance de aumentar a produção e testar coisas novas. Ninguém consegue concorrer no país com o volume deles, nem a Netflix. O TikTok talvez seja o maior risco, mas ainda existe o comportamento de segunda tela. A pessoa vê TV mas está no celular ao mesmo tempo". Ou seja, as TVs perdem, mas não perdem tanto. Parte do sucesso da Globo é explicada por erros espontâneos de seus concorrentes, particularmente na TV aberta. A Record, após anos de investimentos em dramaturgia e uma visível evolução de suas produções, jogou um balde de água fria no mercado. A novela Todas as Garotas em Mim, idealizada por Cristiane Cardoso, filha de Edir Macedo (dono da emissora), caminha para ter o pior resultado de audiência da história de todas as novelas da casa. No SBT, as constantes mudanças na grade da emissora tornam um desafio acompanhar a programação. Na Band, a dramaturgia não é uma prioridade. E Faustão, se por um lado Faustão atrai anunciantes, tem seu programa abaixo da expectativa na audiência mesmo contando com a presença de convidados que antes eram contratados exclusivos da Globo. Ou seja, a Globo não tem concorrentes na TV aberta. Liberar seus atores dos contratos é um risco calculado, com pouco ou nenhum impacto na audiência. Quem descobre que não terá o contrato renovado pode não gostar. Mas o tempo parece apontar que no final todos ganham, até quem saiu. "O mercado mudou muito, se abriu, está mais competitivo, e assim temos mais liberdade e oportunidades profissionais. Fui privilegiado porque fiz parte de um momento em que eu tinha trabalho, mas muitos atores não tinham oportunidades", disse o ator Malvino Salvador ao colunista Lucas Pasin, semana passada. "Hoje está melhor para todo mundo. Acabou o monopólio da TV Globo, ela segue sendo a potência no que faz, mas outros também estão produzindo", acrescentou Malvino Salvador. Para o ator, "não existir mais o monopólio é vantagem para todo mundo, inclusive para a Globo se aperfeiçoar ainda mais. Espero um dia ter a oportunidade de fazer outros trabalhos lá. Só porque eu saí, não significa que eu não possa voltar". O que talvez tenha começado apenas como uma iniciativa de corte de custos e um experimento do novo modelo de trabalho se mostrou uma feliz surpresa para a Globo. Outro indicador importante é que boa parte de quem saiu quer retornar, como no caso de Malvino Salvador. Estudos internos da Globo apontam que o ganho de seguidores de um ator quando ele está no ar em uma série do Globoplay é superior a quando está no ar em um concorrente. As massivas campanhas de divulgação da Globo, incluindo participações em atrações da casa e veículos do grupo, são essenciais neste efeito. Com talentos contratados por obra, a Globo ainda descobriu outros benefícios. Autores e diretores ganham mais liberdade para montar suas equipes ao chamar os artistas que mais se adequam ao projeto, independentemente de estarem ou não na Globo. A quantidade de "novos" talentos em Pantanal é um exemplo. Além disso, desapareceu o problema dos atores com contratos exclusivos com a Globo que alegavam não ter agenda para a emissora. "Quem tinha contrato fixo achava que a Globo não faria nada, então priorizavam os projetos pessoais e recusavam trabalhos mesmo recebendo todo mês", diz uma empresária de talentos. A economia com as despesas de salário também permitiu à Globo redirecionar investimentos em suas produções. Apesar da grandiosidade de Pantanal, a Globo não projeta gastos muito superiores à média. Em abril, quando entrevistei Manuel Belmar, diretor-geral de Finanças da Globo, o executivo afirmou : "Pantanal tem uma complexidade de produção natural, tem muitas cenas externas. Tem padrão de qualidade extraordinário, mas isso é o que a gente é. Não estamos gastando muito mais em Pantanal do que gastamos em produções recentes ou gastaremos em produções futuras". Obviamente, o movimento da Globo traz riscos. O fato de não existirem concorrentes à altura neste momento não significa que eles não possam surgir. A HBO era vista como a maior ameaça. Mas novamente, o destino parece conspirar a favor da emissora carioca. A HBO, parte do grupo Warner, foi comprada pela Discovery. A Discovery é notória por reality shows e produções de baixo custo. A empresa tem a meta de cortar US$ 3 bilhões nos próximos três anos para pagar uma dívida de US$ 55 bilhões da compra. Já cortaram quase US$ 1,5 bilhão em apenas três meses ao cancelar produções, demitir mais de 1 mil pessoas da área de publicidade nos Estados Unidos e fechando a CNN+, streaming do canal de notícias. Uma nova leva de cortes está prevista e a HBO deve ser o principal alvo. David Zaslav, CEO da Warner Broa. Discovery, e Gunnar Wiedenfels, CFO da companhia, são notórios por bater agressivas metas de corte de custo em tempo recorde. A Discovery tem alguns dos executivos mais respeitados (e temidos) do mercado de mídia. No Brasil, a HBO tinha um ambicioso plano de investimentos em dramaturgia, falava em produzir dez novelas por ano. Mônica Albuquerque e Silvio de Abreu estão entre as lideranças da área no Brasil, anteriormente a dupla trabalhava na Globo. Semanas atrás, todo o departamento corria o risco de ser eliminado. Os brasileiros foram até Miami, nos Estados Unidos, defender para os novos chefes os planos de investimento em dramaturgia no Brasil. A novela "Segundas Intenções" foi aprovada porque o custo/benefício foi avaliado como viável. "O real está barato frente ao dólar. Muito dinheiro já havia sido gasto no projeto de novelas da HBO. Novela faz sucesso no Brasil e é barata em comparação a produções americanas. Além disso, os países da América Latina gostam de novelas e esse é um mercado chave para o streaming. Novelas são produções que também podem ser exportadas", diz o executivo de uma plataforma concorrente. Mas isso pode não significar muito. Nada impede uma rápida mudança de rumo se os números de "Segundas Intenções" ficarem abaixo da expectativa. A CNN+ foi fechada pela Discovery menos de um mês após seu lançamento. Centenas de pessoas que pediram demissão de empregos e trocaram de cidade para trabalhar no projeto do streaming de notícias se viram no olho da rua de um dia para o outro. Mas se a área de dramaturgia da HBO der certo, com profissionais gabaritados e capitalizada para produzir grandes novelas no país, ela pode se tornar a primeira grande adversária real da Globo neste segmento. Se a HBO conseguir este feito, outras plataformas devem copiá-la. O Brasil é um importante campo de batalha no streaming mundial. A experiência da Netflix, uma das principais inspirações para o modelo de contrato por obra da Globo, serve de alerta. Enquanto não tinha concorrentes, a plataforma atraiu talentos ao oferecer a possibilidade de criação de obras mais autorais. O público também via no serviço um diferencial, assistindo ao que queria, quando queria. À medida que aumentou o número de serviços de streaming e eles começaram a oferecer o mesmo que a Netflix, os diferenciais passaram a ser os talentos e a força das franquias nas plataformas de streaming. A Netflix acabou tendo de aumentar drasticamente os investimentos para atrair grandes nomes. Os custos de produção dispararam, chegando a US$ 17 bilhões por ano. Ao primeiro sinal de desaceleração do crescimento, quando a Netflix alertou que previa perder mais de 2 milhões de assinantes neste semestre, o valor de mercado da empresa despencou em pouco meses. Manter os altos investimentos e reter talentos é um desafio crescente para todas as empresas de mídia. Para muitos o streaming agora entra em seu segundo ato. Se no passado a Netflix foi recompensada por sua escala e capacidade de distribuição, nessa nova fase os investidores possivelmente recompensem o melhor conteúdo. É a capacidade de atrair assinantes que fará a diferença, e ter o conteúdo que as pessoas querem ver ainda é o meio mais eficiente de atrair e reter usuários. Ter os grandes talentos exclusivos é caro, mas cria um diferencial competitivo. A fórmula funcionou para a Globo por 50 anos. Também funcionou nos grandes estúdios de Hollywood. Hoje, vivemos a uberização das artes e demais profissões, com o fim da estabilidade e aumento das liberdade, mas também mais incertezas. Do motorista de app aos talentos da Globo, só ganha quem está produzindo. Se a fórmula dos contratos por obra vai funcionar para a Globo e o Globoplay nesta nova fase da empresa, descobriremos no decorrer dessas novelas. Link to post
E.R 2,322 Posted June 21 Share Posted June 21 NOTÍCIAS Executivos da TV Globo fizeram uma reunião recente para discutir programas e orçamentos na emissora. Durante o encontro, uma coisa ficou bem clara : o desconforto a respeito do alto valor mensal que Luciano Huck recebe. O apresentador Luciano Huck ganha R$ 3,5 milhões mensais e isso passou a ser visto como um problema na cúpula da Globo. Foi discutido que, a longo prazo, a emissora não pretende mais manter por este valor o marido de Angélica na grade de programação. Isso significa que a Globo estaria disposta a perder Luciano Huck para enxugar este gasto mensal com o apresentador. De acordo com uma fonte da coluna que transita entre o executivo e a direção de contratos da emissora, Marcos Mion e Ivete Sangalo devem ser os protagonistas de domingo nos próximos anos. A cúpula da Globo não pensou em um programa próprio para a cantora Ivete Sangalo por acaso. Ela sabe que a longo prazo Luciano Huck se tornou muito caro para entregar uma média de audiência que outros podem entregar por um salário três vezes menor do que o apresentador vem recebendo. Além disso, a emissora também avaliou recentemente que a imagem do apresentador Luciano Huck está muito desgastada. Alguns executivos avaliaram nesta reunião que a folha mensal do apresentador Marcos Mion gira em torno de R$ 500 mil. Já o salário da cantora Ivete Sangalo deve chegar no máximo em R$ 400 mil pela apresentação do seu novo programa, o Mixto Quente. A Globo já realizou diversas pesquisas e entendeu que por esse salário já conseguiria tornar os dois apresentadores um sucesso para a programação dominical. Entretanto, Marcos Mion e Ivete Sangalo ainda não eram sucessos de audiência na Globo quando o contrato do apresentador Luciano Huck foi renovado na emissora para tapar o buraco deixado por Fausto Silva. A pergunta que mais rodou a mesa dos executivos da Globo durante essa reunião foi : "Para quê manter Luciano Huck aos domingos por R$ 3,5 milhões, se Ivete e Mion também entregam uma audiência acima de média com um investimento bem abaixo do que é gasto com Luciano Huck ?" Ainda segundo observações feitas pela cúpula da Globo, o melhor cenário a longo prazo seria, de fato, deixar Marcos Mion e Ivete Sangalo aos domingos e colocar a também apresentadora Sabrina Sato aos sábados. Outro grande problema que foi colocado na mesa durante esse encontro é a vigência do contrato do apresentador Luciano Huck. A Globo avaliou que o cenário político e econômico do país pode caminhar de tal forma que obrigue a empresa a reduzir antes do término do contrato o salário do apresentador. Neste caso, ainda segundo essa fonte da coluna, alguns cenários estariam sendo discutidos pela cúpula da Globo. O primeiro cenário seria sustentar o salário de Luciano Huck até o final do contrato e oferecer uma renovação com o apresentador com o teto de R$ 1 milhão. Mas, caso a Globo decida futuramente que o investimento no apresentador está alto demais para ser mantido até o final do contrato, ela estuda forçar uma saída de Luciano Huck. A estratégia seria transferir novamente Huck para os sábados na emissora e realocar Marcos Mion aos domingos. De acordo com alguns executivos da Globo, Luciano Huck não suportaria a manobra e, possívelmente, pediria para deixar a emissora. Diversos panoramas foram traçados durante essa reunião. Mas, entre todos os cenários discutidos, uma conclusão foi unânime : a Globo não estaria mais disposta a manter o apresentador na grade de programação pelo alto valor que ele vem recebendo. Fonte : https://lobianco.ig.com.br/2022-06-20/globo-nao-quer-manter-luciano-huck-com-salario-milionario.html Link to post
Recommended Posts
Create an account or sign in to comment
You need to be a member in order to leave a comment
Create an account
Sign up for a new account in our community. It's easy!
Register a new accountSign in
Already have an account? Sign in here.
Sign In Now