Ir para conteúdo

Sertãozinho (SP) terá estátua do Cristo maior que a do Rio

Featured Replies

Postado

Sertãozinho (SP) terá estátua do Cristo maior que a do Rio

JULIANA COISSI

da Folha Ribeirão

Sertãozinho, a 333 km de São Paulo, está construindo uma estátua do Cristo Redentor que ficará mais alta do que a do Corcovado, no Rio. A previsão é que o monumento no interior paulista seja inaugurado em abril, na Páscoa.

O conjunto em Sertãozinho terá ao todo 57 metros de altura: um pedestal de 39 metros mais a escultura do Cristo, de 18 metros. A estátua no Rio, inaugurada em 1931 e eleita uma das sete maravilhas do mundo moderno, mede no total 38 metros --sendo oito de pedestal. A obra custará aos cofres de Sertãozinho R$ 1,5 milhão, quase 1% do Orçamento da cidade deste ano.

O prefeito Nério Costa (PPS) disse que o monumento não foi planejado para superar o mais famoso cartão-postal brasileiro. "Longe da pretensão de grandeza, pensamos é na visualização. Usamos um guindaste e subimos até a altura em que conseguíamos ver toda a cidade", disse.

Silva Júnior/Folha Imagem

quisto.jpg

Sertãozinho, no interior de SP, terá estátua do Cristo maior que a do Rio; previsão é de que o monumento seja inaugurado em abril

Nada é mais alto na cidade de 103 mil habitantes --o maior prédio, de 19 andares, localizado no centro, tem o mesmo tamanho do monumento. A homenagem ao Cristo está sendo construída desde agosto do ano passado em uma pedreira chamada de Morro do Vanzela.

O monumento terá um mirante aos pés do Cristo. Além de uma escadaria que contorna o pedestal, haverá um elevador para levar idosos e deficientes até o mirante.

Pelo tamanho do monumento, as obras do pedestal e da estátua foram divididas. Ao lado da torre de concreto, o Cristo começa a se desenhar. A estrutura metálica de 18 m está sendo coberta com argamassa pelos artistas plásticos, e já se notam as mãos e o rosto do Cristo.

Depois de concluída, o desafio será juntar a estátua à base de 39 metros de altura. A JZ Engenharia, que venceu a licitação e se tornou responsável pela obras, trará da capital um guindaste de 500 toneladas para içar a estátua, que deve pesar 60 toneladas.

Segundo o secretário de Obras, Alberto Domingues Canovas, o monumento será construído como forma de valorizar a vegetação da pedreira, que já foi reflorestada e deve receber infraestrutura de um parque ecológico nos próximos anos.

A previsão era inaugurar a estátua no Natal, mas, segundo Canovas, as chuvas atrasaram a obra. Para acelerar o trabalho, a empresa, que trabalha com 30 homens, irá contratar mais 20. Evangelista Manoel da Silva, 39, carpinteiro há oito anos, já trabalha na obra. "Nunca tinha feito algo assim. É bom saber que poderei ver meu trabalho de longe", afirma.

Da janela de sua casa, no bairro Jardim Montreal, Ednalva Monteiro de Souza Abrão, 42, vê o pedestal se erguer e já aguarda as bênçãos do Cristo. "Eu gostei da ideia. Dá a sensação de a gente estar protegido. E vai atrair muitos turistas."

Sertão com mar

A JZ Engenharia já havia sido responsável por outra obra gigantesca na cidade. No final do ano passado, Sertãozinho ganhou o seu próprio "mar". Foi construída uma praia artificial, com coqueiros e faixa de areia de 160 metros, às margens de um lago. O complexo consumiu R$ 8 milhões dos cofres municipais.

Segundo o prefeito, não se trata de sobra no Orçamento --só com o recurso do Cristo é possível construir, por exemplo, cem casas populares de R$ 15 mil. "Não é que seja sobra. Tivemos um aumento de arrecadação. É uma obra de grande vulto, que queremos que seja um ponto turístico."

O PIB da cidade, que é a maior produtora de álcool do mundo, saltou de R$ 1,470 bilhão em 2003 para R$ 2,685 bilhões em 2006.

fonte:uol

Postado

A estátua em si é menor que a do RJ, não terá a vista que se tem no RJ e, ao menos aqui, o Cristo não só é ponto turístico como santuário...

Postado

Muitas cidades do interior tem seus Cristos, como Amparo, Serra Negra e Águas de Lindóia. Para mim não fará diferença.

Postado

Legal.

Agora só falta fazer um Corcovado, bondinho... :)

Postado

seria melhor se investissem esse dinheiro em outras áreas...

Postado

Já passei por esta cidade... apesar de todo o investimento, será bom, pois com certeza esta cidade terá o porte de estância turística e poderá lucrar muito com isto.

Postado
  • Autor

gasta 1,5milhões numa coisa absurda, tantos cristos que ja tem. aki em SC, em Balneariu Camboriu tem um que muda de cor de noite, e uma faixa de luz ilumina a cidade num angulo de 90 graus.A estatua da Bal.Camboriu, em si(sem o pedestal) é maior que a do Rio. a do Rio tem 30m(de estatua)e essa 33m(de estatua).Já fui 5 vezez la em cima, em Balneariu tambem tem o único bondinho do mundo a ligar 2 praias

Cristo Luz

foto:

mimimki.jpg

ps:a cabeça não é assim feia, e que na foto uma luz branca a ilumina

Postado
  • Autor

mas fala serio, essa dai vai fica feia, um pedestal maior que o cristo do Rio, mas uma coisa pequena, vai fica muuuito estranho

Postado

Também acho que ao invés disso poderiam investir em infra-estrutura, saúde, lazer...

Postado

Agora só falta fazer o Corcovado, Pão-de-açúcar, bondinho, a praia de Copacabana e a Baía de Guanabara que vai ficar igualzinho...

Postado
Agora só falta fazer o Corcovado, Pão-de-açúcar, bondinho, a praia de Copacabana e a Baía de Guanabara que vai ficar igualzinho...

Com direito a cagalhão? :lol:

---

Quanto ao carnaval de cores que é o Cristo de SC, o do RJ por ser feito de pedra sabão (Mesmo material da Estátua da Liberdade), à noite ele adquire tom esverdeado.

Eu não subi o Cristo de bondinho ou a pé, somente de helicóptero. Sinceramente? O que vale ali é a vista, não a estátua.

Postado
  • Autor
Quanto ao carnaval de cores que é o Cristo de SC, ...

rsrs essa foi boa. huahuhahau

Postado

Podiam imitar a estátua do Borba Gato, que é muito mais bonita.

1160418100_borba_gato.jpg

Postado

Cagalhão, esgoto e poluição!

A "maravilha" ali não é a estátua mesmo, porque de maravilhosa ela não tem nada, mas sim a bela vista da cidade.

Aliás, ir pro Cristo de helicóptero não é pra qualquer um, hein...

Postado

Cagalhão, esgoto e poluição!

A "maravilha" ali não é a estátua mesmo, porque de maravilhosa ela não tem nada, mas sim a bela vista da cidade.

Aliás, ir pro Cristo de helicóptero não é pra qualquer um, hein...

Foi uma volta sobre a cidade partindo do Pão de Açúcar, passamos em torno do Cristo... isso em 97, acho, R$40,00.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

1. Chavo Arachán
    Chavo Arachán respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    No início do segundo bloco.
  2. Pavi
    Pavi respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Também tenho curiosidade em saber.
  3. Eu acho...
    Eu acho... respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Qual foi a cena?
  4. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Estamos aqui pra isso.
  5. Pavi
    Pavi respondeu ao tópico de Raphael em Todos Atentos Olhando pra TV
    Porque tem anunciantes, creio eu.

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.