Ir para conteúdo

Jornalista realmente precisa de diploma?

DucadorCH

Recommended Posts

Postado

Eu sei que tem muitos jornalistas no FUCH! E também sei que vários jovens aqui(como eu) também procuram entrar nesse ramo! Sendo lei ou não, vocês acreditam que um bom jornalista precisa REALMENTE de um diploma?

Postado

É uma questão complicada. Nós, mesmo sem diploma, exercemos a profissão de jornalista ao escrever em blogs, por exemplo. Na verdade, o que pode acontecer agora é a empresa contratar alguém que não fez Jornalismo. É ruim porque a qualidade em uma redação de um jornal, por exemplo, será perdida. Quem fez jornalismo recebeu uma carga teórica que alguém que fez outro curso de Humanas não recebeu.

Quando soube que a obrigatoriedade do diploma caiu, não me preocupei. O diploma é um diferencial e estou confiante que conseguirei passar no teste de seleção de alguma empresa, se a concorrência for de não-diplomados. Agora: diploma NÃO é garantia de excelência. Nessa briga de estudantes pela decisão do STF é como se eles fossem bons apenas com o diploma. Por isso, acho que as empresas devem fazer um teste de seleção para eliminar, de cara, que não cursou Jornalismo. O problema é: as empresas querem fazer isso mesmo? Porque a grana tá curta e elas querem gastar pouco, desprezando a qualidade editorial.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...