Ir para conteúdo

Raul Seixas

Featured Replies

Postado

2_138.jpg

Com pouco mais de 20 anos de carreira, tendo composto e gravado dezenas de músicas que se tornaram hinos do rock nacional, Raul Seixas mantém uma imensa legião de fãs e é considerado o símbolo de toda uma geração, um dos artistas mais queridos e cultuados do Brasil até hoje, aproximadamente 18 anos após sua morte.

Nascido em Salvador, Bahia, em 1945, foi influenciado desde a sua adolescência por norte-americanos como Elvis Presley e Jerry Lee Lewis e pela música baiana de Luís Gozaga. Essa mistura cultural poderia ser facilmente percebida mais tarde, em toda a extensão de sua obra.

Criou, no início da década de 60, a sua primeira banda, Raulzito e os Panteras, que apesar de ter sido a banda de rock mais popular da Bahia na época, resultou em um grande fracasso de vendas.

Decepcionado, começou a trabalhar na CBS (atual Sony) do Rio de Janeiro, onde seria o produtor dos grandes artistas da jovem guarda como Jerry Adriani, mas foi demitido quando descobriram que, sem permissão, havia gravado o álbum “Sociedade da Grã Ordem Kavernista Apresenta: Sessão das Dez”, utilizando os estúdios da empresa.

Desempregado, decidiu tentar a sorte novamente como cantor e participou do FIC, Festival internacional da Canção, evento realizado pela Rede Globo, em 1972. A música “Let Me Sing Let Me Sing”, chegou até as finais e toda essa exposição na mídia, valeu-lhe a gravação do compacto “Ouro de Tolo” pela Philips, que lançaria, no ano seguinte, o seu álbum de estréia.

Intitulado “Krig-Ha Bandolo!”, esse disco trazia letras em parceria com o esotérico Paulo Coelho e, após fundarem o movimento da Sociedade Alternativa, foram exilados para os Estados Unidos por serem considerados subversivos pelo regime militar.

Em 1974, após o lançamento do clássico “Gita”, retornou ao Brasil e acompanhou a excelente repercussão do trabalho, além de receber disco de ouro. Durante os anos 70, ainda gravou vários ‘hits’, entre eles “Carimbador Maluco”, “Há Dez Mil Anos Atrás” e “O Dia em que a Terra Parou”, mas os problemas ainda estavam por vir.

Na década de 80, Raul começou a apresentar sérios problemas de saúde, relacionados principalmente ao consumo excessivo de álcool, o que começou a prejudicar visivelmente a sua carreira. Mesmo assim, continuou gravando faixas inesquecíveis como “Metamorfose Ambulante”, “Al Capone”, “Mosca na Sopa”, “Maluco Beleza”, “Rock das Aranha”, “Plunct Plact Zum”, “Metrô Linha 743”, “Cowboy Fora da Lei”, entre outras de suma importância para a música brasileira.

Em 1988, iniciou uma parceria com Marcelo Nova, resultando no que seria o último álbum inédito do Maluco Beleza, intitulado “A Panela do Diabo”, lançado em 1989. Nesse mesmo ano, porém, Raul teve sérias complicações de saúde e veio a falecer, em 21 de agosto, devido a uma pancreatite aguda, causada pelo álcool.

Mas o fenômeno Raul Seixas não morreu: quando hoje nos deparamos com os inúmeros fã clubes, artistas covers, regravações de suas músicas por músicos consagrados, o lançamento constante de coletâneas e o de cerca de 13 livros a respeito de sua vida e sua obra, temos a certeza de que a mensagem foi passada, a certeza da missão cumprida.

Em 2003, comemorando 30 anos do primeiro lançamento solo de Raul, chegou às lojas “Anarkilópolis”. O álbum é, na verdade, uma compilação de faixas em que grandes nomes da música tiveram participação especial como Sérgio Dias, Pepeu Gomes, Marcelo Nova e Frejat. O destaque, no entanto, ficou com a inédita “Anarkilópolis”, composta e gravada em 1984 e que é considerada a primeira versão de “Cowboy Fora da Lei”.

Comemoremos, AdrianoSurubim e Gustavo Alves :aplausos:

Uma pena o Raulzito ter nos deixado há tanto tempo. Falta gente como ele na nossa música.

2_138_dest.jpg

Postado

Grande ícone da música, merece ser lembrado.

Postado

Enquanto você se esforça pra ser um sujeito normal, e fazer tudo igual; eu do meu lado aprendendo a ser louco, um maluco total, na loucura real, controlando a minha maluqueis, misturada com minha lucidez, vou ficar um maluco beleza.

Raul foi foda.

TOCA RAÚL! :reverencia:

Postado

Músicos assim fazem muita falta. Essa Madrugada, sem nada pra fazer ansioso pra prova que tava pra chegar, fui e fiquei ouvindo Raul. O cara é foda, sem explicações mais... e ainda tem quem diga que música brasileira é um lixo.... =]

Postado

Parabéns ao Raulzito, um grande artista sem dúvida e que faz muito falta mesmo.Realmente está faltando gente como ele atualmente na música brasileira.

Postado

Parabéns ao Raul, grande músico brasileiro!

Postado

Raul Seixas é uma das coisas quando ando ouvindo bastante atualmente.

O cara é um poeta, e ainda conseguia por ritmo nas músicas. Ele fazia composições perfeitas e lembradas hoje em dia.

Na sala de aula, eu e meus amigos cantamos hinos que ele fez, eu sempre faço voz aguda:

Prelúdio

"Sonho que se sonha só

é só um sonho que se sonha só.

Sonho que se sonha junto

é realidade."

A Maçã

"Se eu te amo e tu me amas

E outro vem quando tu chamas

Como poderei te condenar

Infinita sua beleza

Como podes ficar presa

Que nem santa no altar"

O cara é um dos meu maiores ídolos.

Raul Seixas, o melhor. (que devia ser muito mais reconhecido do que ele é.)

Postado

Diz a lenda que eu quase conheci o Raul...estava na barriga da minha mãe, em meados de 89, meus pais o encontraram...diz a lenda... :rolleyes::lol:

Postado

Raul Seixas eh o cara, cada musica dele eh uma nova emoção, cada musica q ele fazia virava sucesso, ele fez varias musicas geniais q cairam na boca do povo:

"O dia em que a terra parou"

"Eu nasci, a 10 milanos atrás"

"O trem"

"Maluco Beleza"

"Plutiplatizum"

"Tente outra vez"

E mto mais!

Postado

só pra dar um "climinha" ao tópico.

clipes em vídeo feitos pela Globo, na época.

GITA - 1974

R4ZmmsM3tV4

MALUCO BELEZA - 1977

ZNjkix0KKEY&mode=related&search=

EU NASCI HÁ 10 MIL ANOS ATRÁS - 1976

ie-Uvxf5Dk4&mode=related&search=

CARIMBADOR MALUCO - 1983 (foi um especial infantil da Rede Globo)

zRRHPfkxiZw&mode=related&search=

EU TAMBÉM VOU RECLAMAR - 1976

MqQq_ykY_j0&mode=related&search=

METAMORFOSE AMBULANTE - 1973

eyMfDcP79Js

SOCIEDADE ALTERNATIVA - 1974

vtKoB3EBne4&mode=related&search=

O DIA EM QUE A TERRA PAROU - 197? (não sei, não conhecia a música, achei esse clip agora ;) )

7rAKZtKG6AQ&mode=related&search=

têm mais no yt, é só procurar legal.

quando eu tinha 14 anos gostava mto de Raul, hoje nem tanto.

Raul com certeza merecia estar na calçada da fama.

Postado

Salve, Salve Raul Seixas! Infelismente morreu muito cedo, tá fazendo falta demais...

"Todos os partidos são variantes do absolutismo. Não fundaremos mais partidos, o Estado é seu estado de espírito."

Pare o mundo que eu quero descer!

Postado
  • Autor

Raul Seixas era anarquista. Neguem.

Postado
Raul Seixas era anarquista. Neguem.

Ele era anarquista e a favor do voto nulo.

Ele dizia: "Vote nulo e não sustente vagabundo."

Postado
  • Autor

É bicho. Raul Seixas era gênio.

E segundo o Motodoido_CH, era o demônio em pessoa. xD

Postado

Raul é o cara.

Hoje toquei umas músicas dele no ônibus quando estava indo para o passeio.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

1. Pavi
    Pavi respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Também tenho curiosidade em saber.
  2. Eu acho...
    Eu acho... respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Qual foi a cena?
  3. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Estamos aqui pra isso.
  4. Pavi
    Pavi respondeu ao tópico de Raphael em Todos Atentos Olhando pra TV
    Porque tem anunciantes, creio eu.
  5. Cortal Cristado
    Cortal Cristado respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    A CD agradece

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.