Ir para conteúdo

GRAMÁTICA

Featured Replies

Postado

Tópico para dúvidas em relação à ortografia de uma palavra ou outras relacionadas à língua portuguesa e outros idiomas. Também pode ser usado para discutir técnicas de redação, interpretação de textos e etc.

Não tenha vergonha de usar esse tópico. E não responda mandando alguém pesquisar num livro com 100000 de verbetes. Esse tópico é uma coisa da gente. Portanto, poste sua dúvida e quem souber responda rapidamente, sem muitos formalismos.

Pra começar, uma dúvida sobre as formas "de" e "do" em certas frases. Por exemplo, qual é o certo:

"O SBT está exibindo os episódio semelhantes de Chaves"

"O SBT está exibindo os episódio semelhantes do Chaves"

A dúvida ocorre porque Chaves é o protagonista, mas também o nome da série. Então falando "do Chaves", fica "do menino do barril que participa da série". Já "de Chaves", fica melhor para apontar o seriado.

Qual é o certo? Os dois?

Editado por E.R

Postado

Informalmente, os dois estão corretos.

Mas, gramaticalmene, o correto é "de Chaves".

Postado

Os dois mas para se referir a série usa o "de''

Editado por Marcos Alexandre

Postado
  • Autor

Então eu achei certo. Embora escrevia "de Chaves" sem ter certeza.

E sobre "a" e "há" para falar de uma época, o correto é sempre utilizar o "há" né?

Por exemplo: Há dez anos.

Postado

Então eu achei certo. Embora escrevia "de Chaves" sem ter certeza.

E sobre "a" e "há" para falar de uma época, o correto é sempre utilizar o "há" né?

Por exemplo: Há dez anos.

Nesse caso, sim.

Postado
  • Autor

Nesse caso, sim.

E quando se usa o "a" pra se referir a uma época?

Postado

E quando se usa o "a" pra se referir a uma época?

"Daqui a cinco anos".

Postado
  • Autor

"Daqui a cinco anos".

Ah sim, mas no passado é sempre "há"?

Assim que se escreve "demolir" no passado?

"Nesse momento, Gugu demole casa no Construindo um Sonho"

*coloquei um exemplo qualquer :P

Postado

Ah sim, mas no passado é sempre "há"?

Assim que se escreve "demolir" no passado?

"Nesse momento, Gugu demole casa no Construindo um Sonho"

*coloquei um exemplo qualquer :P

Sim, ou "atrás".

No passado? Demoliu. :mellow:

Postado

"Há" se usa no sentido de existir exemplo: "Há um tempo atrás"

"A" se usa quando não está relacionado a existir e mais usado como preposição exemplo: "Daqui a pouco tem semelhante no Sbt" :legal_tv:

Postado

"Há" se usa no sentido de existir exemplo: "Há um tempo atrás"

Marcos Alexandre, isso o que o senhor está dizendo é um pleonasmo. PLE - O - NAS - MO.

:P

Postado

Marcos Alexandre, isso o que o senhor está dizendo é um pleonasmo. PLE - O - NAS - MO.

:P

E isso em portugûes o que quer dizer? digo... digo... não foi minha intenção

Editado por Marcos Alexandre

Postado
  • Autor

E isso em portugûes o que quer dizer?

Pleonasmo é uma repetição (ou complementação) desnecessária de uma palavra.

Exemplo: Desci lá embaixo. Se desceu, claro que foi pra baixo. Então é um caso de pleonasmo ou redundância.

Eu sei que no passado é "demoliu". Perguntei se "demole" está certo.

Postado

E isso em portugûes o que quer dizer?

Era pra você dizer "mas o senhor não tava aqui quando o pleonasmo começou". -qqq Chimoltrúfia rulez. :P

Pleonasmo é o mesmo que redundância. É quando tu usa uma palavra desnecessária na frase por já ter outra com o mesmo significado. :joinha:

Postado

Pleonasmo é uma repetição (ou complementação) desnecessária de uma palavra.

Exemplo: Desci lá embaixo. Se desceu, claro que foi pra baixo. Então é um caso de pleonasmo ou redundância.

Eu sei que no passado é "demoliu". Perguntei se "demole" está certo.

Ah... tá foi mal :blush: olha o tópico ajudando

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

  1. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Clark Kent em Todos Atentos Olhando pra TV
  2. RenatoCS
    RenatoCS respondeu ao tópico de Seu Furtado em Exibições Internacionais
    Jueves 9 de julio: En la madrugada Teleamazonas Nacional (incluido Guayaquil) Chapulín Colorado ✔️ Episodio 186 (1978): Más vale cien fantasmas volando que uno en la mano El Chavo ✔️ Episodio 241 (1979): Clases de historia En la tarde Teleamazonas Nacional Chapulín Colorado ✔️ Episodio 188 (1978): Se regalan ratones El Chavo ✔️ Episodio 244 (1979): Clases de higiene Teleamazonas Guayaquil Chapulín Colorado ✔️ Episodio 33 (1973): Y líbranos también de los distraídos / De los metiches líbranos, Señor El Chavo ✔️ Episodio 87 (1975): Examen de admisión La curiosidad de hoy: Todos los episodios del Chavo fueron en la escuela
  3. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Marcos Albino em Venda da Esquina
    A Volkswagen informou que reduzirá em até metade o número de modelos que oferece ao mercado para diminuir custos e competir melhor com as empresas chinesas. A montadora alemã, porém, não explicou o que essas mudanças significarão para os trabalhadores, que já vinham se preparando para grandes cortes de empregos e o fechamento de fábricas. O plano, divulgado após uma reunião do conselho, parece representar um reconhecimento implícito de que a empresa se tornou grande e complexa demais e precisa enxugar sua estrutura. Nos últimos dias, reportagens da imprensa alemã indicavam que a empresa se preparava para demitir 100 mil trabalhadores até o fim da década e fechar quatro fábricas na Europa. A empresa afirmou que pretende produzir 9 milhões de veículos por ano. O CEO da Volkswagen, Oliver Blume, afirmou que é necessário “eliminar a capacidade excedente”, dando a entender que a empresa ainda pode fechar fábricas. “A situação geopolítica se tornou mais crítica nos últimos 12 meses”, disse o CEO. O anúncio não esclareceu quantos dos 657 mil funcionários da Volkswagen em todo o mundo poderão perder seus empregos à medida que a empresa reduz a produção. O lucro da empresa caiu 28 % no primeiro trimestre, para 1,6 bilhão de euros (US$ 1,8 bilhão), enquanto as vendas recuaram 2 %. Os temores de fechamento de fábricas abalaram a Alemanha, onde a indústria automobilística — e a Volkswagen em particular — ocupa um lugar quase simbólico na identidade nacional e representa um dos pilares da economia do país. O chanceler Friedrich Merz e seu governo tentaram fortalecer o setor com novos subsídios e pressionando autoridades da União Europeia para flexibilizar algumas regulamentações do setor automotivo. Fonte : https://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/volkswagen-anuncia-que-vai-tirar-de-linha-metade-dos-seus-carros/
  4. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Thomas em Fórum Único Chespirito
  5. Pitron272
    Pitron272 respondeu ao tópico de E.R em Terreno Baldio
    Um gol praticamente "dado" pela Belgica, infelizmente o Courtois se lesionou gravemente na metade do 2ª tempo e precisou ser substituido, tenho certeza de que ele seguraria aquela bola de boa sem dar nenhum rebote, Belgica teve muito azar com relação á lesões, pouco antes do jogo começar um jogador se lesionou fazendo aquecimento, e no jogo anterior o Onana tbm precisou ser substituido devido á uma lesão, em fim, não deu pros Belgas, agora teremos um jogão nas semi finais, duas seleções que disputaram a Euro Copa tete á tete nos últimos anos, e que vença o melhor!

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.