Ir para conteúdo

NOVELAS

Featured Replies

Postado
3 horas atrás, E.R disse:

SBT devia reprisar "Rubi" ou "Mari Mar" às 14h45.

Eu colocaria "Chaves" depois do "Fofocalizando", de 17h05 às 17h30 e o "Casos de Familia" de 17h30 às 18h30 antes do "Aqui Agora".

Ou manteria "Casos de Família" às 14h45 e colocaria "Chaves" de 17h05 às 17h30 e uma novela mexicana de 17h30 às 18h30.

É uma pena que, aparentemente, tenham se esquecido de A Madrasta, que nem sequer foi incluída no catálogo da Globoplay — talvez por não ser considerada tão clássica. Uma reprise atual, sem a limitação de horário imposta pela classificação indicativa, sofreria menos cortes do que a reprise anterior, o que seria ótimo.

Postado
Postado

A novela "Vejo a lua no céu", de 1976, entrou ontem no catálogo do Globoplay por meio do projeto Fragmentos. São 6 capítulos preservados: os dois primeiros, dois da metade, e os dois últimos.

Foi uma obra curta, de apenas 99 capítulos, escrita por Sylvan Paezzo e protagonizada por Eduardo Tornaghi e Norma Blum.

Postado
NOTÍCIAS

JOSÉ ARMANDO VANNUCCI

:emosbt:

A diretoria do SBT já estuda duas novelas mexicanas inéditas para substituir "As filhas da Senhora Garcia".

A novela deve acabar em outubro, porque tem apenas 82 capítulos.

• 2 semanas depois...
Postado
NOTÍCIAS

SBT tenta comprar 'Xica da Silva', clássica novela da Manchete, que está em 'limbo jurídico'
Emissora da família Abravanel já exibiu novela em 2005 e tenta reaver produção para potencializar seu streaming

24.ago.2025 às 8h30
Gabriel Vaquer

O SBT está tentando comprar os direitos de transmissão de "Xica da Silva", última novela de sucesso produzida pela extinta Rede Manchete (1983-1999) entre 1996 e 1997. A emissora da família Abravanel já reprisou o folhetim, que levou Taís Araujo ao estrelato, em 2005.

O objetivo é disponibilizar a trama, de forma legal, no +SBT, sua plataforma de streaming. Também existe a ideia de deixar a trama disponível para uma futura nova reprise na programação, caso seja necessário.

Representantes que teriam alguma sinalização para a compra da novela foram consultados pela emissora, que tem estudado juridicamente se é possível fazer a aquisição sem ter problemas. A informação recebida pelo SBT é que "Xica da Silva" está em um grande "limbo jurídico".

Na prática, os direitos de exibição de "Xica" são da Bloch Som e Imagem, produtora criada em 1995 pela Manchete para impedir a penhora de produtos devido a sua já complicada situação financeira na época.

A Bloch Som e Imagem era tocada por Pedro Jack Kapeller, sobrinho de Adolpho Bloch (1908-1995), e que comandou a Manchete após a morte de seu fundador. Foi com ele que o SBT negociou a exibição da novela em 2005. Com sua morte, em 2022, suas filhas Carla e Daniella Kapeller assumiram o negócio.

Porém, existe uma licença para a produtora Vip2000, que vende "Xica da Silva" ao mercado internacional. Atores, inclusive, já reclamaram publicamente que nunca receberam um centavo pelas exibições da trama mundo afora. "Xica da Silva" é um clássico em países da América Central e Europa, por exemplo.

Por fim, os direitos de texto da trama, na teoria, são de Walcyr Carrasco. Um dos principais autores da Globo, Walcyr escreveu o folhetim sob o pseudônimo Adamo Angel. Mas nem Carrasco sabe dizer se ele precisa autorizar uma exibição ou não. "Sinto muito, não tenho a informação exata", disse, ao ser procurado no fim do ano passado pela coluna sobre o assunto.

O SBT até tentou exibir "Xica da Silva" no +SBT Novelas, canal fast que reprisa tramas em seu streaming, a partir da próxima segunda (25). Mas a complexidade fez a emissora ter prudência, já que não conseguiu concluir todas as pontas da negociação. A emissora, no entanto, não desistiu.

Procurada pela coluna para falar sobre a tentativa de readquirir "Xica da Silva", o SBT afirmou que "sempre tem interesse em bons produtos". "Porém, até o momento, nada está confirmado a respeito", concluiu a emissora.

A coluna também procurou a Bloch Som e Imagem, através de telefones e e-mails disponíveis em cadastros na Receita Federal, mas não obteve resposta até a última atualização.

Não é a primeira vez

Em 2021, a Globo tentou desembaraçar o nó que são os direitos de novelas da Manchete. A empresa tinha interesse em publicar as tramas clássicas da antiga TV no Globoplay, seu serviço de streaming.

A informação recebida pela Globo de pessoas que conheciam bem do assunto é que o arquivo da Manchete, inclusive as suas últimas obras, não foram preservadas com o cuidado necessário para uma recuperação profissional.

A Globo chegou a cogitar um remake de "Xica da Silva" entre 2021 e 2023, mas descartou a ideia por enquanto.

Relembre "Xica da Silva"

Adaptação livre dos romances "Chica que Manda", de Agripa Vasconcellos, e "Xica da Silva", de João Felício dos Santos, "Xica da Silva" foi o último grande sucesso da Manchete antes de seu fechamento, em 1999.

No elenco, contou com novatos que viriam a ser grandes estrelas da Globo no futuro, como a própria Taís Araujo, com apenas 17 anos no papel-título. Também estavam na produção nomes como Giovanna Antonelli, Victor Wagner, Drica Moraes, Carla Cabral, Murilo Rosa, Dalton Vigh, Zezé Motta, Adriane Galisteu, Guilherme Piva, entre outros.

Na exibição original, "Xica da Silva" chegou a marcar médias de 14 pontos no Ibope na Grande São Paulo, índices que a Manchete não via desde "Pantanal" (1990) e "Ana Raio e Zé Trovão" (1991). Em 2005, na reprise do SBT, se saiu ainda melhor e conseguiu picos de 20 pontos.

Fonte: https://f5.folha.uol.com.br/colunistas/outro-canal/2025/08/sbt-tenta-comprar-xica-da-silva-classica-novela-da-manchete-que-esta-em-limbo-juridico.shtml?utm_source=sharenativo&utm_medium=social&utm_campaign=sharenativo

Postado

Eu acho "Xica da Silva" muito ruim, só vale a pena pelo trabalho da Drica Moraes e da Taís Araújo, a novela em si é bem chata e com cenas de nudez desnecessárias (e olha que gosto desse tipo de cena em novelas em que isso faz sentido, como a versão da Manchete de "Pantanal" ou em "Verdades Secretas").

Editado por E.R

Postado

Parece que a volta da Sandra terá um papel equiparável ao da volta da Soraya em Maria do Bairro (1995),para salvar a audiência da novela.  Nada contra a Heloisa Perissé, mas acho que a Zulma tá se saindo uma vilã fraquíssima, sem nenhum grande destaque. Ela sendo também comediante,  esperava-se pelo menos um alívio cômico da personagem. 

Editado por Doutor Delgadinho

Postado

Eu acho a Sandra ("Êta Mundo Bom" e "Êta Mundo Melhor") uma cópia da Cristina ("Alma Gêmea). Até a risada a Flávia Alessandra copiou da outra personagem.

A única diferença é que a Sandra era apaixonada pelo mocinho da novela e a Sandra é apaixonada pelo vilão.

Postado
44 minutos atrás, E.R disse:

Eu acho a Sandra ("Êta Mundo Bom" e "Êta Mundo Melhor") uma cópia da Cristina ("Alma Gêmea). Até a risada a Flávia Alessandra copiou da outra personagem.

A única diferença é que a Sandra era apaixonada pelo mocinho da novela e a Sandra é apaixonada pelo vilão.

Acho a Flávia Alessandra uma atriz mediana.

Postado

Espero que consigam reavivar alguns núcleos dessa novela com a volta da Sandra. O Dancing, por exemplo, que provavelmente irá parar nas mãos dela, como foi sugerido no início.  Aliás, acho que os todos os núcleos herdados da primeira novela perderam muito a graça,  até mesmo o da Cunegundes,  que era um dos destaques da trama que era mais comédia e não carregava uma carga tão dramática quanto a atual. 

Postado
44 minutos atrás, HOMESSA disse:

Acho a Flávia Alessandra uma atriz mediana.

Eu gosto dela. Mas o Walcyr sempre dá os mesmos papéis pra ela em suas novelas.

Único autor que deu uma personagem diferente foi o Aguinaldo Silva, que foi a Dorothy, na novela "A Indomada", depois disso, foram só vilãs ou mocinhas.

Postado
12 horas atrás, Doutor Delgadinho disse:

Parece que a volta da Sandra terá um papel equiparável ao da volta da Soraya em Maria do Bairro (1995),para salvar a audiência da novela.  Nada contra a Heloisa Perissé, mas acho que a Zulma tá se saindo uma vilã fraquíssima, sem nenhum grande destaque. Ela sendo também comediante,  esperava-se pelo menos um alívio cômico da personagem. 

Era melhor ter deixado ela de vilã principal ao invés de ressuscitar o Ernesto. O pouco que vi da Zulma não me agradou, como você bem disse, não está fazendo nem um alívio cômico. 

Não gostei da ideia de fazer uma continuação da novela desde que saíram as primeiras notícias, e só piora minha impressão cada dia que passa. Vai ser uma novela esquecida por não fazer nem sombra para a original.

Postado
NOTÍCIAS

:emoglobo:

A Globo vai cortar sem dó a reprise de "Terra Nostra", novela produzida em 1999 e que começará a ser exibida na faixa Edição Especial a partir da próxima segunda-feira.

O objetivo da emissora é impedir a famosa "barriga" da novela em sua versão original.

Barriga, no jargão novelístico, é um termo usado para indicar um período em que nada de relevante acontece na história. "Terra Nostra" tem um período de marasmo bastante lembrado pelo público, especialmente a partir da segunda metade da novela.

No planejamento da empresa, "Terra Nostra" deverá ter pouco mais de 150 capítulos. 

Com isso, a produção deve ficar no ar até o primeiro trimestre de 2026. 

Fonte : https://f5.folha.uol.com.br/colunistas/outro-canal/2025/08/globo-vai-cortar-um-terco-de-terra-nostra-para-evitar-famosa-barriga-em-reprise.shtml

Postado

Eis a abertura da versão remasterizada da Escrava Isaura, por curiosidade acabei vendo a estreia na Record hoje pra ver como ficou a qualidade e olha, me surpreendeu, é o primeiro caso de IA que foi usado da forma correta, porém o que incomoda um pouco e saber que a imagem tá mutilada pra ficar num falso 16:9, de resto a Record realmente entregou o que prometeu.

Remixou a trilha com uma nova qualidade de áudio, e o principal a nova abertura que preservou as características da abertura original mas com um toque exclusivo nessa versão remasterizada.

Crie uma conta ou entre para comentar

Atividades

1. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Games
  2. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Andy em Venda da Esquina
  3. E.R
    E.R respondeu ao tópico de marcos_garcia em Todos Atentos Olhando pra TV
    Renato Aragão foi convidado pela Globo e vai voltar a participar do Criança Esperança em 2025, depois de 6 anos sem ser convidado para a campanha beneficente. Renato Aragão ganhará uma homenagem por todo o trabalho que fez pelas crianças do Brasil no ano em que o Criança Esperança vai completar 40 anos. Fonte : https://f5.folha.uol.com.br/colunistas/outro-canal/2025/10/apos-seis-anos-de-ausencia-renato-aragao-voltara-ao-crianca-esperanca-na-globo.shtml
  4. RenatoCS
    RenatoCS respondeu ao tópico de Seu Furtado em Exibições Internacionais
    Martes 7 de octubre: En la madrugada Teleamazonas Nacional (incluido Guayaquil) Chapulín Colorado Episodio 141 (1976): Los valientes mueren pandeados El Chavo Episodio 148 (1977): Ramoncito pt.1 En la tarde Teleamazonas Nacional Chapulín Colorado Episodio 172 (1977): No es lo mismo las bombas de agua que aguas con la bomba! El Chavo Episodio 149 (1977): El ratón de Quico pt.3 Teleamazonas Guayaquil Chapulín Colorado Episodio 73 (1974): No es lo mismo la casa se cae de vieja que la vieja se cae de la casa El Chavo Episodio 142 (1976): Don Ramón loco Bueno, tal parece que sí será recurrente que repitan en la madrugada lo de la tarde anterior (de la transmisión nacional). Creo que en estas circunstancias es inútil y hasta repetitivo seguir anunciando lo de la madrugada, así que desde ahora solo informaré lo de la tarde, a menos que en la madrugada haya algo raro o vuelvan a cambiar la modalidad. Lo que me intriga es saber qué va a pasar cuando no haya transmisión en la tarde, aunque supongo que la respuesta es que van a hacer cuenta que los episodios sí fueron transmitidos Por cierto, mañana mismo no habrá transmisión en la tarde por el partido de fútbol que se suspendió el miércoles anterior y finalmente se jugará mañana, así que el jueves veremos qué ocurre en este caso.
  5. Eu acho...
    Eu acho... respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    SBT Pará logo deve deixar de exibir Chapolin no começo da noite.

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.