Ir para conteúdo

RELIGIÃO

Featured Replies

Postado

Já vai tarde

Postado

Esse cara foi um lixo de papa e um lixo de pessoa, acho bizarro que tenha gente não-ironicamente de luto por um traste desses.

Postado

E tem muita gente que não gosta do papa atual, o Papa Francisco (Jorge Mario Bergoglio), que não se posiciona de forma firme em questões como o aborto e também se envolve em questões políticas.

Vamos ver como será o próximo conclave, depois que o atual Papa morrer ou se aposentar, qual será o perfil do próximo Papa.

  • 4 semanas depois...
Postado

 

NOTÍCIAS

DOSSIÊ CAUSA OPERÁRIA

Até mesmo a crise na Igreja…

Edição mais recente da nova publicação do PCO traz uma análise dos bastidores da crise entre as duas principais alas da Igreja Católica

 

Tive a oportunidade de mergulhar num assunto bastante interessante na última edição do Dossiê Causa Operária. Após a morte do ex-papa Joseph Ratzinger, no final do ano passado, coletei diversas informações sobre a crise na Igreja Católica para o artigo “A morte do papa nazista e o cisma na Igreja”, do Dossiê nº 5 (segunda quinzena de janeiro).

“A lista de temas espinhosos para a Igreja é longa e abarca desde a comunhão para divorciados recasados até os abusos sexuais cometidos impunemente por padres. A tarefa de manter a instituição em equilíbrio, que recai sobre Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, acaba de se tornar ainda mais difícil com a morte do papa emérito Joseph Ratzinger, no último 31 de dezembro, aos 95 anos.”

Ratzinger representava a ala ”política” da Igreja, ”linha dura” por assim dizer, defensora de uma intervenção ativa da Igreja na sociedade. “Insistiu que a religião não deveria jamais ser relegada à esfera privada”, dizem alguns. Por isso tentou reintegrar ultraconservadores à hierarquia da Igreja e fracassou motivado por um medo de um profundo cisma. 

 Os liberais pró-Bergoglio já vinham pressionando e obtiveram vitórias importantes desde o mandato do papa anterior. “Alguns analistas até mesmo consideram que a maré conservadora que dominou a igreja por 25 anos está acabada. Francisco continua a promover cardeais ao colégio que irá escolher seu sucessor quando ele morrer ou renunciar” (The New York Times). O trunfo da ala liberal dentro da Igreja, que tenta preservar a instituição tornando mais flexíveis suas normas internas e afastando-se dos problemas políticos para os quais Ratzinger não conseguiu dar solução, é o próprio Bergoglio, seu representante maior, que já ocupa a posição mais alta na hierarquia. Um problema central para o papado é esse: a Igreja deve ou não assumir uma posição, isto é, deve ou não interferir e em que medida nos assuntos políticos? Um problema central para a imprensa revolucionária é mostrar, à luz dos fatos, que nada escapa à análise marxista da realidade e que tudo o que acontece na sociedade é política e, portanto, tema que deve interessar o trabalhador e o oprimidos na busca por uma via de ação e transformação da sociedade. Esse é um dos objetivos do Dossiê Causa Operária: expandir a análise marxista, tratar de mais temas e em maior profundidade dando, com uma base sólida no conhecimento da realidade, uma interpretação concreta, revolucionária, dos acontecimentos.

https://causaoperaria.org.br/2023/ate-mesmo-a-crise-na-igreja/

 

 

Editado por E.R

  • 2 anos depois...
Postado
  • Este é um post popular.

O próximo conclave vai ser bem tumultuoso e demorado, muito mais que do de 2013, já que o colégio de cardeais está bem dividido entre conservadores e progressistas. A propósito, na última exibição da Saga do Alfaiatezinho Valente eu me lembrei do papa na hora do clipe "Hermano Francisco".

Postado

Agora que eu entendi porque o @E.R chamava o papa Francisco de Bergoglio, o nome dele não tem nada de Francisco:D

Meus pêsames aos familiares e admiradores...

Será o próximo papa o último da história deste mundo :ponder:

Postado
  • Este é um post popular.

Triste coincidência demais o Papa Francisco morrer depois da semana santa, exatamente um dia após a celebração da páscoa😥

 

Curioso pra saber qual será o próximo pontífice.

Editado por Mozer da Silva Reis

Postado

Ele nomeou 4 de cada 5 dos cardeais atuais elegíveis. Muitos refletem sua visão de Igreja mais progressista, o que não quer dizer que todos, obrigatoriamente, pensem à sua imagem e semelhança. Para um cardeal ser eleito, ele precisa de pelo menos dois terços dos votos do Colégio Cardinalício, o que não será uma missão fácil em um colégio com tantas ideias divergentes. Creio eu que o candidato eleito, seja ele quem for, se apresentará como um conciliador, alguém que não é extremamente liberal nem extremamente conservador

Postado
  • Este é um post popular.

Tenho 3 palpites em relação ao novo papa :

. vai ser italiano (o último papa italiano morreu em 1978 (47 anos atrás))

. a primeira viagem internacional do novo Papa vai ser para Buenos Aires, em homenagem ao papa Francisco

. o nome de Papa do próximo Papa vai ser Paulo VII

 

Editado por E.R

Postado
10 minutos atrás, E.R disse:

. o nome de Papa do próximo Papa vai ser Paulo VII

Interessante, por que acha que vai ser Paulo?

Postado
  • Este é um post popular.

Porque quase todos os Papas que foram Paulo alguma coisa (Paulo I, Paulo II, até o Paulo VI) eram italianos, por ser um nome comum na Itália (Paolo), e porque o último Papa italiano foi João Paulo I, porém como João Paulo II foi polônes e um Papa muito marcante, não acredito que vão usar João Paulo III, para evitar comparações, é mais fácil usar Paulo VII.

Postado
  • Este é um post popular.
37 minutos atrás, Eu acho... disse:

Interessante, por que acha que vai ser Paulo?

Além dos motivos que o @E.R mencionou, o nome Paulo também representa um "papa conciliador", nem tão conservador nem tão progressista. Paulo VI, que reinou entre 1963 e 1978, destacou-se por ser aberto ao diálogo inter-religioso, ao diálogo com líderes políticos divergentes da Igreja e por promover uma profunda reforma litúrgica que eliminou o uso do latim na Missa.

Neste momento, a escolha desse nome provavelmente indicaria um perfil moderado, como o de Paulo VI, embora, evidentemente, em um contexto geopolítico e cultural bastante diferente. Geralmente, o nome escolhido aponta o caminho que o novo papa pretende seguir. Jorge Bergoglio escolheu Francisco, em parte, porque São Francisco de Assis foi um reformador da Igreja em seu tempo.

Postado
NOTÍCIAS

Com a morte do Papa Francisco, a Igreja Católica agora se vê diante do processo de escolha de seu novo líder, num ritual conhecido como conclave.

O Colégio Cardinalício, composto por cardeais de todo o mundo, é o responsável por eleger o sucessor.

Favoritos para se tornar o novo Papa :
. Pietro Parolin (Itália)
. Luis Antonio Tagle (Filipinas)
. Matteo Zuppi (Itália)

Fonte : https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2025/04/21/quem-sao-os-favoritos-para-suceder-o-papa-conheca-os-cardeais-mais-cotados.ghtml

Crie uma conta ou entre para comentar

Atividades

  1. HOMESSA
    No +SBT postaram ''Cleópatra''.
  2. gustavo lins
    Se ao menos fosse exibido a dublagem de 84...
  3. Raphael
    Cleópatra virou episódio não exibido há anos. Mas beleza, e essa dublagem dos Ratos está ótima, bem animada e foi feita quando ainda estavam inserindo as risadas de fundo.
  4. Felipe Carvalho
    Vai ser Cleópatra o último
  5. Jaciinto
    Duvido muito que eles vão começar uma saga hoje para exibir o resto na semana que vem, pelo jeito deve ficar de fora de novo, ao menos que até lá arrumem outro horário.

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.