Ir para conteúdo

[Tutorial] WavePad

Featured Replies

Postado

Link para o download do programa: http://superdownloads.uol.com.br/download/190/wavepad/

Bom, esse é um tutorial para aprender a mexer no WavePad, o editor de som que eu usei para fazer os dois primeiros pilotos do PodCast.

Ao fazer um podcast, nós precisamos de três coisas: 1 microfone, um programa para gravar e editar e uma hospedagem, que sugiro o rapishare.

Bom, o podcast se divide em produção, que é a gravação em si, a edição, que é o corte e inserção de efeitos e música de fundo, e a hospedagem.

Produção

Após instalar, abre o programa. Essa é a tela principal. Clique em New File. imagem1.jpg Eu deixo o Sample Rate em 44100 e o channel em Mono. Clique Ok. Pronto, vai abrir uma janela.

imagem2.jpg

Na parte de baixo, você vai ver uma barra de ferramentas, com Play, Stop, Rec (gravar). A bolinha de cor marrom-vermelho é o botão para gravar. Certifique-se que o seu microfone está ligado. Bem, aperte o Rec. Grave qualquer bobagem. Vai aparecer essa imagem

imagem3.jpg.Quando terminar de gravar, clique no stop, que circulei com vermelho.

Para escutar o que você gravou, clique no Play.

imagem4.jpg Você vai reparar que, ao dar Play, uma linha amarela segue o andamento da gravação. Se você apertar o Stop, a reprodução da gravação pára na hora, da onde você deu stop. Quer botar um efeito? Clique em Edit, Insert Files.

imagem5.jpg

Aí vc escolhe begin, se quer colcoar o efeito direto no início da gravação, End, direto no final da gravação, ou Current, onde você parou com a gravação. Clique em current, escolha o efeito, em .wave ou .mp3, e clique abrir. Pronto, o efeito vai acontecer da onde você parou a gravação.

Como usar o Cut.

Cut significar cortar. Por exemplo, você apertou rec, mas demorou muito pra começar a falar algo. Para não ter aquele espaço vazio ocupando espaço. Clique na linha vertical amarela, segure e arraste até o ponto que você quer cortar.

imagem6.jpg

imagem7.jpg

Agora, clique em Edit, Cut. Pronto.

imagem8.jpg

Dica: quando você está gravando, e já pensa em colocar um efeito, ao terminar de falar algo, conte um espaço de 2 ou 3 segundos de gravação vazia, pra vc ter margem para colocar o efeito, se ficar d+, use o Cut. Isso evita que a sua voz fique achatada pelo efeito, muito junto um do outro.

Quando for salvar, escolhe no formato de arquivo a opção mp3, que é muito mais leve que o formato .wave. Pra você ter uma idéia, 10 megas no mp3 são 50 megas no .wave.

Pauta

Antes de começar a gravar algo sério, abra seu notepad e escreva uma pauta. Eu faço assim:

Introdução

Falar sobre futebol

Falar sobre Chaves

Colocar uma música.

Despedida.

Isso evita que você fique gaguejando, sem saber o que falar.

Para hospedar, utilize o rapidshare. http://www.rapidshare.com

Clique em procurar, escolha o arquivo que você fez no wavepad, aí dê OK. Clique em Upload. Depois de carregar, clique em “me dê apenas o link”. Pronto, seu podcast está hospedado.

• 3 anos depois...
Postado

Movido e ressuscitado para Games & Informática.

Atividades

1. Elias Augusto
    Elias Augusto respondeu ao tópico de Andy em Fórum Único Chespirito
    Na geladeira🤣 Seria bom a liberação do programa Chespirito, assim o SBT poderia voltar o Clube do Chaves como era antes, revezando entre as esquetes do chaveco, dr chapatin e dom caveira. O pior é que ninguém sabe o real motivo, pela a qual os programas dos anos 80 e 90 ainda não terem voltado
  2. Eu acho...
    Eu acho... respondeu ao tópico de Andy em Fórum Único Chespirito
    Pra variar, Chapolin tá onde?
  3. Elias Augusto
    Elias Augusto respondeu ao tópico de Andy em Fórum Único Chespirito
    Como sempre
  4. MichaelJackson
    MichaelJackson respondeu ao tópico de Andy em Fórum Único Chespirito
    Chapolin esquecido
  5. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Victor235 em Venda da Esquina

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.