Ir para conteúdo

Líder rebelde do Timor que planejou atentado contra Ramos-Horta se entrega

R.N.

Recommended Posts

Postado

Líder rebelde do Timor que planejou atentado contra Ramos-Horta se entrega

O tenente Gastão Salsinha entregou as armas no palácio presidencial de Dili.

Ele era o homem mais procurado do país depois dos atentados de 11 de fevereiro

O líder rebelde timorense que em fevereiro tentou matar o presidente do Timor Leste, José Ramos-Horta, que ficou à beira da morte, se entregou nesta terça-feira (29) ao próprio presidente durante uma cerimônia considerada histórica.

O tenente Gastão Salsinha entregou as armas no palácio presidencial de Dili. Ele era o homem mais procurado do país depois dos atentados de 11 de fevereiro contra o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, que escapou ileso, e Ramos-Horta, que ficou gravemente ferido e permaneceu hospitalizado dois meses na Austrália.

Salsinha apareceu ao lado de 11 simpatizantes, todos uniformizados e com fuzis descarregados, que entregaram a um militar, diante do olhar de Ramos-Horta.

Também estavam presentes o vice-premier, José Luis Guterres, o presidente do Parlamento, Fernando "Lasama" de Araújo, e o representante da ONU, Atul Khare. O único ausente foi o primeiro-ministro, atualmente em visita à Indonésia.

Perdão

Ramos-Horta, prêmio Nobel da Paz, disse que perdoava o ex-militar por ter atentado contra sua vida e afirmou estar satisfeito com a rendição, que levará o rebelde a enfrentar os tribunais.

"Como ser humano, como cristão, o perdôo, mas como presidente, como cidadão, terá que enfrentar a justiça", afirmou Ramos-Horta ao expressar a esperança de que a rendição estabeleça um marco na curta, mas violenta, história de Timor Leste. O país se tornou independente da Indonésia em 2002.

O militar rebelde havia aceitado se render na sexta-feira no distrito de Ermera (no sudoeste de Dili), seu reduto, e durante o fim de semana negociou os termos da rendição.

Salsinha e seus homens chegaram à cerimônia em meio a uma foerte escolta policial e militar. O golpista também era acompanhado pela mulher.

Gastão Salsinha era o braço direito do major Alfredo Reinado, o militar rebelde que coordenou os atentados de fevereiro e foi morto durante os mesmos.

As autoridades do pequeno país asiático prenderam 23 pessoas depois dos atentados. Outros quatro suspeitos foram detidos na Indonésia, mas ainda não foram extraditados a Dili.

O Timor hoje

O Timor Leste, um país de 600.000 habitantes, enfrenta a violência desde sua independência da Indonésia há seis anos. Uma força internacional se encontra no país desde 2006, depois que que Salsinha liderou uma deserção em massa no Exército que gerou diversos atos violência, com saldo de pelo menos 37 mortos.

Um terço dos oficiais do Exército, 600 homens, desertaram por se considerarem vítimas de discriminações e foram posteriormente expulsos. A reinserção na sociedade dos militares rebelados é um tema delicado no país.

Fonte: G1

=========================================

Eu sinceramente não acreditei quando li essa notícia, fiquei muito feliz pelo Timor Leste, que é membro também da CPLP (Comunidade dos países de Língua Portuguesa). Depois de anos de guerra civil, ao que parece é que os conflitos dessa vez realmente vão cessar, notícia muito boa :)

Eu ainda to procurando o vídeo da cerimônia, se alguem achar, poste aqui. ^_^

Chapolin Gremista
Postado

Acho que ninguém aqui do Fuch entendeu essa Notícia.

Postado

Com certeza, um ato pacifíco (apesar do atentado e de toda a história do país) importante na história do Timor. Mas ainda há muita coisa a ser resolvida, como os altíssimos índices de mortalidade e fome.

;)

Postado

Quem leu ou viu jornal nos ultimos meses ou leu o texto postado, vai entender ;)

Chapolin Gremista
Postado

É que esse Alienados só sabem Falar de Tv, e quando Pinta um Novo Assunto não dão a Mínima.

Postado

é cara,

Visões da Raven e Fantasia é o que há !

mano, achei uma atitude muito altruísta (quem vai lutar com o turista ?) da parte do presidente,

se é comigo, eu metia-lhe a faca no pâncreas

Postado

O problema é que o CV do FUCH só sabe viver à base de programas ridículos de televisão e não dão a mínima pra realidade. Bem típico de brasileiro mesmo.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

1. Elias Augusto
      21

Sbt volta com exibições regionais de Chapolin a partir de 26/05/2025 ás 11h00

2. E.R
      1186

SBT

3. Jaciinto
      21

4. Jaciinto
      3991

DESENHOS ANIMADOS

5. E.R
      21

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...