Ir para conteúdo

A verdade sobre o Campeonato Brasileiro 1995

Featured Replies

Postado
Não é nada disso. Eu não citei o bicampeonato paulista pra comparar o Santos com o Botafogo, mas porque você disse que a história do Santos só se resume ao Pelé. O que eu usei pra comparar com o Botafogo foram os dois campeonato brasileiros ganhados nesta década.

Então me fala por que o Botafogo sempre esteve na "mesma faixa" que o Santos, sendo que na época que os dois tinham os melhores times do mundo, o Santos sempre ganhou os títulos mais importantes, e o Botafogo só ganhou carioca? Deve ter sido um baita milagre mesmo, de fazer inveja ao bispo Edir Macedo.

Os títulos foram o que menos importou nessa época. O futebol dos dois times foram memoráveis e entraram para a história. Não há milagre na história, a importância dos dois times no futebol é a mesma. É claro que você como santista nunca vai concordar com isso. Pra você um Santos horrendo ainda será o melhor do mundo, eu entendo a sua posição. Mas é aquilo, presente, passado e futuro não são constantes. E o nível de um bi-campeonato paulista nunca vai chegar aos pés do Pelé. E por isso, nem sequer me chama a atenção.

Postado

Mas pra fazer história não precisa chegar aos pés do Pelé. Nunca mais um time vai conseguir ganhar o que o time da década de 60 ganhou.

Me desculpa, mas não tem como dizer que o Botafogo tem a mesma história que o Santos, que foi campeão da Libertadores no La Bombonera contra o Boca, e campeão mundial contra o Benfica por 5 a 2 em Portugal. Só por causa do futebol bonito não dá pra comparar com um time que ganhou tantos títulos. É o mesmo que dizer que a seleção de 1970 representa a mesma coisa pro futebol brasileiro que a de 1982.

Postado

Oq foi o campeonato "Ronald Golias"?

Postado
Mas pra fazer história não precisa chegar aos pés do Pelé. Nunca mais um time vai conseguir ganhar o que o time da década de 60 ganhou.

Me desculpa, mas não tem como dizer que o Botafogo tem a mesma história que o Santos, que foi campeão da Libertadores no La Bombonera contra o Boca, e campeão mundial contra o Benfica por 5 a 2 em Portugal. Só por causa do futebol bonito não dá pra comparar com um time que ganhou tantos títulos. É o mesmo que dizer que a seleção de 1970 representa a mesma coisa pro futebol brasileiro que a de 1982.

Bom, depende de cada um. Tem gente que classifica um time com muitos títulos, um time de demasiada história. Depende de cada um. Eu continuo com a minha opinião. Pelé foi o Santos. Que venha craques e craques para que me muda a opinião.

-----------------------

Sabia que falando em "Ronald Golias" o willianch entrava logo no assunto. :lol:

Postado
É que é óbvio demais que o Marcelinho ama o Corinthians, então eu nem precisaria dizer... essa é uma grande "peculiardade".
É óbvio demais que você sem querer demonstrou como a ligação entre time e torcida é tão forte a ponto de haver esse tipo de confusão na hora de se identificar um e outro.

Sabe que eu não tinha parado pra pensar nisso? Taí, achamos a diferença da torcida do Corinthians. É realmente magnífica essa torcida.

Willianch, você não sabe o que foi o Torneio Ronald Golias? Que falta de cultura futebolística...

Postado
Willianch, você não sabe o que foi o Torneio Ronald Golias? Que falta de cultura futebolística...

Ah, num sei mesmo. Tenho 14 anos e foi a primeira vez que ouvi falar sobre esse Torneio.

Tinha que falar a teoria do "Mas, mans e mais" quando fazia gol? :P

Procurei na internet e num achei tbm. Me diz ai, como foi essa joça?

Postado

O Torneio Ronald Golias aconteceu no ano da graça de 1974, na cidade de Potirendaba (SP), entre 20/12 e 31/12.

O torneio reuniu várias equipes de renome mundial: o Mixto (MT), o Marcílio Dias (SC), o Salgueiro (PE), a Matonense (SP), o Coronel Bolognesi (Peru), o time de detentos do Pavilhão 2 do Carandiru (SP), o Corinthians (SP) e o Botafogo (RJ).

Era a grande oportunidade do Corinthians sair da fila de 20 anos que assolava o clube desde 1954. Na fase de grupos, Coronel Bolognesi e Botafogo se classificaram com facilidade pelo Grupo A. Pelo Grupo B, o Corinthians pagou 20.000 cruzeiros para o time do Carandiru dar uma "prensa" nos árbitros. Com 23 pênaltis marcados a seu favor, o Corinthians conseguiu marcar 7 deles, e se classificou para as semi-finais do torneio, junto com o time do Carandiru.

Nas semi-finais, o Botafogo conseguiu com que o STJD punisse o time do Carandiru por estar jogando com 3 jogadores com induto de natal vencido. Com isso, o time se classificou automaticamente para a final do torneio.

Já o Corinthians sofria o trauma de enfrentar um time estrangeiro. Sim, era uma competição internacional, e o fantasma da falta de passaporte voltava a assombrar o time do Parque São Jorge. Mesmo com 12 pênaltis marcados a seu favor, o Corinthians conseguiu converter apenas um deles, tomando 14 gols do time do Coronel Bolognesi (9 deles anulados pelo árbitro). Com a vitória por 5 a 1, Botafogo e Coronel Bolognesi decidiram o torneio.

No dia 31/12/74, às 22h00, aconteceu a grande final do torneio. O jogo foi disputado mais tarde por exigência da TV Universitária do Rio, que transmitiu a final do torneio. O jogo seguia 0 a 0 até os 56 minutos do segundo tempo, quando o árbitro assinalou pênalti para o Botafogo (embora há quem diga que o lance foi fora da área). Na cobrança, o goleiro do Bolognesi fez grande defesa, e tomou cartão amarelo do árbitro. Nova cobrança, e nova defesa do goleiro. Irritado com as adiantadas do goleiro (que dizem não ter existido), o árbitro expulsou o meliante após a segunda cobrança. Na terceira, mesmo sem goleiro, o atacante Botafoguense mandou a bola na trave. O árbitro deu cartão amarelo para a trave, por ter se adiantado. Na quarta cobrança, finalmente saiu o gol Botafoguense.

Fim de jogo em Potirendaba. Botafogo campeão. Rojões se ecoaram por todo o país. Uma queima de fogos belíssima acontecia em Copacabana (tudo bem que o fato de ser ano novo deu uma ajudada). O Botafogo se tornou campeão do torneio Ronald Golias, e, como prêmio, cada jogador ganhou um autógrafo do grande humorista. Há quem diga que os jogadores reuniram os autógrafos e trocaram por um do Chapolin.

======

E foi isso. Tem que estudar, para não ser burro, Willian. :D

Postado
Posts movidos

O debate tava bom, mas tava desvirtuando o assunto principal do tópico do Campeonato Brasileiro, que é falar dos jogos e dos times da Série A 2008. Por isso, os posts foram movidos para esse tópico sobre Botafogo x Santos de 1995 e tudo o que foi postado depois, em resposta .

Postado

E no ano que vem teremos a volta do Torneio Ronald Golias. Aguardem.

Postado

Botafoguenses falando sobre títulos é muita sacanagem.

Como diria o Sucos Luciano do Valle: "ahh, dá dó!"

Postado
Botafoguenses falando sobre títulos é muita sacanagem.

Mas quem falava de títulos aqui foi o torcedor do Santos.

Postado

Sim, e você quis comparar com o Botafogo. :mellow:

Postado

Acho que duas coisas Santos e Botafogo têm em comum. Foram os melhores times de seu estado na década de 50 e 60, e atualmente são preteridos por clubes como São Paulo, Palmeiras, Flamengo e Vasco :lol:

Postado

eu (como ninguém de vcs) era nascido nos Anos 60... mas acho q o Botafogo de Garrincha pipocava pro Pelé de Santos (digo... pro Santos de Pelé)... :P

Marcelo, regularidade a gnt vê no Campeonato Paulista... e dos 17 títulos do Santos, só 5 não foram na Era Pelé...

Postado
eu (como ninguém de vcs) era nascido nos Anos 60... mas acho q o Botafogo de Garrincha pipocava pro Pelé de Santos (digo... pro Santos de Pelé)... :P

Marcelo, regularidade a gnt vê no Campeonato Paulista... e dos 17 títulos do Santos, só 5 não foram na Era Pelé...

Nada disso. O Santos tem 7 títulos paulistas sem o Pelé (1935, 55, 56, 78, 84, 2006, 07). Em 1956, o time não tinha o Pelé, muito menos em 78 (primeira geração dos meninos da vila).

E na década de 60 o Santos não tinha só o Pelé. Ignorar Gilmar, Mauro, Carlos Alberto Torres, Zito, Pepe, Mengálvio e Coutinho é palhaçada né. É o maior time de todos os tempos, não tem como negar. Ter o Pelé como maior jogador da história não é motivo pra dizer que a história do Santos se resume a ele. Se os outros times não tem ídolos como esses, não é culpa nossa... eu não me orgulharia nem um pouco em dizer que o maior jogador da história do meu time é Rogério Ceni ou Marcelinho Carioca. Bom, cada time tem o ídolo que merece.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

1. gustavo lins
    gustavo lins respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Gente, alguém sabe em qual satélite está o sinal de rede do SBT onde esse material dos episódios estão sendo gerados?
  2. Pedro Ramos
    Pedro Ramos respondeu ao tópico de Pedro Ramos em Sites e Podcasts CH
  3. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Chapolin: MS - Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 11:00 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 11:00 - O futebol é minha melhor medicina / Vinte mil beijinhos para não morar com a sogra (1979) OBS 1: Episódio exibido sem o bloco final. OBS 2: Última exibição na afiliada - 17/09/2025 (exatamente dois meses atrás). 11:17 - Encerramento: Chapolin (2024) Créditos: netosouza do Fórum Chaves. ——————————————————————————————— Chapolin: TV Norte Boa Vista ( Roraima) - Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 11:00 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 11:00 - Cada um vale pelo que é (1978) 11:20 - Doutor Chapatin e as melancias / A volta do Super Sam (1978) 11:41 - Hospedaria sem estrelas (1977) 12:03 - Encerramento: Chapolin (2024) Créditos: netosouza do Fórum Chaves. ——————————————————————————————— Chapolin: TV SIM ( ES) - Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 13:25 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 13:25 - Foi pênalti ou não? / O lobisomem (1978) 13:47 - O boxeador ferido / O extrato de energia vital (1977) OBS: Apenas cerca de 7 minutos do episódio foram exibidos. "O extrato de energia vital" teve apenas alguns segundos transmitidos. Créditos: netosouza do Fórum Chaves. ——————————————————————————————— Chapolin: Brasília - Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 13:10 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 13:11 - Olha o passarinho! (1978) 13:32 - Tem uma mosca no meu café! / Fantasma da pele vermelha (1977) 13:55 - Encerramento: Chapolin (2024) ——————————————————————————————— Chapolin: RS - Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 13:35 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 13:35 - O boxeador ferido / O extrato de energia vital (1977) 13:55 - Encerramento: Chapolin (2024)
  4. Doutor Chimoltrúfio
    Audiências consolidadas de domingo, 16/11/2025: Clube do Chaves - 2.9 Clube do Chaves marcou 2.9 de média (atração anterior: Domingo Animado - 1.9), e foi a 7ª maior audiência do dia no SBT, atrás do Domingo Legal II (8.0), Programa Silvio Santos com Patrícia Abravanel (7.4), Domingo Legal (6.0), Domingo Legal III (5.9), Roda a Roda (5.8) e Tele Sena (3.1).
  5. Doutor Chimoltrúfio
    Chapolin: Nova Mutum (MT) - Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 11:05 - Vinheta: Chapolin (2024) estamos apresentando 11:06 - A volta da pistola paralisadora (1977) 11:24 - Encerramento: Chapolin (2024) 11:29 - Encerramento: Chapolin (2024) 11:29 - Sai de baixo que lá vem pedra! (1975) 11:50 - Encerramento: Chapolin (2024) ——————————————————————————————— Chapolin: Sinop (MT) - Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 11:03 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 11:04 - Há hotéis tão limpos que limpam até carteira (1976) 11:26 - Encerramento: Chapolin (2024) ——————————————————————————————— Chapolin: Brasília - Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 11:00 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 11:00 - Doutor Chapatin / O bolo que deu bolo (1977) 11:22 - Encerramento: Chapolin (2024) ——————————————————————————————— Chapolin: TV Alterosa ( MG) - Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 11:00 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 11:00 - O boxeador ferido / O extrato de energia vital (1977) 11:19 - Encerramento: Chapolin (2024)

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.