Pessoal, uma coisa vinha me intrigando há um tempo (e eu nem comi muito trigo). Já perceberam que os livros que as crianças usam na escola são quase sempre os mesmos? Fiz uma busca e encontrei um site do governo mexicano com os livros da escola primária distribuídos desde os anos 60, e o que estava lá? Sim, os livros que aparecem em Chaves!!
Trouxe alguns como exemplo:
Na escola... domingo (1979)
Chaves aparece durante o episódio segurando o livro que mais vi pela série: "Español Ejercícios" do sexto grado, um equivalente da 6ª série/7º ano aqui, para crianças de 11/12 anos. Chiquinha anda durante o episódio com o mesmo livro que o Chaves, mas sempre exibindo a parte de trás. E Nhonho usa o livro "Español Lectura" do segundo grado, equivalente à 2ª série/3º ano aqui, para crianças de 7/8 anos.
O castigo da escola - parte 1 (1978)
Chiquinha aparece segurando o livro "Matemáticas" do tercer grado (8/9 anos) e Godinez aparece segurando "Ciencias Naturales" do segundo grado. Em ambos, é possível ver apenas a parte do fundo.
Ser professor é padecer no inferno (1975)
Os livros anteriores são da "Generación de 1972". O que eu entendi disso é que esses livros foram entregues a partir de 1972. Estranhamente, alguns deles constam também na geração anterior, de 1962. Enfim, neste episódio a Chiquinha aparece segurando um livro da geração de 1962. Qual deles? Não sei, a capa de todos são iguais, só muda a matéria no canto inferior esquerdo
Pelo título de três linhas, dá pra supor que é um "cuaderno de trabajo", como esse da foto abaixo.
Bônus: O último exame (1979)
Lembram daquela cena que a Chiquinha é pega no pulo pelo Professor Girafales colando do livro? E, para se livrar da bronca, esconde o livro nas costas do Chaves? Pois bem, trata-se do primeiro livro que citei aqui e o que mais aparece na série: "Español Ejercícios" do sexto grado, aberto na página 135! Era um exercício de um texto sobre Sancho Pança. Nada mais Chespirito que isso, afinal!