Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado
NOTÍCIAS

A indústria automotiva brasileira está em estado de alerta.  Na próxima quarta-feira, o Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-CAMEX), vinculado ao governo federal, realiza uma reunião extraordinária para deliberar sobre pleitos apresentados pela montadora de carros chinesa BYD, que pede a redução de tarifas de importação para veículos eletrificados desmontados nos regimes SKD (semidesmontados) e CKD (completamente desmontados).

A expectativa em Brasília é de forte debate, inclusive porque Lula (PT) é um forte entusiasta da instalação de fábricas de montadoras chinesas no Brasil.

Uma das movimentações mais incisivas até agora partiu de quatro grandes montadoras, Volkswagen, Toyota, General Motors e Stellantis, que assinaram uma carta conjunta endereçada diretamente ao presidente Lula, com críticas ao pleito da BYD e apelo para que o governo mantenha a política industrial em favor da produção nacional.

Na carta, afirmam que "ao contrário do possa parecer, a importação de conjuntos de partes e peças representam não será uma etapa de transição para um novo modelo de industrialização, mas representará um padrão operacional que tenderá a ser consolidado e prevalecer, reduzindo a abrangência do processo produtivo nacional e, consequentemente, o valor agregado e o número de geração de empregos".

As montadoras também afirmaram que a indústria planeja investir R$ 180 bilhões nos próximos anos, e reforçam a importância da previsibilidade nas regras.

Fonte : https://www.uol.com.br/carros/colunas/paula-gama/2025/07/28/vw-gm-toyota-e-stellantis-enviam-carta-a-lula-contra-pedido-da-byd.htm

 

  • 9 meses depois...
Postado

Depois de mais de três décadas no mercado brasileiro, a montadora japonesa Subaru anunciou o encerramento das operações de venda de carros novos no Brasil.

Representada pela CAOA desde 1998, a fabricante japonesa conquistou um público fiel graças ao estilo diferenciado de seus veículos, especialmente modelos como Forester, XV e WRX.

A saída acontece em um momento de transformação da indústria automotiva, com marcas focadas em investimentos elétricos e redução de custos operacionais.

No Brasil, onde o setor é competitivo e dominado por fabricantes locais, manter uma operação importada acabou se tornando um desafio grande.

Nos últimos anos, a presença da marca foi diminuindo cada vez mais no mercado nacional. A redução da rede de concessionárias, o alto custo de importação e a concorrência pesada no segmento de SUVs dificultaram a permanência da fabricante japonesa no Brasil.

Além disso, houve críticas de fãs e consumidores sobre a falta de investimentos da marca nos últimos anos. Em discussões nas redes, muitos reclamaram do marketing fraco, com poucas concessionárias e ausência de lançamentos, que foram fatores que enfraqueceram ainda mais a presença da Subaru no país

Mesmo deixando de vender carros novos, a Subaru continuará oferecendo pós-venda, manutenção e peças por meio da estrutura da CAOA.

Ou seja, donos de veículos da marca ainda terão assistência técnica e suporte no Brasil.

Fonte : https://www.correio24horas.com.br/brasil/gigante-japonesa-de-carro-deixa-o-brasil-apos-34-anos-abandona-mercado-de-r-269-bilhoes-e-acende-alerta-sobre-os-motivos-0526

Crie uma conta ou entre para comentar

Atividades

  1. TIO JOÃO
    TIO JOÃO respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Sempre viajo kkkkkkkkk
  2. Jacinto
    Jacinto respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Oxe, vi numas páginas aí que disseram que o SBT tinha adquirido, até teorizaram no Fórum por causa do Lote 2016 no episódio da Casa assombrada (73)!! Então, mentiram!! O Jônatas disse isso num storie do Instagram, recentemente? Tu deve ter delirado mesmo, porque nunca foi planejado exibir RioSound do Chapolin, no Clube🤣
  3. TIO JOÃO
    TIO JOÃO respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Se não me engano, eu me lembro que o SBT tinha programado o episódio o beijinho de noite(1979) e a saga do alfaiatezinho valente(1978) que seriam exibidos no Clube (até que foi postado aqui no Fórum no tópico exibições do Clube do Chaves 2026 ou estou viajando mesmo)
  4. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Jônatas Holanda do Chespirotadas disse que conversou com o Jefferson Cândido e que aparentemente o canal não recebeu esses episódios.
  5. E.R
    O Trambicast, no ano passado, chegou a fazer algumas matérias de que episódios do Chapolin com dublagem Rio Sound poderiam ser exibidos no SBT, pelo que me lembro.

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.