Jump to content

Featured Replies

NOTÍCIAS

A indústria automotiva brasileira está em estado de alerta.  Na próxima quarta-feira, o Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-CAMEX), vinculado ao governo federal, realiza uma reunião extraordinária para deliberar sobre pleitos apresentados pela montadora de carros chinesa BYD, que pede a redução de tarifas de importação para veículos eletrificados desmontados nos regimes SKD (semidesmontados) e CKD (completamente desmontados).

A expectativa em Brasília é de forte debate, inclusive porque Lula (PT) é um forte entusiasta da instalação de fábricas de montadoras chinesas no Brasil.

Uma das movimentações mais incisivas até agora partiu de quatro grandes montadoras, Volkswagen, Toyota, General Motors e Stellantis, que assinaram uma carta conjunta endereçada diretamente ao presidente Lula, com críticas ao pleito da BYD e apelo para que o governo mantenha a política industrial em favor da produção nacional.

Na carta, afirmam que "ao contrário do possa parecer, a importação de conjuntos de partes e peças representam não será uma etapa de transição para um novo modelo de industrialização, mas representará um padrão operacional que tenderá a ser consolidado e prevalecer, reduzindo a abrangência do processo produtivo nacional e, consequentemente, o valor agregado e o número de geração de empregos".

As montadoras também afirmaram que a indústria planeja investir R$ 180 bilhões nos próximos anos, e reforçam a importância da previsibilidade nas regras.

Fonte : https://www.uol.com.br/carros/colunas/paula-gama/2025/07/28/vw-gm-toyota-e-stellantis-enviam-carta-a-lula-contra-pedido-da-byd.htm

 

  • 9 months later...

Depois de mais de três décadas no mercado brasileiro, a montadora japonesa Subaru anunciou o encerramento das operações de venda de carros novos no Brasil.

Representada pela CAOA desde 1998, a fabricante japonesa conquistou um público fiel graças ao estilo diferenciado de seus veículos, especialmente modelos como Forester, XV e WRX.

A saída acontece em um momento de transformação da indústria automotiva, com marcas focadas em investimentos elétricos e redução de custos operacionais.

No Brasil, onde o setor é competitivo e dominado por fabricantes locais, manter uma operação importada acabou se tornando um desafio grande.

Nos últimos anos, a presença da marca foi diminuindo cada vez mais no mercado nacional. A redução da rede de concessionárias, o alto custo de importação e a concorrência pesada no segmento de SUVs dificultaram a permanência da fabricante japonesa no Brasil.

Além disso, houve críticas de fãs e consumidores sobre a falta de investimentos da marca nos últimos anos. Em discussões nas redes, muitos reclamaram do marketing fraco, com poucas concessionárias e ausência de lançamentos, que foram fatores que enfraqueceram ainda mais a presença da Subaru no país

Mesmo deixando de vender carros novos, a Subaru continuará oferecendo pós-venda, manutenção e peças por meio da estrutura da CAOA.

Ou seja, donos de veículos da marca ainda terão assistência técnica e suporte no Brasil.

Fonte : https://www.correio24horas.com.br/brasil/gigante-japonesa-de-carro-deixa-o-brasil-apos-34-anos-abandona-mercado-de-r-269-bilhoes-e-acende-alerta-sobre-os-motivos-0526

Create an account or sign in to comment

Atividades

  1. Helenaldo
    Helenaldo replied to E.R 's topic in Terreno Baldio
    Suíça 1 x 1 Qatar Os suíços tiveram várias chances de matar o jogo e conquistar uma vitória tranquila, mas flertaram o perigo até entregar o jogo aos 45 do segundo tempo, empate merecido. Brasil 1 x 1 Marrocos Toda crítica feita ao Ancelotti depois de ontem é mais do que válida, Paquetá, Raphinha e Gabriel Magalhães fizeram uma partida ridícula, mas nada foi mais bizarro do que o Carletto morrer com o Endrick no banco. Pelo primeiro tempo horrível, já era pro velho ter voltado com o moleque do intervalo, mas aí o Carletto acreditou que a seleção era o Real Madrid, onde ele tinha opções de sobra pra justificar o Endrick no banco e deixou o moleque lá, a seleção melhorou muito no segundo tempo, mas faltou algo pra de fato ter sido diferente, a entrada do Endrick que não aconteceu. De positivo mesmo, só dá pra destacar o Vini Jr, que finalmente chamou o protagonismo para si e fez uma atuação a altura do que se espera dele. Haiti 0 x 1 Escócia Resultado previsível, muito bom para o Brasil, e pela qualidade "técnica" da Escócia, se o Carletto ajustar o time pra semana que vem, os últimos dois jogos serão mamão com açúcar. Austrália 2 x 0 Turquia O último jogo do dia, e também o mais interessante dos quatro de hoje, uma zebra de verdade, falavam tanto que essa geração turca era forte, mas quem deu um nó tático em campo foi a Austrália, e quando a Turquia acertou a marcação e colocou pressão na reta final, o Beach garantiu o resultado. Destaque para o primeiro gol da Austrália que foi uma verdadeira aula de contra ataque, o segundo gol também foi um golaço.
  2. E.R
    E.R replied to E.R 's topic in Terreno Baldio
    Uma zebra essa vitória da Austrália, foram bem no contra-ataque e venceram.
  3. Raphael
    Raphael replied to E.R 's topic in Terreno Baldio
    14/06/2026 01h00 - 03h00 🇦🇺 Austrália 2 x 0 Turquia 🇹🇷 Austrália fez cada golaço, mereceram a vitória embora eu também achei que a Turquia jogou bem, o desespero deles inclusive foi notório nos minutos finais para pelo menos diminuir a diferença no placar, já que o empate era praticamente impossível.
  4. E.R
    E.R replied to Victor235's topic in Venda da Esquina
  5. E.R

    SBT

    E.R replied to Raphael 's topic in Todos Atentos Olhando pra TV
    Não sei. O SBT Rio é muito imprevisível.

Recently Browsing 0

  • No registered users viewing this page.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.