Ir para conteúdo

GRAMÁTICA

Featured Replies

Postado

Não, nunca usei mesóclise. Mas quando caia em provas, era a mais fácil de identificar. :lol:

Postado

Também nunca usei. É muito comum em livros que leio. :)

• 5 meses depois...
Postado
  • Autor

ZC823-07_zpswee5rxkn.jpg

Nesta tirinha do Prof. Ludovico e Patinhas (nunca republicada), me deparei com a palavra "biliões". Pesquisei e vi que esta forma de escrita também está correta, inclusive é tida como uma forma mais correta, pois escrita desta forma se aproxima mais da palavra original em francês. Apesar disso, "bilhão" é mais utilizado. Saiba mais: http://duvidas.dicio.com.br/bilhao-e-biliao/

Mais sobre esta edição: http://www.forumch.com.br/topic/17988-quadrinhos-gibis/#entry582253

Editado por Victor235

Postado

Não sabia disso. É igual a "catorze" e "quatorze", que a gente só usa mesmo a primeira forma. rsrs

Vivendo e aprendendo!

Postado
  • Autor

A mesma coisa acontece com "cota". Eu prefiro escrever "quota".

Postado

Não sabia disso, mas é bem interessante.

A mesma coisa acontece com "cota". Eu prefiro escrever "quota".

Essa nunca vi alguém escrever com "qu". :ponder:

Não sabia disso. É igual a "catorze" e "quatorze", que a gente só usa mesmo a primeira forma. rsrs

Vivendo e aprendendo!

Eu uso mais a segunda.

Postado

Para escrever eu uso ''Quatorze'' e para falar ''Catorze''.

Postado

Eu escrevo quatorze, falo qu mas as vezes acabo falando com C.

Postado

Eu falo com C. kkkk

Postado

Aqui pode discutir gírias também?

Postado
  • Autor

Neste post, cito algumas palavras, expressões e formas de se falar português em Portugal: http://www.forumch.com.br/topic/17988-quadrinhos-gibis/#entry583150

Postado

Aqui pode discutir gírias também?

Creio que sim.
Postado

A primeira vez que li o gibi do Chico Bento de 1989 ( o mais velho que tenho) me surpreendi com o Chico falando pro idoso "Vosmecê", eu achava que esse pronome já havia sido parado de usar a muito tempo,mas parece que naquela época ainda era usado. Sempre acossei ele os anos 1800.

Editado por Usagi chan

Postado

Os caipiras que conheço falam até hoje.

Postado

Estou com a Usagi, nunca mais vi essa palavra.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

1. Professor Inventivo
    Professor Inventivo respondeu ao tópico de Cleberson em Todos Atentos Olhando pra TV
    Como a globo não cresce mais há muito tempo, só diminui, o que fazem é tentar destruir as outras emissoras. A galera da MTV, por exemplo sempre foi alvo da globo. Acabaram com a galera do humor e também com o Marcos Mion que estava bem na Record. Como dizia meu pai: "a globo gosta de queimar artistas". Com o Portiolli, já tentam há muito tempo. Na, época Silvio barrou e hoje penso que ele está maduro o suficiente pra não cair nessa. Mas parece que o povo da globo vem aqui no fórum ler o meu tópico das emissoras fictícias. Em 2016 copiaram a novela "Haja Coração" e agora copiaram o "Em Família", que no mundo do jogo era apresentado em casal por Angélica e Luciano Huck, daí o motivo do nome.
  2. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Pitron272 em Exibições Internacionais
  3. RenatoCS
    RenatoCS respondeu ao tópico de Seu Furtado em Exibições Internacionais
    Miércoles 25 de febrero: Teleamazonas Nacional Chapulín Colorado ✔️ Episodio 66 (1974): Al que de plano le tomaron el pelo fue a Sansón El Chavo ✔️ Episodio 128 (1976): Fútbol americano Teleamazonas Guayaquil Chapulín Colorado ✔️ Episodio 198 (1978): La sortija de la bruja El Chavo ✔️ Episodio 255 (1979): Una mosca en el café
  4. Aether
    Aether respondeu ao tópico de Seu Furtado em Exibições Internacionais
    No aconteció lo mismo hoy... Pero emitiran un sketch de Doctor Chapatín que lo SBT no emitia desde lo año de 1990!
  5. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Cleberson em Todos Atentos Olhando pra TV
    FLÁVIO RICCO A Globo marcou para 15 de março a estreia do “Em Família”, com a Eliana. No mesmo dia, o “Domingo Legal”, do SBT, vai apresentar os seus novos cenários, em uma edição anunciada como especial. É do jogo.

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.