Ir para conteúdo

CARNAVAL


Victor235

Recommended Posts

  • Respostas 261
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • E.R

    112

  • Chapolin Gremista

    30

  • Victor235

    28

  • Chapolin

    26

Usuários que mais postaram nesse tópico

NOTÍCIAS

Escolas de samba do Rio de Janeiro com maior número de torcedores :

1. Mangueira – 26,1 %
2. Portela – 19,2 %
3. Mocidade Independente de Padre Miguel – 8,1 %
4. Beija-Flor – 8 %
5. Imperatriz – 5,9 %
6. Salgueiro – 5,2 %
7. Império Serrano – 5%
8. Viradouro – 3,2%
9. União da Ilha – 2,4%
10. Grande Rio – 1,6%
11. Vila Isabel – 1,4%
12. Unidos da Tijuca – 1,3%
13. Estácio de Sá – 1,1%
14. Porto da Pedra – 1%
15. Unidos de Padre Miguel – 0,9%
16. São Clemente – 0,8%
17. Santa Cruz – 0,4%
18. Unidos da Ponte – 0,4%
19. Paraíso do Tuiuti – 0,4%
20. Inocentes – 0,2%
21. Império da Tijuca – 0,2%
22. Cubango – 0,1%

Fonte : https://www.srzd.com/carnaval/rio-de-janeiro/mangueira-tem-maior-torcida-populares/

 

Link para o comentário
NOTÍCIAS

A relação financeira da Globo e as escolas de samba do Rio de Janeiro deve passar por uma forte mudança no Carnaval 2024.

Do lado da Globo, conta o fato da transmissão deste ano ter vendido apenas uma das cinco cotas de patrocínio que foram disponibilizadas no mercado publicitário.

Do lado da LIESA (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) existe a intenção de depender cada vez menos do dinheiro da Globo e já planeja exibir os desfiles em seu canal no YouTube.

Com a cobertura do Carnaval Globeleza de 2023, a Globo faturou menos do que esperava. As cotas de patrocínio encalharam por diversas razões : um mercado mais retraído, falta de repercussão na segunda tela, crescimento dos blocos de rua e a concorrência de anúncio nas plataformas digitais.

Um cenário completamente diferente de alguns anos, quando a Globo tinha fila de anunciantes e os desfiles das escolas de samba eram vistos como um produto premium e de alto faturamento.

A Globo é uma das principais financiadoras do desfiles do sambódromo da Marquês de Sapucaí e paga um valor fixo para cada escola do grupo especial, em torno de R$ 2 milhões, independente do seu faturamento com as vendas das cotas de patrocínio.

O Na Telinha apurou que diante da mudança de comportamento do mercado publicitário na transmissão do Carnaval, ficará inviável, do ponto de vista de negócio, a Globo manter os mesmos valores pagos às escolas de samba, com isso, a intenção é negociar uma drástica redução no repasse desta verba.

A Globo terá prejuízo financeiro no Carnaval Globeleza 2023. 

Segundo fontes ouvidas, sabendo dessas mudanças que atravessa o mercado quanto a transmissão do Carnaval na TV, a LIESA já se movimenta nos bastidores para depender cada vez menos do dinheiro oriundo da Globo.

Além de implementar algumas mudanças no plano comercial dos desfiles das escolas de samba na Sapucaí, nos bastidores, a Liga das Escolas do Rio já se discute transmitir o espetáculo no seu canal no YouTube, o Rio Carnaval, e negociar direto com potenciais patrocinadores. Isso seria um marco histórico na relação entre LIESA e a Globo.

Para isso, a LIESA vem se preparando. O canal Rio Carnaval transmitiu os ensaios técnicos das escolas, ao vivo, realizados entre janeiro e fevereiro de 2023, e teve uma excelente avaliação interna. A apresentação ficou por conta de Milton Cunha, que é comentarista dos desfiles na Globo.

No último domingo, durante uma entrevista no canal, Jorge Perlingeiro, presidente da LIESA, fez uma breve consideração sobre as transmissões no YouTube das escolas de samba : “Está dando um resultado incrível e a audiência é fantástica. Temos aí milhares de pessoas que estão acessando nossas redes. Isso já é uma abertura para coisas maiores”.

As transmissões dos desfiles do Rio Carnaval ocorreram através do auxílio da produtora livestreming Fitamarela. O NaTelinha apurou que foram cerca de 30 profissionais envolvidos, nove câmeras, um drone, microfones especiais para as baterias, mais de 800 metros de cabo e duas gruas.

De acordo com fontes, a Globo estaria tranquila por entender que tem poder de negociação por ser a melhor vitrine para qualquer evento no país.

Fonte : https://natelinha.uol.com.br/colunas/coluna-do-sandro/2023/02/19/globo-e-escolas-se-preparam-para-mudanca-radical-nos-direitos-de-transmissao-do-carnaval-194127.php

 

Link para o comentário
NOTÍCIAS

whatsapp-image-2023-02-19-at-23.30.24.jp

O cantor Zeca Pagodinho foi homenageado pela escola de samba Grande Rio, no Carnaval 2023.

FpYW79vXwAUy33F?format=png&name=small

 

Editado por E.R
Link para o comentário
NOTÍCIAS

FpZDxF8WcAMcIqo?format=jpg&name=small

A comissão de frente da Unidos da Tijuca foi a primeira do Carnaval carioca a usar iluminação.

 

Editado por E.R
Link para o comentário
NOTÍCIAS

 

NO CARNAVAL

Vá fantasiado do que quiser

Tudo é permitido

Além da tradição, da cultura popular, da festa, manifestação espontânea do povo, do samba, da marcha-rancho e da marchinha, o carnaval é subversão.

Carnaval remonta, na história, ao momento em que tudo é permito. É a festa da carne. A Igreja, que dominou tudo por séculos, permitiu no carnaval que seu rebanho saísse das normas celestiais. O Estado permitia que se fizesse algazarra.

Os entrudos, que eram os precursores do carnaval no Brasil, eram o momento em que o povo se misturava nas ruas para caçoar do outro, jogar lama, água, fazer troça.

Portanto, deixemos de lado a censura. Façamos troça dos cagadores de regras. Se nem a poderosa Igreja Católica conseguia controlar seus súditos no carnaval, não serão meia dúzia de identitários.

Vamos para o carnaval vestindo a fantasia que quisermos. Vamos dar uma banana para os miquinhos adestrados dos gringos que querem acabar com a festa do povo.

Vistam-se de índio, de mulher, de homem, de negro, de branco, de chinês, de japonês, de indiano, de nega-maluca, de cachorro, de cato, de veado, de bicha, de velha e de velho, de enfermeira, de enfermeira sensual, de médico, de puta, de palhaço, de político, de planta, de macaco, de flor, de super-herói, de cigano, de fantasma do comunismo, de gordo e de magro, de macumbeiro, de crente evangélico, de padre, de freira, de motorista, de operário, de carteiro, de professora, de cangaceiro…

Aqui é carnaval! Aqui é Brasil!

https://causaoperaria.org.br/2023/va-fantasiado-do-que-quiser/

 

 

Link para o comentário
NOTÍCIAS

TEM MAIS AMANHÃ

Baile de carnaval no CCBP: foi só a primeira noite

Militantes do PCO participaram do baile à fantasia com samba e marchinha, na segunda-feira tem mais

 

WhatsApp-Image-2023-02-19-at-09.57.30-1-

 

Nesse sábado (18), militantes e simpatizantes do PCO realizaram um baile de carnaval no Centro Cultural Benjamin Péret (CCBP), no centro da capital Paulista.

Em São Paulo e em outras cidades, o PCO tem uma programação de carnaval, valorizando a maior festa da cultura popular brasileira.

Além do baile, os militantes do PCO vão desfilar na escola de samba Em Cima da Hora Paulistana, na noite deste domingo (19). A escola faz parte do grupo 3 da União das Escolas de Samba de São Paulo (UESP) e o desfile acontece no tradicional bairro da Vila Esperança, na Zona Leste da capital.

No Rio de Janeiro, os militantes do PCO vão desfilar na Acadêmicos do Jacarezinho, no próximo dia 24.

Para participar, basta entrar em contato com os companheiros do PCO na sua cidade.

Baile à fantasia

O baile desse sábado foi animação total. Todos os participantes vieram com suas máscaras e fantasias, muito confete e serpentina.

A música ficou a cargo de companheiros do Grupo Samba Voz é Raiz, formado por integrantes da ala musical do Vai Vai. No repertório muito samba de quadra, samba-enredo e marchinha.

O baile do CCBP continua amanhã, segunda-feira (20), a partir das 15h. Venha passa o carnaval com a esquerda revolucionária.

O CCBP de São Paulo fica localizado bem no centro da cidade, a um quarteirão do Theatro Municipal, na Rua Conselheiro Crispiniano, 73, entre os metrôs Anhangabaú e República.

https://causaoperaria.org.br/2023/baile-de-carnaval-no-ccbp-foi-so-a-primeira-noite/

 

Editado por Chapolin Gremista
Link para o comentário

Quarta-feira terá a apuração dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro 2023.

PALPITES :

1. Viradouro
2. Vila Isabel
3. Mangueira
4. Beija-Flor
5. Grande Rio
6. Portela
7. Salgueiro
8. Imperatriz
9. Unidos da Tijuca
10. Império Serrano
11. Paraíso do Tuiuti
12. Mocidade Independente de Padre Miguel

Link para o comentário
NOTÍCIAS

Vencedores do Estandarte de Ouro 2023 :

. Escola - Beija-Flor

. Bateria - Paraíso do Tuiuti

. Mestre-sala - Claudinho, da Beija-Flor

. Porta-bandeira - Cintya, da Mangueira

. Comissão de frente - Paraíso do Tuiuti

. Ala de passistas - Vila Isabel

. Samba-enredo - Paraíso do Tuiuti

. Enredo - Imperatriz Leopoldinense

. Intérprete - Wander Pires, do Paraíso do Tuiuti

. Ala das baianas- Grande Rio

Fonte : https://oglobo.globo.com/rio/carnaval/noticia/2023/02/confira-os-vencedores-do-estandarte-de-ouro-2023.ghtml

 

Link para o comentário
NOTÍCIAS

A Vai-Vai se consagrou como a campeã do Grupo de Acesso do carnaval de São Paulo de 2023.

E a outra escola que subiu para o Grupo Especial foi a Camisa Verde e Branco.

CARNAVAL - SÃO PAULO - 2024 :

. Mocidade Alegre
. Acadêmicos do Tatuapé
. Mancha Verde
. Rosas de Ouro
. Gaviões da Fiel
. Águia de Ouro
. Império de Casa Verde 
. Vai-Vai
. Independente Tricolor
. Barroca Zona Sul
. Tom Maior
. Acadêmicos do Tucuruvi
. Dragões da Real
. Camisa Verde e Branco

Fonte : https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/carnaval/2023/noticia/2023/02/21/vai-vai-vence-grupo-de-acesso-do-carnaval-de-sao-paulo-camisa-verde-e-branco-e-vice-e-tambem-sobe-a-elite.ghtml
 

 

Link para o comentário
NOTÍCIAS

 

POESIA BRASILEIRA

Cinco poemas e um samba enredo no Carnaval

Bom Carnaval com poesia e samba-enredo para os companheiros de luta

Carnaval-4-beatriz-milhazes-Pierrot-e-Co

Nessa terça feira de Carnaval, separei cinco poemas da literatura brasileira sobre o tema e um dos sambas-enredo mais bonitos do nosso repertório. Primeiramente, escolhi o poema “Marinha”, de Murilo Mendes, um poema em que marinheiros trocam a disciplina da esquadra pela folia da festa:

“A esquadra não pôde seguir pros exercícios / porque estava nas vésperas do carnaval. / Os marinheiros caíram no parati / e nos braços roliços e cheiros / de todas as mulatas que têm aí pela cidade. / A esquadra tornou a não poder seguir / porque era depois do carnaval, / a turma se sentia mal depois do carnaval. / Dava uma preguiça tamanha na guarnição / que o almirante resolveu não fazer nada. / Depois de muita mangação a esquadra foi-se embora / com bandeirinhas, dobrados pacholas tocando no cais, / mas o pessoal caiu de repente no maxixe. / O Minas e o São Paulo pararam no alto mar, / deu cerração, foi a conta, a esquadra voltou. / O embaixador inglês foi no palácio do governo, / engasgou, falou na aliança dos dois países amigos, / acabou oferecendo dois mil contos pela esquadra. / O governo aceitou, mandou mil pros órfãos turcos, / com o restante deu um bruto baile depois caiu na vadiagem.

Em seguida, não poderia faltar o famoso poema “Um homem e seu Carnaval”, de Carlos Drummond de Andrade, em que a festa se confunde com melancolia:

              “Deus me abandonou / no meio da orgia / entre uma baiana e uma egípcia. / Estou perdido. / Sem olhos, sem boca / sem dimensões. / As fitas, as cores, os barulhos / passam por mim de raspão. / Pobre poesia. / O pandeiro bate / é dentro do peito / mas ninguém percebe. / Estou lívido, gago. / Eternas namoradas / riem para mim / demonstrando os corpos, / os dentes. / Impossível perdoá-las, / sequer esquecê-las. / Deus me abandonou / no meio do rio. / Estou me afogando / peixes sulfúreos / ondas de éter / curvas curvas curvas / bandeiras de préstitos / pneus silenciosos / grandes abraços largos espaços / eternamente.”

Em seguida, um soneto dos 5555 sonetos do Glauco Mattoso, o “soneto 500 – Vicioso”, em que o poeta se lembra da festa em meio a seus fetiches e metalinguagem:

“Poema lembra amor, que lembra carta, / que lembra longe, e longe lembra mar, / que lembra sal, e sal lembra dosar, / que lembra mão, e mão alguém que parta. // Partir lembra fatia e mesa farta; / fartura lembra sobra, e sobra dar; / dar lembra Deus, e Deus lembra adiar, / que lembra carnaval, que lembra quarta. // A quarta lembra três, que lembra fé; / fé lembra renascer, que lembra gema, / a gema lembra bolo, e este o café. // Café lembra Brasil, que lembra um lema: / progresso lembra andar, que lembra pé, / e pé recorda alguém que faz poema.”

Agora, o poema “Batucada na calada”, do poeta Pedro Rocha, carregado de erotismo, no qual o poeta encontra a namorada sambando descalça no meio da farra:

“batuque na calada / ela sai descalçada / nem para na esquina / que me esqueceu / de me chamar pra batucar / com ela camela / na calada daquela esquina / do ano passado / no carnaval que era / aquela época era / caramela / purpurina / serpentina / minha mina / agora sai descalçada / batuque na calada / esquininha / mamulenga / caçarola / girafuda / batuque na calada / batucada lavada em chão de botequim / não falou nada pra mim / passou que nem moitola / submarina / metrôla / sambando arrastando confete / pra cima dos outros / escaldada na madrugada / dzi croquete / que drag rapá (fred mercury) // batuque na calada descalçada / suada sebosa / saída da tuba / jocasta / gostosa / batuque na calada tem estudo / metida a estandarte / eu bamba no poste / me olhou de quina / fez fantasma / nem quis competir a fantasia / ela de nu, eu de gnu / ela de nu, eu de gnu / ela de nu, eu de gnu / ela de nu, eu de gnu // e ia / supimpa no pé / agredia minha nostalgia / arredia / vadia / e eu na esquininha do carnaval passado / pingando franga / espiando minha boa / bundiando com outro pileque / batuque na calada / fedorenta / descalçada / pra nem carinho”

Para terminar os poemas, escolhi “Dois poetas na praia”, de Ferreira Gullar, com reflexões sobre a poesia em meio à festa de Carnaval:

“É carnaval, / a terra treme: / um casal de poetas conversa / Na praia do Leme! // Falam os dois de poesia / e dos banhistas / que nunca leram Drummond nem Mallarmé. / – E lerão meu poema? / pergunta ela. / – Alguém vai ler. / – Pois mesmo que não leia / não vou deixar de dizer / o que vejo nesta areia / que eles pisam sem ver. // E o poeta mais velho / sorri confortado: / a poesia está ali / renascida ao seu lado.”

Por fim, o samba enredo “Lendas e mistérios da Amazônia”, da Velha Guarda da Portela, levado a avenida pela Portela em 1970:

“Nesta avenida colorida / A Portela faz seu carnaval / Lendas e mistérios da Amazônia / Cantamos nesse samba original // Dizem que os astros se amaram / E não puderam se casar / A lua apaixonada chorou tanto / Que do seu pranto nasceu o rio e o mar // E dizem mais / Jaçanã bela como uma flor / Certa manhã viu ser proibido seu amor / Pois um valente guerreiro por ela se apaixonou / Foi sacrificada pela ira do Pajé / E na vitória Régia / Ela se transformou // Quando chegava a primavera / A estação das flores / Havia uma festa de amores / Era tradição das Amazonas / Mulheres guerreiras / Aquele ambiente de alegria / Só terminava ao raiar do dia // Osquindo lá lá / Osquindo lê lê / Olha só quem vem lá / É o Saci Pererê”

A gravação, na interpretação de Chico Buarque, está neste endereço do Youtube:

(a ilustração da coluna de hoje é a pintura “Pierrot e Colombina”, de Beatriz Milhazes)

https://causaoperaria.org.br/2023/cinco-poemas-e-um-samba-enredo-no-carnaval/

 

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Atividades

    1. Baixinho
      342

      UEFA Champions League

    2. Jaciinto
      3768

      DESENHOS ANIMADOS

    3. Jaciinto
      3142

      Pica Pau

    4. Baixinho
      104

      Copa América

    5. Raphael
      3142

      Pica Pau

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...