Ir para conteúdo

RELIGIÃO

Featured Replies

Postado

Já vai tarde

Postado

Esse cara foi um lixo de papa e um lixo de pessoa, acho bizarro que tenha gente não-ironicamente de luto por um traste desses.

Postado

E tem muita gente que não gosta do papa atual, o Papa Francisco (Jorge Mario Bergoglio), que não se posiciona de forma firme em questões como o aborto e também se envolve em questões políticas.

Vamos ver como será o próximo conclave, depois que o atual Papa morrer ou se aposentar, qual será o perfil do próximo Papa.

• 4 semanas depois...
Postado

NOTÍCIAS

DOSSIÊ CAUSA OPERÁRIA

Até mesmo a crise na Igreja…

Edição mais recente da nova publicação do PCO traz uma análise dos bastidores da crise entre as duas principais alas da Igreja Católica

Tive a oportunidade de mergulhar num assunto bastante interessante na última edição do Dossiê Causa Operária. Após a morte do ex-papa Joseph Ratzinger, no final do ano passado, coletei diversas informações sobre a crise na Igreja Católica para o artigo “A morte do papa nazista e o cisma na Igreja”, do Dossiê nº 5 (segunda quinzena de janeiro).

“A lista de temas espinhosos para a Igreja é longa e abarca desde a comunhão para divorciados recasados até os abusos sexuais cometidos impunemente por padres. A tarefa de manter a instituição em equilíbrio, que recai sobre Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, acaba de se tornar ainda mais difícil com a morte do papa emérito Joseph Ratzinger, no último 31 de dezembro, aos 95 anos.”

Ratzinger representava a ala ”política” da Igreja, ”linha dura” por assim dizer, defensora de uma intervenção ativa da Igreja na sociedade. “Insistiu que a religião não deveria jamais ser relegada à esfera privada”, dizem alguns. Por isso tentou reintegrar ultraconservadores à hierarquia da Igreja e fracassou motivado por um medo de um profundo cisma. 

Os liberais pró-Bergoglio já vinham pressionando e obtiveram vitórias importantes desde o mandato do papa anterior. “Alguns analistas até mesmo consideram que a maré conservadora que dominou a igreja por 25 anos está acabada. Francisco continua a promover cardeais ao colégio que irá escolher seu sucessor quando ele morrer ou renunciar” (The New York Times). O trunfo da ala liberal dentro da Igreja, que tenta preservar a instituição tornando mais flexíveis suas normas internas e afastando-se dos problemas políticos para os quais Ratzinger não conseguiu dar solução, é o próprio Bergoglio, seu representante maior, que já ocupa a posição mais alta na hierarquia. Um problema central para o papado é esse: a Igreja deve ou não assumir uma posição, isto é, deve ou não interferir e em que medida nos assuntos políticos? Um problema central para a imprensa revolucionária é mostrar, à luz dos fatos, que nada escapa à análise marxista da realidade e que tudo o que acontece na sociedade é política e, portanto, tema que deve interessar o trabalhador e o oprimidos na busca por uma via de ação e transformação da sociedade. Esse é um dos objetivos do Dossiê Causa Operária: expandir a análise marxista, tratar de mais temas e em maior profundidade dando, com uma base sólida no conhecimento da realidade, uma interpretação concreta, revolucionária, dos acontecimentos.

https://causaoperaria.org.br/2023/ate-mesmo-a-crise-na-igreja/

Editado por E.R

• 2 anos depois...
Postado
  • Este é um post popular.

O próximo conclave vai ser bem tumultuoso e demorado, muito mais que do de 2013, já que o colégio de cardeais está bem dividido entre conservadores e progressistas. A propósito, na última exibição da Saga do Alfaiatezinho Valente eu me lembrei do papa na hora do clipe "Hermano Francisco".

Postado

Agora que eu entendi porque o @E.R chamava o papa Francisco de Bergoglio, o nome dele não tem nada de Francisco:D

Meus pêsames aos familiares e admiradores...

Será o próximo papa o último da história deste mundo :ponder:

Postado

Triste coincidência demais o Papa Francisco morrer depois da semana santa, exatamente um dia após a celebração da páscoa😥

Curioso pra saber qual será o próximo pontífice.

Editado por Mozer da Silva Reis

Postado

Ele nomeou 4 de cada 5 dos cardeais atuais elegíveis. Muitos refletem sua visão de Igreja mais progressista, o que não quer dizer que todos, obrigatoriamente, pensem à sua imagem e semelhança. Para um cardeal ser eleito, ele precisa de pelo menos dois terços dos votos do Colégio Cardinalício, o que não será uma missão fácil em um colégio com tantas ideias divergentes. Creio eu que o candidato eleito, seja ele quem for, se apresentará como um conciliador, alguém que não é extremamente liberal nem extremamente conservador

Postado

Tenho 3 palpites em relação ao novo papa :

. vai ser italiano (o último papa italiano morreu em 1978 (47 anos atrás))

. a primeira viagem internacional do novo Papa vai ser para Buenos Aires, em homenagem ao papa Francisco

. o nome de Papa do próximo Papa vai ser Paulo VII

Editado por E.R

Postado
10 minutos atrás, E.R disse:

. o nome de Papa do próximo Papa vai ser Paulo VII

Interessante, por que acha que vai ser Paulo?

Postado

Porque quase todos os Papas que foram Paulo alguma coisa (Paulo I, Paulo II, até o Paulo VI) eram italianos, por ser um nome comum na Itália (Paolo), e porque o último Papa italiano foi João Paulo I, porém como João Paulo II foi polônes e um Papa muito marcante, não acredito que vão usar João Paulo III, para evitar comparações, é mais fácil usar Paulo VII.

Postado
37 minutos atrás, Eu acho... disse:

Interessante, por que acha que vai ser Paulo?

Além dos motivos que o @E.R mencionou, o nome Paulo também representa um "papa conciliador", nem tão conservador nem tão progressista. Paulo VI, que reinou entre 1963 e 1978, destacou-se por ser aberto ao diálogo inter-religioso, ao diálogo com líderes políticos divergentes da Igreja e por promover uma profunda reforma litúrgica que eliminou o uso do latim na Missa.

Neste momento, a escolha desse nome provavelmente indicaria um perfil moderado, como o de Paulo VI, embora, evidentemente, em um contexto geopolítico e cultural bastante diferente. Geralmente, o nome escolhido aponta o caminho que o novo papa pretende seguir. Jorge Bergoglio escolheu Francisco, em parte, porque São Francisco de Assis foi um reformador da Igreja em seu tempo.

Postado
NOTÍCIAS

Com a morte do Papa Francisco, a Igreja Católica agora se vê diante do processo de escolha de seu novo líder, num ritual conhecido como conclave.

O Colégio Cardinalício, composto por cardeais de todo o mundo, é o responsável por eleger o sucessor.

Favoritos para se tornar o novo Papa :
. Pietro Parolin (Itália)
. Luis Antonio Tagle (Filipinas)
. Matteo Zuppi (Itália)

Fonte : https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2025/04/21/quem-sao-os-favoritos-para-suceder-o-papa-conheca-os-cardeais-mais-cotados.ghtml

Crie uma conta ou entre para comentar

Atividades

1. Eu acho...
    Eu acho... respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Também não. Quem mais sai perdendo com isso é ela, não tem lógica que ela seja o empecilho da negociação. E pela vontade que os demais (não) têm com a fase de 70-73, que teoricamente poderia ser comercializada...
  2. Jaciinto
    Jaciinto respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Essas vinhetas de 2001 são imbatíveis mesmo!! E eu também não boto fé nessa teoria da Florinda com os direitos do Chaveco.
  3. MichaelJackson
    MichaelJackson respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    O cara tem é que agradecer. A vida dele fica muito melhor. É só pegar o episódio do dia anterior e trocar a data, fácil. Às vezes nem precisa mudar o horário e a afiliada.
  4. Jaciinto
    Jaciinto respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Esse é um guerreiro kkkkk Por mim essas exibições toscas e lixosas dessas afiliadas já sairia do ar, demoram 5 semanas para gerar um Lote e quando vem é pequeno, repetem as mesmas sequências manjadas quase todo dia, cortam episódios, exibindo pela metade. O SBT ao invés de tirar do ar essas exibições das afiliadas, tira a da Rede 2 a noite que era muito melhor...
  5. claudioch
    claudioch respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Sinceramente, isso da Florinda estar impedindo as negociações devido aos direitos do Chómpiras me parece apenas boato. Os grandes responsáveis por Chespirito ter sido chutado para escanteio são a Televisa e Grupo Chespirito. Acredito que se dependesse apenas da Florinda, a série já estaria de volta há muito tempo. Esse descaso do Grupo Chespirito e Televisa com um dos programas mais importantes da obra do RGB, sem nenhuma perspectiva de retorno, me faz desanimar de CH.

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.