Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado
NOTÍCIAS

:emoglobo:

 

  • 2 semanas depois...
Postado
NOTÍCIAS

:emoglobo:

A demissão de Cléber Machado após 35 anos de trabalho é o choque de realidade que faltava para algumas pessoas entenderem o que é a Globo do presente e o que deverá ser a Globo do futuro no futebol. Aquela emissora que deteve o quase "monopólio" do esporte não existe mais, e nem sustenta uma equipe enorme de profissionais como fez no passado.

Não chega a ser totalmente surpreendente a saída de Cléber Machado de uma maneira isolada. O narrador foi preterido pela emissora na lista dos que viajaram para o Qatar na Copa do Mundo do ano passado. Mesmo assim, fez uma Copa brilhante em termos de mídia, sendo até mais destacado do que os profissionais que estavam in loco. Entre suas famosas gafes e erros, chamou muita atenção também por narrar partidas inesquecíveis, como Argentina x Holanda nas quartas de final.

No começo deste ano, Cléber Machado provou que atrai jogão, mesmo, e fez a Supercopa entre Palmeiras e Flamengo, um histórico 4 a 3 para o Verdão. Nem isso foi suficiente para evitar que a onda de cortes da Globo o atingisse, como atingiu também Jota Júnior recentemente, além da Central do Apito (uma decisão acertada no sentido do formato, mas talvez nem tanto no sentido de acabar radicalmente com comentários ao vivo sobre o tema).

A Globo que começa 2023 no futebol tem como grande produto a volta da Libertadores, o que fez alguns torcedores simpáticos ao canal comemorarem uma suposta "volta do monopólio". Balela. A Globo apenas retomou o pacote de TV aberta que estava com o SBT, mas não conseguiu nenhum direito de plataformas pagas no processo de concorrência promovido pela Conmebol ano passado, com Disney e Paramount dividindo Libertadores e Sul-Americana.

Na década passada, o sportv dividia as duas competições com o Fox Sports. Até a Série B, que era dominada pela emissora, agora está fatiada em outros veículos, com o Notícias da TV já tendo informado que a Band será o destino em TV aberta, e tendo chances ainda de ESPN transmitir alguns jogos em plataformas pagas.

Por mais que se considere um desgaste de Cléber Machado com o passar dos anos na Globo, não é normal a maior emissora do país promover tantos cortes como vem fazendo nos últimos anos. Uma simples ideia de "renovação" dos quadros também não pode ser desassociada do fato de que profissionais mais jovens tendem a ganhar salários menores. Se fosse só a saída de Cléber, poderíamos entender como um fato isolado, mas não é.

Aquela Globo que gastava bilhões por ano para manter poder absoluto sobre o futebol brasileiro e ter em seus quadros os profissionais mais populares não existe mais. Agora é vez da Globo que vai gastar na medida que achar correta para transmitir o que achar necessário e com os nomes que couberem nas planilhas financeiras.

O futuro das transmissões ainda é incerto. Cléber Machado era um dos possíveis componentes de uma sucessão de Galvão Bueno, que a Globo trabalhou para acontecer sem um "novo Galvão", mas com rodízio entre profissionais. Agora esse posto fica com Luis Roberto, Gustavo Villani e Renata Silveira na TV aberta, com clara vantagem para Luis, que está na emissora há 25 anos.

Quanto a Cléber Machado, a forma atual permite que se encaixe em praticamente qualquer veículo de imprensa para seguir com sua carreira. Hoje há futebol em diversas emissoras e serviços de streaming. Dificilmente o mercado desperdiçará a chance de contar com o profissional.

Fonte : https://www.uol.com.br/esporte/colunas/allan-simon/2023/03/22/demissao-de-cleber-machado-e-choque-de-realidade-definitivo-sobre-a-globo.htm

 

Postado
NOTÍCIAS

:emoglobo:

Não é segredo que a queda do faturamento das TVs e o crescimento dos custos de licenciamento dos direitos esportivos se tornou insustentável.

Também não é segredo que o YouTube e as plataformas digitais destroçaram o modelo tradicional de mídia que por décadas tornou TVs e rádios em potências.

O crescimento dos custos esportivos nos últimos anos só foi possível graças à enxurrada de dinheiro "barato" no mercado, com taxas de juros baixas no mundo inteiro e dinheiro sobrando das plataformas de streaming.

As plataformas "compravam" participação de mercado pagando fortunas para terem os grandes campeonatos e atrair mais audiência e assinantes mesmo com pesados prejuízos.

Mas os tempos de dinheiro fácil ficaram no passado. A crise do streaming, com a desaceleração do crescimento de assinantes, e o aumento da taxa de juros pelo mundo, levou até o Vale do Silício a uma crise, causando demissões nas big techs.

São tempos de vacas magras. Todos os grandes grupos de mídia já anunciaram medidas de cortes de custos. Da Disney à Warner Bros. Discovery, passando pela Paramount e gigantes de tecnologia como Amazon, Google e Netflix que realizaram dezenas de milhares de demissões nos últimos meses.

Na Globo não é diferente. O momento é de apertar o cinto. Mas seja pela crise econômica no Brasil que começou bem antes que lá fora, ou por terem enxergado mais longe, os cortes na Globo começaram há pelo menos cinco anos.

Os cortes de custos foram agressivos, assim como as negociações de novos contratos. O futebol, uma das maiores despesas da Globo, não passou ileso. A empresa não renovou campeonatos, cortou medalhões da área de esportes e abriu mão da exclusividade, economizando centenas de milhares de reais.

Galvão Bueno, Arnaldo Cézar Coelho (que iria participar mas depois cancelou), Casagrande e Tino Marcos, sinônimos de futebol na Globo transmitindo um jogo da seleção no YouTube, são um exemplo dos riscos dessa nova estratégia.

Certamente haverá muitas matérias e buzz a respeito da novidade, mas há poucas chances que em longo prazo consigam replicar o sucesso comercial da emissora carioca, e principalmente, pagar os valores que a Globo pagava à Fifa no passado.

Para os donos de direitos esportivos e empresas de mídia, são tempos complicados com a disparada da concorrência.

A Fifa e demais donos de direitos esportivos que colocam o conteúdo a preço de banana no streaming, provavelmente deram um tremendo tiro no pé. Uma vez que você baixa o preço ou oferece de graça, fica difícil convencer o usuário a pagar, como os jornais e revistas descobriram na internet ao disponibilizar o conteúdo de graça por anos.

Além disso, o mercado não está difícil somente para a Globo e demais grupos tradicionais de mídia. O YouTube semanas atrás trocou de CEO após anunciar que pela primeira vez na história seu faturamento encolheu.

É dentro deste novo contexto, no qual a Globo não tem a hegemonia no futebol e abriu mão da exclusividade de muitos jogos e profissionais como Galvão Bueno.

Sem exclusividade dos campeonatos, a Globo precisa ser mais eficiente e otimizar suas propriedades.

Quanto menor a audiência do jogo da seleção no YouTube, melhor para a Globo. Fica mais fácil para a emissora provar para a Fifa que, mesmo pagando menos, a emissora carioca segue sendo a melhor alternativa no mercado. De quebra, ainda mostra para os talentos da casa que a vida fora da TV aberta pode ser difícil.

Ao abrir mão da exclusividade de profissionais e de campeonatos, a Globo aumentou sua eficiência e lucratividade. Por outro lado, deixou a porta aberta para novos concorrentes.

São tempos difíceis até para a Globo. Não espere que ela facilite a vida dos concorrentes, principalmente daqueles que um dia foram ícones da emissora.

Fonte : https://www.uol.com.br/splash/colunas/guilherme-ravache/2023/03/25/sem-hegemonia-no-futebol-e-cortando-custos-globo-joga-duro-e-se-adapta.htm

 

Postado
NOTÍCIAS

:emoglobo:
A Globo divulgou internamente seus resultados de 2022. Novamente, a Globo fechou o ano com prejuízo. O valor foi de R$ 41 milhões negativos no ano passado.

Em 2021, o prejuízo da Globo havia sido de R$ 121 milhões. 
 
"Os custos de amortização dos direitos da Copa do Mundo acabaram por consumir os resultados acumulados dos três trimestres anteriores", disse Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo.

Paulo Marinho destacou ainda os resultados positivos do digital. "O crescimento do Globoplay e do Globoplay+Canais, mesmo num cenário em que o mercado de streaming experimentou dificuldades no Brasil e no mundo, foi importante para mitigar a curva declinante de assinantes da TV paga".

A publicidade digital da Globo teria crescido mais de 30% em 2022 e o Globoplay cresceu mais de 20%.

O prejuízo com a Copa do Mundo pesou no resultado, mas também ajudou a publicidade a bater recorde como um todo. Houve um aumento de R$ 684 milhões na receita de publicidade, chegando a 9,107 bilhões, ou 60% da receita do grupo. Anúncios em programas e eventos como Copa do Mundo, BBB 22, Rock In Rio e a novela "Pantanal", além da publicidade digital e merchandising no BBB 22, foram os principais contribuintes. O crescimento da publicidade foi de 8% em relação a 2021.

No acumulado de 2022, a receita líquida da Globo aumentou 5% (R$ 739 milhões) em relação a 2021, totalizando R$ 15,168 bilhões.

Em 2021, o faturamento da Globo havia sido de 14,429 bilhões. Acordos com outras empresas, inclusive concorrentes, como o realizado para a transmissão dos jogos da Copa do Brasil em parceria com a Amazon, trouxeram um crescimento de R$ 96 milhões em outras receitas, chegando a R$ 625 milhões. 

A receita de conteúdo teve uma redução de R$ 41 milhões por conta da queda em assinaturas de TV a cabo e da venda da Som Livre, cuja receita contribuiu por apenas três meses em 2022. "Os bons números do Globoplay, com crescimento do número de assinantes, ajudaram a compensar a queda", afirmou Paulo Marinho.

Vale lembrar que a Som Livre foi vendida por R$ 1,4 bilhão para a Sony em 2022, o que também contribuiu para o resultado da empresa.

Apesar de cortes, uma notícia que pode surpreender a muitos é que, mesmo após anos de duros cortes e demissões, os custos da Globo subiram R$ 660 milhões apenas em 2022. 

Além da inflação, o fato é que cortar também custa. A demissão de funcionários com décadas de casa também impacta o resultado com custos de rescisão. 

Os Jogos Olímpicos, que serão realizados em 2024 em Paris, são outra conta indigesta que a Globo terá de encarar em 2023. A exemplo da Copa do Mundo, o valor dos direitos de transmissão foi fechado em um período no qual o mercado era muito diferente (e bem mais promissor). O evento deverá dar prejuízo para a emissora.

Fonte : https://www.uol.com.br/splash/colunas/guilherme-ravache/2023/03/28/mesmo-com-cortes-custos-aumentam-r-660-milhoes-e-globo-tem-prejuizo.htm

 

Postado
NOTÍCIAS

:emoglobo:

 

 

Postado
NOTÍCIAS

:emoglobo:

Cléber Machado tinha um plano. A vontade do narrador era aposentar-se na TV Globo, mas não antes de narrar a Copa do Mundo de 2026. Seria a décima de sua carreira. Mas, há alguns dias, ele foi surpreendido com a notícia de que seria desligado da empresa em que estava havia 35 anos.

"Há um mês, 15, 20 dias, eu não imaginava isso", afirmou à Folha o profissional, que recebeu o comunicado sobre sua saída na última quarta-feira.

Cléber Machado buscou os executivos da emissora para entender os motivos. Na conversa, ficou claro para ele que a razão era financeira, "pelo critério que foi adotado".

"Eu perguntei : 'Vocês não me querem mais ou é grana ?'. Responderam a opção B", disse o narrador.

Questionado se o salário dele havia se tornado alto demais para o padrão atual estabelecido pela Globo, limitou-se a dizer : "É possível".

O paulistano era um dos profissionais que estavam havia mais tempo no esporte da emissora. Existia uma expectativa de que seria o substituto natural de Galvão Bueno como narrador principal do canal carioca — embora ele negue essa perspectiva, porque "nunca se discutiu uma sucessão para o Galvão".

Sinais de que o prestígio dele já não era o mesmo começaram a surgir no ano passado, quando o narrador foi preterido na escolha da equipe levada pela Globo para cobrir a Copa do Mundo no Qatar. Ele fez parte do time que ficou no Brasil para trabalhar a distância.

Cléber nega ter ficado magoado, embora observe : "Quem não quer cobrir uma Copa do Mundo ?".

O profissional assegurou, no entanto, que foi em tom de brincadeira seu comentário ao vivo, durante o Mundial, sobre um vídeo que mostrava homenagem da Fifa (Federação Internacional de Futebol) a Galvão por ele ter trabalhado em 12 finais.

"Também quero dar parabéns para mim. Eles podiam mandar uma coisinha dessa aí para mim, é a nona Copa do Mundo. Aqui é a nona Copa do Mundo. Não sei se vale a distância, mas...", disse, na ocasião. A condecoração valia para profissionais que haviam trabalhado em pelo menos oito mundiais.

Cléber Machado afirmou que os executivos da Globo foram "muito gentis" com ele ao avisá-lo com antecedência sobre o time escalado para viajar ao Qatar.

"Falaram comigo antes de [divulgar] a lista [à imprensa]", conta. "Quando chegou junho, julho, eles falaram para mim que eu não ia para a Copa."

Apenas Galvão Bueno, que deixou de ser narrador na emissora carioca, e Luís Roberto, que continuam no canal, narraram o torneio in loco pela TV aberta.

"De uns tempos para cá, o Luís Roberto cresceu, eu não acho que eu diminuí", disse Cléber Machado.

O narrador contou que já tinha planejado férias para maio antes de saber que sairia da Globo e pretende cumprir o período de descanso da mesma forma, mas não descartou trabalhos antes disso, sem revelar se isso diz respeito a um canal tradicional de TV ou a alguma plataforma de streaming.

"Se bobear, acho que vai rolar alguma coisa antes de maio", brincou.

A expectativa dele se baseia na nova configuração do mercado de transmissões esportivas, imposta pelas plataformas de streaming desde que elas pulverizaram os direitos de exibição dos campeonatos, algo que Cléber Machado vê com bons olhos.

"Pra gente, para o mercado, ter mais transmissões significa que tem mais gente trabalhando, tem mais emprego", opina. "Eu entendo que alguma empresa, queira ter uma exclusividade. Mas eu acho que a competição é saudável."

Ele cita como exemplo o retorno da Libertadores à grade da TV Globo este ano após três edições no SBT. A emissora carioca havia deixado de exibir o torneio em 2020 depois de fracassar na tentativa de renegociar o contrato com a Conmebol, dona dos direitos de transmissão do campeonato.

O narrador acredita que a concorrência entre as emissoras afetou o valor do torneio. "Se você tem um comprador que topa pagar porque ele não admite perder é muito mais fácil para quem vende", afirma.

Cléber Machado, aliás, tem um carinho especial pela Libertadores. Cita com saudosismo as transmissões que fez do torneio, sobretudo das finais de times brasileiros.

"Não tenho do que me queixar", afirmou ele sobre a chance de narrar grandes eventos e de ter também vivenciado a transformação do status do narrador esportivo no país, mérito que atribui sobretudo à trajetória de Galvão Bueno.

Fonte : https://www1.folha.uol.com.br/esporte/2023/03/cleber-machado-diz-que-grana-motivou-sua-dispensa-da-globo.shtml

Postado
NOTÍCIAS

UOL

:emoglobo:

A Globo decidiu reduzir ao máximo a duração da temporada 2023 de "No Limite", e a sétima edição do reality terá apenas 10 episódios.

Essa foi a solução encontrada para cumprir o contrato e não sofrer tanto em audiência, já que o programa ficou abaixo do esperado desde o seu retorno, em 2021.

A atração comandada por Fernando Fernandes ficará só um mês no ar.

A última edição, exibida em 2022, teve 20 episódios produzidos.

O Notícias da TV teve acesso ao planejamento comercial do programa em primeira mão.

O "No Limite" está previsto para entrar no ar em 18 de julho de 2023, uma terça-feira.

Cinco dias antes, no dia 13, haverá uma pré-estreia de 15 minutos logo após Terra e Paixão, próxima novela das nove, que estreia em maio no lugar de Travessia.

A final do reality show será em 17 de agosto, ao vivo.

Quando readquiriu os direitos do Survivor, formato americano licenciado pela Endemol que originou o No Limite, a Globo se comprometeu a produzir pelo menos três novas temporadas da atração, e por isso a emissora não pôde simplesmente cancelar o reality.

Por causa do corte de episódios, o programa também terá menos participantes. Serão 14 anônimos, ante os 24 do ano passado.

As gravações na Floresta Amazônica, onde vai se passar a sétima temporada, começam em 1º de junho. Os selecionados terão contrato com a Globo até 31 de agosto. 

A direção artística segue nas mãos de J.B de Oliveira, o Boninho.

Serão dois episódios por semana, nas noites de terça e quinta. Além de reduzir o número de exibições, a Globo também cortou o programa A Eliminação. A atração era comandada pela apresentadora Ana Clara Lima, que entrevistava o eliminado da semana nas noites de domingo, após o Fantástico.

 

Editado por E.R

Postado
NOTÍCIAS

:emoglobo:

 

Nova abertura do "Globo Repórter".

 

Postado
NOTÍCIAS

 

 

Editado por E.R

Postado
NOTÍCIAS

:emoglobo:


Patrícia Poeta foi bastante criticada por interromper o colega de programa, Manoel Soares, durante o "Encontro", ao vivo, na manhã desta segunda-feira.
 
Através de sua assessoria de imprensa, Patrícia Poeta esclareceu o que aconteceu : “Foi uma casualidade, das várias que podem acontecer num programa ao vivo. Estava tendo dificuldade com uma nova tecnologia e estava procurando ajuda para fazer acontecer. Tanto que no momento que percebi o que tinha acontecido, imediatamente já me desculpei. Coisas de programa ao vivo”.

Fonte : https://www.metropoles.com/colunas/fabia-oliveira/patricia-poeta-explica-corte-em-manoel-soares

 

Postado
NOTÍCIAS

:emoglobo:

 

Postado
NOTÍCIAS

:emoglobo:

As manhãs da Rede Globo podem estar prestes a passar por uma reformulação completa. Diante as frequentes polêmicas nas quais a apresentadora Patrícia Poeta tem se envolvido nos últimos meses, principalmente em relação ao companheiro de programa, Manoel Soares, a emissora carioca estaria cogitando criar um novo programa para sua faixa da manhã.

Segundo informações que a coluna Erlan Bastos EM OFF obteve com exclusividade, a Globo está planejando extinguir o “Encontro com Patrícia Poeta”, alvo comum da ira dos telespectadores e internautas nas redes sociais.

Numa reunião que aconteceu na manhã desta terça-feira, diretores da emissora afirmaram que Maria Beltrão pode comandar o novo matinal.

Ainda segundo informações, a nova atração matinal teria previsão de estreia para 2025, porém, deve ser antecipado para 2024. Assim o “Encontro” sairia do ar e, com ele, também Patrícia Poeta. A Globo mantém todo o planejamento para suas manhãs em segredo e o novo programa matinal da emissora ainda não tem nome definido.

Nas redes sociais, o nome de Maria Beltrão é sempre apontado como o preferido dos telespectadores para uma possível substituição de Patrícia Poeta nas manhãs da Globo. A jornalista, que atuava na Globo News, atualmente comanda o “É de Casa”, programa exibido aos sábados. Ela divide a apresentação da atração com Talitha Morette, Tiago Oliveira e Rita Baptista.

Já Patrícia Poeta não tem tanto prestígio perante o público e frequentemente é alvo de críticas por parte dos internautas. A polêmica mais recente ocorreu nesta segunda-feira quando, mais uma vez, ela cortou uma fala do jornalista Manoel Soares. Ela ainda passou na frente da câmera que focava no jornalista. O co-apresentador ficou claramente incomodado com a interrupção.

 

Postado
NOTÍCIAS

ALESSANDRO LO BIANCO

:emoglobo:

Fs5O2OQXwAESHjr?format=jpg&name=medium

O diretor Amauri Soares disse que os atuais apresentadores da Globo terão a partir do próximo contrato com a emissora, um teto salarial de 200 mil reais por mês.

Com isso, o apresentador William Bonner teria manifestado vontade de sair da emissora, tão logo acabe seu contrato com a Globo, em 2025.

 

Crie uma conta ou entre para comentar

Atividades

  1. Marcelo J.
    Marcelo J. respondeu ao tópico de Eu acho... em Todos Atentos Olhando pra TV
    Misericórdia, que horror e ainda ficam aplaudindo isso.
  2. Eu acho...
    Eu acho... respondeu ao tópico de Eu acho... em Todos Atentos Olhando pra TV
  3. Pavi
    Pavi respondeu ao tópico de Eu acho... em Todos Atentos Olhando pra TV
    Bom tópico, segue o textão sobre o status atual do acervo das emissoras brasileiras que já existiram e (ainda) existem. https://pt.wikipedia.org/wiki/Transmiss%C3%B5es_de_televis%C3%A3o_perdidas TupiA Rede Tupi possui poucos registros da década de 1950, uma vez que 90% dos programas eram ao vivo e a gravação em cinescopia era muito cara e a revelação e edição das fitas eram mais trabalhosas. Além do videotape ser um produto caríssimo nos anos 1950 e só começou a ser usado regularmente a partir dos anos 1960, ainda com limitações financeiras. No entanto, há poucos conteúdos em filmes de 16 mm ou 35 mm, tais como trechos da inauguração (TV na Taba), a apresentação musical de Hebe Camargo e Ivon Curi cantando "Noite de Luar", diversos cinejornais com reportagens (disponíveis no site da Cinemateca Brasileira), como a da chegada dos equipamentos de transmissão ao Porto de Santos, bastidores da TV Tupi do Rio de Janeiro, além de algumas cenas de Alô, Doçura!, TV de Vanguarda, Falcão Negro e outros. Não há registros da entrevista de Flávio Cavalcanti com o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy. Em 2016, Gugu Liberato anunciou em seu programa na Record a descoberta de fitas inéditas do programa Flávio Cavalcanti misteriosamente abandonadas no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, mas que não puderam ser digitalizadas pela falta de equipamentos. O material foi transcodificado pela Record, que tinha o equipamento apropriado, exibindo, no programa de Gugu, imagens em preto e branco do cantor Belchior, cantando "Medo de Avião"; de Zizi Possi, no início da carreira, cantando "Fruto Maduro", e do grupo A Patotinha cantando "Se Essa Rua Fosse Minha", além de revelações e entrevistas de famosos que atuavam no programa, como o estilista Dener Pamplona. Há também um raríssimo trecho de 1 minuto e 40 segundos do especial com o grupo musical Jackson Five, gravado pela TV Tupi São Paulo em 1974, e que foi descoberto na Cinemateca Brasileira, em 2009, pela equipe do Fantástico da TV Globo, ao procurar arquivos para a cobertura da morte de Michael Jackson. As telenovelas foram mais preservadas nos arquivos remanescentes da TV Tupi São Paulo. Correspondem à metade das 3.850 fitas. Há inclusive algumas telenovelas completas ou registradas em compactos, como A Viagem, Éramos Seis, O Direito de Nascer, O Profeta, O Julgamento e Aritana (uma vez que estas foram algumas das últimas novelas produzidas ou reprisadas nos últimos anos em que a emissora esteve no ar). De outras, porém, como Simplesmente Maria, Mulheres de Areia, O Machão, A Barba Azul e Ídolo de Pano, apenas alguns capítulos, aberturas e cenas avulsas. Já a novela Os Inocentes, por exemplo, possui 12 capítulos que estão preservados na Cinemateca Brasileira. De 1968 a 1969, a Rede Tupi produzia novos capítulos da telenovela Beto Rockfeller, reutilizando fitas de capítulos exibidos anteriormente; em consequência, apenas cerca de 7 episódios sobreviveram e são hoje mantidos pela Cinemateca Brasileira. Dos outros programas, há cenas do Almoço com as Estrelas, Clube dos Artistas, Clube do Capitão AZA, Estúdio A, Abertura, Jornal Tupi, Brasil Som, A Grande Parada, Hebe e Discoteca do Chacrinha. A TV Globo também mantém em seus arquivos algumas imagens de Ana Maria Braga, no seu começo de carreira na Tupi, apresentando programas como Brasil Som, A Grande Parada, Rede Tupi de Notícias, Jornal do Meio Dia e Jornal Tupi. Depois da falência da Rede Tupi, em 1980, muitas fitas da TV Tupi São Paulo foram levadas para um depósito no município de Cotia, onde permaneceram até serem resgatadas pela Cinemateca Brasileira, em 1985, e restauradas em 1989, com o apoio da TV Cultura. Houve algumas descobertas espetaculares, como as fitas do programa Mais Cor em Sua Vida, de 1972, a primeira transmissão em cores da emissora, e da histórica entrevista de 1971, com o médium Chico Xavier, no programa Pinga-Fogo, posteriormente lançada em DVD. Existe também um trecho de alguns minutos do Programa Mauro Montalvão, de 1974, disponível no YouTube, porém bem deteriorado. Sabe-se que apenas duas estações próprias da Rede Tupi possuem fitas de vídeo preservadas, uma vez que no início do uso do videotape, as fitas de novelas e algumas outras produções eram levadas de avião, de estação para estação, até voltar para a sede da rede. Os arquivos da TV Itacolomi, hoje pertencem à TV Alterosa, afiliada ao SBT em Belo Horizonte, enquanto quase todo o material da TV Piratini foi perdido em um incêndio em 1983, dois anos após o prédio da extinta emissora ser ocupado pela TVE. As poucas fitas remanescentes da emissora gaúcha hoje estão armazenadas no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, em Porto Alegre, em um estado fortemente deteriorado. Além disso, quase todas as fitas dos estúdios do antigo Cassino da Urca, no Rio de Janeiro, foram posteriormente encontradas como massivamente deterioradas pela síndrome do vinagre (liberação do ácido acético por degradação química, resultando na perda da qualidade das imagens) e portanto, não puderam ser restauradas. No entanto, parte do acervo dos estúdios da Tupi do Rio de Janeiro foi encontrada em 2005, na sede da Rádio Tupi, e, posteriormente, doada ao Arquivo Nacional, que firmou um acordo com a Rede Globo em 2007 para restaurá-las. O Arquivo Nacional tem feito um trabalho de resgate com imagens restantes da Tupi sendo digitalizadas das fitas antigas postando vídeos na íntegra e também trechos no Youtube, sendo eles de alguns comerciais, Jornal Tupi (1980), Programa Flávio Cavalcanti (entre 1978 e 1980 em preto e branco), entre outros. Apesar disso, há dificuldade de digitalizar determinadas fitas pela falta de equipamentos próprios para os tipos delas, principalmente na Cinemateca Brasileira. Uma característica que chama a atenção no material mantido pelas instituições públicas é o estado bruto de suas fitas. Isto é, a exibição de atrações com vinhetas e intervalos comerciais mantidos na íntegra. Com isso, puderam ser preservados fragmentos peculiares, como trechos da exibição dublada da série Bonanza, vinhetas de abertura e encerramento da programação, chamadas, e comerciais do creme dental Kolynos. Em 2020, um canal do YouTube já desativado disponibilizou os últimos 47 minutos da transmissão da Tupi até o desligamento no dia 18 de Julho de 1980. Contando com trechos finais da vigília de funcionários no Rio de Janeiro, com a presença de Roberto Guilherme, a edição especial do programa Aqui e Agora e a mensagem narrada ao presidente da república João Figueiredo. GloboDos primeiros cinco anos de existência da Globo, na década de 1960, restaram pouquíssimos registros, tais como: a construção e inauguração da emissora, um pequeno registro da primeira transmissão esportiva (um jogo de futebol entre Brasil e União Soviética), imagens da enchente de 1966 no Rio de Janeiro, filmes com cenas de Sempre Mulher (contendo uma com Edna Savaget e Zélia Gattai) e vinhetas como No ar, mais um campeão de audiência do seu canal 4! e O que é bom está na Globo. Também restaram filmes raríssimos, como Pelé cantando no primeiro aniversário da emissora. Dos programas Telecatch, Casamento na TV, Sílvio Santos, Tevefone, Dercy Espetacular, Dercy de Verdade e Moacyr Franco Show restaram pouquíssimos registros, ou simplesmente nada. Em 2015, foi restaurada uma fita raríssima contendo registros do Carnaval de Março de 1965 no Rio de Janeiro, sendo o primeiro registro jornalístico da emissora, feito antes da mesma ser inaugurada. Essas são as imagens mais antigas mantidas pela emissora até então. A Globo perdeu os 35 primeiros programas completos (com uma exceção do programa nº 30) do Fantástico e boa parte da primeira década do Jornal Nacional (estão guardadas as reportagens exibidas na noite de estreia e o texto de apresentação). Do Jornal Internacional, restaram apenas uma vinheta e um trecho da histórica edição de 9 de agosto de 1974, apresentada por Heron Domingues (que faleceu na manhã seguinte, vítima de um infarto fulminante enquanto dormia), que registrou os bastidores do discurso de renúncia do ex-presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon. Também restaram raríssimos momentos do Painel, Amanhã, da segunda versão do Jornal da Globo, Jornal Nacional - 2ª Edição e Globo Revista, e praticamente pouco conteúdo do Jornalismo Eletrônico. A cobertura da queda do Elevado Paulo de Frontin, que ocorreu em 20 de novembro de 1971 e marcou a estreia de Glória Maria como repórter, foi completamente perdida. Do Jornal Hoje, restou praticamente nada de seus primeiros anos de exibição em preto e branco. Apenas um trecho da abertura e os manuscritos da concepção do formato do telejornal, escrita por Leo Batista (em posse da família do próprio jornalista). Dos programas jornalísticos, o acervo de Amaral Netto, o Repórter foi comprado pela Fundação Nacional Pró-Memória em 1988. Restaram, também, programas na íntegra e trechos do Globo Repórter (Estreia Disponível) e Globo Shell Especial, além das retrospectivas a partir de 1975 (incluindo provavelmente a retrospectiva de 1971, mas até o momento apenas com a vinheta de abertura disponível). Também está mantida uma edição especial do Globo Gente com Jô Soares entrevistando Gal Costa, gravado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Muitos capítulos das telenovelas também foram perdidos como resultado da reutilização de suas fitas e também devido a três incêndios ocorridos em 1969 (nos estúdios de São Paulo), em 1971 e 1976 (os dois últimos em seus estúdios no Rio de Janeiro). No incêndio de 1976, estima-se que 920 a 1.500 fitas foram destruídas, embora tenha havido um grandioso esforço de funcionários para resgatar fitas de programas, reportagens e novelas que seriam exibidas posteriormente, e também de arquivos antigos, onde foi feita uma "corrente humana" que levou as fitas até um caminhão. O dramático incêndio foi registrado, exibido no Globo Repórter e mantido nos arquivos da rede. Isso afetou também as transmissões esportivas, uma vez que sobraram pouquíssimos registros antes do incêndio. Além disso, no site da Globo, foi publicado que um dos registros mais antigos do programa Esporte Espetacular, ainda disponível no acervo da emissora, é a edição especial de retrospectiva exibida no fim de 1976, sobrando poucos registros (ou praticamente nada) de imagens anteriores, como um trecho de poucos segundos de uma vinheta antiga. Em compensação, muitas imagens do programa Globo Esporte foram preservadas desde sua estreia, em 1978, e estão até hoje no acervo, assim como edições de seu antecessor, o Copa Brasil. De novelas mais antigas, restaram cinejornais das novelas O Sheik de Agadir, Anastácia, a Mulher Sem Destino, A Rainha Louca e Véu de Noiva. Há apenas algumas novelas da década de 1970 completas ou de forma compacta, como Irmãos Coragem, Escalada, Selva de Pedra, O Bem-Amado (Completa), Pecado Capital (Completa), O Espigão (Capítulo 28 perdido), A Sucessora (Completa), Anjo Mau (Completa), Senhora (Completa), Gabriela, Escrava Isaura (Completa), O Casarão, Saramandaia, Dancin' Days (Completa), O Astro (Completa), Locomotivas (Completa), Marron Glacé (Completa), Feijão Maravilha, Maria, Maria (Completa), Pecado Rasgado (Completa) e Pai Herói (Completa), embora muitas delas apresentem eventuais falhas de imagem e som. No caso de Irmãos Coragem e Selva de Pedra, por exemplo, restaram um compacto com 138 e 79 capítulos, respectivamente, que foram usadas para a comercialização de seus respectivos box de DVDs. De outras novelas, como Bandeira 2, O Cafona, Uma Rosa com Amor, O Semideus, Os Ossos do Barão, O Rebu, Carinhoso, Gina, Corrida do Ouro, Fogo sobre Terra, Estúpido Cupido, Sem Lenço, Sem Documento e Os Gigantes, restaram algumas cenas e pouquíssimos capítulos preservados. Já de A Patota, O Primeiro Amor, O Bofe, Cuca Legal, Bicho do Mato e Cavalo de Aço, sobraram pouquíssimas cenas e, eventualmente, suas aberturas. Também restou o primeiro capítulo da versão censurada de Roque Santeiro, de 1975, dentre os 30 gravados e 10 editados, por conta do incêndio. A emissora só passou a manter uma política de preservação de suas telenovelas a partir do final da década de 1970 e do início da década de 1980, quando se consolidava no mercado internacional exportando produções, embora a novela O Amor é Nosso, de 1981, teria sido inteiramente apagada dos arquivos, segundo funcionários do arquivo da emissora, restando apenas chamadas da estreia, além de também restarem poucos capítulos de novelas como Chega Mais e Voltei pra Você. Porém, antigas gravações caseiras foram sendo postadas no YouTube e foram descobertas algumas cenas raríssimas dessa novela, inclusive alguns minutos disponíveis do último capítulo (155). Em agosto de 2021, a jornalista Tati Machado revelou no programa É de Casa que muitas cenas de Coração Alado, de 1980, foram perdidas por conta da reutilização de fitas. Em julho de 2023, o então diretor do Globoplay, Erick Brêtas, contou em seu perfil no Twitter (atual X) que a novela Sol de Verão, de 1982, está incompleta no acervo da TV Globo, tendo, de 137 capítulos, apenas 8 preservados, sendo eles os capítulos 1, 2, 69, 70, 121, 122 e 137 (além de um capítulo especial). O lançamento do Projeto Resgate, do Globoplay, revelou ao público que alguns capítulos de novelas e episódios de outras produções gravadas a partir da década de 1980 (e até da década de 2000) foram perdidos ou mantidos com imagens danificadas, tais como capítulos de novelas como Guerra dos Sexos, Roda de Fogo, Alma Gêmea e das temporadas 3 de 1997 (capítulo 177) e 5 de 1998-1999 (capítulos 3 e 4, porém, o capítulo 3 possui um trecho na internet) de Malhação. Quanto a Roda de Fogo, o autor Marcílio Moraes disponibilizou em seu site o capítulo que foi perdido no acervo. Também há novelas disponíveis apenas na versão para exportação, editada, com menos capítulos e com o tempo de arte menor, como é o caso de Vereda Tropical e Corpo a Corpo (sendo reexibida neste modelo no canal por assinatura Viva). No entanto, esta edição possui a mesma quantidade de capítulos da versão original, mas em duração curta. Também estão em versão internacional Plumas & Paetês, a primeira versão de Ti Ti Ti e Champagne. Em 2021, foi gravado um final alternativo para a novela Haja Coração (2016), cinco anos após sua exibição original, que estava em reprise na época. Ao ser questionada sobre o ato, a Globo anunciou que descarta finais alternativos de novelas que não tenham ido ao ar e que, por isso, a cena foi regravada (mas nunca exibida). Apesar disso, a novela A Próxima Vítima (1995) teve seu final alternativo exibido na reprise do Vale a Pena Ver de Novo e disponibilizada no Globoplay. Durante muito tempo, a emissora foi impedida de exibir a versão integral de Terra Nostra por conta de direitos autorais de trilhas sonoras. Por isso, o Viva exibiu e o Globoplay disponibilizou apenas a versão internacional de 150 capítulos. Até que a questão foi resolvida e o Globoplay pôde resgatar a versão integral de 221 capítulos em 27 de maio de 2024. Durante muitos anos, era muito comum, na emissora, o ato de manter, em seu acervo, apenas seis capítulos de novelas que não fizeram sucesso na exibição original e consideradas sem potencial) para uma eventual venda para o mercado internacional. Eram preservados os dois primeiros capítulos, dois capítulos da metade, e os dois últimos, apenas para fins de pesquisa e arquivo. No dia 1º de dezembro de 2023, durante a Comic-Con Experience (CCXP), Erick Brêtas, ex-diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos do Grupo Globo, anunciou a criação do Projeto Fragmentos, com o objetivo de recuperar novelas incompletas no acervo da Globo, com poucos capítulos preservados. Com previsão de término para 8 de dezembro de 2025, serão publicadas 28 novelas das décadas de 1970 e 1980, que tenham entre 2 a 20 capítulos preservados. As novelas integrantes do projeto foram publicadas a partir do dia 22 de janeiro de 2024, sendo elas: Gina (capítulos 1, 2, 45, 46, 89 e 90), Chega Mais (capítulos 1, 2, 79, 80, 157 e 158), Coração Alado (capítulos 1, 2, 92, 93, 184 e 185), Estúpido Cupido (capítulos 1, 2, 80, 81, 159 e 160), Os Gigantes (1 e 147, sendo o primeiro e o último capítulo preservados, além de trechos incompletos do capítulo 4), a primeira versão de O Rebu (capítulos 1 e 92), Fogo Sobre Terra (capítulos 1, 2, 104, 105, 208 e 209) Voltei pra Você (capítulos 01, 02, 70, 71, 139 e 140, com o capítulo 71 apresentando uma falha na geração de imagens, durando dois minutos), Corrida do Ouro[28] (capítulos 01, 02, 89, 90, 177, 178), O Grito (capítulos 01, 02 e 125), Sem Lenço, sem Documento (capítulos 01, 02, 74, 75, 148 e 149), Uma Rosa com Amor (capítulos 01, 02, 110, 111, 219 e 220), Sinhazinha Flô (capítulos 01, 02, 29, 30, 81 e 82, porém, a versão internacional da novela com os mesmos 82 capítulos, mas com minutagens diferentes, está arquivada), Carinhoso (capítulos 01/02, 03, 86, 87, 88, 172, 173 e 174), Espelho Mágico (capítulos 01, 02, 75, 76, 105, 149 e 150), Memórias de Amor (capítulos 01, 02, 41, 42, 81 e 82), Helena (capítulos 01, 11, 19 e 20), À Sombra dos Laranjais (capítulos 01, 02, 45, 46, 90 e 91), O Pulo do Gato (capítulos 01, 03/04, 40, 66, 70, 74, 134 e 140), Bravo! (capítulos 01, 02, 99, 100, 197 e 198), Sinal de Alerta (capítulos 01, 02, 58, 59, 115 e 116), Vejo a Lua no Céu (capítulos 01, 02, 49, 50, 98 e 99), As Três Marias (capítulos 01, 02, 78, 79, 155 e 156), O Feijão e o Sonho (capítulos 01, 02, 42, 43, 84 e 85) e Marina (capítulos 01, 02, 68, 69, 136 e 137). De musicais, restaram trechos do Festival Internacional da Canção, apesar de não haver registros de Milton Nascimento cantando "Travessia" e Geraldo Vandré cantando "Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores". Do Som Livre Exportação, sobraram só alguns trechos, como o de Elis Regina e Ivan Lins cantando "Madalena" e Os Mutantes interpretando "Ando Meio Desligado". Todos os especiais de Roberto Carlos e a maioria dos episódios de Globo de Ouro também estão guardados no acervo. Dos humorísticos, há poucas edições de Chico City e poucos episódios da primeira versão de A Grande Família, além de muitas esquetes de Faça Humor, Não Faça Guerra, Satiricom e boa parte dos programas Planeta dos Homens, Viva o Gordo e Os Trapalhões. Entre os seriados, há muitos episódios disponíveis da primeira versão de Carga Pesada, e estão guardados alguns episódios do Caso Especial, Caso Verdade, Tele Tema e a minissérie Malu Mulher. Na internet, conseguiram resgatar quatro episódios de A Grande Família (um deles incompleto) e o especial de Natal de 1987 (também incompleto), enquanto que pouco se sabe o quanto que a emissora mantém da série. Todas as minisséries produzidas desde 1982 estão mantidas. Dos programas infantis, a maioria dos episódios de Vila Sésamo (1972) foram perdidos (embora alguns estejam possivelmente mantidos no acervo da TV Cultura), assim como há pouquíssimos fragmentos do Globinho, enquanto que os primeiros infantis, como Capitão Furacão foram completamente perdidos, restando apenas fotografias. Restaram muitos musicais infantis, a maioria feita na década de 1980, como A Arca de Noé, Pirlimpimpim, Plunct Plact Zuuum e Casa de Brinquedos. Também foram preservados vários episódios de Sítio do Picapau Amarelo (disponibilizados em DVD, no Viva e no Globoplay). Em 25 de maio de 2025, o Globo Repórter produzido para as comemorações dos 60 anos da TV Globo, revelou trechos à cores de gravações do Uni Duni Tê, primeiro programa infantil e primeira atração exibida pela emissora, presente em fitas mantidas pela sua apresentadora Fernanda Barbosa Teixeira e que foram descobertas após o falecimento desta pelos seus familiares. No programa, foi informado que a Globo digitalizou e passou a preservar todo o conteúdo das fitas cedidas. O CEDOC (Centro de Documentação da Rede Globo) foi inaugurado em 1995, uma parte do acervo da emissora está nele e o restante é mantido pelos Estúdios Globo. Cada fita tem um código de consulta e o acesso é feito por meio de um robô gigante. Atualmente, os arquivos recentes da emissora são guardados em cartões de memória, ou simplesmente armazenados na nuvem. Já na sede do Jardim Botânico, onde funciona a Central de Jornalismo, é mantido um acervo diferente, com reportagens, entrevistas, coberturas jornalísticas e apresentações de telejornais para o caso dos jornalísticos precisarem de imagens de arquivo para ilustrar reportagens. Nela, também há trechos de programas de entretenimento (especialmente estreias e últimos programas) e depoimentos disponibilizados pelo site Memória Globo, para a mesma necessidade. RecordA Record também perdeu muitas imagens devido à limpeza e reutilização de fitas, incêndios e deterioração. A maioria dos registros de O Fino da Bossa e Jovem Guarda não existe mais, e há apenas três episódios da sitcom Família Trapo, um deles com a participação de Pelé. A emissora detém poucos registros de produções como a novela As Pupilas do Senhor Reitor (com Hebe Camargo), Os Insociáveis, A Praça da Alegria, Troféu Roquete Pinto e do Show do Dia 7. No entanto, mantém guardadas algumas edições do Festival de Música Popular Brasileira, em especial a de 1967 (cuja final está praticamente na íntegra), e um trecho de uma entrevista de Roberto Carlos a Silvio Santos. Das transmissões realizadas nas décadas de 1970 e 1980, restaram trechos de apresentações musicais diversas e de programas como Perdidos na Noite. Especial Sertanejo, Clube dos Esportistas, Nova Mulher, À Moda da Casa e Sinal de Vida. Alguns registros da emissora nas décadas de 1980 e 1990 podem ser encontrados no YouTube, registrados por gravações caseiras de colecionadores. Não há registros do primeiro ano de Note e Anote, com a apresentação de Jussara Freire. Até 1997, a Rede Record não possuía uma política de arquivar a sua programação; desde então, pelo menos 600 fitas de vídeo, que se acreditavam estar perdidas, foram recuperadas com a ajuda do Instituto Ressoar. ExcelsiorA maior parte do material da TV Excelsior foi perdido em um incêndio em 1969, um ano antes de seu fechamento. No entanto, em 1999, cerca de 100 fitas da emissora foram descobertas nos arquivos da TV Globo e da TV Gazeta. Essas fitas foram restauradas pela Faculdade Cásper Líbero e posteriormente doadas à Cinemateca Brasileira em 2001. Há cenas de novelas como Redenção (um capítulo hoje é mantido pelos arquivos da Globo), A Muralha, A Pequena Órfã, Sangue do Meu Sangue e Dez Vidas. Além disso, há a apresentação do cantor estadunidense Ray Charles de 1963 (que foi lançada em DVD), uma série de vinhetas com as mascotes da emissora (Ritinha e Paulinho), além de cenas de alguns musicais. O ex-diretor do canal, Álvaro de Moya, em seu livro Glória In Excelsior, afirma ter assistido a uma cópia da série Caminhos da Medicina, exibida em 1962 pela antiga TV Morada do Sol em Araraquara (SP). BandeirantesA Bandeirantes perdeu muitos programas antigos devido a um incêndio ocorrido apenas dois anos depois de sua inauguração, além da limpeza e reutilização de fitas. O que sobrou foram alguns segundos do discurso de João Saad durante a inauguração do canal, a vinheta do programa Ducal nos Esportes e a cobertura do próprio incêndio. A maior parte dos episódios de Buzina do Chacrinha, Clube do Bolinha, Cozinha Maravilhosa da Ofélia, além de grande parte dos programas de Hebe Camargo e Flávio Cavalcanti estão perdidos. No entanto, a emissora possui em seu acervo todas as suas telenovelas e minisséries a partir de 1979, cenas da inauguração da emissora, teleteatros com Cacilda Becker e trechos de Nunca É Tarde Demais, além de edições de Perdidos na Noite, Praça Brasil, Agildo no País das Maravilhas, Cara a Cara, A Turma do Lambe-Lambe, TV Fofão, TV Criança e ZYB-Bom. Muitos musicais da emissora também foram preservados e lançados em DVD mais tarde. Além disso, possui um rico acervo esportivo, tendo guardados muitos registros de gols feitos por Pelé e jogos de futebol narrados por Luciano do Valle. A Band também mantém em seu arquivo todos os debates eleitorais realizados durante as eleições gerais e durante as eleições municipais realizados em São Paulo, incluindo o primeiro debate entre os candidatos da eleição presidencial de 1989, com mediação de Marília Gabriela, e que está na íntegra. SBTMuitas transmissões do SBT realizadas na década de 1980 foram perdidas devido à limpeza de fitas e também devido a enchentes ocorridas em janeiro de 1987 e em março e abril de 1991 em seus estúdios na Vila Guilherme. Por causa disso, há poucas cenas dos programas da TVS Rio como O Povo na TV, Homem do Sapato Branco, Almoço com as Estrelas e das produções da Estúdios Silvio Santos feitas durante a década de 1970 (a novela O Espantalho, de Ivani Ribeiro, foi preservada). Uma pequena parte dos registros da década de 1980 da emissora também foi perdida.[36] O SBT não possuía uma política de arquivar a sua programação até 1996, quando sua sede foi transferida para o CDT da Anhanguera em Osasco. A maioria das primeiras edições de Viva a Noite, Show Maravilha e Bozo foram perdidas. No entanto, a emissora possui quase todos os episódios completos de A Praça é Nossa, cenas da assinatura da concessão e da inauguração da TVS Rio e do SBT, da Parada do Dia das Crianças e vários trechos do Programa Silvio Santos de 1975, uma edição do Silvio Santos Diferente e dos programas de Flávio Cavalcanti, Raul Gil e Carlos Imperial, além de trechos de programas humorísticos como Reapertura, Alegria, Feira do Riso e Show Riso. No esporte, mantém partidas narradas por Silvio Luiz, jogos de Copas do Mundo com a aparição do mascote Amarelinho, em especial a partida em que a Seleção Brasileira conquistou o tetra-campeonato, em 1994. Em julho de 2023, a edição comemorativa de 60 anos do Programa Silvio Santos, exibiu muitos trechos de programas antigos de épocas em que a atração era exibida pela Globo, Tupi e Record e até mesmo após a inauguração do SBT, que muitos acreditavam estar completamente perdidas. Dentre elas, uma vinheta da década de 1960 (supostamente uma das primeiras do programa), trechos de Silvio Santos iniciando edições de seu programa, e um fragmento em qualidade deteriorada de uma edição do Boa Noite, Cinderela exibida originalmente na Globo, no qual aparecia Silvia Abravanel ainda criança (e que depois foi disponibilizada na íntegra no YouTube com intervalos comerciais). E também de programas como Cidade contra Cidade, Ele Disse, Ela Disse, Tudo por Dinheiro e edições dos concursos Miss Brasil e Miss São Paulo comandadas pelo comunicador, incluindo edições em preto e branco do Troféu Imprensa. Quanto às novelas, todas as produzidas desde a inauguração da emissora estão em um bom estado de conservação, incluindo as co-produzidas, como Cortina de Vidro e O Direito de Nascer. Também encontra-se preservada a novela O Espantalho, exibida originalmente em 1977 pelas redes Record e TVS. Em outubro de 2024, o SBT garantiu que pretende colocar todas as produções em seu serviço de streaming, mas enfrenta entraves legais que dificultam a disponibilização. Cortina de Vidro, por exemplo, foi vendida "ilegalmente" para o exterior, sem o conhecimento da emissora e das produtoras envolvidas, e foi exibida na Itália. Cenas em boa qualidade foram exibidas no episódio da série Tributo do Globoplay sobre Walcyr Carrasco. Um vídeo publicado pelo canal do streaming +SBT no YouTube em 2024, revelou que a emissora mantém guardada novelas nacionais e internacionais em seu acervo, embora não se saiba se estão na íntegra. Dentre as produções catalogadas estão: Solar Paraíso (da TVS Rio), A Força do Amor e Razão de Viver. Das mexicanas, estão Garotas Bonitas, Eu Compro Esta Mulher, Rosa Selvagem, Simplesmente Maria, Amor em Silêncio e Paixão e Poder, além de Llena de Amor, nunca exibida no Brasil até então. A ficha também indica as novelas Carrossel e Esmeralda, mas não se sabe se tratam de suas versões mexicanas ou brasileiras. A série documental Silvio Santos, Vale Mais do Que Dinheiro exibiu cenas e aberturas brasileiras das novelas Os Ricos Também Choram, Desprezo, Chispita e Só Você, o que pode indicar que há uma significativa quantidade de registros das primeiras novelas latinas exibidas pela emissora — e suas respectivas dublagens — em seu acervo. Com o lançamento do streaming +SBT em agosto de 2024, muitos programas dos anos 1980 até os dias atuais foram resgatados e disponibilizados no catálogo e/ou transmitido em seus canais FAST, tais como Hebe, Hebe por Elas, TV Animal, Sabadão Sertanejo, Topa Tudo por Dinheiro, Qual é a Música?, Domingo no Parque, Namoro na TV, Show de Calouros, Porta da Esperança, Em Nome do Amor, Fantasia, Curtindo uma Viagem, Curtindo com Reais, Jô Soares Onze e Meia, Programa Livre, Canta e Dança, Minha Gente, De Frente com Gabi, Show Maravilha, Festolândia, Eliana & Cia, Casa da Angélica, Programa Sérgio Mallandro, Oradukapeta, Show do Milhão e Nada Além da Verdade. Anteriormente, a rede disponibilizou no YouTube as duas versões do especial Romeu e Julieta com Hebe Camargo e Ronald Golias, que foram reprisados regularmente pelo programa Quem Não Viu, Vai Ver, que também reprisou episódios de Veja o Gordo, Escolinha do Golias, Ô... Coitado!, Meu Cunhado e SBT Realidade, e o especial SBT Palace Hotel. CulturaA TV Cultura preservou muitos programas antigos e possui um dos arquivos mais completos entre as redes de televisão brasileiras. Apesar de ter sofrido um incêndio em 1986, esse incêndio não atingiu o arquivo da emissora. A Cultura guarda em seu acervo cenas da inauguração da emissora, vários programas Ensaio, do diretor Fernando Faro e 4 edições na íntegra da primeira versão de Vila Sésamo. No entanto, há poucos capítulos de Meu Pedacinho de Chão (exibida em parceria com a Globo). Algumas edições de Inglês com Música (com a professora Marisa Leite de Barros) das décadas de 1970 e 1980, hoje são mantidos pelo acervo pessoal da professora. A Cultura também possui o programa Panorama (com um dos únicos depoimentos televisivos da escritora Clarice Lispector) e alguns programas do Jardim Zoológico, Vox Populi, Repórter Especial e Jovem Urgente, MPB Especial, Fábrica do Som, Vitrine, De Olho na Notícia, É Proibido Colar e Quem Sabe, Sabe, além de várias edições de Curumim, Bambaleão e Silvana, Bambalalão, Revistinha e todos os episódios na íntegra de Mundo da Lua, Rá-Tim-Bum e Castelo Rá-Tim-Bum. Possivelmente, tem guardado completo em seu acervo programas como Bem Brasil, Musikaos, Matéria Prima, Fanzine, Enigma, Eureka!, O Professor, Sr. Brasil, bem como quase todas as edições do Metrópolis, Viola, Minha Viola, Nossa Língua Portuguesa e Repórter Eco. Tendo em vista que a emissora costuma reprisar seus programas mais célebres em ocasiões de aniversário. Sabe-se que a emissora tem todos os episódios do Provocações, da primeira temporada da série Confissões de Adolescente, alguns teleteatros do Teatro 2 e mini-novelas produzidas nos início dos anos 1980. Além destes, também estão mantidas transmissões de futebol antigas. em especial as das Copas do Mundo de 1974, 1978 e 1982, nas quais transmitiu. MancheteApós a falência da Rede Manchete, em 1999, a maior parte do acervo ficou apreendida na sede da emissora, no Rio de Janeiro, até ser incluída na massa falida e, posteriormente, ser leiloada pela justiça. Por esse motivo, muitos conteúdos da emissora se perderam, restando alguns títulos de novelas que foram reprisadas pelo SBT e pela Band, que foram Dona Beija, Pantanal, A História de Ana Raio e Zé Trovão, Tocaia Grande, Mandacaru e Xica da Silva. Outros conteúdos da emissora passaram para JPO Produções, que produziu algumas novelas e ficou com a massa falida da emissora. Em 2005, a Rede Cultura também recebeu mais de 4 mil fitas do acervo da TV Manchete São Paulo através de doações. No entanto, essas fitas não puderam ser restauradas devido a um imbróglio judicial sobre os direitos autorais. As telenovelas produzidas a partir de 1995 (Tocaia Grande, Xica da Silva, Mandacaru e Brida) pela Bloch Som e Imagem, uma empresa produtora fundada naquele ano para produzir telenovelas para a Rede Manchete e manter os direitos autorais sob a sua propriedade em caso de venda ou falência da rede, estão preservadas por Carla Kapeller, sobrinha-neta do fundador da emissora, Adolpho Bloch, que ainda administra os negócios remanescentes do Grupo Bloch. O programa Documento Especial, de Nelson Hoineff, foi reprisado pelo Canal Brasil a partir de cópias feitas em VHS pela produtora do jornalista. No entanto, apesar do sumiço dos arquivos da emissora, há muitos registros gravados por colecionadores com vários momentos da emissora. A RedeTV! pegou algumas fitas da Manchete e fez cópias para seu acervo. A Globo mantém, em seus arquivos, algumas cenas de Clube da Criança (nas fases apresentadas por Xuxa e por Angélica). Alguns documentários da Manchete foram lançados em VHS e no DVD Nossas Câmeras são Seus Olhos. No final de 2021, mais de 25 mil fitas, bem como a marca "Manchete" foram arrematados em um leilão online por meio milhão de reais. Os lotes contavam com fitas de novelas, minisséries, jornalísticos e programas infantis. A identidade do comprador é desconhecida até então. RedeTV!A RedeTV! possui um acervo quase que completo com a maior parte de sua programação gravada, uma vez que já surgiu na era das mídias digitais. Mantém os arquivos desde sua inauguração até hoje gravados em DVD e guarda todo o seu acervo digitalmente. Também mantém algumas fitas da Rede Manchete e arquivos da fase TV!. No entanto, a emissora mantém uma política de proibir artistas que processaram a emissora de aparecerem nas atrações do canal e até de serem citados. Essa lista inclui ex-contratados da RedeTV! (além de alguns ex-apresentadores e funcionários da Rede Manchete), fazendo com que haja dúvidas se a emissora ainda mantém programas como Pânico na TV (que teve um trecho exibido no Globo Repórter em 2020), Late Show, Saturday Night Live Brasil, Galera na TV e a primeira fase do TV Fama. Um caso curioso foi o da série Miguelito, conhecida por ser uma "cópia" de Chaves, onde apenas cinco dos 22 episódios gravados foram exibidos. Durante muito tempo, não havia qualquer informação sobre essa série, exceto por uma gravação da chamada de estreia, feita em VHS, por um colecionador. Até que em março de 2023, os episódios exibidos (além de uma apresentação especial da série) foram disponibilizados no YouTube pelo neto de um dos atores da produção e que foram gravados de modo caseiro, em qualidade razoável, em duas fitas VHS. GazetaA TV Gazeta possui poucos programas armazenados e praticamente não possui acervo. Do pouco que foi mantido, restaram momentos de programas, especiais e cenas da inauguração da emissora. Da década de 1980, restaram trechos do TV Mix, Paulista 900, Perdidos na Noite, Brincando na Paulista e de algumas transmissões esportivas, como a final da Libertadores de 1992, que culminou no título do São Paulo (e que garantiu à emissora índices de audiência na faixa dos 50 pontos). Da década de 1990, foram mantidas edições de programas feitos durante a parceria com a CNT, como 190 Urgente com Ratinho, Hugo, Circulando com Luciano Huck, Desafio ao Galo com Tiago Leifert, Mãe de Gravata com Ronnie Von, Festa do Mallandro e Ione. Dos episódios do programa Mulheres, produzidos entre a década de 1980 e parte dos anos 2000, restaram poucos trechos, embora estejam guardados momentos especiais como alguns shows de aniversário no Anhembi Parque e a primeira apresentação na TV do grupo Mamonas Assassinas. Existem também registros da emissora feitos por gravações caseiras e mantidos por colecionadores. Além disso, as reportagens de Goulart de Andrade foram mantidas pelo próprio jornalista, assim como a sitcom Spa TV Fantasia, mantida pelo produtor Evê Sobral, que foi reexibida, posteriormente, pela Rede Brasil de Televisão. Algumas edições de programas, exibidas entre o final da década de 2000 e início da década de 2010, acabaram se perdendo, por descuido, durante a transição para as transmissões em alta definição. Isso ocorreu com as primeiras edições do Revista da Cidade, algumas entrevistas do Todo Seu e edições de 2010 do Super Esporte. MTV BrasilApós o seu fim, em setembro de 2013, o acervo musical da emissora foi vendido para a empresa estadunidense Viacom (atual Paramount Global), que deu continuidade à marca MTV na TV paga. Esse acervo corresponde a cerca de 33 mil fitas contendo clipes, shows e entrevistas com artistas. Já outra parte do acervo, contendo cabeças de programas gravados por VJs, ficaria com o diretor Zico Góes, que pretendia produzir um documentário sobre a história da MTV Brasil. No entanto, grande parte de seu acervo, contendo mais de 40 mil fitas, ficou guardada em más condições, por alguns anos, dentro da antiga sede da emissora, no bairro do Sumaré, em São Paulo. Apesar disso, os episódios do humorístico Hermes e Renato foram resgatados pelo próprio grupo, que mantém as fitas (incluindo trechos disponíveis no canal oficial do grupo no YouTube). Em 2019, o Grupo Abril iniciou estudos para realocar o acervo e começou a digitalizar as fitas para a preservação da memória. CNTPouco se sabe sobre a situação do acervo da CNT (e da sua antecessora, a Rede OM), tampouco se a rede, de fato, possui um acervo. O que se sabe é que a Gazeta mantém alguns trechos de programas feitos durante sua parceria com a rede paranaense na década de 1990. As produções de dramaturgia feitas em parceria com a Associação do Senhor Jesus, como Antônio dos Milagres (lançada em DVD) e Irmã Catarina, estão preservadas no acervo da Rede Século 21, que ocasionalmente as reexibe. Aparentemente, a emissora mantém preservados episódios do humorístico Pensão Santa Felicidade, de 1997, uma vez que o programa foi reprisado, ocasionalmente, nos anos seguintes. No entanto, existem diversos registros da emissora desde a década de 1980 que foram gravados em videocassete e mantidos por colecionadores. TVE BrasilO acervo da emissora pública TVE Brasil (atual TV Brasil) é preservado desde 2002 pelo Arquivo Nacional. Nele, contém quase 5 mil gravações em películas de 16mm, em especial produzidas durante a década de 1970, contendo gravações de programas como Stadium, Os Mágicos e Caleidoscópio; e apresentações musicais de artistas como Cartola, Elza Soares, Vinícius de Moraes, Clementina de Jesus, Gilberto Gil, entre outros. Em 2021, este acervo foi revisto, higienizado, recondicionado e digitalizado. LoadingPouco se sabe se a equipe da Loading manteve preservado o acervo do canal de tão pouco tempo no ar. Todavia, por ter sido lançada na época que as redes sociais já eram fortes, boa parte de seu conteúdo (tais como vinhetas, chamadas, trechos de programas e os últimos minutos de sua transmissão) está disponível no YouTube e em outras mídias sociais. Emissoras sem acervoSobre a TV Continental, do Rio de Janeiro, há apenas algumas fotos e não há disponível nenhum registro em vídeo. Depois da falência, todo o acervo da emissora foi perdido, de forma misteriosa, para sempre. Quanto a TV Paulista, também não há qualquer registro além de pouquíssimas fotos e anúncios publicitários em jornais impressos. Todo o seu acervo foi perdido a partir de março de 1966, quando, após ter sido comprada por Roberto Marinho no ano anterior, a TV Paulista foi extinta, dando espaço á programação da TV Globo Paulista (atual TV Globo São Paulo). Também não há informações sobre um possível acervo da TV Rio.
  4. Pavi
    Pavi respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Se ele tivesse assistido o episódio inteiro, não faria essa pergunta.
  5. Pavi
    Pavi respondeu ao tópico de Rodrigo Colorado em Venda da Esquina
    Extermínio (2002)

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.