Ir para conteúdo

BOXE


Chapolin Gremista

Recommended Posts

Chapolin Gremista
NOTÍCIAS

 

MULHERES PERDEM MAIS DIREITOS

A vantagem de atletas trans nos esportes

“Sinto muito pelas meninas de agora, que estão crescendo em uma época em que não têm mais chances justas de ser as novas recordistas e campeãs"

642094a185f5406aa845b6eb-1-1024x576.jpg

 

Várias atletas trans não declaradas são desclassificadas do Campeonato Mundial de Boxe Feminino. Enquanto que nas modalidades esportivas que permitem a participação das mulheres trans, as demais atletas sofrem com a supremacia física destas.

Campeonato Mundial de Boxe Feminino 2023

O Campeonato Mundial de Boxe Feminino 2023, ocorreu em Nova Deli, o evento é da Associação Internacional de Boxe (IBA) que por apresentar discordâncias está suspenso do Comitê Olímpico Internacional (COI). Essa disputa entre as entidades chegou a impor sanções a árbitros delegados que participarem dos eventos concorrentes, acarretando a certo número de atletas a boicotar o evento.

Neste mundial houveram vários pontos políticos que ocasionaram estas divergências entre as entidades e limitaram a participação dos atletas. Além de polêmicas acerca do teste de gênero, atletas com cromossomo XY eram desclassificadas.

As divergências

O primeiro ponto, é o posicionamento das nações no conflito da Ucrânia. Várias atletas ligadas ao imperialismo, a exemplo da norte-americana Rashida Ellis, campeã mundial de 2022, e a irlandesa Kellie Harrington, campeã olímpica em 2021, se negaram a participar do evento em razão do posicionamento da Índia.

Outro aspecto político foi a proibição da participação de enclave imperialistas não reconhecidos como países pela Índia, este foi o caso Donjeta Sadiku, do Kosovo, bronze em 2022. No geral vemos um reflexo da resistência à política do imperialismo nos esportes e suas instituições.

A polêmica trans

O presidente da IBA, Umar Kremlev, pronunciou-se pelo Telegram no dia 25 de março, informando de uma decisão da executiva da IBA. Segundo ele, a reunião seria para discutir “justiça entre os atletas e profissionalismo”.

Após realizar “uma série de testes de DNA” a IBA teria encontrado várias trans declaradas como mulheres. Nas palavras de Kremlev a associação “descobriu atletas que tentavam enganar seus colegas e fingiam ser mulheres”, consequentemente aquelas que os testes “provaram que eles tinham cromossomos XY e, portanto, foram excluídos dos eventos esportivos”.

Neste mundial a argelina Imane Khelif, de 23 anos, campeã africana e vice mundial em 2022, não pode disputar o ouro da categoria 66 kg. E a boxeadora de Taiwan Lin Yu-Ting não recebeu a medalha de bronze — ela foi campeã em 2018 e 2022, além de ter ganho o bronze em 2019. Elas foram comunicadas da desclassificação “devido ao não cumprimento dos critérios de elegibilidade da IBA”.

World Athletics proibiu trans

No dia 23 de março a World Athletics proibiu “atletas transgêneros de homem para mulher que passaram pela puberdade masculina” de participarem nos seus eventos femininos. Posição semelhante foi tomada pela World Aquatics, em junho de 2022.

Essas decisões visam resguardar esse espaço público conquistado pelas mulheres nos esportes. Em reação a essas medidas, há uma verdadeira campanha de organizações de direitos LGBT e atletas trans, que tem como consequência a destruição desses direitos alcançados pelas mulheres.

Níveis de testosterona

Os níveis do hormônio testosterona têm impactos gigantescos na tenacidade e recuperação muscular, tanto que um número de homens com níveis saudáveis, faz uso de medicação para elevar os níveis. Essa prática, conhecida como doping, é proibida inclusive nas competições masculinas, quando identificado alguma forma sintética da testosterona o competidor é desclassificado.

Numa mulher os níveis de testosterona variam de 12 a 60 ng/dl, enquanto que no homem o adequado está entre 300 a 1000 ng/dl, uma realidade totalmente diferente. Uma trans, mesmo com reposição hormonal feminina e intervenção cirúrgica apresenta níveis de testosterona incompatíveis com as competidoras mulheres.

Essa realidade torna a competição desproporcional, consequentemente desleal. A imprensa argelina informou que altos níveis de testosterona era o caso de desclassificação de Imane Khelif.

O caso Hannah Arensman

Hannah Arensman foi campeã norte-americana no ciclo Cross, mas após derrota para a trans Tiffany Thomas, Hannah percebeu que, “não importa quanto ela treine”, vai estar sempre em desvantagem. “Decidi encerrar a minha carreira no ciclismo” afirmou Hannah.

Nesta competição Hannah chegou em 4° lugar, flanqueada por trans nos 3° e 5°. Os três primeiros lugares foram ocupados por trans, o próprio Tiffany Thomas quando nunca teve destaque nas competições masculinas, entretanto essa foi sua 20ª vitória na categoria feminina. 

Hannah lembra: “Minha irmã e minha família choraram, ao ver um homem terminar na minha frente, tendo testemunhado várias interações físicas com ele durante a corrida”.

“Sinto muito pelas meninas de agora, que estão crescendo em uma época em que não têm mais chances justas de ser as novas recordistas e campeãs do ciclismo”. Complementa Hannah. “Senti-me profundamente irritada, desapontada, negligenciada e humilhada, porque os legisladores dos esportes femininos não acham mais necessário proteger os esportes femininos para garantir uma competição justa para as mulheres.”

Uma ofensiva contra as mulheres

Esses não são casos isolados, trata-se de uma ofensiva contra as mulheres. No cenário esportivo nacional não é diferente, Podemos citar a Tiffany Abreu, que passou de um jogador profissional sem destaque no vôlei masculino para uma das principais pontuadoras na liga nacional feminina de vôlei.

Houve uma perseguição ao técnico Bernardinho, um lixamento do virtual dos identitários. O motivo foi o protesto do mesmo “Um homem, é foda!” perante a desigualdade durante uma partida.

O interessante é que a tolerância para os altos níveis de testosterona das transsexuais dificilmente é alvo de crítica ou penalidade. Entretanto o mesmo não é aplicado às mulheres, a jogadora de vôlei Tandara Caixeta foi suspensa por quatro anos, por apresentar níveis mais altos de testosterona.

Essa política identitária, como sempre, serve de combustível para a  extrema-direita, como por exemplo trans  sendo candidatos por partidos de direita e tornando-se base de Bolsonaro.

https://causaoperaria.org.br/2023/a-vantagem-de-atletas-trans-nos-esportes/

 

 

 

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
Chapolin Gremista
NOTÍCIAS

 

NO UZBEQUISTÃO

Doze cubanos vão lutar por medalhas no Mundial de Boxe

Cuba colocou 12 boxeadores de 13 possíveis nas quartas de final do Campeonato Mundial de Boxe de Tashkent, no Uzbequistão

New-professional-posters-for-Cuban-boxer

Cuba colocou 12 boxeadores de 13 possíveis nas quartas de final do Campeonato Mundial de Boxe de Tashkent, no Uzbequistão, ao obter cinco vitórias e perder apenas uma luta na terça-feira.

O campeão do mundial anterior, Yoenilis Hernández (75 kg) fechou a excelente jornada do boxe cubano ao eliminar o mongol Otgonjarfal Jargal por 5 a 0.

Na terça, também venceram o bicampeão olímpico Roniel Iglesias (67 kg), Arlen López (80 kg), o campeão mundial Yosvany Veitia (54 kg) e o estreante Jorge Cuellar (71 kg).

A única derrota dos cubanos foi a de Erisián Romero (51 kg) para o campeão olímpico Rio-2016 o uzbeque Dusmatov.

Cuba terá 12 pugilistas nas quartas de final, na quarta-feira, e os vencedores garantirão medalhas de bronze.

Fonte: Rádio Havana Cuba

 

https://causaoperaria.org.br/2023/doze-cubanos-vao-lutar-por-medalhas-no-mundial-de-boxe/

 

 

 

Link para o comentário
Chapolin Gremista
NOTÍCIAS

 

VÔLEI E BOXE

Díaz-Canel comemora vitórias de Cuba nos esportes

O chefe de Estado elogiou as conquistas dos jogadores de vôlei Lázaro Portes e Daniel Martínez, do saltador Robiel Yankiel Sol e do boxeador Yoenlis Hernández

f0039475-1024x449.jpg

Oprimeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, parabenizou na segunda-feira, 15 de maio, vários atletas cubanos por seus resultados em eventos esportivos realizados no último fim de semana.

O chefe de Estado elogiou as conquistas dos jogadores de vôlei Lázaro Portes e Daniel Martínez, do saltador Robiel Yankiel Sol e do boxeador Yoenlis Hernández, que ganharam medalhas de ouro nos eventos em que participaram.

«Parabéns aos jovens Daniel e Lázaro, a dupla cubana que ganhou ouro no Norceca; também a Yankiel, por seu recorde mundial no salto em distância; e ao boxeador Yoenlis por seu segundo título mundial. Uma boa colheita esportiva para Cuba neste fim de semana!», disse o presidente na rede social Twitter.

No início do dia, o presidente da República também tinha elogiado o triunfo da canoísta Yarisleidis Cirilo. «Parabéns, campeã», disse, quando agarota, nativa de Guantánamo venceu a Copa do Mundo, na Hungria.

https://causaoperaria.org.br/2023/diaz-canel-comemora-vitorias-de-cuba-nos-esportes/

 

 

Link para o comentário

Todo ano vemos atletas fugindo de Cuba. De um país sem democracia e que vive numa ditadura há décadas (aliás, a atual ditadura de esquerda derrubou um outro ditador, que foi Fulgencio Batista, que fazia parte de um grupo que derrubou outro ditador, Gerardo Machado).

Não dá nem pra lembrar de quando Cuba teve um regime democrático.

Link para o comentário
  • 5 meses depois...
NOTÍCIAS

F9dIr4hXYAAlL2V?format=png&name=small

A brasileira Beatriz Ferreira conquistou a medalha de ouro no boxe nos Jogos Pan Americanos 2023.:campeao:

F9fMxi0X0AAsk6j?format=jpg&name=large

 

Editado por E.R
Link para o comentário
NOTÍCIAS

F9eTXYLWsAAD_4E?format=png&name=small

A brasileira Caroline Almeida conquistou a medalha de ouro no boxe feminino na categoria 50 kg, nos Jogos Pan Americanos 2023.:campeao:

carol-m.jpg

 

 

Editado por E.R
Link para o comentário
NOTÍCIAS

F9fMzp4XsAAdtT6?format=jpg&name=large

A brasileira Jucielen Romeu conquistou a medalha de ouro no boxe feminino nos Jogos Pan Americanos 2023.:campeao:

-

NOTÍCIAS

F9fM0vMXUAAVii1?format=jpg&name=large

A brasileira Bárbara Santos conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan Americanos 2023.:campeao:

 

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
Chapolin Gremista
NOTÍCIAS

 

ESTADOS UNIDOS

Homens agora poderão praticar boxe contra mulheres

Medida da Federação Internacional de Boxe dos EUA põe mulhres em risco

trans-1024x682.jpg

No dia 29 de dezembro de 2023, a Federação Internacional de Boxe dos Estados Unidos adotou uma nova política para os transexuais: aqueles que “se identificarem” como “mulheres”, mesmo biologicamente sendo homens, terão permissão para competir contra mulheres.

Essa política foi proposta pela primeira vez em agosto de 2022. “Ela estabelece que os homens que se reconhecem mulheres” realizem uma cirurgia de “redesignação de gênero” e submetam-se a testes para quantificar o nível de testosterona durante quatro anos após o procedimento cirúrgico.

Segundo o documento dessa nova política, apoiada por identitários:

“A atleta deve demonstrar que seu nível total de testosterona no soro esteve abaixo de 5nmol/L por pelo menos 48 meses antes de sua primeira competição”.

As medidas normais para homens e mulheres, segundo a Universidade da Califórnia, em São Francisco, são, respectivamente, 10 a 35nmol/L e 0,5 a 2,4 nmol/L. Ou seja, os homens transexuais precisam manter um nível de hormônio abaixo de 5 nmol/L para competir contra mulheres.

Essa nova política vem gerando muita polêmica. Segundo o USA Boxing, a política adotada foi “para fornecer justiça e segurança a todos os boxeadores”.

Já a ex-campeã mundial de Boxe, Ebanie Bridges,

“Isso é errado em muitos níveis. Nunca vou concordar com isso… já é ruim o suficiente ter mulheres trans quebrando recordes em outros esportes, como atletismo, natação e levantamento de peso, mas é um pouco diferente de elas quebrarem nossos crânios em combate. Boxe é um esporte onde o objetivo é machucar você e não apenas quebrar um recorde. No entanto, acho que é errado em todos os esportes. Não tenho nada contra trans, mas não posso distorcer os limites do esporte”.

Há outras declarações de boxeadores contra essa liberação, assim como em outros esportes.

Os identitários continuam nessa escalada sem sentido, chegando a medidas absurdas como essa. Se já não bastassem as aberrações revisionistas no campo da história, da língua e em diversos outros setores da cultura, agora põem os crânios das mulheres para serem massacrados pelos homens.

https://causaoperaria.org.br/2024/homens-agora-poderao-praticar-boxe-contra-mulheres/

 

 

Link para o comentário
Пауло Витор

Feministas provando do seu próprio veneno. :rolleyes:

Editado por Пауло Витор
Link para o comentário
  • 1 mês depois...
Professor Inventivo

Tá aí a luta... 

Começa em 3:15 e termina em 4:08 :muttley:

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Пауло Витор

No final, tudo não passava de uma armação...

No sentido que a luta entre os dois fosse realizada, não a luta em si.

Editado por Пауло Витор
Link para o comentário

Dizem que o Kleber Bambam ganhou mais de 5 milhões por essa luta, e o Acelino Popó Freitas também.

Agora outros famosos também querem participar dessas lutas, porque gera muito dinheiro para eles.

  • Curtir 1
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...