Ir para conteúdo

Materiais sumidos do SBT

Recommended Posts

Postado
3 horas atrás, Eu acho... disse:

Acho curioso como "Regando plantas" foi sendo esquecido com o tempo, apesar de sempre figurar nessas listas de exibições de 1984. Talvez porque acreditava-se que era a versão de 1973 da chirimóia, mas quando esta apareceu sem dublagem depois, criou-se uma dúvida sobre a existência dele até descobrirem a versão perdida mundial de 1975. 

Já "Tortinhas de merengue" é outra história: havia diversos relatos, era dado como certo, mas virou um ponto de interrogação quando não voltou junto com os demais semelhantes. Faço a comparação com "Pintores amadores": se não houvesse gravação deste, muitos duvidariam da sua dublagem depois que ele não voltou em 2012. Quem sabe esse não foi um episódio enviado para alguma afiliada que nunca retornou à matriz.

Enviado para afiliada? Mas houve mesmo envio de fitas para afiliadas?

14 horas atrás, Mula Irônica disse:

Só acho que tem alguma info errada envolvendo esses episódios na reprise do lote de 90, inclusive a informação de que a versão de 74 do homem invisível passou só uma vez é mentira, tanto que existe comparação entre 2 gravações em VHS de 1990 (na qual a posição dos GCs é diferente), então esse episódio passou mais uma vez depois da estreia.

Eu não me surpreenderia que esse das tortinhas de merengue teria passado umas 2 vezes também.

Só que não existe um sinal só do SBT, pode ser que os GCS possam ser gerados ligeiramente diferentes em uma mesma exibição em sinais diferentes...

• Confuso 1
Postado (editado)
22 minutos atrás, Eu acho... disse:

É uma teoria, não há nada oficial. Como há relatos de exibição de episódios que não apareceram com dublagem Maga depois de 2012, e mais os casos de episódios dublados que só foram exibidos nas afiliadas, acho que dá pra pensar nessa possibilidade sim.

---

Estava observando a lista de episódios que "sumiram" em 1988 e há um padrão interessante: dos 6 episódios, 4 foram arquivados por serem considerados semelhantes a outros do lote de 88 que só estrearam anos depois. 1 episódio foi substituído por um do mesmo lote e 1 episódio não foi substituído por nenhum... que a gente saiba, pelo menos.

. Quem manda é o chefe / O leiteiro (1973) => Os gatinhos de Chaves (1979) - dublado em 1984, estreou em 1984

. Cyrano de Bergerac / Ama o teu inimigo (1974) => As pessoas boas devem amar seus inimigos (1978) - dublado em 1988, estreou em 1992

. O matador de lagartixas (1976) => O caçador de lagartixas (1974) - dublado em 1988, estreou em 2012

. O jogo de pingue-pongue - parte 2 (1976) => Oras, bolas! (1973) - dublado em 1988, estreou em 2015

. Os dois ladrões / Seu Madruga carpinteiro - parte 1 (1974) => Quanto mais quente, pior! - parte 2 (1977) - dublado em 1988, estreou em 1992 OU Muitas marteladas! - parte 2 (1974) - dublado em 1988, estreou em 2012 

. Seu Madruga sapateiro - parte 1 (1973) => ??????????????????

Apenas uma teoria (e somente teoria mesmo, já que não há nenhuma evidência que pudesse justificá-la): e se "Seu Madruga sapateiro - parte 1 (1973)" foi considerado semelhante a outro episódio que não estreou na época e não apareceu depois de 2012 porque é um perdido mundial que não foi digitalizado? Sim, estou falando da parte 2 do dito do episódio :P 

Eu acho mais fácil terem mandado cópias em U-matic do que as masters mesmo ou até cópias já em Betacam mesmo...

Editado por gustavo lins
  • Curtir 1
Postado
1 hora atrás, gustavo lins disse:

Só que não existe um sinal só do SBT, pode ser que os GCS possam ser gerados ligeiramente diferentes em uma mesma exibição em sinais diferentes...

Em 1990? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ah sim, confia ó :rolleyes:🤣🤣🤣

• Curtir 1
Postado (editado)
24 minutos atrás, Mula Irônica disse:

Em 1990? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ah sim, confia ó :rolleyes:🤣🤣🤣

Se nessa época já tinha até gente gravando as coisas em VHS e estão falando em exibições nas afiliadas de fitas mandadas pela Rede, eu ainda acho mais fácil perdas reais de material seja por reaproveitamento de fita como defeitos físicos mesmo e também masters devolvidas para a Televisa para economizar fitas...

Editado por gustavo lins
Postado (editado)
1 hora atrás, Eu acho... disse:

É uma teoria, não há nada oficial. Como há relatos de exibição de episódios que não apareceram com dublagem Maga depois de 2012, e mais os casos de episódios dublados que só foram exibidos nas afiliadas, acho que dá pra pensar nessa possibilidade sim.

---

Estava observando a lista de episódios que "sumiram" em 1988 e há um padrão interessante: dos 6 episódios, 4 foram arquivados por serem considerados semelhantes a outros do lote de 88 que só estrearam anos depois. 1 episódio foi substituído por um do mesmo lote e 1 episódio não foi substituído por nenhum... que a gente saiba, pelo menos.

. Quem manda é o chefe / O leiteiro (1973) => Os gatinhos de Chaves (1979) - dublado em 1984, estreou em 1984

. Cyrano de Bergerac / Ama o teu inimigo (1974) => As pessoas boas devem amar seus inimigos (1978) - dublado em 1988, estreou em 1992

. O matador de lagartixas (1976) => O caçador de lagartixas (1974) - dublado em 1988, estreou em 2012

. O jogo de pingue-pongue - parte 2 (1976) => Oras, bolas! (1973) - dublado em 1988, estreou em 2015

. Os dois ladrões / Seu Madruga carpinteiro - parte 1 (1974) => Quanto mais quente, pior! - parte 2 (1977) - dublado em 1988, estreou em 1992 OU Muitas marteladas! - parte 2 (1974) - dublado em 1988, estreou em 2012 

Apenas uma teoria (e somente teoria mesmo, já que não há nenhuma evidência que pudesse justificá-la): e se "Seu Madruga sapateiro - parte 1 (1973)" foi considerado semelhante a outro episódio que não estreou na época e não apareceu depois de 2012 porque é um perdido mundial que não foi digitalizado? Sim, estou falando da parte 2 do dito do episódio :P 

Que episódios mais específicamente, Camila? Se for, Herança e Despedida que estiver se referindo, possibilidade zero de a REDE (Matriz) não ter em seu acervo, até porque o da Herança passou no SBT Vídeos em 2014, lembrando que os mesmos estão listados na lista interna de episódios de Chapolin no SBT, e também o fato de que RS é uma emissora própria, algo assim do SBT, pelo que eu sei as cópias exibidas em 2016/2019 nas filiais foram as mesmas que foram editadas em 2015 para exibição da Rede, o que comprova que a Matriz tem esses episódios.

1 hora atrás, Eu acho... disse:

---

Boa observação🤔 Mas só faria mais sentido se os ditos cujos dublados em 1988 estreiassem na época. Mas ainda assim, é curioso, o do Sapateiro foi SBTice mesmo. Tem a parte final da versão de 76 do pintor que saiu do ar em 1986, mas a versão de 1973 só estreou em 1988, talvez já estivessem pensando em limar já na época, porque já tinha quase adquirido a versão de 73. Mas alguns:

Banho (75) - Saiu em 1986 porque deixaram só a versão de 79, dublado no mesmo lote.

Cruz Vermelha (79) - Saiu em 1985, porque deixaram só a versão de 1974, dublado no mesmo lote.

Ano Novo (73) -  Saiu em 1985. Na época devem ter considerado semelhante a versão de 76.

Chirimóia (75) - Saiu em 1985, porque deixaram só a versão de 78, dublado no mesmo lote.

Vendendo refrescos Pt. 1 (74) - Saiu do ar em 1985, porque deixaram só a versão de 77, dublado no mesmo lote.

Falta de água Pt.2 (77) - Saiu do ar em 1986, mesmo caso da versão de 76 do Pintor. Em 1988 estrearam a versão de 74.

Curiosamente só as versões do Quico enfermo  e das Vizinhas (72/75) escaparam do facão nessas épocas.

Editado por Jaciinto
  • Curtir 1
Postado

Só lembrando que no começo da década de 1990 o SBT já tinha sinal via satélite. Não havia necessidade deles enviarem fitas para as afiliadas, bastava eles rodarem a fita durante a geração de material (geralmente de madrugada) e pedirem pras afiliadas que quisessem o material gravassem eles mesmo.

Inclusive, já vi relatos, não me lembro onde, de gente que viu Chaves na década de 2000 com os GCs antigos do SBT. Não descarto emissoras usando fitas muito antigas adentrando a década de 2000.

Agora, se vamos falar da década de 80, ai é outra história...

• Curtir 1
Postado
10 minutos atrás, leloedi disse:

Inclusive, já vi relatos, não me lembro onde, de gente que viu Chaves na década de 2000 com os GCs antigos do SBT.

Tem um amigo meu que relata ter visto não só Chaves, mas também desenhos e outras coisas gravados do SBT da primeira metade dos anos 90 (com o GC dourado com o logo de 1981) passando em alguma afiliada da Rede Massa até meados de 2009/2010, pra ter ideia...

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Jaciinto disse:

Que episódios mais específicamente, Camila? Se for, Herança e Despedida que estiver se referindo, possibilidade zero de a REDE (Matriz) não ter em seu acervo, até porque o da Herança passou no SBT Vídeos em 2014, lembrando que os mesmos estão listados na lista interna de episódios de Chapolin no SBT, e também o fato de que RS é uma emissora própria, algo assim do SBT, pelo que eu sei as cópias exibidas em 2016/2019 nas filiais foram as mesmas que foram editadas em 2015 para exibição da Rede, o que comprova que a Matriz tem esses episódios.

Tem razão, tinha esquecido dessa exibição no SBT Vídeos. Eu falava desses episódios mesmo, pelo menos os únicos com exibição comprovada. Os outros são relatos ou supositórios :P

1 hora atrás, Jaciinto disse:

Boa observação🤔 Mas só faria mais sentido se os ditos cujos dublados em 1988 estreiassem na época. Mas ainda assim, é curioso, o do Sapateiro foi SBTice mesmo. Tem a parte final da versão de 76 do pintor que saiu do ar em 1986, mas a versão de 1973 só estreou em 1988, talvez já estivessem pensando em limar já na época, porque já tinha quase adquirido a versão de 73. Mas alguns:

Banho (75) - Saiu em 1986 porque deixaram só a versão de 79, dublado no mesmo lote.

Cruz Vermelha (79) - Saiu em 1985, porque deixaram só a versão de 1974, dublado no mesmo lote.

Ano Novo (73) -  Saiu em 1985. Na época devem ter considerado semelhante a versão de 76.

Chirimóia (75) - Saiu em 1985, porque deixaram só a versão de 78, dublado no mesmo lote.

Vendendo refrescos Pt. 1 (74) - Saiu do ar em 1985, porque deixaram só a versão de 77, dublado no mesmo lote.

Falta de água Pt.2 (77) - Saiu do ar em 1986, mesmo caso da versão de 76 do Pintor. Em 1988 estrearam a versão de 74.

Curiosamente só as versões do Quico enfermo  e das Vizinhas (72/75) escaparam do facão nessas épocas.

Acho que não estrearam na mesma época por desorganização interna, devem ter marcado as duas versões de cada como semelhante e tiraram as duas do ar. Só corrigiram em 1992, quando voltaram alguns e estrearam outros.

Engraçado que o SBT começou a tirar os semelhantes ainda em 1985 quando a quantidade de episódios era muito menor e as duas versões já tinham sido exibidas. Nos outros casos, como os episódios da falta de água, do Seu Madruga pintor e dos que saíram em 1988, até dá pra pensar que fizeram isso pra dar a impressão de episódios mais novos em relação aos antigos, mas nos outros casos não. A pessoa que teve essa ideota nem deve trabalhar mais lá, mas os efeitos dessa decisão duram até hoje.

14 minutos atrás, leloedi disse:

Só lembrando que no começo da década de 1990 o SBT já tinha sinal via satélite. Não havia necessidade deles enviarem fitas para as afiliadas, bastava eles rodarem a fita durante a geração de material (geralmente de madrugada) e pedirem pras afiliadas que quisessem o material gravassem eles mesmo.

Inclusive, já vi relatos, não me lembro onde, de gente que viu Chaves na década de 2000 com os GCs antigos do SBT. Não descarto emissoras usando fitas muito antigas adentrando a década de 2000.

Agora, se vamos falar da década de 80, ai é outra história...

Já vi por aqui uma conversa de que a TV Ponta Negra do Rio Grande do Norte passava uns episódios com logo antiga do SBT, mas não sei se tem gravação desse material ou só relatos. 

2 horas atrás, gustavo lins disse:

Eu acho mais fácil terem mandado cópias em U-matic do que as masters mesmo ou até cópias já em Betacam mesmo...

Sim, apenas as cópias de exibição, as masters não devem nunca ter saído do arquivo. Mas se mandaram todas as cópias sem perceber, e nunca mais fizeram digitalização das masters, aí que surge o problema.

• Curtir 2
Postado

Era melhor não entender, episódio bem meh

• Haha 1
Postado
12 minutos atrás, leloedi disse:

Olha aí quantos relatos.

Há sim chances de episódios que só passaram uma vez ou outra ou que saíram do ar em 1992 tenham continuado indo ao ar em outras partes do país. 

O que também não significa que essas afiliadas ainda tenham essas fitas. Provavelmente foi tudo descartado durante a transição pro 100% digital.

Meio off-topic, só por curiosidade: essas exibições locais usavam aquelas infames edições de 15 minutos?

Tenho uma lembrança muito específica de ver "O cãozinho Satanás" pela primeira vez nesta edição de 15 minutos e não entender nada. Meses depois eu vi o episódio completo pelo Cartoon Network, mas continuei não entendendo nada, pois o noise reduction da Televisa acabava com todas as falas.

Cara não vou lembrar de cabeça, mas quem sabe. Por exemplo, quando era exibido as 18h, durante o horário de verão, as exibições eram quase sempre com cortes porque ainda metiam um intervalo no meio. Mas não sei te dizer se era picote da afiliada ou originada da matriz. Minha memória é horrível.

Mas tudo isso foi antes da chegada do sinal digital, como você bem enfatizou. 

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, vamos começar antes que esfrie disse:

Chaves era usado como tapa buraco do próprio Chaves.

Puro suco de SBT :muttley:

Isso de gravar a programação foi um recurso usado até recentemente então. Se bem que essas repetições de Chapolin nas afiliadas significam que a geração de material tá chorada.

1 hora atrás, leloedi disse:

O que também não significa que essas afiliadas ainda tenham essas fitas. Provavelmente foi tudo descartado durante a transição pro 100% digital.

E o que não foi não vai ser mexido tão cedo -_-

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...