Ir para conteúdo

Exibições de Clube do Chaves no SBT

Featured Replies

Postado
1 minuto atrás, Beterraba disse:

a questão é na U-MATIC tem o episódios dos "Sustos" em espanhol ou sem áudio? se sim faz sentido pensar que não foi dublado por motivo interno ou que o áudio foi apagado como de aberturas.

Agora, se só tem o esquete na fita sem o episódio ai tem duas opções ou a Televisa que mandou assim mesmo sem o episódio principal (erro que não seria novidade vindo da Televisa) ou o próprio pessoal do SBT pode ter apagado o episódio na época da separação dos semelhantes...

Se não me engano, Sustos está em espanhol. A fita está completa.

Postado
24 minutos atrás, Beterraba disse:

Nesse caso se não tem sustos na vila tem o que nessa fita? suponho que não seja uma fita inteira só com um esquete... @John Jow e @Aether se puderem nos informar, agradecemos!

Sustos na vila está presente na fita, mas está em espanhol.

Buscas feitas não encontraram resquícios de dublagem, o que dá a entender que de fato o episódio nunca chegou a ser dublado mesmo pela MAGA. Detalhe que a narração que o @John Jow postou veio da cópia mais antiga, então esqueçam mesmo... (

Chegaram a dizer que o Carlos Seidl teria dito que o SBT teria vetado a dublagem de alguns episódios semelhantes, o que eu diria que até faz sentido, visto que tem aqueles episódios como o do bilhete de 76 e dos desenhos de 77 nunca terem aparecido com a dublagem MAGA até os dias atuais...

Editado por Aether

Postado
1 hora atrás, trapezista tchecoslovaco disse:

https://www.instagram.com/reel/DcWnqafOOHl/?igsi=a3JlbThhcDI5djdi

Post do Jônatas com a abertura e a narração completas do episódio.

Essa é a fita mais antiga com esse episódio no acervo. Sustos na Vila não está dublado.

A narração do Gastaldi me abriu a cabeça pro duplo sentido desse título: o marujo está enjoado porque está com enjoo, e é enjoado porque é chato. Nunca tinha pensado nisso antes P

Postado

Sobre isso:

Lote de 88 dublou 36 episódios considerados "semelhantes", e praticamente todos os que passaram poucas vezes em 1988 ou só estrearam em 2012 já tinham versões de 1984 no ar, indicando que a seleçãoa havia começado cedo.

Lote de 90 dublou apenas 15 "semelhantes", e detalhe: boa parte desses é semelhante a outro do mesmo lote. Desconfio que a princípio estes escaparam do critério de semelhança por terem diferenças suficientes, mas numa segunda "checada" eles acabaram ficando pelo caminho.

1990 (15)

#7. O piquenique voador / Doutor Chapatin / O despejo --> o semelhante é do mesmo lote
#9. Os contrabandistas de joias / Uma visita muito importante - parte 1 / Uma vizinha... - parte 2 [2ª dub.] --> o semelhante (Vizinhas de 1978) é do mesmo lote
#12. O ensaio / O mistério dos peixinhos ---> o semelhante é do mesmo lote
#30. Jogando bola - parte 1 ---> o semelhante é do mesmo lote
#39. Um triângulo amoroso
#46. O festival da burrice --> o semelhante é do mesmo lote
#47. O homem invisível ---> o semelhante é do mesmo lote
#60. O despejo do grande campeão [2ª dub.] ---> o semelhante tem dublagem do mesmo lote
#71. O primo do Seu Madruga [2ª dub.]
#86. Os ladrões / Guerra é guerra! ---> o semelhante é do mesmo lote
#95. O trocador de lâmpadas ---> o semelhante é do mesmo lote
#204. O banho do Chaves ---> o semelhante tem dublagem do mesmo lote
#212. Uma epidemia de gripe
#217. Vizinhança bem educada ---> o semelhante é do mesmo lote, e não sei nem o que está fazendo nessa lista
#245. A fonte dos desejos

Postado
1 hora atrás, Aether disse:

Sustos na vila está presente na fita, mas está em espanhol.

Buscas feitas não encontraram resquícios de dublagem, o que dá a entender que de fato o episódio nunca chegou a ser dublado mesmo pela MAGA. Detalhe que a narração que o @John Jow postou veio da cópia mais antiga, então esqueçam mesmo... (

Chegaram a dizer que o Carlos Seidl teria dito que o SBT teria vetado a dublagem de alguns episódios semelhantes, o que eu diria que até faz sentido, visto que tem aqueles episódios como o do bilhete de 76 e dos desenhos de 77 nunca terem aparecido com a dublagem MAGA até os dias atuais...

Interessante, obrigado pela informação! então de fato, o material estava lá, e poderia ser dublado...

Pelo que me lembro o que o Seidl disse sobre vetar semelhantes por parte do SBT foi no lote final, e o lote de 92 realmente não tinha nenhum semelhante.

Claramente em 88 ainda não havia uma separação de episódios "semelhantes", tem muito semelhante nesse lote e no lote de 90, então fica um ponto de interrogação ai... por que esse episódio em particular ficou em escanteio num lote com vários semelhantes?

Pela lógica de ser semelhante, "Pintores amadores", "Dando bolo", "Este varal é meu", "Oras, bolas" só pra citar 73, deveriam ter ficado sem dublagem, já que no lote de 84 já tinham outras versões dubladas, e não vou nem citar "o surto de catapora" e tantos outros dublados em 90... todos deveriam ter sido dublados só o esquete, ou nem dublados.

Claramente não temos como cravar uma razão do por que esse episódio não foi dublado.

Editado por Beterraba

Postado

Gota Mágica sem noise reduction ou vazamento no áudio

Marujo Enjoado e suas duas faixas de áudio (Maga e espanhol do Lote Novo)

Postado
12 minutos atrás, Beterraba disse:

Claramente em 88 ainda não havia uma separação de episódios "semelhantes", tem muito semelhante nesse lote e no lote de 90, então fica um ponto de interrogação ai... por que esse episódio em particular ficou em escanteio num lote com vários semelhantes?

Na verdade existia sim... só ver que existe o script da dublagem MAGA do episódio "As pessoas boas devem amar os seus inimigos" de 1978 e já constava na capa que ele era semelhante a tal episódio com tal numeração na lista deles (no caso, sendo o Cyrano de Begerac / Ama o teu inimigo, de 1974, que havia sido dublado no lote de 1984).

É bom lembrar que isso deles perceberem que existiam episódios que eram semelhantes a outros já dublados começou ainda em meados de 1984, se brincar antes mesmo do Chaves estrear no SBT e ainda estar no processo de tradução e dublagem na TVS. Após o lote inteiro estrear até metade 1985, alguns episódios já tinham rodados, embora em alguns casos passou batido por eles e permaneceram duas versões no ar (como o da doença do Quico, de 74 e 76).

18 minutos atrás, Beterraba disse:

Claramente não temos como cravar uma razão do por que esse episódio não foi dublado.

É difícil a gente confirmar de fato o motivo do "Sustos na vila" não ter recebido dublagem MAGA na época. Eu acredito que tenha sido alguma decisão interna vindo do alto escalão da emissora, ou a fita apresentou problemas durante o episódio e descartaram... mas que ele provavelmente chegou a ser traduzido pela equipe de tradução da TVS e ter sido considerado semelhante a versão de 1976, pelo visto isso aconteceu!

Postado
22 minutos atrás, Beterraba disse:

"Pintores amadores", "Dando bolo", "Este varal é meu", "Oras, bolas"

"Dando bolo" -> passou pouquíssimas vezes em 1988, se pá só uma vez, e voltou em 2012

"Este varal é meu" e "Oras bolas" -> até onde se sabe, só estreou em 2012

"Pintores amadores" -> já teorizaram que só estreou porque a versão com dublagem de 1984 estava fora do rodízio na época

23 minutos atrás, Beterraba disse:

"o surto de catapora"

Dublado em 1988, e também só estreou em 2012.

E tem BEM mais casos. Só do lote de 88:

"Quem canta, seus males espanca" -> semelhante a "E o festival continua", rodou logo depois das primeiras exibições em 1988

"A louca da escadaria" -> semelhante a "O defunto era maior", só estreou em 2012

"Dando sorte com muito azar" -> semelhante ao do bilhete de loteria de 1979, só estreou em 2012

"Como sujar uma roupa de festa?" -> semelhante ao da roupa suja de 1972 do mesmo lote, só estreou em 2012 (a anotação dele em 1990 é bem duvidosa)

"Muitas marteladas" -> semelhante a "Os carpinteiros", só estreou em 2012

"Nada como ser um expert no assunto - parte 2" -> semelhante a "O álbum de figurinhas", só estreou em 2012

"Uma lição de boxe" -> semelhante a "Campeão meio pesado", só estreou em 2012

"Napoleão Bonaparte / O calo do Senhor Barriga" -> semelhante a "O calo do Senhor Barriga" (1977), só estreou em 2012

"A chegada das novas vizinhas" -> semelhante ao "Uma visita muito importante", só estreou em 2012

"Espíritos zombeteiros III" -> semelhante a "A volta dos espíritos zombeteiros", só estreou em 2012

Única exceção:

"As férias dos folgados / A casinha do Chaves" -> não é semelhante a nenhum e só estreou em 2012. Esse eu SUPONHO que é por causa do problema das risadas duplicadas.

É óbvio, evidente, ululante que a separação de semelhante já estava a todo vapor em 88.

Editado por Onifur Bem da Cara

Postado
6 horas atrás, TIO JOÃO disse:

FINALMENTE O MARUJO ENJOADO COM A DUBLAGEM MAGA!!!!

É uma pena que não remendaram o micro-corte que a Televisa cortou

É por isso que eu nunca perco a esperança...

Postado
1 hora atrás, Onifur Bem da Cara disse:

É óbvio, evidente, ululante que a separação de semelhante já estava a todo vapor em 88.

Além disso, alguns episódios saíram do ar em 1988 sem que suas versões semelhantes estreassem. Foi o caso de:

- Cyrano de Bergerac / Ama o teu inimigo (1974) => As pessoas boas devem amar seus inimigos (1978) - dublado em 1988, estreou em 1992

- O matador de lagartixas (1976) => O caçador de lagartixas (1974) - dublado em 1988, estreou em 2012

- O jogo de pingue-pongue - parte 2 (1976) => Oras, bolas! (1973) - dublado em 1988, estreou em 2015

- Os dois ladrões / Seu Madruga carpinteiro - parte 1 (1974) => Quanto mais quente, pior! - parte 2 (1977) - dublado em 1988, estreou em 1992 OU Muitas marteladas! - parte 2 (1974) - dublado em 1988, estreou em 2012 

Tinha uma separação de episódios já, mas bem confusa. Se bem que sempre foi confusa.

Postado
1 hora atrás, Onifur Bem da Cara disse:

"Dando bolo" -> passou pouquíssimas vezes em 1988, se pá só uma vez, e voltou em 2012

"Este varal é meu" e "Oras bolas" -> até onde se sabe, só estreou em 2012

"Pintores amadores" -> já teorizaram que só estreou porque a versão com dublagem de 1984 estava fora do rodízio na época

Dublado em 1988, e também só estreou em 2012.

E tem BEM mais casos. Só do lote de 88:

"Quem canta, seus males espanca" -> semelhante a "E o festival continua", rodou logo depois das primeiras exibições em 1988

"A louca da escadaria" -> semelhante a "O defunto era maior", só estreou em 2012

"Dando sorte com muito azar" -> semelhante ao do bilhete de loteria de 1979, só estreou em 2012

"Como sujar uma roupa de festa?" -> semelhante ao da roupa suja de 1972 do mesmo lote, só estreou em 2012 (a anotação dele em 1990 é bem duvidosa)

"Muitas marteladas" -> semelhante a "Os carpinteiros", só estreou em 2012

"Nada como ser um expert no assunto - parte 2" -> semelhante a "O álbum de figurinhas", só estreou em 2012

"Uma lição de boxe" -> semelhante a "Campeão meio pesado", só estreou em 2012

"Napoleão Bonaparte / O calo do Senhor Barriga" -> semelhante a "O calo do Senhor Barriga" (1977), só estreou em 2012

"A chegada das novas vizinhas" -> semelhante ao "Uma visita muito importante", só estreou em 2012

"Espíritos zombeteiros III" -> semelhante a "A volta dos espíritos zombeteiros", só estreou em 2012

Única exceção:

"As férias dos folgados / A casinha do Chaves" -> não é semelhante a nenhum e só estreou em 2012. Esse eu SUPONHO que é por causa do problema das risadas duplicadas.

"A casinha do Chaves" é semelhante a "a casinha do quico" de 77.

Vou deixar algo claro, pra entenderem o que eu quero dizer: Estou falando de uma separação clara e bem organizada de episódios semelhantes onde eles não são nem ser dublados, como houve em 1992 que só dublaram episódios de roteiro "inéditos", todos episódios que você citou só provam que semelhantes eram dublados normalmente, logo isso não explicaria só esse episódio ser barrado.

O fato de não ter estreado antes não quer dizer que não dublaram, só quer dizer que o SBT fez essa separação da forma mais bagunçada possível, inclusive vários episódios inéditos demoraram pra estrear.

Postado
Agora, Beterraba disse:

"A casinha do Chaves" é semelhante a "a casinha do quico" de 77.

Eu quero dizer que ele nem chegou a estrear em 88 sendo roteiro inédito, até então o único caso conhecido desse lote.

Postado
5 minutos atrás, Eu acho... disse:

Além disso, alguns episódios saíram do ar em 1988 sem que suas versões semelhantes estreassem. Foi o caso de:

- Cyrano de Bergerac / Ama o teu inimigo (1974) => As pessoas boas devem amar seus inimigos (1978) - dublado em 1988, estreou em 1992

- O matador de lagartixas (1976) => O caçador de lagartixas (1974) - dublado em 1988, estreou em 2012

- O jogo de pingue-pongue - parte 2 (1976) => Oras, bolas! (1973) - dublado em 1988, estreou em 2015

- Os dois ladrões / Seu Madruga carpinteiro - parte 1 (1974) => Quanto mais quente, pior! - parte 2 (1977) - dublado em 1988, estreou em 1992 OU Muitas marteladas! - parte 2 (1974) - dublado em 1988, estreou em 2012 

Tinha uma separação de episódios já, mas bem confusa. Se bem que sempre foi confusa.

exatamente, não é que não tinha separação alguma, mas não foi algo como em 92 que eliminaram de fato qualquer semelhante da lista a ser dublada... Não dá pra dizer de fato que em 88 um único episódio não foi dublado por ser semelhantes mas outros tantos foram.

1 minuto atrás, Onifur Bem da Cara disse:

Eu quero dizer que ele nem chegou a estrear em 88 sendo roteiro inédito, até então o único caso conhecido desse lote.

Pois é, só prova o que eu disse. Tinha uma organização e uma separação sim, mas num processo muito inicial ainda, não era um caso de barrarem as dublagens de episódios semelhantes ainda, isso explica por que tantos episódios demoraram pra estrear, quer fossem semelhantes quer não...

Crie uma conta ou entre para comentar

Atividades

1. Marcelo J.
    Marcelo J. respondeu ao tópico de Cleberson em Fórum Único Chespirito
    Do que adianta ter Chapolin lá se não colocam nem o episódio que vai ao ar no Clube? Praticamente está ali ocupando um espaço só por ocupar mesmo, pois de novidade não tem nada.
  2. Cleberson
    Cleberson respondeu ao tópico de Cleberson em Fórum Único Chespirito
    E o Chapolin voltou ao Mais SBT.
  3. Beterraba
    Beterraba respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    exatamente, não é que não tinha separação alguma, mas não foi algo como em 92 que eliminaram de fato qualquer semelhante da lista a ser dublada... Não dá pra dizer de fato que em 88 um único episódio não foi dublado por ser semelhantes mas outros tantos foram. Pois é, só prova o que eu disse. Tinha uma organização e uma separação sim, mas num processo muito inicial ainda, não era um caso de barrarem as dublagens de episódios semelhantes ainda, isso explica por que tantos episódios demoraram pra estrear, quer fossem semelhantes quer não...
  4. Onifur Bem da Cara
    Onifur Bem da Cara respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
  5. Onifur Bem da Cara
    Ao contrário, tem que ser cauteloso pro pessoal não criar expectativa demais. Eles precisam mandar U-Matic pra fora pra digitalizar, certo? E só mandaram a do episódio da catapora porque tinham certeza que ele estava lá, não é isso? Acharam o da roupa de "brinde" porque nem estava catalogado. Pelo menos essa é a história que nos foi passada. Se a emissora não tem mais como reproduzir U-Matic, o único jeito de saber o que tem com 100% de certeza é mandar o acervo inteiro de U-Matics pra ser digitalizado de uma vez só, e assistir tudo, e meio óbvio que não vão fazer tudo isso. Quem garante que, por exemplo, a 1ª dublagem de "Chifrinhos de nozes" não está escondida numa fita que só tem o nome "O fantasma da vila"? Sem mandar a fita pra digitalizar, nunca vão saber, vão pensar que só tem um comum ali. No caso do material em fita VPR pelo menos ainda há esperança, eles não dependem de terceiros e podem vasculhar tudo.

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.